Abolição do alistamento obrigatório.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Abolição do alistamento obrigatório.
Antes de tudo, quero dizer que tenho pleno conhecimento que na prática só serve nas forças armadas brasileiras quem quer, já que que as forças armadas são pequenas e a o serviço militar é visto como uma boa oportunidade ao grande contigente de jovens de baixa renda.
Mas bem, uma grande nação se fundamenta mesmo em bons princípios. E é claro que qualquer serviço obrigatório fere a liberdade do invíduo de tocar sua vida como bem entende. Vamos chamar uma laranja de laranja, serviço compulsório é a definição de escravidão.
Milton Friedman mesmo chamou as forças americanas que lutavam no Vietnã de um exército de escravos. Várias pessoas que não desejam lutar, Muhammad Ali sendo um exemplo, perderam anos precisosos das suas vidas sendo processados e tendo seus direitos caçados pelo Estado.
E como bem sabemos, o serviço facultativo não enfraqueceu de jeito algum as forças armadas dos EUA. Pelo contrário, quando indivíduos têm liberdade, eles fazem mais e melhor. Uma nação é somente tão poderosa quantos seus indivíduos.
Mas bem, as forças armadas brasileiras certamente se beneficiariam de um alistamento facultativo. Imaginem só toda a burocracia, papeluda,tempo e consequetemente dinheiro que deixaria de ser desperdiçado evitando perder tempo com um monte de pessoas que nunca irão fazer uma flexão ou disparar um único tiro no quartel.
Mas bem, uma grande nação se fundamenta mesmo em bons princípios. E é claro que qualquer serviço obrigatório fere a liberdade do invíduo de tocar sua vida como bem entende. Vamos chamar uma laranja de laranja, serviço compulsório é a definição de escravidão.
Milton Friedman mesmo chamou as forças americanas que lutavam no Vietnã de um exército de escravos. Várias pessoas que não desejam lutar, Muhammad Ali sendo um exemplo, perderam anos precisosos das suas vidas sendo processados e tendo seus direitos caçados pelo Estado.
E como bem sabemos, o serviço facultativo não enfraqueceu de jeito algum as forças armadas dos EUA. Pelo contrário, quando indivíduos têm liberdade, eles fazem mais e melhor. Uma nação é somente tão poderosa quantos seus indivíduos.
Mas bem, as forças armadas brasileiras certamente se beneficiariam de um alistamento facultativo. Imaginem só toda a burocracia, papeluda,tempo e consequetemente dinheiro que deixaria de ser desperdiçado evitando perder tempo com um monte de pessoas que nunca irão fazer uma flexão ou disparar um único tiro no quartel.
NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Re: Abolição do alistamento obrigatório.
ok, agora diga, como formar os cidadãos para ter amor a patria? como ter uma reserva militar treinada? como ter contigente sem isso?
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Uai. Nunca servi, nem quero servir, e isso não me faz mais ou menos brasileiro do que ninguém, certo?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
certo
mas parei de argumentar aqui
afinal, só falarei besteira mesmo
mas parei de argumentar aqui
afinal, só falarei besteira mesmo
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1228 vezes
- Agradeceram: 3134 vezes
Se uma possível profissionalização das vossas Forças Armadas correr tão bem como em Portugal...é melhor esquecer!

- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Eu não entendo nada de direito, mas pelo o que eu sei o direito esta fundamento no uso e nos costumes, mas não vejo porque o serviço obrigatorio ser chamado de mal principio. É uma obrigação como qualquer outra.Vitor escreveu: Mas bem, uma grande nação se fundamenta mesmo em bons princípios.
Você esta complicando a coisa. Se o SMO fosse escravidão seria inconstituicional.E é claro que qualquer serviço obrigatório fere a liberdade do invíduo de tocar sua vida como bem entende. Vamos chamar uma laranja de laranja, serviço compulsório é a definição de escravidão.
