Página 1 de 1

Esquadrão PACAU x BANT

Enviado: Qua Dez 05, 2007 11:58 pm
por Thomas
Olá a todos. Ouvi alguns boatos que o 1/4 PACAU iria sair da BANT. Pelo fato de que àquela base iria ficar somente com aviação de instrução:

joker
rumba (estão indo para bant em 2009 tudo acertado)
gavião

Bem, o 1/4 ainda é um esquadrão de instrução? Ao que me pareçe não... Alguem está sabendo de alguma coisa?

Grato.

Enviado: Qui Dez 06, 2007 1:05 am
por Vinicius Pimenta
Não creio que vá sair de lá não. O Pacau é de instrução e é a BANT que vai concentrar aeronaves do tipo. :?

Enviado: Qui Dez 06, 2007 7:49 am
por Thor
O Pacau era um esquadrão de instrução, com a finalidade de formar os líderes de caça. Porém, atualmente, a formação dos líderes é feita nos esquadrões do 3º Grupo (PV, BV e CG). O Pacau se tornou, há alguns anos, um esquadrão operacional, participando de várias operações da FAB e MD. Para não dizer que não ministra instrução, existe um estágio para os pilotos que são transferidos para a primeira linha sobre táticas avançadas de combate.
Quanto ao futuro, existem algumas vertentes, mas nada de concreto ainda. Ou um novo avião de treinamento avançado, para voltarem a formação de líderes em aviões de caça (não da classe do A-29), ou receberem F-5M e melhorarem a operacionalidade do esquadrão ou transferirem para a região norte (com ou sem F-5)... mas isso ainda tem muita lenha pra queimar.
Abraços

Enviado: Qui Dez 06, 2007 9:55 am
por Vinicius Pimenta
Esquadrão operacional com Xavante/Impala realmente é brincadeira...

Enviado: Qui Dez 06, 2007 10:28 am
por robonluis
Vinicius Pimenta escreveu:Esquadrão operacional com Xavante/Impala realmente é brincadeira...
ele é operacional mesmo Pimenta e "com Xavante e Impala" kk. Sempre que vou lá vejo o Xavantão do alerta. Agora imaginem uma "invasão" dos Venezuelanos e o Xavantão prá "interceptar"? kkkk

Enviado: Qui Dez 06, 2007 10:59 am
por Vinicius Pimenta
As aeronaves voam, os pilotos estão dentre os melhores, mas me recuso a considerar um esquadrão desse como "operacional", sob o ponto de vista do combate. O Xavante/Impala tem uma precisão pavorosa como pude observar na prática. Também não têm qualquer capacidade mínima ar-ar credível. Podem servir pra intercepatar aeronaves civis de menor desempenho e lançar bombas em alvos de baixo valor sem defesa. Só.

Enviado: Sex Dez 07, 2007 10:39 pm
por Thor
Vinicius Pimenta escreveu:As aeronaves voam, os pilotos estão dentre os melhores, mas me recuso a considerar um esquadrão desse como "operacional", sob o ponto de vista do combate. O Xavante/Impala tem uma precisão pavorosa como pude observar na prática. Também não têm qualquer capacidade mínima ar-ar credível. Podem servir pra intercepatar aeronaves civis de menor desempenho e lançar bombas em alvos de baixo valor sem defesa. Só.


Talvez nem isso... mas não é mais um esquadrão de instrução e mantêm uma excelente doutrina de caça. Isso é Brasil, Xavante ainda como avião operacional. Bem como temos por esses lados esquadrões que fazem CSAR com H-1H e SC-95, T-33 como principal vetor de defesa aérea, vários esquadrões de C-95, OV-10 Bronco que nem consegue falar no rádio direito, Mirage 50, etc... afinal somos do terceiro mundo, se esqueceram??

Enviado: Sex Dez 07, 2007 11:26 pm
por Vinicius Pimenta
É verdade. Mas não deixa de ser lastimável.