Página 1 de 24

Reabastecimento FAB

Enviado: Sex Jan 09, 2009 7:37 pm
por alex
Alguem sabe como estão os planos de modernização da frota de Reabastecimento Aéreo da FAB?
Afinal mantemos os C130 e 707 na mesma quantidade de antes e aumentou-se o número de aviões a serem reabastecidos(M2000 e Skyhawk). Nem fala-se mais em troca dos motores do 707.
A esperança está toda focada no C390 ou há algum plano de curto prazo?

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Sex Jan 09, 2009 10:43 pm
por WalterGaudério
alex escreveu:Alguem sabe como estão os planos de modernização da frota de Reabastecimento Aéreo da FAB?
Afinal mantemos os C130 e 707 na mesma quantidade de antes e aumentou-se o número de aviões a serem reabastecidos(M2000 e Skyhawk). Nem fala-se mais em troca dos motores do 707.
A esperança está toda focada no C390 ou há algum plano de curto prazo?
Aparentemente não se alterará mais o 707.

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 10:05 am
por Alcantara
Acho que já passamos do ponto adequado para revitalização dos 707. Por mais que as células estejam em boas condições, mantê-los em operação é inadequado (custos de manutenção, fadiga, normas de ruidos, etc).

Acho que a FAB está analizando com 'carinho' opções mais novas.


Abraços!!! 8-]

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 10:17 am
por Bourne
Opps :lol: :lol: :lol:

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 10:18 am
por Bourne
Compra uns 10 Boeing para serem reabastecedores e transporte em geral, que tá beleza [000]

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 10:18 am
por Jacobs
Deve tá cheio de 757 e/ou 767 por ai dando sopa!

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 10:23 am
por Bourne
Novo, né. :?

E financiado a longo prazo e leves prestações a perder de vitas :P

Sucata é coisa do passado, espero :mrgreen:

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 10:51 am
por Glauber Prestes
Penso que uns 10 Boeing ou Airbus, aliados a um número de (K)C-390 (um orgânico por esquadrão), seria o ideal.

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 11:21 am
por Pablo Maica
A melhor solução para REVo atualmente são aéronaves civis convertidas, eu gosto muito do KC-10/ MD-11, ja que são boas plataformas revo, podem recebr 3 pontos, e suportam grande volume da carga caso necessário. Porém não sei se ainda restam células de MD-11 disponives para conversão. Então restam os 767 e A-310 ou 330.

Não sei qual a intenção da FAB com os 137, agora que não sofrerão mais modernização, e com a compra de suprimentos feita aqui na AL para mantes essas aéronaves mais um tempo, tudo indica que a FAB caminha para desativa-los daqui a uns anos.


Um abraço e t+ :D

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 11:29 am
por FOXTROT
Que tal a aquisição de 10-12 IL -78 tanker? :D

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 1:24 pm
por Bourne
Sei não, mas acho que um avião de transporte civil convertido deve ter um custo operacional mais em conta, sem contar que pode servir como uma "transportador geral". Principalmente, se forem modelos civil bem difundidos como o da Boeing e AirBus, e sendo novos nem se fala. Esses aviões em conjunto com os C-390 seriam o bicho.

É claro, que depois para completar, complar uma meia dúzia de transportadores militares puro para as missões mais sinistras. Em que os C-390 não são o bastante, e os aviões da Boeing/Airbus não conseguem pousar ou é muito perigo. Mas essas missões são relativamente raras.

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 1:30 pm
por Edu Lopes
Perguntas de leigo: um EMB195 não poderia ser adaptado para tanker? Pelo menos para o TO sulamericano?

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 1:33 pm
por Bourne
Não sei o custo dessa aeronave, mas estava legal para a FAB. Esse é o KC-767 da Boeing.

Os da AirBus logo alguma alma caridosa posta.

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 1:38 pm
por PRick
Bourne escreveu:Não sei o custo dessa aeronave, mas estava legal para a FAB. Esse é o KC-767 da Boeing.

Os da AirBus logo alguma alma caridosa posta.

Imagem

Imagem

Imagem
Esses foram os objetos daquela falcatrua da Boieng, depois perderam a concorrência na USAF para o Airbus, e em nova manobra da Boieng, conseguiu cancelar a concorrência. O 767 já não é mais produzido, e já era.

Se vamos comprar um cargueiro militar pesado, o ideal é que a plataforma de REVO seja a mesma. Porque não dá para introduzir mais tipos e marcas diferentes no inventário da FAB. Chega de salada. E se possível aviões novos, e esses KC civis novos estão uma fortuna.

[]´s

Re: Reabastecimento FAB

Enviado: Qui Jan 22, 2009 4:43 pm
por Slip Junior
Edu Lopes escreveu:Perguntas de leigo: um EMB195 não poderia ser adaptado para tanker? Pelo menos para o TO sulamericano?
Poderia, mas seria uma péssima solução pois poderia transportar uma quantidade infima de combustível. Até mesmo aeronaves do porte do 737/A-320 (que chegam a carregar o dobro do número de pax do E195) são consideradas pequenas demais para a tarefa...
PRick escreveu:O 767 já não é mais produzido, e já era.
A Boeing ainda mantém o 767 em produção e pode inclusive aumentar o ritmo de produção do mesmo devido aos atrasos no programa do 787.

Abraços