Preciso da análise dos amigos experts!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Poti Camarão
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Preciso da análise dos amigos experts!

#1 Mensagem por Poti Camarão » Seg Dez 24, 2007 10:10 pm

Amigos,

Eu sei que o lugar para postar este assunto seria em outra seção, mas é aqui em Forças Aéreas que os experts entram com mais frequencia e podem me ajudar. É o seguinte:

No dia 17 passado o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), teve que retornar a Natal depois que o avião da TAM em que viajava sofreu pane nos motores de duas turbinas por cerca de dois minutos.

O avião conduzia também o prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves, e dois deputados federais. No momento da pane, informou a assessoria do Senado, o cheiro de combustível a bordo estava muito forte e chegou a haver um princípio de tumulto a bordo.

Saiu hoje num jornal daqui:


O Airbus continua em solo, numa área reservada do Aeroporto Augusto Severo onde os equipamentos estão sendo periciados. Estavam sendo aguardados em Natal especialistas enviados pelas construtoras da aeronave e das turbinas. Há várias frentes sendo levantadas: Defeito estrutural na engenharia da aeronave, defeito nas turbinas, sistema elétrico inadequado ou combustível adulterado?

O fato é que, na linguagem leiga, os técnicos trabalham com estas informações: A aeronave decolou de Natal e após 40 minutos de vôo, numa altitude de 11 mil metros, a primeira turbina falhou e não mais funcionou. Em seguida, o mesmo aconteceu com a segunda turbina. E o avião ficou sem qualquer fonte de energia. Em conseqüência todas as luzes apagaram e os pilotos ficaram sem qualquer instrumento de operação e de comunicação com torres de controle do espaço aéreo. Desceram três mil metros.

A única opção dos pilotos foi tentar acionar a turbina TU, que nada mais é do que um gerador auxiliar eólico, que somente funciona quando o avião está estacionado. Por um milagre a TU funcionou e os pilotos puderam religar as turbinas. E elas voltaram a trabalhar. A opção foi retornar ao aeroporto Augusto Severo, a uma altitude de cinco mil metros.

O avião somente deixará Natal, após a conclusão do inquérito.

Amigos, sou jornalista e vou escrever uma matéria a respeito. E gostaria que, diante do que vocês leram acima, ffaçam uma análise real da situação. A pane foi realmente muito grave? Essa turbina TU só funcionou mesmo por milagre? Expliquem, por favor.

Obrigado!




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#2 Mensagem por Poti Camarão » Ter Dez 25, 2007 11:07 am

Putz!... tenho que entregar a matéria amanhã... hehehehe ajudem aí!




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Túlio
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#3 Mensagem por Túlio » Ter Dez 25, 2007 11:30 am

Na verdade, essa tale de TU na verdade é a APU - Auxiliary Power Unit - que não é nada de 'turbina eólica', mas apenas uma turbina a jato menor (BEM menor) que as que propelem a aeronave, ficando localizada na cauda da mesma. Entre suas funções está ligar as turbinas principais, logo, não houve 'milagre' algum, ela apenas cumpriu sua função.

Interessante esse 'flame out' das duas turbinas de uma aeronave comercial, isso não é nada corriqueiro e certamente será alvo de minuciosa investigação.




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#4 Mensagem por alcmartin » Ter Dez 25, 2007 11:47 am

Poti, bom dia e feliz natal!

Tá tudo muito esquisito e falar sem fonte confiavel é fogo...O povo falou muiiiita bobagem, Poti...misturaram tudo...APU com RAT e tais...

Mas, supondo a noticia ser correta e ambos motores terem apagado:
Não tem nada de milagre. O tal do "catavento" se chama RAT e é projetado para isso: fornecer energia eletrica ou hidraulica numa emergencia, em voo. Chamar seu funcionamento de milagre é como chegar a noite, voce ligar seu farol e ele funcionar!! :?

Em caso de flame out nos dois motores, se é que aconteceu, a RAT forneceu a energia que o aviao precisava enquanto era dado a partida nos motores. E essa partida pode ter sido dada via APU (auxiliar power unit, um pequeno motor auxiliar só para fornecer energia eletrica, hidraulica ou ar condicionado e que fica normalmente desligado durante o voo) ou via windmiling(via força do vento relativo, como a RAT).

Mas as vezes o povo fala tanta bobagem que é ruim até p/dar opiniao. De repente foi uma falha eletrica, nada a ver com os motores e os pilotos acionaram as fontes auxiliares a sua disposiçao e retornaram...
É muito dificil dois motores apagarem simultaneamente. Só se for falta de combustivel ou combustivel ruim mesmo. E olhe lá...

O bom mesmo é ver os comunicados oficiais e aguardar as investigaçoes.

Abs e feliz festas!! [009]




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!

#5 Mensagem por alcmartin » Ter Dez 25, 2007 11:56 am

Túlio escreveu:Na verdade, essa tale de TU na verdade é a APU - Auxiliary Power Unit - que não é nada de 'turbina eólica', mas apenas uma turbina a jato menor (BEM menor) que as que propelem a aeronave, ficando localizada na cauda da mesma. Entre suas funções está ligar as turbinas principais, logo, não houve 'milagre' algum, ela apenas cumpriu sua função.