Você esta se amparando no direito e ao mesmo tempo esta criticando o estado de direito. Ora, se o estado brasileiro ainda não amadureceu para indentificar um erro tão grave, então temos um problema bem maior que uma obrigação de um cidadão para com a sociedade.
Para mim é bem mais simples, eu fiquei acordado enquanto você dormia, agora é a sua vez. Isso vem acontecendo desde que o homem começou a viver em sociedade.
Não estou dizendo que é o melhor modelo de defesa, mas no passado o SMO foi uma necessidade enorme, e no presente também. Eu acho impossivel abolir totalmente o SMO.
Então se ele é legal, e é necessário, não vejo porque acabar. Ele pode sim (e deve) evoluir.
Isso é dar tapa em bebado. Queria ver ele chamar o exército americano que lutou na segunda guerra de exercito de escravos.
Esta vendo o problema? O SMO serve muito bem quando há necessidade, mas quando as pessoas não enxergam mais uma necessidade ele passa a ser um critico. Só que, infelizmente, no BRasil, ainda é uma necessidade.
Mas trouxe problemas também. Todo mundo sabe como esta o exército americano hoje, e como ele é caro para a nação, coisa que não pdoemos nem sonhar em ser.E como bem sabemos, o serviço facultativo não enfraqueceu de jeito algum as forças armadas dos EUA. Pelo contrário, quando indivíduos têm liberdade, eles fazem mais e melhor. Uma nação é somente tão poderosa quantos seus indivíduos.
Se você ler como era as FAs antes do SMO você muda de idéia.Mas bem, as forças armadas brasileiras certamente se beneficiariam de um alistamento facultativo. Imaginem só toda a burocracia, papeluda,tempo e consequetemente dinheiro que deixaria de ser desperdiçado evitando perder tempo com um monte de pessoas que nunca irão fazer uma flexão ou disparar um único tiro no quartel.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Guerra
- Sênior
Certo. Faria de você um cidadão diferente se estivessemos nos primordios da civilização. Com certeza o Leonidas te daria um chute nos peito e te jogaria dentro do fosso. Mas estamos vivendo uma sociedade bem mais evoluida. Porém, temos um problema que foi solucionado com o SMO. Dessa forma, eu penso que todos tem obrigação de servi. Não sei se é o seu caso, mas antigamente, quando só uma pequena parcela da população tinha acesso a uma faculdade até justificaria o cara ser dispensado por esse motivo. Mas atualmente, se formos levar isso em conta so uma pequena parcela vai poder servir. O que não é justo. Da mesma forma o cara que alega que não pode servir por motivos de crença religiosa.Bolovo escreveu:Uai. Nunca servi, nem quero servir, e isso não me faz mais ou menos brasileiro do que ninguém, certo?
- Guerra
- Sênior
E bom lembrar que Portugal faz parte da OTAN.cabeça de martelo escreveu:Se uma possível profissionalização das vossas Forças Armadas correr tão bem como em Portugal...é melhor esquecer!![]()
- cabeça de martelo
- Sênior
Exacto, por isso mesmo é que as Forças Armadas Brasileiras devem abrir os olhos e perceber que a profissionalização encarga toda uma série de coisas que para o Brasil chega a ser perigoso. Ainda esta semana um militar foi preso por roubo...
VERGONHA!!!

![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)

VERGONHA!!!
Cabeca,as ovelhas negras tem em todo o lugar sejam esses profisionais ou nao ..........a qui na Italia nos tempos do SMO tinhamos" batalhoes punitivos" aonde serviao aquelas pessoas que tinha a "fixa suja"!!!cabeça de martelo escreveu: Ainda esta semana um militar foi preso por roubo...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
VERGONHA!!!
- cabeça de martelo
- Sênior
topo, não digo que não, até porque os tempos são outros. Mas a verdade é que a qualidade dos voluntários é baixissima e não se pode apertar muito com os meninos porque senão desistem. O Exército Português está às moscas e estamos em época de crise...
