Weapon Systems Officer WSO Electronic Warfare Officer EWO
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Weapon Systems Officer WSO Electronic Warfare Officer EWO
Boas,
O Rio (Radar Intercept Officer) WSO ou EWO é basicamente o gajo que vai atrás, mas que até pode ser o comandante da missão e o piloto ser apenas o "motorista". Hoje com a qualidade e quantidade de sensores, existem inúmeras informações e equipamentos para operar, por outro lado cada vez mais existem ajudas para tratar e mostrar de maneira simples estas informações.
Uma das maiores criticas que ouvi da nova geração de caças, foi de um oficial da USAF, piloto. Ele afirmou que o F-22 e F-35 não terem versões bilugares e em bom numero, foi um erro e uma vitória do marketing dos fabricantes. Lembrei-me disto novamente quando pensava no que aconteceria se a FAB recebesse uns SU-30.
Qual a vossa opinião?
[[]]'s
O Rio (Radar Intercept Officer) WSO ou EWO é basicamente o gajo que vai atrás, mas que até pode ser o comandante da missão e o piloto ser apenas o "motorista". Hoje com a qualidade e quantidade de sensores, existem inúmeras informações e equipamentos para operar, por outro lado cada vez mais existem ajudas para tratar e mostrar de maneira simples estas informações.
Uma das maiores criticas que ouvi da nova geração de caças, foi de um oficial da USAF, piloto. Ele afirmou que o F-22 e F-35 não terem versões bilugares e em bom numero, foi um erro e uma vitória do marketing dos fabricantes. Lembrei-me disto novamente quando pensava no que aconteceria se a FAB recebesse uns SU-30.
Qual a vossa opinião?
[[]]'s
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
É isso mesmo,
Quais as vantagens de um só piloto, num caça pesado?
Existe dificuldade em ter homens bem treinados nesta função, podem ganhar muito mais no mercado civil.
A aeronave fica mais barata e liberta espaço.
Fica mais barato o treino.
Fica mais barato a hora de voo.
Em caso de perca da aeronave só se perde um piloto muito caro e bem treinado.
Ou seja só factorees económicos, eu não vejo nenhum operacional.
[[]]'s
Quais as vantagens de um só piloto, num caça pesado?
Existe dificuldade em ter homens bem treinados nesta função, podem ganhar muito mais no mercado civil.
A aeronave fica mais barata e liberta espaço.
Fica mais barato o treino.
Fica mais barato a hora de voo.
Em caso de perca da aeronave só se perde um piloto muito caro e bem treinado.
Ou seja só factorees económicos, eu não vejo nenhum operacional.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8409
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 415 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E
Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.
Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
glauberprestes escreveu:É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E
Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.
Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
Espero que tenha um Ctrl+Alt+Del la...

- zela
- Sênior
- Mensagens: 2485
- Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
- Localização: Paraná
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 75 vezes
glauberprestes escreveu:É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E
Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.
Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
Só um off-topic rapidinho, já que você citou esse negócio de computador: em 2006, se não me engano, o computador de um F-22 se recusou a abrir a carlinga. Depois de inúmeras tentativas, resolveram cortar a carlinga para tirar o piloto lá de dentro. O camarada esperou 5 horas sentado dentro do cockpit esperando o pessoal o tirar lá.
Editado pela última vez por zela em Qui Fev 07, 2008 10:48 pm, em um total de 2 vezes.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8409
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 415 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
É desse tipo de coisa que eu tô falando... imagina se o computador se recusa a dispara um míssil, ou julga que um alvo x não é alvo?zela escreveu:glauberprestes escreveu:É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E
Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.
Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
Só um off-topic rapidinho, já que você citou esse negócio de computador: em 2006, se não me engano, o computador de um F-22 se recusou a abrir a carlinga depois de pousar. Depois de inúmeras tentativas, resolveram cortar a carlinga para tirar o piloto lá de dentro. O camarada esperou 5 horas sentado dentro do cockpit esperando o pessoal o tirar lá de dentro.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8409
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 415 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
Que tem acionamento eletrônico.soultrain escreveu:Por isso ainda se usa o canhão.
[[]]'s
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- zela
- Sênior
- Mensagens: 2485
- Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
- Localização: Paraná
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 75 vezes
Mas o ideal seria mesmo dois pilotos; desconcentraria mais as tarefas, estressando menos o piloto. Talvez até aumentariam as chances de sucesso de uma missão, já que o mesmo estaria com menos tarefas pra pensar, acho eu.
Editado pela última vez por zela em Qui Fev 07, 2008 10:53 pm, em um total de 1 vez.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8409
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 415 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
Só quero lembrar que não sou contra acionamentos eletrônicos. É só que tá tudo ficando eletrônico.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.