Rio ganhará novo batalhão de elite - BEPE
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Rio ganhará novo batalhão de elite - BEPE
Meus prezados:
Rio ganhará novo batalhão de elite=Bepe
O Bepe estará pronto para intervir contra a violência e agirá também como polícia comunitária.
Um acordo discreto, costurado entre o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, vai garantir ao Rio a implantação da primeira unidade do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe) do Ministério da Justiça fora da sede nacional da corporação, em Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília.
O batalhão terá entre 400 a 500 homens, funcionará como uma força auxiliar permanente à polícia do Rio e exigirá investimentos da ordem de R$ 27 milhões, bancados integralmente pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A sede, numa área de 4 mil metros quadrados, será cedida pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) na região metropolitana do Rio, e deverá estar pronta nos próximos sete meses.
– A unidade terá capacidade para agir em qualquer situação de violência, mas seu foco será o de polícia comunitária – diz o secretário. Vai buscar a proximidade com as comunidades dentro de uma estratégia de tomada cultural e moral de áreas hoje controladas pelo crime organizado. Vamos começar pela franjas das comunidades
Balestreri aguarda um sinal verde de Beltrami sobre a área onde o batalhão será construído para formalizar o projeto. A tropa do Rio terá praticamente ao mesmo tamanho da nacional que, entre homens e mulheres, formará no ano que vem cerca de 550 policiais – 150 deles recrutados e já aquartelados em Luziânia.
Diferenças
Diferente do Bepe nacional – que terá formação especial para se transformar, segundo Balestreri, num grupo de elite de primeiro mundo, parecido com a SWAT americana – o pelotão do Rio agregará no currículo de seus integrantes a vocação de polícia-cidadã e uma atuação próxima às áreas pobres dominadas pelo crime. O grupo buscará parcerias e atuará articulado com organizações que lidam com as comunidades do Rio.
Segundo ele, os policiais do Bepe nacional serão selecionados em diferentes regiões do país pela vocação ao trabalho comunitário, mas serão capacitados militarmente para tomar e ocupar territórios controlados pelo tráfico e para agir em conflitos de alto risco, desde que a ação seja solicitada pelos Estados.
O projeto é um reforço da parceria entre os governos federal e do Rio, que atualmente já absorve cerca R$ 100 milhões (aplicados em bolsa-formação, ensino superior e programas habitacionais para policiais) dos R$ 750 milhões do orçamento do Ministério da Justiça para segurança pública em todo o país.
– Investimentos para derrubar a criminalidade no Rio têm uma simbologia mundial pelo que a cidade representa – diz Balestreri.
Com capacitação física, militar e tecnológica inspirada em polícias que se especializaram na formação de grupos de elite – entre eles, Estados Unidos e Israel – o Bepe da Força Nacional de Segurança (FNS) será o primeiro grupamento de choque que o governo federal colocará à disposição dos Estados com preparo para agir em situações críticas – como seqüestro com reféns, rebeliões e outras ocorrências de alto risco.
O primeiro contingente será formado por policiais de 11 Estados – cada um deles cederá 50 – que ficarão aquartelados na sede do Bepe pelo período de um ano. Aprenderão novas técnicas de formação e serão usados para ações de emergência sempre que os Estados solicitarem. Ao retornar às corporações de origem – depois que um novo grupo for recrutado – os policiais levam o conhecimento e todo o equipamento disponibilizado pela União para criar unidades regionais.
fonte: Defesanet
Um abraço e até mais...
Rio ganhará novo batalhão de elite=Bepe
O Bepe estará pronto para intervir contra a violência e agirá também como polícia comunitária.
Um acordo discreto, costurado entre o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, vai garantir ao Rio a implantação da primeira unidade do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe) do Ministério da Justiça fora da sede nacional da corporação, em Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília.
O batalhão terá entre 400 a 500 homens, funcionará como uma força auxiliar permanente à polícia do Rio e exigirá investimentos da ordem de R$ 27 milhões, bancados integralmente pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A sede, numa área de 4 mil metros quadrados, será cedida pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) na região metropolitana do Rio, e deverá estar pronta nos próximos sete meses.
– A unidade terá capacidade para agir em qualquer situação de violência, mas seu foco será o de polícia comunitária – diz o secretário. Vai buscar a proximidade com as comunidades dentro de uma estratégia de tomada cultural e moral de áreas hoje controladas pelo crime organizado. Vamos começar pela franjas das comunidades
Balestreri aguarda um sinal verde de Beltrami sobre a área onde o batalhão será construído para formalizar o projeto. A tropa do Rio terá praticamente ao mesmo tamanho da nacional que, entre homens e mulheres, formará no ano que vem cerca de 550 policiais – 150 deles recrutados e já aquartelados em Luziânia.
