Preciso da análise dos amigos experts!
Enviado: Seg Dez 24, 2007 10:10 pm
Amigos,
Eu sei que o lugar para postar este assunto seria em outra seção, mas é aqui em Forças Aéreas que os experts entram com mais frequencia e podem me ajudar. É o seguinte:
No dia 17 passado o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), teve que retornar a Natal depois que o avião da TAM em que viajava sofreu pane nos motores de duas turbinas por cerca de dois minutos.
O avião conduzia também o prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves, e dois deputados federais. No momento da pane, informou a assessoria do Senado, o cheiro de combustível a bordo estava muito forte e chegou a haver um princípio de tumulto a bordo.
Saiu hoje num jornal daqui:
O Airbus continua em solo, numa área reservada do Aeroporto Augusto Severo onde os equipamentos estão sendo periciados. Estavam sendo aguardados em Natal especialistas enviados pelas construtoras da aeronave e das turbinas. Há várias frentes sendo levantadas: Defeito estrutural na engenharia da aeronave, defeito nas turbinas, sistema elétrico inadequado ou combustível adulterado?
O fato é que, na linguagem leiga, os técnicos trabalham com estas informações: A aeronave decolou de Natal e após 40 minutos de vôo, numa altitude de 11 mil metros, a primeira turbina falhou e não mais funcionou. Em seguida, o mesmo aconteceu com a segunda turbina. E o avião ficou sem qualquer fonte de energia. Em conseqüência todas as luzes apagaram e os pilotos ficaram sem qualquer instrumento de operação e de comunicação com torres de controle do espaço aéreo. Desceram três mil metros.
A única opção dos pilotos foi tentar acionar a turbina TU, que nada mais é do que um gerador auxiliar eólico, que somente funciona quando o avião está estacionado. Por um milagre a TU funcionou e os pilotos puderam religar as turbinas. E elas voltaram a trabalhar. A opção foi retornar ao aeroporto Augusto Severo, a uma altitude de cinco mil metros.
O avião somente deixará Natal, após a conclusão do inquérito.
Amigos, sou jornalista e vou escrever uma matéria a respeito. E gostaria que, diante do que vocês leram acima, ffaçam uma análise real da situação. A pane foi realmente muito grave? Essa turbina TU só funcionou mesmo por milagre? Expliquem, por favor.
Obrigado!
Eu sei que o lugar para postar este assunto seria em outra seção, mas é aqui em Forças Aéreas que os experts entram com mais frequencia e podem me ajudar. É o seguinte:
No dia 17 passado o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), teve que retornar a Natal depois que o avião da TAM em que viajava sofreu pane nos motores de duas turbinas por cerca de dois minutos.
O avião conduzia também o prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves, e dois deputados federais. No momento da pane, informou a assessoria do Senado, o cheiro de combustível a bordo estava muito forte e chegou a haver um princípio de tumulto a bordo.
Saiu hoje num jornal daqui:
O Airbus continua em solo, numa área reservada do Aeroporto Augusto Severo onde os equipamentos estão sendo periciados. Estavam sendo aguardados em Natal especialistas enviados pelas construtoras da aeronave e das turbinas. Há várias frentes sendo levantadas: Defeito estrutural na engenharia da aeronave, defeito nas turbinas, sistema elétrico inadequado ou combustível adulterado?
O fato é que, na linguagem leiga, os técnicos trabalham com estas informações: A aeronave decolou de Natal e após 40 minutos de vôo, numa altitude de 11 mil metros, a primeira turbina falhou e não mais funcionou. Em seguida, o mesmo aconteceu com a segunda turbina. E o avião ficou sem qualquer fonte de energia. Em conseqüência todas as luzes apagaram e os pilotos ficaram sem qualquer instrumento de operação e de comunicação com torres de controle do espaço aéreo. Desceram três mil metros.
A única opção dos pilotos foi tentar acionar a turbina TU, que nada mais é do que um gerador auxiliar eólico, que somente funciona quando o avião está estacionado. Por um milagre a TU funcionou e os pilotos puderam religar as turbinas. E elas voltaram a trabalhar. A opção foi retornar ao aeroporto Augusto Severo, a uma altitude de cinco mil metros.
O avião somente deixará Natal, após a conclusão do inquérito.
Amigos, sou jornalista e vou escrever uma matéria a respeito. E gostaria que, diante do que vocês leram acima, ffaçam uma análise real da situação. A pane foi realmente muito grave? Essa turbina TU só funcionou mesmo por milagre? Expliquem, por favor.
Obrigado!