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Diesel X Nuclear

Enviado: Sáb Nov 15, 2008 10:09 pm
por Roberto Dias
Não sou nenhum especialista em assuntos navais, mas algo me chama muito a atenção com relação ao plano de defesa: O desenvolvimento do submarino nuclear, não que eu seja contra, já que o desenvolvimento desta tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de muitas outras, principalmente as ligadas ao setor de energia, mas sim pelo fato dos submarinos diesel serem colocados em segundo plano, e serem eles considerados muito mais eficientes para defesa do que os "nukes", estes empregados para ataque, cuja versão brasileira, nem parece ser direcionada para isto. Silenciosos e difícieis de detectar, os diesels são vistos pelos EUA Navy como a maior ameaça para esquadras, e inclusive os alemães são considerados os melhores, nossos antigos parceiros. Agora com a colocação da França neste setor, me pergunto o que acontecerá com nossos antigos diesels?

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Sáb Nov 15, 2008 11:52 pm
por Marino
Continuarão operando, modernizados com sistemas LM.

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Seg Nov 17, 2008 5:00 pm
por Roberto Dias
...mas a família alemã/brasileira será continuada, ou os novos sub-diesel serão agora todos de tecnologia francesa?

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Seg Nov 17, 2008 5:27 pm
por Carlos Mathias
Corrija-me se estiver errado Marino.

Daqui prá frente, só sub francês.

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Seg Nov 17, 2008 5:33 pm
por talharim
Para nossa condição de mar aberto a melhor escolha é o nuclear.

O Brasil deveria possuir futuramente apenas classes de subs nucleares.

Na primeira intenção de ameaça teríamos condição de enviar matilhas de caçadores assassinos em qualquer lugar do globo.

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Seg Nov 17, 2008 5:36 pm
por talharim
Temos acesso privilegiado a todos os oceanos do mundo e a grande maioria dos mares.

Somos abençoados Deus nos ordena o uso de larga escala de submarinos nucleares.

Não vamos desapontá-lo.

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Seg Nov 17, 2008 7:02 pm
por Marino
Carlos Mathias escreveu:Corrija-me se estiver errado Marino.

Daqui prá frente, só sub francês.
Correto, todos os convencionais serão franceses.
Abração

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Seg Nov 17, 2008 7:41 pm
por joao fernando
Talharim cada vez mais Cerebro (da dupla Pink e Cerebro...) Vamos dominar o mundo!!!

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Ter Nov 18, 2008 8:27 pm
por Roberto Dias
Mas o Scorpene é realmente superior as versões alemães ou é mais um caso de lobby político? Vi recentemente um documentário sobre uma versão alemã (U-214?), acho que no Discovery, ou History chanel, que era dada como a mais avançada do mundo.

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Ter Nov 18, 2008 11:00 pm
por Junker
Deve ter sido o texto mais repetido no DB pelo colega Marino, mas aí vai:
Marino escreveu:Caro amigo, estas dúvidas já foram sanadas em vários posts, em diferentes tópicos.
Vamos ver:
1) O pensamento da MB foi, é, e será um só. O que ocorreu foi a MB dizendo claramente ao governo: ou tornam o programa nuclear um programa de Estado, ou a MB, que não suporta mais bancá-lo com seu próprio orçamento, vai fechá-lo, com todas as consequências para o país. O governo sabia que era verdade, o quanto o programa trouxe para o Brasil, tinha intenção de expandir as usinas nucleares e precisava garantir o fornecimento de urânio enriquecido, sabia que na situação internacional que ora vivemos, ou já tínhamos capacidade, ou não teríamos mais. E o governo assumiu o programa.
Não há possibilidade de mudança de pensamento. Na verdade, ele nunca mudou.
2) Nada foi assinado com os alemães.
Havia a intenção da MB em continuar com a linha alemã, que era a solução mais natural a seguir. Mas dando a "peleja" ganha, os alemães partiram para obter o maior lucro possível, entre outras coisas.
As imposições foram muitas:
- não formariam mais engenheiros brasileiros, pois estariam formando futuros competidores;
- não aceitaram as mudanças de projeto pretendidas pelos engenheiros brasileiros;
- não aceitavam a compra direta de sobressalentes nas fábricas, criando uma subsidiária, a MARLOG, que cobrava de 30 a 80% mais caro pelos sobressalentes;
- o mais importante: não tinham tecnologia de sub nuclear.
A siderúrgica, que colocavam como off-set, já era parte do planejamento estratégico da Thyssen, tanto que sua construção prosseguiu.
Quanto ao 1 sub alemão, por 4 subs franceses, tire sua conclusão, e acrescente na lista acima.
3) ou seja: não há, nem nunca houve, insegurança por parte da MB. Simplesmente ela soube dar o recado para o governo, e soube preservar os interesses nacionais na negociação internacional que vai dotá-la de um meio imprescindível.
Quem viver, verá.
viewtopic.php?f=2&t=13779&p=4822083&#p4822083

Esqueça o lobby alemão do Poder Naval.

:wink:

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Qua Nov 19, 2008 11:31 pm
por Roberto Dias
Junker escreveu:Deve ter sido o texto mais repetido no DB pelo colega Marino, mas aí vai:
Marino escreveu:Caro amigo, estas dúvidas já foram sanadas em vários posts, em diferentes tópicos.
Vamos ver:
1) O pensamento da MB foi, é, e será um só. O que ocorreu foi a MB dizendo claramente ao governo: ou tornam o programa nuclear um programa de Estado, ou a MB, que não suporta mais bancá-lo com seu próprio orçamento, vai fechá-lo, com todas as consequências para o país. O governo sabia que era verdade, o quanto o programa trouxe para o Brasil, tinha intenção de expandir as usinas nucleares e precisava garantir o fornecimento de urânio enriquecido, sabia que na situação internacional que ora vivemos, ou já tínhamos capacidade, ou não teríamos mais. E o governo assumiu o programa.
Não há possibilidade de mudança de pensamento. Na verdade, ele nunca mudou.
2) Nada foi assinado com os alemães.
Havia a intenção da MB em continuar com a linha alemã, que era a solução mais natural a seguir. Mas dando a "peleja" ganha, os alemães partiram para obter o maior lucro possível, entre outras coisas.
As imposições foram muitas:
- não formariam mais engenheiros brasileiros, pois estariam formando futuros competidores;
- não aceitaram as mudanças de projeto pretendidas pelos engenheiros brasileiros;
- não aceitavam a compra direta de sobressalentes nas fábricas, criando uma subsidiária, a MARLOG, que cobrava de 30 a 80% mais caro pelos sobressalentes;
- o mais importante: não tinham tecnologia de sub nuclear.
A siderúrgica, que colocavam como off-set, já era parte do planejamento estratégico da Thyssen, tanto que sua construção prosseguiu.
Quanto ao 1 sub alemão, por 4 subs franceses, tire sua conclusão, e acrescente na lista acima.
3) ou seja: não há, nem nunca houve, insegurança por parte da MB. Simplesmente ela soube dar o recado para o governo, e soube preservar os interesses nacionais na negociação internacional que vai dotá-la de um meio imprescindível.
Quem viver, verá.
viewtopic.php?f=2&t=13779&p=4822083&#p4822083

Esqueça o lobby alemão do Poder Naval.

:wink:
Se realmente for nestas condições justifica a troca da tecnologia, por interesse de soberania, mas comparando o equipamento, qual dos dois é o mais eficiente em termos de diesel?

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Qui Nov 20, 2008 7:17 pm
por Marino
Os relatos que a MB recebe dos Scorpene são espetaculares.

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Qui Nov 20, 2008 7:34 pm
por Jin Jones
Mas é lógico Marino !
Desde quando o almirantado iria dar atestado de B..... ?

Não importa as reais capacidades desse submarino, se são incríveis ou bem limitados, o que acontece, que o Scorpene da FR é a única opção possível no mercado, tirando os SSK Germânicos.

Se só tem tu, vai tu mesmo :roll:

Agora que tenham no mínimo o bom senso de fazer uma versão desse SSK com requisitos de sistemas que atendam as necessidades da MB, e não pacotão pronto.
Pra mim deveria ser uma versão do Barracuda com sistemas da LM, mas ai nós teríamos ai um S-80 genérico e isso a francesada não iria querer nem a pau.

Abraços
Jin

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Qui Nov 20, 2008 7:41 pm
por Jin Jones
joao fernando escreveu:Talharim cada vez mais Cerebro (da dupla Pink e Cerebro...) Vamos dominar o mundo!!!
Essa foi ótima [003] :mrgreen: [003]

O duro é saber quem é quem

Jin

Re: Diesel X Nuclear

Enviado: Qui Nov 20, 2008 7:44 pm
por Marino
Jin Jones escreveu:Mas é lógico Marino !
Desde quando o almirantado iria dar atestado de B..... ?

Não importa as reais capacidades desse submarino, se são incríveis ou bem limitados, o que acontece, que o Scorpene da FR é a única opção possível no mercado, tirando os SSK Germânicos.

Se só tem tu, vai tu mesmo :roll:

Agora que tenham no mínimo o bom senso de fazer uma versão desse SSK com requisitos de sistemas que atendam as necessidades da MB, e não pacotão pronto.
Pra mim deveria ser uma versão do Barracuda com sistemas da LM, mas ai nós teríamos ai um S-80 genérico e isso a francesada não iria querer nem a pau.

Abraços
Jin
Só vamos saber depois de assinado o contrato.
Até lá, só especulação.
Mas digo que os franceses estão "muito receptivos".