unidades de 2ª linha

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

unidades de 2ª linha

#1 Mensagem por U-27 » Dom Nov 30, 2008 2:20 pm

bom, eu estive pensando quanto aos tiros de guerra e afins, e me surgiram diversas duvidas, como, quais e quantos armas e equipamentos de segunda linha, digo, obsoletos, temos nos paios do exercito?

não seria melhor, ao inves de tiros de guerra, a formação de batalhões de infataria de segunda linha, em uma formação mais profissional, como unidades regulares do exercito, mas, com equipamentos inferiores, liberando as outras unidades para serem enviadas as fronteiras?

por que tipo, como em minha cidade, a uma unidade de infataria leve la, não seria melhor uma de segunda linha no interior e envia-la onde ela seria realmente necessaria?

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Valentim
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 4 vezes

Re: unidades de 2ª linha

#2 Mensagem por Valentim » Dom Nov 30, 2008 4:24 pm

Como o Sgt Guerra já explicou inúmeras vezes, os TG existem apenas para se cumprir a Lei de Serviço Militar, e o exército não vê a formação deste tipo de reservista como importante ou com alguma prioridade de emprego.

S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército
Imagem
U-27
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por U-27 » Dom Nov 30, 2008 4:36 pm

sim mas não seria uma forma mais eficiente de se por o serviço militar?

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 30, 2008 4:41 pm

Valentim escreveu:Como o Sgt Guerra já explicou inúmeras vezes, os TG existem apenas para se cumprir a Lei de Serviço Militar, e o exército não vê a formação deste tipo de reservista como importante ou com alguma prioridade de emprego.
Então, meu DEUS, pra que serve essa porra de TG?!?!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
U-27
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por U-27 » Dom Nov 30, 2008 4:43 pm

então, por isso minha proposta, ja qu querem formar, que formem de forma padrão do eb, não apenas brinquem de exercito...

Petrovski
Intermediário
Intermediário

#6 Mensagem por Petrovski » Dom Nov 30, 2008 5:27 pm

É incrível que existam obrigações desse tipo em democracias. Fazer na amarra é a mesma coisa que não fazer direito.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#7 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 30, 2008 5:45 pm

Bolovo escreveu:
Valentim escreveu:Como o Sgt Guerra já explicou inúmeras vezes, os TG existem apenas para se cumprir a Lei de Serviço Militar, e o exército não vê a formação deste tipo de reservista como importante ou com alguma prioridade de emprego.
Parte Útil: Dar experiência plena de comando aos sargentos.
Parte Inútil: Gastar dinheiro da união e doas municípios.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
justo
Intermediário
Intermediário

#8 Mensagem por justo » Dom Nov 30, 2008 9:05 pm

Bolovo escreveu:
É para aprender apenas a disciplina "Educação moral e Cívica"....

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#9 Mensagem por Moccelin » Qui Dez 04, 2008 12:55 am

U-27 escreveu:bom, eu estive pensando quanto aos tiros de guerra e afins, e me surgiram diversas duvidas, como, quais e quantos armas e equipamentos de segunda linha, digo, obsoletos, temos nos paios do exercito?

não seria melhor, ao inves de tiros de guerra, a formação de batalhões de infataria de segunda linha, em uma formação mais profissional, como unidades regulares do exercito, mas, com equipamentos inferiores, liberando as outras unidades para serem enviadas as fronteiras?

por que tipo, como em minha cidade, a uma unidade de infataria leve la, não seria melhor uma de segunda linha no interior e envia-la onde ela seria realmente necessaria?
Cara, já jogou algum 'jogo' de estratégia mais realista... Se sim, experimenta colocar TODAS as suas unidades de ponta na "fronteira" do seu território...

Dimensões à parte, as unidades militares do Brasil são espalhadas em todo o território nacional porque cada uma tem a sua missão a cumprir. A preparação para a defesa da integridade territorial de um país não é só impedir que o inimigo entre no país, tem muito mais coisas envolvidas, provavelmente a figura toda so é vista pelos oficiais superiores com ECEME ou mais...

The cake is a lie...
U-27
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por U-27 » Qui Dez 04, 2008 1:12 am

sim, ja joguei, eu não envio tudo na fronteira, deixo sempre uma força maior na retaguarda, para contra atauqes e afins, deixo apenas unidades de infantaria na fronteira..

sim concordo, mas me expressei mal, eu quis dizer aumentar a presença na amazonia, sem diminuir a presença militar no resto do país

Adriano Mt
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Adriano Mt » Qui Dez 04, 2008 1:33 am

Seguinte , TG é utilizados em cidades menores amigos.

Fui cabo do 44° batalhão de infantaria motorizada - Cuiaba - MT
E tive a oportunidade de participar de alguns exercícios ao longo dos 4 anos, no tiro de guerra de uma cidade aqui perto.
E conversando com o sub que era o comandante na época ,perguntei do principal objetivo do TG , ou seja pra que diabos servia aquilo , ele me fez ler uma apostila de 66 paginas.

LA VAI ALGUMA COISA:

MISSÃO DO TIRO DE GUERRA
TIRO DE GUERRA – finalidade
Os TG são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) com missão de formar cabos e soldados da Reserva de 2ª Categoria. Neles são matriculados, para a prestação do Serviço Militar Inicial, milhares de convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (quartel).
Os TG, através do emprego de seus atiradores ou de seus reservistas, desempenham missões de segurança, na paz e na guerra, nos quadros de Defesa Territorial, Defesa Civil, Defesa Interna e Ação Comunitária, subordinados às Regiões Militares. Têm como Diretores os Prefeitos Municipais. Seu efetivo máximo de instrutores é de 04(quatro) sargentos, funcionando com turmas a partir de 50 e, no máximo, 200 atiradores matriculados, por ano de instrução.

CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONAMENTO:
As despesas do Exército com os atiradores compreendem gastos com fardamento, munição e armamento. Os atiradores, não sendo remunerados, podem manter seus vínculos empregatícios na cidade.Daí a flexibilidade dos horários de instrução dos TG que se ajustam as peculiaridades de cada local, funcionando por 2 (duas) horas em dias úteis e 4(quatro) horas aos sábados, domingos e feriados.
Desta forma, é possível ao jovem a prestação do Serviço Militar sem afastar-se de sua cidade, de seu trabalho ou de seu local de estudo.
glauberprestes escreveu:
Bolovo escreveu:

Parte Útil: Dar experiência plena de comando aos sargentos.
Parte Inútil: Gastar dinheiro da união e doas municípios.

As Prefeituras Municipais fornecem as instalações, o estande de tiro e o material de expediente, além de colaborarem na assistência médico-hospitalar efetiva aos instrutores e dependentes e aos atiradores, quando não existirem estabelecimentos de Saúde do Exército na localidade.

GLAUBER > Este negócio de gastar , isto é tão miserável para o exercito ou para a união que fica até feio falar , ja que o município fica com as instalações , a manutenção dos papéis e material de limpeza , e o exército fica com a parte de material bélico , se não me engano os caras tem 3 ou 4 instruções de tiro por ano , fardamentos é o resto do que os QGs usaram no ano anterior e assim por diante , então gastos com o que ??

VOLTANDO A APOSTILA :

INSTRUÇÃO NOS TG
A instrução dos TG deve ter por objetivo a preparação de:

1) Munícipes esclarecidos dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade e cidadãos integrados na realidade nacional
2) Reservistas aptos a desempenhar tarefas de segurança, na paz e na guerra, nos quadros de Defesa Territorial, Defesa Civil, Defesa interna e Ação Comunitária;
3) Líderes democratas esclarecidos;
4) Desenvolver os valores espirituais e morais da nacionalidade, o sentimento das obrigações no cidadão para com a Pátria. e a compreensão das instituições básicas que regem a sociedade tais como: Governo, Família, Religião, Escola, .Justiça, Forças Armadas, Instituições Políticas, Econômicas e Psicossociais;
5) Incutir as noções indispensáveis de higiene individual e coletiva;
6) Proporcionar a preparação física e moral;
7) Desenvolver o sentimento de responsabilidade no desempenho de suas atividades como cidadão e atirador, no trato da causa pública e do material; e
8) Ministrar conhecimento indispensáveis à formação do combatente, que será completada, se mobilizado.

PARTICIPAÇÃO DOS TG NA COMUNIDADE
Em muitas áreas do território, o Exército tem no TG seu elemento de maior representatividade, o que lhes aumenta em muito a importância como resposta, realizam trabalho admirável, tais como:
— ampliando o universo de reservistas;
— participar no auxilio no combate às epidemias;
— participando de campanhas comunitárias como as de vacinação, do agasalho e de recuperação de escolas; e
— cooperando com a comunidade em casos de calamidades pública.

Formando jovens reservistas e cidadãos brasileiros...

Eu acho muito importante que cidades de menor população tenha estas instituições , que ajudam talvez até a alguns jovens não caírem na bandidagem e vir a ser alguem com alguma instrução militar e ter algum amor a esta pátria , o que falta muito em alguns de nossos brasileiros.

Hoje tenho 32 anos e se eu tivesse seguido , acho que poderia pensar em dar instrução em um TG qualquer por ai , acho muito valido para que foi criado e se não tivesse nenhuma utilidade ja estaria extinto pelo EB na atual conjectura do país.

Saudações.

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Responder