Página 1 de 4

R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 5:03 am
por dagofm
Se comparados com outros avioes da mesma categorias,o R-99 sao realmente modernos,melhores ou simplesmente mais um na familia de avioes radares.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 5:18 am
por jumentodonordeste
São bons...

Seriam melhores se o radar fosse Brasileiro.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 8:33 am
por Pablo Maica
Dagofm, é muito dificil obter dados reais sobre as capacidades de aeronaves AWACS e AEW&C em operação, principalmente os E-3 Block 40/45 e sobre o A-50.

Mas o E-99 por ser uma plataforma barata, ter uma boa capacidade embarcada no mesmo nivel do e-767 e do 737 Wedgetail, creio eu, se torna uma opção de encher os olhos para qualquer país, creio que a unica desvantagem, que tmabém não é desvantegem real seja a plataforma, visto que o 767 e o 737 podem permanecer mais tempo em vôo, e tem mais raio de ação e tempo de patrulha, mas o ERJ-145 tem uma manutenção muito mais barata, simples, e seu valor é menor.


Um abraço e t+ :D

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 9:08 am
por czarccc
Pablo Maica escreveu:Dagofm, é muito dificil obter dados reais sobre as capacidades de aeronaves AWACS e AEW&C em operação, principalmente os E-3 Block 40/45 e sobre o A-50.

Mas o E-99 por ser uma plataforma barata, ter uma boa capacidade embarcada no mesmo nivel do e-767 e do 737 Wedgetail, creio eu, se torna uma opção de encher os olhos para qualquer país, creio que a unica desvantagem, que tmabém não é desvantegem real seja a plataforma, visto que o 767 e o 737 podem permanecer mais tempo em vôo, e tem mais raio de ação e tempo de patrulha, mas o ERJ-145 tem uma manutenção muito mais barata, simples, e seu valor é menor.


Um abraço e t+ :D

Parece que muito mais barato que seus concorrentes também.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 12:31 pm
por henriquejr
Bem que a FAB poderia fazer mais uma encomenda de pelo menos mais 3 unidades, sendo que desta vez usando o EMB-195 como plataforma.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 1:10 pm
por Glauber Prestes
Utilizando exatamente a mesma carga eletrônica do E-99, um eventual 195 poderia ficar no ar por muuito mais tempo, se levasse combustível extra, junto com pessoal adicional.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 1:32 pm
por gaitero
glauberprestes escreveu:Utilizando exatamente a mesma carga eletrônica do E-99, um eventual 195 poderia ficar no ar por muuito mais tempo, se levasse combustível extra, junto com pessoal adicional.
O Lineage 1000 voa aproximadamente 4.400 milhas.
Enquanto o E-99 voa apenas 1800 milhas.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 1:44 pm
por gaitero
dagofm escreveu:Se comparados com outros avioes da mesma categorias,o R-99 sao realmente modernos,melhores ou simplesmente mais um na familia de avioes radares.
O E/R-99 tem uma tecnologia que não fica a dever em nada para os demais aviões.

Existe um video comparativo no Youtube muito interessante.


Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 6:21 pm
por Bolovo
glauberprestes escreveu:Utilizando exatamente a mesma carga eletrônica do E-99, um eventual 195 poderia ficar no ar por muuito mais tempo, se levasse combustível extra, junto com pessoal adicional.
Não é o 195 que tem o maior alcance, é o 190. E sou contra. Criaria duas linhas logísticas e tal...

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 6:26 pm
por czarccc
Bolovo escreveu:
glauberprestes escreveu:Utilizando exatamente a mesma carga eletrônica do E-99, um eventual 195 poderia ficar no ar por muuito mais tempo, se levasse combustível extra, junto com pessoal adicional.
Não é o 195 que tem o maior alcance, é o 190. E sou contra. Criaria duas linhas logísticas e tal...

Mas já há as duas. C-99/E-99/R-99 e VC-2

Re: R-99 os melhores

Enviado: Sáb Out 31, 2009 6:31 pm
por Carlos Mathias
Para nós, o lógico seria uma versão sobre o KC-390, pois que já operaremos estes.
Além disso, daria mais um impulso na linha do cargueiro, já que os modelos civis já vendem muito bem sem as versões militares.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Dom Nov 01, 2009 11:32 am
por gral
gaitero escreveu:O Lineage 1000 voa aproximadamente 4.400 milhas.
Enquanto o E-99 voa apenas 1800 milhas.
Uma história que ouvi, é que a perturbação aerodinâmica causada pelo radar Erieye força o E-99 a operar com flapes parcialmente estendidos, o que explicaria o baixo alcance do E-99. Acho plausível, mas não tenho certeza se é isto que acontece ou não.

O E-99 parece ser uma plataforma que desmpenha a missão com competência, embora não haja nada de excepcional nela. Considerando que era a única aeronave nacional disponível na época, o resultado foi bom. Mas que eu também gostaria de ver uma plataforma Erieye baseada na família EMB-170 , ah eu gostaria.

Re: R-99 os melhores

Enviado: Dom Nov 01, 2009 12:29 pm
por tykuna
gral escreveu:
gaitero escreveu:O Lineage 1000 voa aproximadamente 4.400 milhas.
Enquanto o E-99 voa apenas 1800 milhas.
Uma história que ouvi, é que a perturbação aerodinâmica causada pelo radar Erieye força o E-99 a operar com flapes parcialmente estendidos, o que explicaria o baixo alcance do E-99. Acho plausível, mas não tenho certeza se é isto que acontece ou não.
Meu cunhado fazia estágio na Embraer, quando ela fazia os testes aerodinâmicos no E-99. Eles ficaram assustados com o arrasto causado pela antena. Ele comenta que aquilo era um crime contra a aeronave.

Vou perguntar mais infos sobre isso com ele.

Abraços

Re: R-99 os melhores

Enviado: Dom Nov 01, 2009 2:37 pm
por Thor
gral escreveu:
gaitero escreveu:O Lineage 1000 voa aproximadamente 4.400 milhas.
Enquanto o E-99 voa apenas 1800 milhas.
Uma história que ouvi, é que a perturbação aerodinâmica causada pelo radar Erieye força o E-99 a operar com flapes parcialmente estendidos, o que explicaria o baixo alcance do E-99. Acho plausível, mas não tenho certeza se é isto que acontece ou não.

O E-99 parece ser uma plataforma que desmpenha a missão com competência, embora não haja nada de excepcional nela. Considerando que era a única aeronave nacional disponível na época, o resultado foi bom. Mas que eu também gostaria de ver uma plataforma Erieye baseada na família EMB-170 , ah eu gostaria.
A velocidade de cruzeiro do E-99 é um pouco inferior à do ERJ-145, haja vista o arrasto causado pelas antenas e superfícies adicionais.
Quanto ao alcance é o esperado para a quantidade de combustível que leva. Mas o que importa é o tempo que consegue ficar no ar (on station), pois não é necessário que se voe em cruzeiro para ficar vigiando uma área específica. Não é por "charme" que a antena fica inclinada, ou seja, na melhor autonomia ela fica na horizontal.
Abraços

Re: R-99 os melhores

Enviado: Dom Nov 01, 2009 6:18 pm
por Túlio
Carlos Mathias escreveu:Para nós, o lógico seria uma versão sobre o KC-390, pois que já operaremos estes.
Além disso, daria mais um impulso na linha do cargueiro, já que os modelos civis já vendem muito bem sem as versões militares.

Perfeito, imaginem só um AEW&C capaz de dar e receber REVO, tempo on-station praticamente ilimitado, haveria até o ineditismo de um possível EC-390 poder abastecer outro... :idea: