É assim que se voa no Exército
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
É assim que se voa no Exército
Ontem, último vôo de maneabilidade de fração de helicópteros do Estágio de Pilotagem Tática deste ano.
Briefing de pista debaixo de chuva, sempre uma aeronave com algum probleminha, a correria para trocar o material para o Esquilo reserva.
Macacão encharcado, partida das aeronaves a comando, decolagem da pista, cinco aeronaves em formação (a minha era a 4). Chuva o tempo todo, o limpador de pára-brisas que funciona descoordenado um do outro querendo nos tirar o sério.
O primeiro trecho da pista era feito em NBA, a uns 300 ft do solo. Treinamos as formações (coluna, linha, cunha, etc). Os alunos a toda a hora querendo nos matar (de susto ou batendo nos outros helicópteros mesmo).
Um trecho curto em vôo de contorno (uns 50 ft do solo) e entramos no vôo desenfiado. Formação em coluna, dez rotores entre as aeronaves, cinco metros do solo.
Continuava chovendo, a visibilidade estava dentro dos limites mas não estava lá essas coisas. Falar no rádio, navegar sem ver muito do terreno à frente, tomar cuidado com os urubus (nem na chuva eles param de tentar bater na gente) e com os fios das fazendas aqui no setor sul de Taubaté. Além disso, encher o saco do aluno o tempo todo.
O vôo era para ter durado 1h30, com diversos "incidentes": inimigo terrestre, inimigo aéreo, dispersão das aeronaves, ocupação de zonas de reunião, pouso de assalto, etc.
Pouco depois de uma hora de vôo, o tempo fechou de vez. Terminamos o exercício ali mesmo e começamos a retornar a Taubaté pelo Corredor Tático Una (como a nossa Base é cercada por elevações por todos os lados, temos alguns corredores previamente reconhecidos, sem fios ou outros obstáculos, onde podermos voar praticamente colado ao chão e chegar à base com tempo ruim).
Já bem perto, o corredor tático fechou também. Fizemos uma meia volta e fomos voando devagar, um bem perto do outro, procurando alguma passagem por entre as elevações. Descobrimos que era uma nuvem localizada e, logo depois que conseguimos ultrapassar a primeira elevação, conseguimos ver Taubaté. O tempo não estava bom, continuava chovendo (eu já com vontade de arrancar o limpador de pára-brisa que não funciona coordenado), mas dava para pousar com segurança.
Pouso em formação na pista, táxi, corte a comando, os rotores das cinco aeronaves param juntinhos.
Como disse meu colega, "cada vôo é um vôo". No dia anterior havíamos feito o mesmo vôo, com tempo excelente e outros tipos de imprevistos.
Tem um amigo nosso que vive falando das aeronaves de moça e que a AvEx parece um aeroclube. Esse era um bom vôo para ele ter participado.
Aeroclube é o c...
Abraços,
Briefing de pista debaixo de chuva, sempre uma aeronave com algum probleminha, a correria para trocar o material para o Esquilo reserva.
Macacão encharcado, partida das aeronaves a comando, decolagem da pista, cinco aeronaves em formação (a minha era a 4). Chuva o tempo todo, o limpador de pára-brisas que funciona descoordenado um do outro querendo nos tirar o sério.
O primeiro trecho da pista era feito em NBA, a uns 300 ft do solo. Treinamos as formações (coluna, linha, cunha, etc). Os alunos a toda a hora querendo nos matar (de susto ou batendo nos outros helicópteros mesmo).
Um trecho curto em vôo de contorno (uns 50 ft do solo) e entramos no vôo desenfiado. Formação em coluna, dez rotores entre as aeronaves, cinco metros do solo.
Continuava chovendo, a visibilidade estava dentro dos limites mas não estava lá essas coisas. Falar no rádio, navegar sem ver muito do terreno à frente, tomar cuidado com os urubus (nem na chuva eles param de tentar bater na gente) e com os fios das fazendas aqui no setor sul de Taubaté. Além disso, encher o saco do aluno o tempo todo.
O vôo era para ter durado 1h30, com diversos "incidentes": inimigo terrestre, inimigo aéreo, dispersão das aeronaves, ocupação de zonas de reunião, pouso de assalto, etc.
Pouco depois de uma hora de vôo, o tempo fechou de vez. Terminamos o exercício ali mesmo e começamos a retornar a Taubaté pelo Corredor Tático Una (como a nossa Base é cercada por elevações por todos os lados, temos alguns corredores previamente reconhecidos, sem fios ou outros obstáculos, onde podermos voar praticamente colado ao chão e chegar à base com tempo ruim).
Já bem perto, o corredor tático fechou também. Fizemos uma meia volta e fomos voando devagar, um bem perto do outro, procurando alguma passagem por entre as elevações. Descobrimos que era uma nuvem localizada e, logo depois que conseguimos ultrapassar a primeira elevação, conseguimos ver Taubaté. O tempo não estava bom, continuava chovendo (eu já com vontade de arrancar o limpador de pára-brisa que não funciona coordenado), mas dava para pousar com segurança.
Pouso em formação na pista, táxi, corte a comando, os rotores das cinco aeronaves param juntinhos.
Como disse meu colega, "cada vôo é um vôo". No dia anterior havíamos feito o mesmo vôo, com tempo excelente e outros tipos de imprevistos.
Tem um amigo nosso que vive falando das aeronaves de moça e que a AvEx parece um aeroclube. Esse era um bom vôo para ele ter participado.
Aeroclube é o c...
Abraços,
Carpe noctem!
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: É assim que se voa no Exército
Fantástico, Piffer! Filmou?
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Re: É assim que se voa no Exército
Não... Cada aeronave só estava com um instrutor e um aluno.
Editado pela última vez por Piffer em Qua Abr 09, 2008 11:33 pm, em um total de 1 vez.
Carpe noctem!
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: É assim que se voa no Exército
Poxa que pena! Mas o relato já foi show de bola! 

Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Tem um amigo nosso que vive falando das aeronaves de moça e que a AvEx parece um aeroclube. Esse era um bom vôo para ele ter participado.
Posso ser esse cara!!!!?! Eu moro perto!!!
Posso ser esse cara!!!!?! Eu moro perto!!!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Avançado
- Mensagens: 468
- Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
- Agradeceu: 45 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
O Moloide que falou isso é do DB piffer?
Depois dos Comandos
os Pilotos da Avex são tarja preta
Tem um camarada lá do 4 Manaus, que sempre tenta matar um Comandos do EB ou Comanfs do coração. ( O Urubu as arvores que ten que sair da frente!
Como o Vinicius falou, você filmo?
Vlws Abraços
Depois dos Comandos


Tem um camarada lá do 4 Manaus, que sempre tenta matar um Comandos do EB ou Comanfs do coração. ( O Urubu as arvores que ten que sair da frente!

Como o Vinicius falou, você filmo?
Vlws Abraços
Re: É assim que se voa no Exército
Puxa, Piffer, que relato bacana!
Merecia até virar coluna de revista: "Voando com o Piffer", que tal?
![Maneiro [000]](./images/smilies/000.gif)
Merecia até virar coluna de revista: "Voando com o Piffer", que tal?
![Maneiro [000]](./images/smilies/000.gif)
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Bom, MB Piffer.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Mensagens: 1521
- Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8410
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 418 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Bom relato Piffer!
PS: Tomei café da manhã com um companheiro da aviação, acho que o nome dele era Dória. Ten Cel piloto de Cougar... tava trazendo uns generais aqui pra região. Falou bem de ti.
PS2: Não perguntei nada sobre a performance do cougar na selva, ou sobre a condensação. Estávamos comendo, e o assunto era outro.
PS: Tomei café da manhã com um companheiro da aviação, acho que o nome dele era Dória. Ten Cel piloto de Cougar... tava trazendo uns generais aqui pra região. Falou bem de ti.
PS2: Não perguntei nada sobre a performance do cougar na selva, ou sobre a condensação. Estávamos comendo, e o assunto era outro.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Sênior
- Mensagens: 922
- Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
- Localização: Minas Gerais - Brasil
Re: É assim que se voa no Exército
Chocante

Cadê o filminho




Cadê o filminho



Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4848
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Vibrante!!! Mas tenho que parar de ler os relatos do Piffer... Saber que eu não vou poder mais pilotar a alguns metros do solo me deixa meio depressivo...

O jeito é juntar uma grana, comprar um jogo de joystick com direito a coletivo e me contentar com o voo virtual...



O jeito é juntar uma grana, comprar um jogo de joystick com direito a coletivo e me contentar com o voo virtual...
The cake is a lie...
- Gerson Victorio
- Sênior
- Mensagens: 2317
- Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
- Localização: Campo Grande - MS
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Um vídeo que poderia ser algo "parecido" com o vôo descrito
http://www.patricksaviation.com/videos/pifferm/536/
Gerson
http://www.patricksaviation.com/videos/pifferm/536/
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4848
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Esse vídeo é do próprio Piffer... Mas nesse o clima ta bom, visibilidade beeem alta.
The cake is a lie...
- crubens
- Sênior
- Mensagens: 1864
- Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
- Localização: Fortaleza, Ce
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Re: É assim que se voa no Exército
Muito boa a narrativa Piffer, me senti dentro do helicóptero.
Parabéns![[009]](./images/smilies/009.gif)
Brasil acima de tudo!!
Parabéns
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Brasil acima de tudo!!
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
