Página 1 de 2

Weapon Systems Officer WSO Electronic Warfare Officer EWO

Enviado: Qui Fev 07, 2008 8:46 pm
por soultrain
Boas,

O Rio (Radar Intercept Officer) WSO ou EWO é basicamente o gajo que vai atrás, mas que até pode ser o comandante da missão e o piloto ser apenas o "motorista". Hoje com a qualidade e quantidade de sensores, existem inúmeras informações e equipamentos para operar, por outro lado cada vez mais existem ajudas para tratar e mostrar de maneira simples estas informações.

Uma das maiores criticas que ouvi da nova geração de caças, foi de um oficial da USAF, piloto. Ele afirmou que o F-22 e F-35 não terem versões bilugares e em bom numero, foi um erro e uma vitória do marketing dos fabricantes. Lembrei-me disto novamente quando pensava no que aconteceria se a FAB recebesse uns SU-30.

Qual a vossa opinião?

[[]]'s

Enviado: Qui Fev 07, 2008 9:44 pm
por Jacobs
F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?

Enviado: Qui Fev 07, 2008 9:53 pm
por soultrain
É isso mesmo,

Quais as vantagens de um só piloto, num caça pesado?

Existe dificuldade em ter homens bem treinados nesta função, podem ganhar muito mais no mercado civil.

A aeronave fica mais barata e liberta espaço.

Fica mais barato o treino.

Fica mais barato a hora de voo.

Em caso de perca da aeronave só se perde um piloto muito caro e bem treinado.

Ou seja só factorees económicos, eu não vejo nenhum operacional.

[[]]'s

Enviado: Qui Fev 07, 2008 9:53 pm
por Glauber Prestes
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!

Enviado: Qui Fev 07, 2008 9:54 pm
por soultrain
A primeira pergunta é: Onde está o botão de reset? :twisted:

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:13 pm
por Poti Camarão
Lembra o velho ditado: um é pouco, dois é bom, três é demais...

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:30 pm
por Jacobs
glauberprestes escreveu:
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!


Espero que tenha um Ctrl+Alt+Del la... :lol:

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:41 pm
por zela
glauberprestes escreveu:
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!


Só um off-topic rapidinho, já que você citou esse negócio de computador: em 2006, se não me engano, o computador de um F-22 se recusou a abrir a carlinga. Depois de inúmeras tentativas, resolveram cortar a carlinga para tirar o piloto lá de dentro. O camarada esperou 5 horas sentado dentro do cockpit esperando o pessoal o tirar lá.

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:44 pm
por soultrain
Já aconteceu com um F-16 nosso, serrar foi a solução para o F-22 e para o F-16.

[[]]'s

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:45 pm
por Glauber Prestes
zela escreveu:
glauberprestes escreveu:
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!


Só um off-topic rapidinho, já que você citou esse negócio de computador: em 2006, se não me engano, o computador de um F-22 se recusou a abrir a carlinga depois de pousar. Depois de inúmeras tentativas, resolveram cortar a carlinga para tirar o piloto lá de dentro. O camarada esperou 5 horas sentado dentro do cockpit esperando o pessoal o tirar lá de dentro.
É desse tipo de coisa que eu tô falando... imagina se o computador se recusa a dispara um míssil, ou julga que um alvo x não é alvo?

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:47 pm
por soultrain
Por isso ainda se usa o canhão.

[[]]'s

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:51 pm
por Glauber Prestes
soultrain escreveu:Por isso ainda se usa o canhão.

[[]]'s
Que tem acionamento eletrônico.

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:51 pm
por zela
Mas o ideal seria mesmo dois pilotos; desconcentraria mais as tarefas, estressando menos o piloto. Talvez até aumentariam as chances de sucesso de uma missão, já que o mesmo estaria com menos tarefas pra pensar, acho eu.

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:53 pm
por Glauber Prestes
Só quero lembrar que não sou contra acionamentos eletrônicos. É só que tá tudo ficando eletrônico.

Enviado: Sex Fev 08, 2008 9:49 am
por Degan
Faltó el F-16I Soufa....