MM-40 Block III

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

MM-40 Block III

#1 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Ago 14, 2004 3:45 pm

Status of programme

First flight tests of the Exocet Block 3 are scheduled for 2006 . Initial production deliveries are planned from 2006 once the trials and development phase have been completed.

Pra quem disse que o Exocet MM-40 Block III demoraria muito para ficar disponível, esse trecho do site da MBDA (http://www.mbda.net/site/FO/scripts/siteFO_contenu.php?lang=EN&noeu_id=108 ) mostra que na verdade ele está bem próximo da realidade.

Aliás, para trasnformar o MM-40 Block III em AM/SM-39 "Block III" é quase trivial... Daí que ele passa à ser uma ótima opção para equipar tanto os meios navais (Fragatas e Corvetas), quanto os aéreos (P-3Br e A-1M), além dos submarinos (SM-39 no Tupi/Tikuna, e posteriormente o SMB-10 e SNA).

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por LEO » Sáb Ago 14, 2004 4:07 pm

Boa notícia.

Mas acho que se os testes se iniciarão em 2006, as primeiras unidades vendidas para seus clientes nao deverá ser efetuada ainda em 2006. Se os resultados dos testes forem favoráveis, talvez em 2007 já possamos ter MM-40 Exocet Block III em uso em algumas marinhas.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Fox
Sênior
Sênior

Re: MM-40 Block III

#3 Mensagem por Fox » Sáb Ago 14, 2004 9:18 pm

Fala André,

FinkenHeinle escreveu:Pra quem disse que o Exocet MM-40 Block III demoraria muito para ficar disponível, esse trecho do site da MBDA (http://www.mbda.net/site/FO/scripts/siteFO_contenu.php?lang=EN&noeu_id=108 ) mostra que na verdade ele está bem próximo da realidade.

Bom eu vou responder, porque eu sei que esse “quem” sou eu mesmo! :lol:

Primeiramente gostaria de fazer duas perguntas:

Em algum momento eu duvidei da existência do MM-40 Exocet BLOCK III? Eu mencionei que o MM-40 Exocet BLOCK III demoraria muito tempo para estar operacional?

Eu nunca disse nada disso, e se você entendeu assim, entendeu errado! Disse sim, que existe uma especulação que o próximo vetor do tipo a ser desenvolvido, poderá ser um novo Exocet lançado de submarino. Mais como eu disse, é somente uma especulação!

Ah só um detalhe, eu mencionei que a MB na minha opinião, poderia adquirir algumas unidades do MM-40 Block III, e utilizar em conjunto com os atuais Block II, porque não existe nenhum impedimento, já que o lançador e mesmo! Portanto, sempre acreditei no projeto do MM-40 Block III!

Sem contar o seguinte, o projeto do AM-39 Exocet block II (míssil comercializado atualmente, o mesmo utilizado pela MB) e da década de 90, portanto, e um projeto relativamente novo. Assim como o AM-39, o SM-39 também é relativamente moderno (projetos quase da mesma época!).

FinkenHeinle escreveu:Aliás, para trasnformar o MM-40 Block III em AM/SM-39 "Block III" é quase trivial... Daí que ele passa à ser uma ótima opção para equipar tanto os meios navais (Fragatas e Corvetas), quanto os aéreos (P-3Br e A-1M), além dos submarinos (SM-39 no Tupi/Tikuna, e posteriormente o SMB-10 e SNA).

É trivial, mais eu nunca vi nenhuma noticia dizendo que a MBDA está desenvolvendo o “AM-39 Block III”! Uma coisa comum que acontece na Europa e EUA, é que os projeto são anunciados como um bom tempo de antecedência, assim como aconteceu com o MM-40 Block III, mais até agora nada de AM-39 Block III.

A MBDA vai desenvolver o AM-39 Block III? Provavelmente vai, mais do ritmo que está o MM-40 Block III, esse AM-39 Block III não sairá antes de 2010! Quem sabe antes de 2015! Ah, só um detalhe, em 2008 já estarão sendo entregues os P-3 e os primeiros lotes de AMX, portanto os primeiros mísseis também terão que ser adquiridos na mesma época. Coincidência ou não, nessa mesma época estará entrando em serviço o MM-40 Block III, então restará a FAB e MB comprar uma promessa (AM-39 Block III), ou vai ter que partir para um projeto já existente (Harpoon, RBS-15F, AM-39 Exocet BLOCK II, etc). Bom a minha opinião eu já dei em outro tópico, então não vejo necessidade de repetir novamente!