Interessante esse 'flame out' das duas turbinas de uma aeronave comercial, isso não é nada corriqueiro e certamente será alvo de minuciosa investigação.


Fala, Tulio, bom dia e feliz natal!

Sobre a noticia, os caras misturaram tudo: o Airbus tem uma pequena turbina eólica sim, que se chama RAT. Ela fornece hidraulica ou eletrica essencial para os controles(o bicho é FBW), enquanto o povo realiza os procedimentos de emergencia, entre eles a partida do APU, como voce falou. Aí, do APU eles dao partida nos motores.
Mas eles fizeram uma mistureba!

Abração!




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#6 Mensagem por Túlio » Ter Dez 25, 2007 12:00 pm

Mas já me ensinaste algo, eu nem sabia dessa tale de RAT, só da APU, achava que ela fazia todo o serviço (é que sou muito mais da Aviação de Caça), só que o nosso colega ficava pedindo ajuda e vim com o pouco que entendo de Aviação Civil. Ainda bem que apareceste e puseste os devidos pingos nos 'is'...

Se arranjasses alguma imagem, talvez fosse mais fácil compreender o processo...

Valews mesmo!!! :D :D :D :D




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#7 Mensagem por alcmartin » Ter Dez 25, 2007 12:06 pm

Hehe...existe uma brincadeira na aviação que diz que aviao comercial nao tem para-quedas, assento ejetor e tais porque tem dono...

Milico pode pular fora que a viúva paga... :twisted:

A figura fico devendo, mas o processo como um todo, a filosofia, é simples. Do pequeno ao grande, milico ou civil.
Todos avioes tem um sistema de combustivel, um eletrico, um hidraulico e uma pressurização. Esses são os basicos em qualquer um. Hoje em dia se somou a esses aí o "autoflight" (ou outro nome que chamarem, de acordo c/o modelo), que é nada mais que a automação, os computadores que voam o aviao.
Todos esses sistemas sao acionados pelos motores ou por componentes desses e quando há falhas, os sistemas(via pilotos ou automação) tentam "bypassar" a falha.

Mas como se nota, é tudo baseado nos motores. O aviao tem até bateria, mas as cargas solicitadas sao muito grandes, entao voce tem artificios como o APU, a RAT, etc, que sao motores pequenos para determinada
funcao, ate que se arrume a pane.

Abs!




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#8 Mensagem por Poti Camarão » Ter Dez 25, 2007 12:42 pm

Amigos,

Vocês precisavam ler as notas que foram publicadas no primeiro dia em alguns blogs e sites de notícias daqui. Cada absurdo! Prática de jornalista preguiçoso ou irresponsável que não procura um especialista para opinar.




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#9 Mensagem por Bourne » Ter Dez 25, 2007 12:48 pm

Jornalistas que pensam que sabem tudo, escrevem absurdos sobre praticamente tudo que pensam entender.




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#10 Mensagem por soultrain » Ter Dez 25, 2007 5:48 pm

Oi Poti,
Só juntar uma imagem ao que o pessoal falou:

Ram Air Turbine (RAT)

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Aqui foto da localização da RAT mo A-380, o Flap Track Fairing é maior do lado da asa esquerda para o acomodar, reparem na pontinha vermelha:

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[[]]'s




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#11 Mensagem por Poti Camarão » Ter Dez 25, 2007 6:06 pm

Obrigado Soutrain, muito ilustrativa sua intervenção.




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#12 Mensagem por Beronha » Ter Dez 25, 2007 6:20 pm

caraca, nem sabia que isso existia , vlws pessoal




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#13 Mensagem por alcmartin » Ter Dez 25, 2007 7:46 pm

Poti, olha o que eu achei! É impressionante o que se acha na internet e no youtube... :shock: :shock: :
Um video de treinamento da TAP, descrevendo as ações em caso de uma falha eletrica, em se perdendo todos geradores(um por motor e mais o do APU) e precisando da tal RAT...
Note que as telas apagam e resta somente uma, a essencial, que é mantida até que se faça os procedimentos de emergencia.
Eles são portugueses, mas o treinamento da Airbus exige tudo em ingles. Bom também para dar uma ideia do que é um procedimento de cabine, cada um executando suas ações.

http://www.youtube.com/watch?v=Rh_f4NN1KJQ

abs e feliz natal ao povo do DB!! [009]




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#14 Mensagem por joao fernando » Ter Dez 25, 2007 8:02 pm

Bom, se vc é um jornalista responsavel e le o que escreve, vai ter que estudar muito de aviação para poder "dar algum parecer" relativo ao mesmo, porque o que a gente escuta por ai...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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#15 Mensagem por Poti Camarão » Ter Dez 25, 2007 8:31 pm

joao fernando escreveu:Bom, se vc é um jornalista responsavel e le o que escreve, vai ter que estudar muito de aviação para poder "dar algum parecer" relativo ao mesmo, porque o que a gente escuta por ai...


Por isso mesmo, meu caro, que estou recorrendo a quem entende




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