Podem dizer que no Brasil isso não aconteceria, porque voluntários encontraria-se sempre. Pois bem, mas não se esqueçam de uma coisa, o Brasil actual não será o Brasil daqui a 10/20 anos (espero). Se o Brasil for no rumo que eu espero que leve, vocês terão à mesma dois problemas que nós cá já temos:
-Falta de voluntários em quantidade;
-Falta de voluntários com qualidade.

Podem dizer que no Brasil isso não aconteceria, porque voluntários encontraria-se sempre. Pois bem, mas não se esqueçam de uma coisa, o Brasil actual não será o Brasil daqui a 10/20 anos (espero). Se o Brasil for no rumo que eu espero que leve, vocês terão à mesma dois problemas que nós cá já temos:
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Acho que o ideal para o Brasil é o que vem acontecendo ultimamente, um misto de unidades especializadas, formada unicamente por militares profissionais e unidades convencionais, em sua maioria formada por conscritos e forças menos especializadas, baixo custo de manutenção e, consequentemente, capacidade de se manter um grande efetivo.cabeça de martelo escreveu:topo, não digo que não, até porque os tempos são outros. Mas a verdade é que a qualidade dos voluntários é baixissima e não se pode apertar muito com os meninos porque senão desistem. O Exército Português está às moscas e estamos em época de crise...![]()
Tem que levar em consideração que o Brasil é um pais continental, com vasta área para ser defendida... custaria muito caro (em tempos de paz é inviável) manter uma quantidade suficiente para a defesa de todo território brasileiro unicamente com tropas profissionais.
.
O que me incomoda mais profundamente no serviço obrigatório é a coerção e chantagem. Por exemplo, se você não tiver carteira de reservista, não pode obter certos documentos, entrar em universidades, etc. Não acredito que pessoas se sintam mais seguras com um exército composto de gente que entrou com má vontade, cedendo a chantagens.
Além do mais a lei é claramente sexista, apenas para homens. Uma mulher tem plena capacidade de mirar e puxar o gatilho. Se for para ser obrigatório, que seja que nem em Israel então, para ambos os sexos.
O fato do exército americano ser caro é mais devido a natural ineficácia do Estado, que dificilmente faz projetos que não atrasem ou sejam superfaturados. Não creio que a publicidade extra que um exército precise fazer para um alistamente facultativo custe metade de um único caça.
E como eu já disse na primeira postagem, o EB já obtém a quantidade de novos recrutas desejada sem nenhum problema. Essa coisa de nacionalismo, amor a pátria é, na maioria das vezes, baboseira. Sério, o as forças armadas brasileiras estariam bem melhor se preocupando menos com retórica e focando mais em questões como decidir finalmente que fuzil obter.
Além do mais a lei é claramente sexista, apenas para homens. Uma mulher tem plena capacidade de mirar e puxar o gatilho. Se for para ser obrigatório, que seja que nem em Israel então, para ambos os sexos.
O fato do exército americano ser caro é mais devido a natural ineficácia do Estado, que dificilmente faz projetos que não atrasem ou sejam superfaturados. Não creio que a publicidade extra que um exército precise fazer para um alistamente facultativo custe metade de um único caça.
E como eu já disse na primeira postagem, o EB já obtém a quantidade de novos recrutas desejada sem nenhum problema. Essa coisa de nacionalismo, amor a pátria é, na maioria das vezes, baboseira. Sério, o as forças armadas brasileiras estariam bem melhor se preocupando menos com retórica e focando mais em questões como decidir finalmente que fuzil obter.
NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
- cabeça de martelo
- Sênior
Mas o que o substituto do FAL tem a haver com o SMO? Vitor li no ano passado (se não me estou a enganar) que havia uma certa vontade de que o SMO cai-se sobre ambos os sexos. Se esse é o problema...que se faça.
Que a substituição da FAL seria algo que traria reais benefícios ao EB, ao contrário do SMO.