Programa de Reaparelhamento da Marinha 2004 - 2019

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

Programa de Reaparelhamento da Marinha 2004 - 2019

#1 Mensagem por Lauro Melo » Qua Ago 18, 2004 10:18 pm

A revista Tecnologia e defesa Nº 100, trouxe uma ótima entrevista com o diretor geral de material da marinha, mostrando o PRM 2004 a 2019, que retende fazer a Marinha.
Vou destacar os pontos principais, e acho que são ótimos pontos para debate aqui no DB.

1 ) NA São Paulo.
Modificação de sensores, implantação de sistema de defesa de ponto e outro de apoio à decisão.

2 ) Modfrag -
Faltam 1 ano e meio para termino do projeto. As 6 ( seis ) fragatas deverão estar operacionais até 2019.

3 )Aquisição de 14 navios de escolta ( fragas e corvetas ), sendo 5 ( cinco ) construídas no Brasil e 9 ( nove ) adquiridas por compra de oportunidades.
Estas 14 ( quatorze ) novas aquisição vão substituir até 2019 as :
6 Fragatas Niterói.
4 Fragatas Greenhalgh
4 Corvetas Inhúma.

4 ) Fragasas Classe Greenhalgh, não há previsão de modernização.
A F-47 esta em serviço semi-ativo, devendo voltar a ativa de acordo com as verbas de 2005.

5 ) Fragatas Classe Greenhalgh - SUBSTITUIÇÃO DOS Exocet MM-38 por MM-40 BLOCK 2 .
Todas as 4 ( quatro ) fragatas terão seus Exocet MM-38, substituídos pelos MM-40.
A FRAGATA F-46, já teve seus Exocet substituídos.

5 ) Classe Barroso. Termino da Fabricação Dezembro de 2006, incorporação 2007/2008.

6 ) Submarino Classe Tikuna. Vai ser incorporado em Dezembro de 2005.

7 ) Modernização Classe Tupi. Já existe um cronograma de revitalização JÁ em andamento. Atrasos devidos a verbas.

8 ) Previsão de construção de mais 1 submarino classe Tikuna e de mais 5 ( cinco ) de classe mais moderna. Estes 5 ( cinco ), vão substituir aos poucos os Tupi. Sendo que estes 5, podem ser construídos em parceria ou através de compra de oportunidades.

9 ) Aeronaves de AWE – Previsão de aquisição de 3 ( três ) aeronaves a médio prazo.

10 ) Aeronaves de asas rotativas - anti-submarinos - SH-3. Em estados avançados e deverão ser adquiridos em 2005 / 2006, 12 aeronaves ou será efetuado a modernização dos atuais SH-3.

11 ) Substituição classe Pará -
Ainda não há previsão.

Pronto acho que existem vários temas para debates sobre nossa Marinha.

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por Plinio Jr » Qui Ago 19, 2004 1:30 pm

Tive a oportunidade de ler a reportagem , Lauro, a grande verdade é que senti o Mal, um tanto desmotivado , vejo ele um tanto temeroso e descrente se estas modernizações / compras, irão realmente ocorrer.

O exemplo mais fácil de ver é o projeto Fenix da FAB , que infelizmente não foi levado a cabo, sendo satisfeito somente algumas exigencias do alto comando da FAB.

Bom...só vendo para crer, no papel é bom, agora prática , sabe-se Deus se ocorrerá... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#3 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 19, 2004 4:05 pm

Eu achei essas perspectivas exceletes, e factíveis.
Se analisarmos à curto prazo, parece um pouco difícil, mas se formos analizar a longo prazo (15 anos no caso) poderemos fazer sim, pois quando eu vi que a F-47 deverá sair da reserva, tive a impressão de que as coisas irão melhorar gradualmente.
Alguns desses programas estão em andamento, e o Helicóptero, caso não seja escolhida a opção de modernizar, creio que seja o EH 101, já conhecido pela Marinha.

Mas algumas coisas eu achei estranho, pois ele consta que será construído mais um Tikuna, o que antes foi informado que essa segunda peça seria cancelada em favor do SMB-10. Mas pensando bem pode ser ainda o seguinte: Construir mais um Tikuna, e esses outros 5 sejam 1 submarino nuclear e um ou dois SMB-10, e o resto, compra de ocasião.
Ele não consta também a modernização do AF-1, pois a modernização dos AF-1 já foi noticiada até mesmo no flightinternational.com como "Brazil discuss Skyhawk update", mas talvez este seja feito com verbas extraorçamentárias.

Sobre a substituição dos Pará, creio que seja o seguinte:
_A função de contratorpedeiro do Pará seja absorvida parcialmente pelo ModFrag, e futuramente por essa série de 5 navios feitos no Brasil que poderão ser um multimissão. (escolta e contratorpedeiro e "anti-aéreo quase de área").
Existe um programa de ajuda do governo aos estaleiros, e talvez esses navios e submarinos construídos no Brasil tenham esse grande apoio dos estaleiros fortalecidos e quem sabe também da Petrobrás, assim sendo, gerando milhares de empregos.

abraços

pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#4 Mensagem por pt » Qui Ago 19, 2004 5:25 pm

Umas quantas perguntas

qual será o posicionamento da marinha relativamente ao porta-aviões São Paulo ?
Em 2019 o São Paulo terá qualquer coisa como 57 anos, ou seja a mesma idade do Minas Gerais quando foi desactivado.

quanto tempo demorará até instalar canhões Trinity e misseis idênticos aos das fragatas Niterói no porta-aviões?

Para ter um porta-aviões uma marinha tem que ter fragatas especializadas na defesa anti-aérea, e esses navios estão neste momento a aparecer (F-100, LCF, Horizon, T-45, além dos Arleigh Burke). Haverá possibilidade de construir uma fragata anti-aérea ?

Poderão os Pará ser substituidos por contra-torpedeiros da classe Spruance? Ou o seu tamanho e tripulação tornam a sua operação demasiado cara?

As corvetas (que na prática são fragatas) Inhaumá, não vão durar para lá de 2019? e as Barroso? Não vái haver mais?

Enfim, procuro opiniões

César
Sênior
Sênior
Contato:

#5 Mensagem por César » Qui Ago 19, 2004 6:49 pm

1 ) NA São Paulo.
Modificação de sensores, implantação de sistema de defesa de ponto e outro de apoio à decisão.

Só defesa de ponto?!
Em 2019 isso será absolutamente inútil. Continuaremos com um enorme alvo de 32000 ton. Até lá eu esperava uma sistema de defesa de área pro A-12 perder esse título. Mas pelo que eu estou vendo....

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#6 Mensagem por alex » Sex Ago 20, 2004 12:42 am

Ridiculo estas declarações.

Já tive o desprazer de ler em uma revista que após o Modfrag as Niterois poderiam operar por mais 25 anos........ que os brigadeiros da FAB gostariam de ter 300 aviões modernos de poucos tipos em vez dos 600/700 de hoje, ai voce pega a relação e só ver aumentar a variedade ne a quantidade de aviões .

E o Pt esta certo, para se ter um PA voce tem que ter escoltas e aviões adequados.... O São Paulo será a versão brasileira do General Belgrano?

Não temos navios de reabastecimentos suficientes para a frota atual quanto mais para uma em expansão....

Pô, vamos construir mais corvetas? mais "barcos" sem uma anti-aerea para serem afundados por bombas a laser e GPS ? Valha-me Deus.....

Brasileiro
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Brasileiro » Sex Ago 20, 2004 12:28 pm

Calma gente.
Se o Diretor de material da Marinha tiver que falar de todos os programas a serem feitos até 2019, ele teria que falar por umas três horas com o repórter. O que ele quis dizer foram os principais pontos a serem divulgados. O resto terá que ser feito, esse PRM não é uma coisinha simples que se coloca em apenas 1 página de revista, o PRM é um longo texto de um grande projeto.
Quanto aos navios tanque, esses deverão ser feitos sim, e em termos de tamanho da marinha para 2019, ela não vai crescer tanto, vai continuar girando em torno de 15 escoltas e 5 submarinos, um pouco mais do que hoje.
Quanto à defesa de ponto, eu acho o seguinte. As escoltas irão se responsabilizar por essa defesa, uma defesa de ponto é bastante eficaz contra ataques de mísseis, e além do mais, a principal defesa de um porta aviões não é o avião?

Se a Marinha tiver que divulgar a compra de, por exemplo: 3 fragatas ou um porta aviões, e também uma outra coisa, o que mais sairá na impresnsa será as fragatas e o Porta aviões, essa outra coisa sairá meio escondida, mas não significa que não será feita.

abraços

LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#8 Mensagem por LEO » Sáb Ago 21, 2004 4:21 pm

5 ) Fragatas Classe Greenhalgh - SUBSTITUIÇÃO DOS Exocet MM-38 por MM-40 BLOCK 2 .
Todas as 4 ( quatro ) fragatas terão seus Exocet MM-38, substituídos pelos MM-40

Para quando seria essa substituição? Pois já há noticias que brevemente o Block III estará pronto e disponível. Sendo assim, equipariamos nosssas escoltas com uma versão "ultrapassada"...

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Brasileiro
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Brasileiro » Sáb Ago 21, 2004 5:52 pm

Não possuir a versão mais moderna de um míssil não significa necessariamente possuir um míssil "ultrapassado" ou "obsoleto", o fato é que simplesmente não teremos a sua versão mais moderna.
E talvez ainda a Marinha não quis arriscar em um modelo que não se sabe se vai satisfazer a Marinha, ou mesmo ele pode ser caro demais, etc etc etc.
Quem sabe num futuro próximo, possuirmos desse modelo!

falow!

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Sáb Ago 21, 2004 6:27 pm

Brasileiro escreveu:Não possuir a versão mais moderna de um míssil não significa necessariamente possuir um míssil "ultrapassado" ou "obsoleto", o fato é que simplesmente não teremos a sua versão mais moderna.
E talvez ainda a Marinha não quis arriscar em um modelo que não se sabe se vai satisfazer a Marinha, ou mesmo ele pode ser caro demais, etc etc etc.
Quem sabe num futuro próximo, possuirmos desse modelo!

falow!

Concordo!! E as vezes equipamentos e projetos novos precisam de um tempo pra certificação de sua eficiência. Acho prudente a escolha do Block II que já é mais ultilizado e testado, ao inves do Block III que ainda não é tão ultilizado e não se sabe ao certo o seu nível de eficiência. :D
Falow!

Imagem
Fox
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por Fox » Dom Ago 22, 2004 12:56 pm

O MM-40 Exocet Block II está longe de ser considerado um missil ultrapassado! Grande prova disso, é que a MBDA continuará produzindo esse míssil! Aliás, o porjeto do Block II é do inicio da decada de 90!

A maior aplicação do MM-40 Exocet Block III será em baterias costeiras (MM-40 BC), e foi mantida a capacidade de lançamento por navio. Basicamente a maior diferença no sistema de orientação entre o Block II e III e o uso do GPS. Por sinal o Block III terá um precinho um pouco salgado, entre 800 mil e 1 milhão de dólares!

Pelo que me consta, a MB está somente adicionando o lançador (igual da classe Niterói e Inhaúma) que e compatil com o MM-38, MM-40 Block II e III, e ainda não foi noticiando nenhuma compra de novos mísseis (pelo eu desconheço esse fato!). Portanto a MB poderá adquirir tanto o Block II quanto o Block III. Aliás seria interessante se a MB combinassse o uso do Block II (Inhaúma e Niterói ASW) e III (Niterói EG e Greenhalgh) em seus navios, e o Block III e em baterias costeiras (MM-40 BC), retirando de serviço o MM-38(utilizado atualmente na classe Greenhalgh) que já está bastante ultrapassado .

Depois eu comento mais algumas coisa, pois agora estou um pouco sem tempo! :oops:

Falou!!! :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#12 Mensagem por LEO » Dom Ago 22, 2004 1:46 pm

Eu não disse que o MM-40 Exocet Block II é obsoleto, tanto que eu coloquei entre aspas.

