Incidente no Rio Traíra, 1991.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- rubensportugal
- Júnior
Incidente no Rio Traíra, 1991.
Alguém pode me contar o final dessa história, até onde eu sei os comandos de selva são enviados para retaliar, depois eu não achei mais informações sobre o assunto a não ser lendas obscuras sobre o destino desse pessoal das FARC na região.
Coloquei nessa seção do fórum justamente por ser um fato atual cheio de lendas dentro do EB.
Obs: Recomendo ver até o final, são duas reportagens no mesmo vídeo, o ataque e a retaliação.
Coloquei nessa seção do fórum justamente por ser um fato atual cheio de lendas dentro do EB.
Obs: Recomendo ver até o final, são duas reportagens no mesmo vídeo, o ataque e a retaliação.
"Cavalaria Mecanizada
é a arma encouraçada
ao inimigo impõe valor
com todo ardor...
com todo ardor..."
é a arma encouraçada
ao inimigo impõe valor
com todo ardor...
com todo ardor..."
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: Incidente no Rio Traíra, 1991.
Primeiro não foi incidente, e segundo, existem detalhes que só o Gen, na ocasião Cel Álvaro Pinheiro, pode contar.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Já existe um tread para isso. Salvo engano é o "FARC". a partir da página 5 ou 7
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Eu servi com um coronel da aviação que estava nessa missão. Inclusive vi os filmes que ele fez da missão. Segundo ele quem meteu a porrada nos guerrilheiros foi o pessoal do 5º BIS.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
- Sênior
- Agradeceu: 74 vezes
- Agradeceram: 87 vezes
SGT Guerra, o senhor pode nos dar mais detalhes?
[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
- tykuna
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Meu pai comandava a 1ª Cia COM de Selva na época do ataque. Só sei que o telefone tocou lá em casa. Ele não foi, mas acredito que escolheu quem ia.
off-topic: não sei se mudou, mas era um absurdo uma cia ser responsável por toda a região norte!!
Sds,
off-topic: não sei se mudou, mas era um absurdo uma cia ser responsável por toda a região norte!!
Sds,

- tykuna
- Sênior
Essa informação de que a Colombia participou da operação foi conversa, tanto que pouco depois teve um encontro entre militares brasileiros e colombianos na Venezuela para estabelecer um protocolo em situações desse tipo.
Sds,
Sds,

- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
O que esse Cel disse foi que os guerrilheiros não acreditavam que o Brasil iria entrar na Colombia para retaliar, então ficaram por perto. O 5º BIS foi o primeiro a chegar, e não perdeu tempo. Era uma patrulha atrás da outra (isso eu vi no filme).felipexion escreveu:SGT Guerra, o senhor pode nos dar mais detalhes?
A ordem era detonar tudo que andava em duas patas e não era macaco num raio de alguns quilometros. Depois chegou o pessoal do CIGS, FE, e até um btl de guarda de Brasilia (até hoje ninguém sabe quem deu a ordem para deslocar esse btl, já que essa foi a piada militar da decada). O pessoal das FE operou em mais profunidade, mas quem fez o serviço foi o 5º.
Sobre o motivo correu muito boato, porque como vocês podem ver não houve controle da midia e esse pessoal fala demais. Conversando com um Ten Cel que servia no B FEsp na epoca, ele disse que a ação foi uma retaliação de algumas operações que as FEs estavam realizando a meses na area. Ele mesmo foi o mestre de salto em algumas delas.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
- Júnior
SGT Guerra, qual é o real número de mortos em ambos os lados??
Sempre leio, mas a cada fonte varia esse número.
Sempre leio, mas a cada fonte varia esse número.
-
- Sênior
Valeu Guerra pelas informações!SGT GUERRA escreveu:O que esse Cel disse foi que os guerrilheiros não acreditavam que o Brasil iria entrar na Colombia para retaliar, então ficaram por perto. O 5º BIS foi o primeiro a chegar, e não perdeu tempo. Era uma patrulha atrás da outra (isso eu vi no filme).felipexion escreveu:SGT Guerra, o senhor pode nos dar mais detalhes?
A ordem era detonar tudo que andava em duas patas e não era macaco num raio de alguns quilometros. Depois chegou o pessoal do CIGS, FE, e até um btl de guarda de Brasilia (até hoje ninguém sabe quem deu a ordem para deslocar esse btl, já que essa foi a piada militar da decada). O pessoal das FE operou em mais profunidade, mas quem fez o serviço foi o 5º.
Sobre o motivo correu muito boato, porque como vocês podem ver não houve controle da midia e esse pessoal fala demais. Conversando com um Ten Cel que servia no B FEsp na epoca, ele disse que a ação foi uma retaliação de algumas operações que as FEs estavam realizando a meses na area. Ele mesmo foi o mestre de salto em algumas delas.
- tykuna
- Sênior
Não passava na cabeça das Farcs, nem no pior sonho, que o EB iria entrar em território colombiano. Nisso a postura do Collor foi muito positiva, pois ele autorizou a invasão e o cmt do CMA mandou poupar apenas se aparecesse criança pelo caminho.SGT GUERRA escreveu:O que esse Cel disse foi que os guerrilheiros não acreditavam que o Brasil iria entrar na Colombia para retaliar, então ficaram por perto. O 5º BIS foi o primeiro a chegar, e não perdeu tempo. Era uma patrulha atrás da outra (isso eu vi no filme).felipexion escreveu:SGT Guerra, o senhor pode nos dar mais detalhes?

- tykuna
- Sênior
Eu tava no HGM, por motivos médicos, quando alguns feridos chegaram lá, os caras estavam mal. Aquilo mexeu com todo mundo que morava lá na época.

-
- Sênior
tykuna, HGM = Hospital geral de Manaus???
EDIT MOD: este foi o post de número 500.000 do DB. A Moderação deseja expressar seus parabéns não apenas ao colega FELIPEXION, autor do post, mas a todos os demais colegas que tornaram isso possível.
PS.: FLOODERS!
EDIT MOD: este foi o post de número 500.000 do DB. A Moderação deseja expressar seus parabéns não apenas ao colega FELIPEXION, autor do post, mas a todos os demais colegas que tornaram isso possível.
- tykuna
- Sênior
felipexion escreveu:tykuna, HGM = Hospital geral de Manaus???
Exato

- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 418 vezes
- Agradeceram: 260 vezes

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.