Fala André,
Bom eu vou responder, porque eu sei que esse “quem” sou eu mesmo!
Primeiramente gostaria de fazer duas perguntas:
Em algum momento eu duvidei da existência do MM-40 Exocet BLOCK III? Eu mencionei que o MM-40 Exocet BLOCK III demoraria muito tempo para estar operacional?
Eu nunca disse nada disso, e se você entendeu assim, entendeu errado! Disse sim, que existe uma especulação que o próximo vetor do tipo a ser desenvolvido, poderá ser um novo Exocet lançado de submarino. Mais como eu disse, é somente uma especulação!
Ah só um detalhe, eu mencionei que a MB na minha opinião, poderia adquirir algumas unidades do MM-40 Block III, e utilizar em conjunto com os atuais Block II, porque não existe nenhum impedimento, já que o lançador e mesmo! Portanto, sempre acreditei no projeto do MM-40 Block III!
Sem contar o seguinte, o projeto do AM-39 Exocet block II (míssil comercializado atualmente, o mesmo utilizado pela MB) e da década de 90, portanto, e um projeto relativamente novo. Assim como o AM-39, o SM-39 também é relativamente moderno (projetos quase da mesma época!).
FinkenHeinle escreveu:Aliás, para trasnformar o MM-40 Block III em AM/SM-39 "Block III" é quase trivial... Daí que ele passa à ser uma ótima opção para equipar tanto os meios navais (Fragatas e Corvetas), quanto os aéreos (P-3Br e A-1M), além dos submarinos (SM-39 no Tupi/Tikuna, e posteriormente o SMB-10 e SNA).
É trivial, mais eu nunca vi nenhuma noticia dizendo que a MBDA está desenvolvendo o “AM-39 Block III”! Uma coisa comum que acontece na Europa e EUA, é que os projeto são anunciados como um bom tempo de antecedência, assim como aconteceu com o MM-40 Block III, mais até agora nada de AM-39 Block III.
A MBDA vai desenvolver o AM-39 Block III? Provavelmente vai, mais do ritmo que está o MM-40 Block III, esse AM-39 Block III não sairá antes de 2010! Quem sabe antes de 2015! Ah, só um detalhe, em 2008 já estarão sendo entregues os P-3 e os primeiros lotes de AMX, portanto os primeiros mísseis também terão que ser adquiridos na mesma época. Coincidência ou não, nessa mesma época estará entrando em serviço o MM-40 Block III, então restará a FAB e MB comprar uma promessa (AM-39 Block III), ou vai ter que partir para um projeto já existente (Harpoon, RBS-15F, AM-39 Exocet BLOCK II, etc). Bom a minha opinião eu já dei em outro tópico, então não vejo necessidade de repetir novamente!
Até mais................................................
Fox