Esquadrão PACAU x BANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Thomas
Novato
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Ago 27, 2007 11:35 am
Localização: BAFZ

Esquadrão PACAU x BANT

#1 Mensagem por Thomas » Qua Dez 05, 2007 11:58 pm

Olá a todos. Ouvi alguns boatos que o 1/4 PACAU iria sair da BANT. Pelo fato de que àquela base iria ficar somente com aviação de instrução:

joker
rumba (estão indo para bant em 2009 tudo acertado)
gavião

Bem, o 1/4 ainda é um esquadrão de instrução? Ao que me pareçe não... Alguem está sabendo de alguma coisa?

Grato.




Força Aérea Brasileia - Asas que protegem o país.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 06, 2007 1:05 am

Não creio que vá sair de lá não. O Pacau é de instrução e é a BANT que vai concentrar aeronaves do tipo. :?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#3 Mensagem por Thor » Qui Dez 06, 2007 7:49 am

O Pacau era um esquadrão de instrução, com a finalidade de formar os líderes de caça. Porém, atualmente, a formação dos líderes é feita nos esquadrões do 3º Grupo (PV, BV e CG). O Pacau se tornou, há alguns anos, um esquadrão operacional, participando de várias operações da FAB e MD. Para não dizer que não ministra instrução, existe um estágio para os pilotos que são transferidos para a primeira linha sobre táticas avançadas de combate.
Quanto ao futuro, existem algumas vertentes, mas nada de concreto ainda. Ou um novo avião de treinamento avançado, para voltarem a formação de líderes em aviões de caça (não da classe do A-29), ou receberem F-5M e melhorarem a operacionalidade do esquadrão ou transferirem para a região norte (com ou sem F-5)... mas isso ainda tem muita lenha pra queimar.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 06, 2007 9:55 am

Esquadrão operacional com Xavante/Impala realmente é brincadeira...




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
robonluis
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 2:01 am
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por robonluis » Qui Dez 06, 2007 10:28 am

Vinicius Pimenta escreveu:Esquadrão operacional com Xavante/Impala realmente é brincadeira...
ele é operacional mesmo Pimenta e "com Xavante e Impala" kk. Sempre que vou lá vejo o Xavantão do alerta. Agora imaginem uma "invasão" dos Venezuelanos e o Xavantão prá "interceptar"? kkkk




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 06, 2007 10:59 am

As aeronaves voam, os pilotos estão dentre os melhores, mas me recuso a considerar um esquadrão desse como "operacional", sob o ponto de vista do combate. O Xavante/Impala tem uma precisão pavorosa como pude observar na prática. Também não têm qualquer capacidade mínima ar-ar credível. Podem servir pra intercepatar aeronaves civis de menor desempenho e lançar bombas em alvos de baixo valor sem defesa. Só.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#7 Mensagem por Thor » Sex Dez 07, 2007 10:39 pm

Vinicius Pimenta escreveu:As aeronaves voam, os pilotos estão dentre os melhores, mas me recuso a considerar um esquadrão desse como "operacional", sob o ponto de vista do combate. O Xavante/Impala tem uma precisão pavorosa como pude observar na prática. Também não têm qualquer capacidade mínima ar-ar credível. Podem servir pra intercepatar aeronaves civis de menor desempenho e lançar bombas em alvos de baixo valor sem defesa. Só.


Talvez nem isso... mas não é mais um esquadrão de instrução e mantêm uma excelente doutrina de caça. Isso é Brasil, Xavante ainda como avião operacional. Bem como temos por esses lados esquadrões que fazem CSAR com H-1H e SC-95, T-33 como principal vetor de defesa aérea, vários esquadrões de C-95, OV-10 Bronco que nem consegue falar no rádio direito, Mirage 50, etc... afinal somos do terceiro mundo, se esqueceram??




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Dez 07, 2007 11:26 pm

É verdade. Mas não deixa de ser lastimável.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder