SBUS e Marinha do Brasil rescindem programa de torpedos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Fox
Sênior
Sênior

#1 Mensagem por Fox » Sáb Ago 28, 2004 8:01 pm

Após negociações, a Saab Bofors Underwater Systems (SBUS, subsidiária da Saab) e a Marinha do Brasil concordaram em encerrar o programa iniciado em 1999, que previa o desenvolvimento e entrega de um novo sistema torpédico de armas para os submarinos brasileiros. O valor total do programa era de aproximadamente 500 milhões de coroas suecas, e embora não possam ser divulgados os detalhes da rescisão — por haver cláusula de confidencialidade comercial — sabe-se que a SBUS arcará com custos rescisórios. Oficialmente pelo menos, a razão alegada seria “principalmente conseqüência de dificuldades de integração devido a direitos de propriedade de terceiros”. O sistema em questão era designado no Brasil como STA 2000, e há algum tempo a SBUS havia suncontratado a empresa nacional Informática e Engenharia de Sistemas S.A. (IES) para efetivar a integração com o Sistema de Direção de Tiro, ficando a cargo do AMRJ e do Centro de Armas da Marinha a integração mecânica. O programa já vinha enfrentando dificuldades, e seu cancelamento não chega a ser uma grande surpresa. A Marinha deverá agora intensificar as buscas por um novo torpedo para seus submarinos.

Segurança & Defesa

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Sniper » Sáb Ago 28, 2004 8:53 pm

Quais seriam os eventuais subistitutos ? :D Esses torpedos da SBUS eram osmelhores? :?:

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Ago 29, 2004 4:00 am

Bem, isso pode até ser postado no tópico sobre o Gripen na seção Forças Aéreas. Eu acho que isso complica a situação do caça sueco no F-X.

Sobre os torpedos, acho que não eram os melhores mas eram os que ofereciam a melhor trasnferência de tecnologia. Também gostaria de saber dos mais entendidos, quais são as opções da MB agora.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#4 Mensagem por Brasileiro » Dom Ago 29, 2004 12:41 pm

Isso tem alguma coisa a ver com o torpedo 2000? Ou é apenas a transferencia de tecnologia que deu errado. Outras opções eu creio que seja o MK46 e aquele que Portugal escolheu, porém eu esqueci o nome.
Apesar do cancelamento, o Brasil ganhou alguma coisa com isso? Talvez seja melhor mesmo pensar nisso quando o Tikuna já estiver operacional.

abraços

Fox
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Fox » Dom Ago 29, 2004 2:42 pm

Provavelmente as outras opções seriam essas:

- Mk-48 (EUA)

Velocidade máxima: 100 km/h
Alcance máximo: 50 km
Comprimento: 5,95 metros
Diâmetro: 0,533 metro
Peso: 1.587 kg
Carga explosiva: 300 kg

- Spearfish (Inglaterra)

Velocidade máxima: 128 km/h
Alcance máximo: 54 km
Comprimento: 7 metros
Peso: 1.850 kg

- STN DM 2A4 (Alemanha)

Velocidade máxima: 91 km /h
Comprimento: 6,6 metros
Peso: 1.370 kg
Carga explosiva: 260 kg

Brasileiro escreveu:Isso tem alguma coisa a ver com o torpedo 2000? Ou é apenas a transferencia de tecnologia que deu errado.

Sim! Veja o que está escrito na ultima frase da noticia: “A Marinha deverá agora intensificar as buscas por um novo torpedo para seus submarinos.”

Brasileiro escreveu:Outras opções eu creio que seja o MK46 e aquele que Portugal escolheu, porém eu esqueci o nome.

O Mk-46 e um torpedo leve (235 kg), utilizado em aeronave ou em embarcações de superfície. Sendo assim, não e adequado para o uso em submarino, que utilizam toperdos pesados (superior a 1.000 kg).

O Torpedo que Portugal adquiriu foi o STN DM 2A4!

Até mais.....................................................................

Fox

Editado pela última vez por Fox em Seg Ago 30, 2004 5:34 pm, em um total de 1 vez.
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Sniper » Dom Ago 29, 2004 2:57 pm

Obrigado pelas boas informações FOX!! :D

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#7 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 29, 2004 4:22 pm

Sniper escreveu:Quais seriam os eventuais subistitutos ? :D Esses torpedos da SBUS eram osmelhores? :?:

Para mim, esse Torpedo 2000 era o melhor... Depois, vem aquele da Atlas Elektonik, que foi selecionado por Portugal para seus U-209PN...

É uma pena, pois isso traria ganhos incríveis...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#8 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 29, 2004 4:23 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Bem, isso pode até ser postado no tópico sobre o Gripen na seção Forças Aéreas. Eu acho que isso complica a situação do caça sueco no F-X.

Sobre os torpedos, acho que não eram os melhores mas eram os que ofereciam a melhor trasnferência de tecnologia. Também gostaria de saber dos mais entendidos, quais são as opções da MB agora.

Para mim, eram os melhores... Espero, inutilmente talvez, que isso possa ser revertido...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 29, 2004 4:24 pm

Brasileiro escreveu:Isso tem alguma coisa a ver com o torpedo 2000? Ou é apenas a transferencia de tecnologia que deu errado. Outras opções eu creio que seja o MK46 e aquele que Portugal escolheu, porém eu esqueci o nome.
Apesar do cancelamento, o Brasil ganhou alguma coisa com isso? Talvez seja melhor mesmo pensar nisso quando o Tikuna já estiver operacional.

Sim, tem a ver com o Torp. 2000... Mas devemos pensar nisso já, antes mesmo do Tikuna estar operacional...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#10 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 29, 2004 8:33 pm

Ei, pessoal, e aquele torpedo do IPqM, que alguém pos dados há muito tempo, como anda??

Tentei achar, mas não consegui... Alguém tem os dados???

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por Fox » Dom Ago 29, 2004 9:08 pm

FinkenHeinle escreveu:Para mim, esse Torpedo 2000 era o melhor... Depois, vem aquele da Atlas Elektonik, que foi selecionado por Portugal para seus U-209PN...

Esse Torpedo não e o melhor Torpedo, se comparado aos seus concorrentes Europeu e Americano, mais era a melhor opção para a MB, pois teríamos acesso a parte da tecnologia e participaríamos da integração do mesmo aos Sub da MB.

Na minha opinião, o melhor torpedo Europeu e o Spearfish!

Obs: O torpedo adquirido por Portugal e o STN DM 2A4.

Até mais...........................................................................

Fox :wink:

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#12 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 29, 2004 9:17 pm

Fox escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Para mim, esse Torpedo 2000 era o melhor... Depois, vem aquele da Atlas Elektonik, que foi selecionado por Portugal para seus U-209PN...

Esse Torpedo não e o melhor Torpedo, se comparado aos seus concorrentes Europeu e Americano, mais era a melhor opção para a MB, pois teríamos acesso a parte da tecnologia e participaríamos da integração do mesmo aos Sub da MB.

Na minha opinião, o melhor torpedo Europeu e o Spearfish!

Obs: O torpedo adquirido por Portugal e o STN DM 2A4.

Até mais...........................................................................

E esse Spearfish, ele é compatível, em termos físicos, aos Tupi???

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Fox » Dom Ago 29, 2004 10:18 pm

FinkenHeinle escreveu:E esse Spearfish, ele é compatível, em termos físicos, aos Tupi???

Bom se ele é compatível, eu não sei dizer, mais acredito que seja! Os ingleses não iriam desenvolver um torpedo que não fosse compatível com vetores menores, que são os modelos mais utilizados atualmente. Eles estariam simplesmente perdendo dinheiro, pois não poderiam exporta esse torpedo!

Outro detalhe, na maioria das vezes, o compartimento de armas do submarino maiores possui uma capacidade de levar uma quantidade maior de torpedo (entre 30 e 50 torpedos) ou uma combinação de torpedo e míssil. Agora o tamanho do torpedo não influencia muito, pois o compartimento de carga e basicamente padrão, tanto em vetores menos quanto os maiores.

Por esse motivo que acredito que o Spearfish seria compatível nos subs da MB!

Por sinal, o atual torpedo da MB (Tigerfish), e maior que o SST-4 (utilizado pela Colômbia e Argentina), A-184 (utilizado pelo Peru), STN DM 2A4(o mesmo de Portugal) e Mk48 (EUA).

Até mais......................................................................

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 29, 2004 10:29 pm

Fox escreveu:Por sinal, o atual torpedo da MB (Tigerfish), e maior que o SST-4 (utilizado pela Colômbia e Argentina), A-184 (utilizado pelo Peru), STN DM 2A4(o mesmo de Portugal) e Mk48 (EUA).

Poderia falar sobre esses torpedos que citaste??

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Fox » Seg Ago 30, 2004 5:33 pm

FinkenHeinle escreveu:Poderia falar sobre esses torpedos que citaste??

- Mk-48 (EUA)

Velocidade máxima: 100 km/h
Comprimento: 5,95 metros
Peso: 1.587 kg

- STN DM 2A4 (Alemanha)

Velocidade máxima: 91 km /h
Comprimento: 6,6 metros