Caça da FAB destelha casas de vizinhos de aeroporto no PR
Publicada em 03/03/2008 às 13h36m
Gazeta do Povo Online
CURITIBA - Os moradores da Rua Otávio Palhares, que fica perto do Aeroporto de Londrina, na zona leste do município, levaram um grande susto na tarde de domingo. O sobrevôo de um caça-bombardeiro da Força Aérea Brasileira (FAB) provocou tremor e destelhou algumas casas da da região.
Na casa de José Caldeira, as telhas partiram e voaram, caindo na casa vizinha. Em outra, a imagem de uma santa pendurada na parede quase caiu em cima de um bebê.
- Eu achei que tinha caído um avião - disse o morador Waldir Piedade, cuja casa foi atingida pelas telhas da residência de Caldeira.
- Dia de domingo, minha neta sempre brinca aqui. A sorte é que ela não veio - afirmou.
Na casa de Rosemary da Silva todos se assustaram com o barulho do caça:
- Eu estava na cozinha e ouvi aquele barulhão. Os vidros ficaram tremendo. Quando eu saí de casa, todo mundo também tinha saído assustado com o que tinha acontecido. Parecia que um avião tinha caído. Mas ele passou tão rápido que nem deu para a gente ver. No sábado parece que o mesmo avião passou por aqui, fazendo um barulho forte, mas estava mais alto. Domingo foi muito mais forte, acho que o avião passou muito baixo - contou.
Após o incidente, os moradores ligaram para a Infraero pedindo explicações. O encarregado de operações do órgão, Jair Dalaqua, foi até a rua, verificou o que tinha acontecido, tirou fotografias e anotou os nomes dos moradores que sofreram danos. Ele explicou que o barulho tinha sido causado pelo sobrevôo de um caça AMX da FAB.
- Ele só sobrevoou, não chegou a pousar. A informação que temos é que estava vindo de Campo Grande (MS) e indo em direção à base em Santa Maria (RS). Estou fazendo um relatório e nesta segunda-feira tudo será passado à Coordenadoria de Navegação, à Infraero e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) - afirmou.
Após o susto, os moradores reclamaram que é comum aviões voarem baixo pela região.
- Em função disso, as casas aqui estão todas rachadas, pois é muito tremor - acusa Rosemary.
Realmente foi impressionante. Deu para ver os rebites da fuselagem.
Eu já tinha visto dois F5 dar um rasante em Foz do Iguaçu e foi assutador, mas o piloto desse AMX abusou.
Será que tinha algum problema técnico ou decidiu tirar uma "fina"?
A FAB até agora não deu detalhes. Alguém já viu algum caso parecido?
De arrancar telhas eu nunca tinha visto.