Diferenças
Diferente do Bepe nacional – que terá formação especial para se transformar, segundo Balestreri, num grupo de elite de primeiro mundo, parecido com a SWAT americana – o pelotão do Rio agregará no currículo de seus integrantes a vocação de polícia-cidadã e uma atuação próxima às áreas pobres dominadas pelo crime. O grupo buscará parcerias e atuará articulado com organizações que lidam com as comunidades do Rio.
Segundo ele, os policiais do Bepe nacional serão selecionados em diferentes regiões do país pela vocação ao trabalho comunitário, mas serão capacitados militarmente para tomar e ocupar territórios controlados pelo tráfico e para agir em conflitos de alto risco, desde que a ação seja solicitada pelos Estados.
O projeto é um reforço da parceria entre os governos federal e do Rio, que atualmente já absorve cerca R$ 100 milhões (aplicados em bolsa-formação, ensino superior e programas habitacionais para policiais) dos R$ 750 milhões do orçamento do Ministério da Justiça para segurança pública em todo o país.
– Investimentos para derrubar a criminalidade no Rio têm uma simbologia mundial pelo que a cidade representa – diz Balestreri.
Com capacitação física, militar e tecnológica inspirada em polícias que se especializaram na formação de grupos de elite – entre eles, Estados Unidos e Israel – o Bepe da Força Nacional de Segurança (FNS) será o primeiro grupamento de choque que o governo federal colocará à disposição dos Estados com preparo para agir em situações críticas – como seqüestro com reféns, rebeliões e outras ocorrências de alto risco.
O primeiro contingente será formado por policiais de 11 Estados – cada um deles cederá 50 – que ficarão aquartelados na sede do Bepe pelo período de um ano. Aprenderão novas técnicas de formação e serão usados para ações de emergência sempre que os Estados solicitarem. Ao retornar às corporações de origem – depois que um novo grupo for recrutado – os policiais levam o conhecimento e todo o equipamento disponibilizado pela União para criar unidades regionais.
fonte: Defesanet
Um abraço e até mais...
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: Rio ganhará novo batalhão de elite - BEPE

Na minha opinião o Rio não precisa de "batalhões de elite" federais (sic), precisa urgentemente de investimentos nas ATUAIS polícias estaduais. O governo federal, se quisesse ajudar mesmo, se comprometeria a pagar parte dos salários dos policiais do Rio como faz em Brasília. Aumentar os salários ridículos, investir em treinamento, equipamento e aumento do contingente. Não tem nenhum mistério. Mas, claro, ficam mais bonitos esses clichês de "tropa de elite". Aí vai ser igual à ridícula FNS que ficou um ano aqui, torrou milhões e ninguém viu.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
O problema é sempre a "sacanagem", dinheiro jogado no lixo, essel tal BEPE...
Enquanto a PMERJ for porta de entrada para o serviço público, menos para o patrulhamento das ruas...
Enquanto a PCERJ continuar com déficit de mais de 50% nos seus quadros...
Enquanto o programa Delegacia Legal não for revisto...
Enquanto tivermos uma turma de 10 guardas para custodiar mais de 1.000 presos...
Enquanto os salários das Forças Policiais do RJ forem essa PIADA...
Enquanto a Guarda Municipal não for armada...
Enquanto a população não se organizar e clamar por segurança...
Isso aqui vai continuar a mesma porcaria que está, aliás... continuar não... só vai piorar.
Enquanto a PMERJ for porta de entrada para o serviço público, menos para o patrulhamento das ruas...
Enquanto a PCERJ continuar com déficit de mais de 50% nos seus quadros...
Enquanto o programa Delegacia Legal não for revisto...
Enquanto tivermos uma turma de 10 guardas para custodiar mais de 1.000 presos...
Enquanto os salários das Forças Policiais do RJ forem essa PIADA...
Enquanto a Guarda Municipal não for armada...
Enquanto a população não se organizar e clamar por segurança...
Isso aqui vai continuar a mesma porcaria que está, aliás... continuar não... só vai piorar.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."

- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
aaaaaaaaaa meu deu do ceuuuuuuuu, cade o meu pauuuu cade o meu PAUU!!!
DALBORGA manda lembranças!
