Weapon Systems Officer WSO Electronic Warfare Officer EWO

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Weapon Systems Officer WSO Electronic Warfare Officer EWO

#1 Mensagem por soultrain » Qui Fev 07, 2008 8:46 pm

Boas,

O Rio (Radar Intercept Officer) WSO ou EWO é basicamente o gajo que vai atrás, mas que até pode ser o comandante da missão e o piloto ser apenas o "motorista". Hoje com a qualidade e quantidade de sensores, existem inúmeras informações e equipamentos para operar, por outro lado cada vez mais existem ajudas para tratar e mostrar de maneira simples estas informações.

Uma das maiores criticas que ouvi da nova geração de caças, foi de um oficial da USAF, piloto. Ele afirmou que o F-22 e F-35 não terem versões bilugares e em bom numero, foi um erro e uma vitória do marketing dos fabricantes. Lembrei-me disto novamente quando pensava no que aconteceria se a FAB recebesse uns SU-30.

Qual a vossa opinião?

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#2 Mensagem por Jacobs » Qui Fev 07, 2008 9:44 pm

F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?




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#3 Mensagem por soultrain » Qui Fev 07, 2008 9:53 pm

É isso mesmo,

Quais as vantagens de um só piloto, num caça pesado?

Existe dificuldade em ter homens bem treinados nesta função, podem ganhar muito mais no mercado civil.

A aeronave fica mais barata e liberta espaço.

Fica mais barato o treino.

Fica mais barato a hora de voo.

Em caso de perca da aeronave só se perde um piloto muito caro e bem treinado.

Ou seja só factorees económicos, eu não vejo nenhum operacional.

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#4 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 07, 2008 9:53 pm

Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!




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#5 Mensagem por soultrain » Qui Fev 07, 2008 9:54 pm

A primeira pergunta é: Onde está o botão de reset? :twisted:





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#6 Mensagem por Poti Camarão » Qui Fev 07, 2008 10:13 pm

Lembra o velho ditado: um é pouco, dois é bom, três é demais...




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#7 Mensagem por Jacobs » Qui Fev 07, 2008 10:30 pm

glauberprestes escreveu:
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!


Espero que tenha um Ctrl+Alt+Del la... :lol:




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#8 Mensagem por zela » Qui Fev 07, 2008 10:41 pm

glauberprestes escreveu:
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
É a confiança de que o computador fará o serviço. Fico com o pé atrás nessas coisas... Imagina você entrando num F-22, e do lado do cockpit tem dois adesivinhos: "Intel Inside", e "Windows Vista Basic Edition"!!!!


Só um off-topic rapidinho, já que você citou esse negócio de computador: em 2006, se não me engano, o computador de um F-22 se recusou a abrir a carlinga. Depois de inúmeras tentativas, resolveram cortar a carlinga para tirar o piloto lá de dentro. O camarada esperou 5 horas sentado dentro do cockpit esperando o pessoal o tirar lá.




Editado pela última vez por zela em Qui Fev 07, 2008 10:48 pm, em um total de 2 vezes.
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#9 Mensagem por soultrain » Qui Fev 07, 2008 10:44 pm

Já aconteceu com um F-16 nosso, serrar foi a solução para o F-22 e para o F-16.

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#10 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 07, 2008 10:45 pm

zela escreveu:
glauberprestes escreveu:
Jacobs escreveu:F-4, F-14, Mig-31, Su-30, F-15E

Todos são biplace, e todos estão entre os melhores interceptadores de suas respectivas épocas.

Será que a eletrônica e a fusão de sensores pode realmente fazer o piloto se concentrar mais na missão, do que no vôo?
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Só um off-topic rapidinho, já que você citou esse negócio de computador: em 2006, se não me engano, o computador de um F-22 se recusou a abrir a carlinga depois de pousar. Depois de inúmeras tentativas, resolveram cortar a carlinga para tirar o piloto lá de dentro. O camarada esperou 5 horas sentado dentro do cockpit esperando o pessoal o tirar lá de dentro.
É desse tipo de coisa que eu tô falando... imagina se o computador se recusa a dispara um míssil, ou julga que um alvo x não é alvo?




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#11 Mensagem por soultrain » Qui Fev 07, 2008 10:47 pm

Por isso ainda se usa o canhão.

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#12 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 07, 2008 10:51 pm

soultrain escreveu:Por isso ainda se usa o canhão.

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Que tem acionamento eletrônico.




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#13 Mensagem por zela » Qui Fev 07, 2008 10:51 pm

Mas o ideal seria mesmo dois pilotos; desconcentraria mais as tarefas, estressando menos o piloto. Talvez até aumentariam as chances de sucesso de uma missão, já que o mesmo estaria com menos tarefas pra pensar, acho eu.




Editado pela última vez por zela em Qui Fev 07, 2008 10:53 pm, em um total de 1 vez.
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#14 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 07, 2008 10:53 pm

Só quero lembrar que não sou contra acionamentos eletrônicos. É só que tá tudo ficando eletrônico.




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#15 Mensagem por Degan » Sex Fev 08, 2008 9:49 am

Faltó el F-16I Soufa....




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