Até mais................................................

Fox :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Fox
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Fox » Dom Ago 22, 2004 1:14 pm

Uma noticias sobre a possível nova versão do Exocet lançado por submarino:

Marinha Portuguesa escolhe armamento para os submarinos

A escolha de que tipo de torpedos irá armar os dois submarinos U209PN adquiridos por Portugal ao German Submarine Consortium recaiu sobre o torpedo antinavio Atlas Elektronik GmbH DM2A4. A marinha Portuguesa demonstrou vontade de adotar para os dois submarinos um sistema lança-mísseis, sem no entanto afirmar que U2009PN irão de fato dispor desta capacidade. Se isso vier a acontecer, a escolha será feita entre o MBDA Exocet Block 3 e o Boeing Company Harpoon Block 2, ambos de última geração. (Victor Manuel Saraiva Barreira)

Segurança & Defesa

Bom isso prova que eu não estava mentindo, quando falei que possivelmente a próxima versão do Exocet baseada no Block III será a versão lançada por submarino.

Falou!!! :wink:

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Sniper » Dom Ago 22, 2004 3:35 pm

Os subs Portugueses com esses Lança - mísseis Vão ser uma verdadeira máquina de guerra !! :D Quase chegam perto aos nossos!! :shock:

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#6 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 22, 2004 4:20 pm

Sniper escreveu:Os subs Portugueses com esses Lança - mísseis Vão ser uma verdadeira máquina de guerra !! :D Quase chegam perto aos nossos!! :shock:

Negativo,

Se não levarmos em consideração a modernização dos Tupi, que está por vir, então os subs portugueses são mais modernos, mas em menor quantidade...

Já o Tikuna, creio que ele está par à par com os U-209PN...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#7 Mensagem por Sniper » Dom Ago 22, 2004 4:43 pm

FinkenHeinle escreveu:
Sniper escreveu:Os subs Portugueses com esses Lança - mísseis Vão ser uma verdadeira máquina de guerra !! :D Quase chegam perto aos nossos!! :shock:

Negativo,

Se não levarmos em consideração a modernização dos Tupi, que está por vir, então os subs portugueses são mais modernos, mas em menor quantidade...

Já o Tikuna, creio que ele está par à par com os U-209PN...

Fugindo um pouco do assunto, mas o que seria esta modernização??
Quais sistemas /armamentos?? :D

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#8 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 22, 2004 4:49 pm

Sniper escreveu:Já o Tikuna, creio que ele está par à par com os U-209PN...

Quais sistemas /armamentos?? :D[/quote]

Olha, não posso dar certeza, mas creio que seria dotar de capacidade para lançar os mísseis anti-navio, capacidade poara lançar o Torp. 2000, entre outros, como modernizar a suíte de guerra eletrônica, com vários itens nacionais, como MAGE e ECM.

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Fox » Dom Ago 22, 2004 5:28 pm

Quais sistemas /armamentos??

Olha, não posso dar certeza, mas creio que seria dotar de capacidade para lançar os mísseis anti-navio, capacidade poara lançar o Torp. 2000, entre outros, como modernizar a suíte de guerra eletrônica, com vários itens nacionais, como MAGE e ECM.

Alem disso que o André mencionou, tem mais algumas coisas muito importantes a serem feitas. Uma coisa que e comprovada, e que o S-33 Tapajó (ultimo submarinos da classe Tupi) tem desempenho melhor que o Tupi. Na verdade, o Tapajó terá desempenho mais parecido com o Tikuna do que com o Tupi. Isso poderá acontecer (já que isso é somente uma expectativa, pois o Tikuna ainda não está operacional), porque ao longo da construção da classe Tupi, a MB foi aprimorando as tecnologias do projeto, que acabaram sendo aplicada nos próximos submarinos (principalmente o Tapajó e agora no Tikuna). Essas tecnologias seriam basicamente isolamentos acústicos e térmicos.

Até mais..............................................................

Fox :wink:

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Contato: