Ruptura de contato e retraimento sob pressão

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

Ruptura de contato e retraimento sob pressão

#1 Mensagem por Piffer » Sex Fev 01, 2008 11:02 pm

Piffer escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Ruptura de contacto-Ejercito Argentino Escuela infanteria:

http://br.youtube.com/watch?v=IKk-eGUsUo0

Muito legal esse exercício. Tem um vídeo no Youtube de uns SEALs fazendo a mesma coisa no meio de uma mata.

Nunca fiz isso na AMAN, mas acabei fazendo coisas parecidas na tropa.

Achei que poderiam ter mais gente atirando, não apenas dois.

Abraços,

Piffer escreveu:O vídeo dos SEALs que eu falei era este aqui: http://br.youtube.com/watch?v=rKJUYwcKDhY . Na verdade era um outro, um pouco maior, mas da mesma manobra, mas não consegui achá-lo.

Desde que eu li, já há muito muito tempo, o livro "A 3ª Guerra Mundial" de sir John Hachett (comandante da OTAN no final da década de 70), eu fiquei interessado nesse tipo de manobra.

Em certa passagem do livro, uma companhia de fuzlileiros soviética é surpreendida por uma subunidade blindada americana e é obrigada a abandonar suas posições. No livro, esse foi o primeiro contato entre tropas da OTAN e do Pacto de Varsóvia e muita gente ficou empolgada com a vitória americana. Mas uma meia dúzia disseram que os soviéticos estavam numa posição em que não poderiam fazer outra coisa e realizaram de maneira exemplar uma das manobras mais difíceis da infantaria. Do alto dos meus 12 anos, ficava imaginando como seria isso.

Como já falei, na Academia vi isso apenas por alto e vi que mesmo os instrutores tinham um conhecimento vago sobre ela.

Mas realizei-a na tropa. Outras unidades, principalmente as blindadas do CMS, a realizam bastante.

Outro dia, lendo aquele livro que citei sobre o Afeganistão (The Bear Over The Mountain), o autor cita justamente isso, depois que uma companhia foi emboscada: "[...]the company had never rehearsed breaking contact and withdraw during training."

A histrória sempre se repete, a vida imita a ficção e as pessoas continuam continuam morrendo sempre pelos mesmos motivos.

Abraços,

Carpe noctem!
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#2 Mensagem por alcmartin » Sáb Fev 02, 2008 12:07 am

:shock: [009]

É verdade, Piffer...essa é uma das passagens marcantes do livro e interessante como marca a todos.

Na carona do assunto, recomendo "Exercito Vermelho" de ralph peters e, é claro, "Red Storm Rising"(tempestade Vermelha) do Tom Clancy.
Todos sobre uma hipotetica Guerra Pacto de Varsovia X OTAN.

No "Exercito vermelho", uma cia. de tanques ocidentais, alemães,acho, retrai sob fogo, enquanto tentava segurar uma ponte sobre o Reno. aliás, o interessante desse livro é que é o único dos tres que tem o final diferente... :twisted:

abs!

scyther
Intermediário
Intermediário

#3 Mensagem por scyther » Dom Fev 03, 2008 3:25 pm

Como o pessoal costuma recuar então?

PRick

#4 Mensagem por PRick » Dom Fev 03, 2008 4:17 pm

scyther escreveu:Como o pessoal costuma recuar então?

:lol: :lol: :lol: Você quer mesmo saber como pode ser uma retirada desorganizada? Ou melhor, Deus por todos e cada um por si! :twisted: :twisted: Dá uma olhada no que ocorreu na França em 1940.

Em máteria de recuos ou retiradas organizadas ou escalonadas. Sugiro uma leitura sobre a primeira grande retirada feita de forma organizada, dentro do conceito da guerra moderna. Leia-se, o recuo do Afrika Corps das fronteiras do Egito até a Tunisia, Rommel organizou de tal forma que Montgomery desistiu de perseguí-lo após o rompimento da linha de Batalha no Egito.

No caso, existe um problema adicional, a supresa do ataque inicial.

[ ]´s

scyther
Intermediário
Intermediário

#5 Mensagem por scyther » Seg Fev 04, 2008 1:46 am

Se bem que nesse vídeo dos argentinos eles podiam ser mais rapidinhos, vai que tivessem sido surpreendidos por blindados, essa saturação de fogo ia dar é desvantagem.
No citado vídeo dos SEALS eles gastam tanta munição que se fosse cortada a rota de recuo e eles precisassem empreender combate mais demorado ia ficam perdidos.

Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#6 Mensagem por Piffer » Seg Fev 04, 2008 8:26 am

Esse vídeo dos argentinos é de instrução em estande e não de adestramento.

Com certeza, os SEALS já fizeram assim antes de chegar no nível que eles mostram no vídeo.

Abraços,

Carpe noctem!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#7 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 04, 2008 5:22 pm

Os SEALS gastam essa porrada de munição para parecer que eles estão em maior número (normalmente eles vão em uns 8 caras). No final do filme Lágrimas do Sol (Tears of the Sun) aparece eles fazendo essa manobra.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
scyther
Intermediário
Intermediário

#8 Mensagem por scyther » Seg Fev 04, 2008 6:27 pm

Então, após fazer esta manobra é para recuar, recuar mesmo. Já que, como no caso do Lágrimas do Sol eles estavam encravados naquele fim de mundo, acabados os recursos para a missão, encerra-se a mesma.
A não ser que tenha trago o kit com flechinhas explosivas... [041]

Responder