Jovem militar de 23 anos morre fazendo natação: socorro demorou 11 minutos
Três Corações - O Comando da Escola de Sargento das Armas (ESA) do Exército, em Três Corações (MG), instaurou inquérito policial-militar para apurar a morte de seu aluno Vladimir de Souza Pereira Vieira, 23 anos, sábado. Negão — como era conhecido por amigos de Irajá, onde morava — morreu afogado em circunstâncias suspeitas durante prova de corrida e natação. O jovem era estudante aplicado e estava acostumado a atividades físicas.
O aluno do curso de formação de sargentos morreu no lago Atalaia do Clube dos Sargentos do Exército após nadar apenas 50 dos 400 metros do percurso. Os bombeiros chegaram ao local quando o militar já estava há 11 minutos submerso.
Segundo o Comando da ESA, após o resgate, foram aplicados os primeiros socorros, e em seguida, Vladimir foi levado ao Hospital São Sebastião. O laudo da autópsia do corpo do estudante sairá na próxima semana. O Comando Militar do Leste informou em nota que vai acompanhas as investigações. “É por riscos como este que a carreira militar difere, e muito, das demais”, contou ao O Dia o oficial que acompanhou a morte do aluno e não quis se identificar.
O corpo de Vladimir foi trasladado ao Rio, por solicitação da família, onde foi sepultado com honras militares no Cemitério de Irajá. Hoje, às 17h30, familiares lembrarão uma semana de morte do rapaz, em missa na Paróquia de Nossa Senhora do Divino Amor, em Irajá, onde ele atuava como cerimoniário — quem coordena todo o serviço do altar.
Vladimir era conhecido pelos amigos do curso como guerreiro, já que sempre era voluntário para trabalhos na escola. No site de relacionamentos Orkut foi criada comunidade para homenageá-lo. “Vladimir, saudades eternas” tinha ontem mais de 90 membros.
“Eu o vi partir para Minas Gerais com um objetivo e a promessa de retornar. Infelizmente nós não o vimos completar o curso. Não por incapacidade dele, mas porque Deus achou que não era isso que deveria acontecer”, escreveu o primo de Vladimir, Leandro Souza Pereira.
“Ele era uma pessoa muito tranqüila e saudável. Era o irmão que eu não tive. Só gostava de ir à igreja. Até agora estamos sem entender o que aconteceu. Ele não tinha problemas cardíacos”, contou William Ribeiro de Oliveira Junior, 23, com quem Vladimir estudou durante a preparação para a prova do curso de formação de sargentos. Procurados por O Dia, familiares de Vladimir Vieira se recusaram a comentar o episódio.
http://odia.terra.com.br/brasil/htm/jov ... 165813.asp
Eu faço a pergunta: é normal nas forças armadas do exterior um militar morrer sem nem ir pro campo de batalha, morrer em treinamento, instrução? Aqui no Brasil, quase todo ano tem um que morre.
Meus pêsames a família deste guerreiro