O que eu quis dizer, é que se o plano da MB é para ter até 2019 um novo missil anti-navio, que este seja o melhor disponível.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Sniper » Dom Ago 22, 2004 3:20 pm

LEO escreveu:Eu não disse que o MM-40 Exocet Block II é obsoleto, tanto que eu coloquei entre aspas.

O que eu quis dizer, é que se o plano da MB é para ter até 2019 um novo missil anti-navio, que este seja o melhor disponível.

2004 à 2019!! não necessáriamente 2019!! Provavelmente a adoção destes sistemas deve ocorrer até 2010(Espero!!) !! :D Até 2019, seria a incorporação de novas escoltas e compras de ocasião!! :D

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#14 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 22, 2004 4:25 pm

Fox escreveu:O MM-40 Exocet Block II está longe de ser considerado um missil ultrapassado! Grande prova disso, é que a MBDA continuará produzindo esse míssil! Aliás, o porjeto do Block II é do inicio da decada de 90!

A maior aplicação do MM-40 Exocet Block III será em baterias costeiras (MM-40 BC), e foi mantida a capacidade de lançamento por navio. Basicamente a maior diferença no sistema de orientação entre o Block II e III e o uso do GPS. Por sinal o Block III terá um precinho um pouco salgado, entre 800 mil e 1 milhão de dólares!

Pelo que me consta, a MB está somente adicionando o lançador (igual da classe Niterói e Inhaúma) que e compatil com o MM-38, MM-40 Block II e III, e ainda não foi noticiando nenhuma compra de novos mísseis (pelo eu desconheço esse fato!). Portanto a MB poderá adquirir tanto o Block II quanto o Block III. Aliás seria interessante se a MB combinassse o uso do Block II (Inhaúma e Niterói ASW) e III (Niterói EG e Greenhalgh) em seus navios, e o Block III e em baterias costeiras (MM-40 BC), retirando de serviço o MM-38 (utilizado atualmente na classe Greenhalgh) que já está bastante ultrapassado .

Depois eu comento mais algumas coisa, pois agora estou um pouco sem tempo! :oops:

Exatamente!!!

O MM-40 Block III terá seu sistema de guiagem praticamente idêntico ao do Block II. Como o Fox comentou, ele acrescenta o uso do GPS. E algumas melhorias naturais, como melhores condições de ECCM. Mas, no mais, o Block II é extremamente moderno. A única deficiência dele é a sua propulsão (problema que será corrigido no Block III), que é por foguete sólido, sendo que o padrão da classe é o uso de microturbinas, em geral na faixa de 300 Kg de empuxo...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Fox » Dom Ago 22, 2004 4:54 pm

LEO escreveu:Eu não disse que o MM-40 Exocet Block II é obsoleto, tanto que eu coloquei entre aspas.

Mais a adição dos novos lançadores já está sendo feita, portanto ninguém está cogitando um futuro ainda distante (2019)! Por sinal em 2019 a classe Greenhalgh já deverá estar no ferro-velho, ou com alguma sorte, quem sabe vire coral! Então não existe nenhum problema em equipar a classe Greenhalgh com MM-40 Block II! Outra coisa, mesmo com a compra de mais um lote adicionais do Block II, não impossibilita a compra de algumas unidades do Block III, já que o lançador e o mesmo! Então quem sabe a MB não disponibiliza um orçamento extra, e compra algumas unidades(entre 10 e 16 mísseis) do Block III para equipar as fragatas de emprego geral (as duas Niterói e as quatros Greenhalgh), ou pelo menos parte delas (pelo menos duas unidades).

Na minha opinião, a MB deveria adquirir uma quantidade significativa do Block III quanto começar a entrar em serviço as nossas “novas” escoltas (novas ou usadas), e o Block II seria estocando aos poucos (parecido com o quem vem acontecendo com o MM- 38 ). Com isso teríamos tempo suficiente para analisarmos o Block III, verificando então se esse míssil e realmente isso tudo que nos esperamos! Caso não seja (coisa que acho improvável!) teríamos outras opções no mercado.

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Responder