DALBORGA manda lembranças!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Valdemort
- Sênior
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
O que falta no Rio é o retorno do Mão Branca
![Fogo! [004]](./images/smilies/004.gif)
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Winston Churchill
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Essa unidade, em Luziânia, é uma piada. Pintaram um ex-quartel da PMGO de camuflado urbano, deram farda com camuflagem digital aos componentes, mais uma pistola .40 e um fuzil MD-97 e PIMBA, está criada uma unidade de operações especiais. Detalhe para metade da tropa, oriunda de estados do Nordeste e Norte, com lastimáveis condições físicas e intelectuais, e a outra metade, oriunda do Brasil mais rico, que gosta mesmo é de receber diária, amaldiçoando o dia que tem que trabalhar. Ainda valeria a pena contar sobre as vítimas de prisões e homicídios ERRADOS da FNS no entorno do DF, mas acho que já falei demais.primeira unidade do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe) do Ministério da Justiça fora da sede nacional da corporação, em Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
X2rodrigo escreveu:Essa unidade, em Luziânia, é uma piada. Pintaram um ex-quartel da PMGO de camuflado urbano, deram farda com camuflagem digital aos componentes, mais uma pistola .40 e um fuzil MD-97 e PIMBA, está criada uma unidade de operações especiais. Detalhe para metade da tropa, oriunda de estados do Nordeste e Norte, com lastimáveis condições físicas e intelectuais, e a outra metade, oriunda do Brasil mais rico, que gosta mesmo é de receber diária, amaldiçoando o dia que tem que trabalhar. Ainda valeria a pena contar sobre as vítimas de prisões e homicídios ERRADOS da FNS no entorno do DF, mas acho que já falei demais.primeira unidade do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe) do Ministério da Justiça fora da sede nacional da corporação, em Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília.
X2 para tudo que os colegas postaram! Que Deus tenha piedade do povo carioca.
Iblek
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
A forma como foi criada a FNS já foi errada... Se for pra criar uma "Polícia Militar" Federal que seja Federal, com treinamento a nível federal (vide PF e PRF) e não uma juntada de policiais de polícias Estaduais...
Por falar nisso, alguém sabe dizer qual a porcentagem que cada estado cedeu pra formação do quadro da FNS? É que eu tenho ouvido falar que o grosso é de nordestinos e nortistas, e eu queria saber porque isso, afinal a PMSP e PMMG são bem maiores, ou seja, deveriam ceder mais policiais...
Por falar nisso, alguém sabe dizer qual a porcentagem que cada estado cedeu pra formação do quadro da FNS? É que eu tenho ouvido falar que o grosso é de nordestinos e nortistas, e eu queria saber porque isso, afinal a PMSP e PMMG são bem maiores, ou seja, deveriam ceder mais policiais...
The cake is a lie...
- bruno mt
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
DEVE ser porque os estados ganhavam algo em troca, mas dai os paulistas mineiros... não deve ter achado vantagem ceder o seu melhor pelo valor oferecido
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 335 vezes
- Agradeceram: 600 vezes
Sei lah... mas pra mim a FNSP é algo meio disforme, parece uma "guarda nacional" só que voltada para a segurança pública e sem integrantes orgânicos. Na boa pra mim parece coisa "feita nas coxas" mesmo.
Um abraço e t+
Um abraço e t+

- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Uma pergunta singela, de quem não é advogado e não entende nada de leis:
Qual a autoridade de um policial ESTADUAL, não do Rio, em prender um cidadão (um bandido) em OUTRO ESTADO?
Um policial militar ESTADUAL possui poder de policia EM OUTRO ESTADO?
Não é algo inconstitucional?
Qual a autoridade de um policial ESTADUAL, não do Rio, em prender um cidadão (um bandido) em OUTRO ESTADO?
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Também tenho essa mesma dúvida!!Marino escreveu:Uma pergunta singela, de quem não é advogado e não entende nada de leis:
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 214 vezes
- Agradeceram: 519 vezes
Em todos estados há falta de policiais. A violência e a insegurança são reclames de todas as comunidades. Assim pergunto o porque do Rio Grande do Sul ceder sua polícia para ir à Brasilia ou ao Rio de Janeiro. Cada estado deve providenciar a segurança de sua população, contratar e treinar mais gente se houver falta, armar guarda municipal se julgar necessário. O que não pode é tirar a roupa de um santo para vestir outro. E o pior, ajudar um povinho mal agradecido, incapaz de providenciar sua própria segurança, que ficam reclamando que os policiais enviados não são bom o suficiente.
Fosse eu o governador do meu estado mandava todos os mal agradecidos à MERDA e não cedia mais nenhum brigadiano. Vão contratar mais gente pois a responsabilidade pela segurança é de cada ESTADO. Daqui não saia mais ninguém.
saudações
Fosse eu o governador do meu estado mandava todos os mal agradecidos à MERDA e não cedia mais nenhum brigadiano. Vão contratar mais gente pois a responsabilidade pela segurança é de cada ESTADO. Daqui não saia mais ninguém.
saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Se estiver em flagrante ou com mandado... não há problemas!!! "qualquer um do povo pode e a polícia deve...".Marino escreveu:Uma pergunta singela, de quem não é advogado e não entende nada de leis:
As GATs e RPs estão em toda cidade!