O sucateamento dos equipamentos do EB
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O sucateamento dos equipamentos do EB
Amigos
Tal qual o Brigadeiro Saito da FAB, o General Enzo Peri, comte do EB divulgou números alarmantes sobre o estado de nossos armamentos.
foi publicado hoje (04/11/07)na pagina A4 do jornal O Estado de São Paulo um impressionante relato do estado dos equipamentos do EB:
"...Segundo o General Enzo Peri, o Exercito tem 70% dos blindados Leopardo(sic) indisponíveis, assim como 55% dos blindados M113B, 45% dos blindados Urutus, 48% dos blindados M60, 42%dos blindados Cascavel, 42% das viaturas de até 1,5ton e 35% das viaturas de 2,5 a 5 ton.
No caso dos blindados, 78% dos 1487 que o Exercito possui tem mais de 34 anos; 58% das viaturas tem mais de 20 anos e a maior parte do material de artilharia de campanha é originária da II Guerra Mundial..."
"...o armamento individual usado pelos soldados, o FAL(Fuzil automatico Leve) já tem 42 anos de uso. E o Exercito "enfrenta séria restrição de munição, o que compromete o adestramento da tropa" afirmou ....."
Bem amigos, em toda a minha vida nunca ví relatório tão preocupante publicado num jornal sobre a situação dos equipamentos do EB, ainda mais revelado pelo proprio comandante do Exercito!
Se me permitem, analisei os números divulgados, e mais uma vez sei que vou ser contestado, mas pela estatistica acima comprova que os M60 estadunidenses tem disponibilidade de quase o dobro dos "queridinhos" Leopard. É o que sempre afirmei neste e outros forums sobre a maior confiabilidade quanto a manutenção do equipamento norte-americano. eles são definitvamente mais robustos e de manutenção mais simples em comparação aos equipamentos europeus.
Volto a afirmar, que não estou comparando qualidades no combate ,mas sim a confiabilidade do equipamento.
Se compararmos Urutu X M113 embora o Urutu tenha maior disponibilidade, os numeros não são tão gritantes como Leopard X M60.
Contrastando com estes números estive em agosto no 6ºRCB em Alegrete(RS) e na semana passada no 6ºGLMF em Formosa(GO).
Afirmo que fui testemunha ocular (fotografei inclusive) que TODOS os 26 M-41C do 6ºRCB e 90% dos M113B estavam disponíveis!
O mesmo posso afirmar sobre os veiculos do sistema Astros do 6ºGLMF estavam com quase 100% de disponibilidade.
Estas unidades estão de parabéns!
Hélio
Tal qual o Brigadeiro Saito da FAB, o General Enzo Peri, comte do EB divulgou números alarmantes sobre o estado de nossos armamentos.
foi publicado hoje (04/11/07)na pagina A4 do jornal O Estado de São Paulo um impressionante relato do estado dos equipamentos do EB:
"...Segundo o General Enzo Peri, o Exercito tem 70% dos blindados Leopardo(sic) indisponíveis, assim como 55% dos blindados M113B, 45% dos blindados Urutus, 48% dos blindados M60, 42%dos blindados Cascavel, 42% das viaturas de até 1,5ton e 35% das viaturas de 2,5 a 5 ton.
No caso dos blindados, 78% dos 1487 que o Exercito possui tem mais de 34 anos; 58% das viaturas tem mais de 20 anos e a maior parte do material de artilharia de campanha é originária da II Guerra Mundial..."
"...o armamento individual usado pelos soldados, o FAL(Fuzil automatico Leve) já tem 42 anos de uso. E o Exercito "enfrenta séria restrição de munição, o que compromete o adestramento da tropa" afirmou ....."
Bem amigos, em toda a minha vida nunca ví relatório tão preocupante publicado num jornal sobre a situação dos equipamentos do EB, ainda mais revelado pelo proprio comandante do Exercito!
Se me permitem, analisei os números divulgados, e mais uma vez sei que vou ser contestado, mas pela estatistica acima comprova que os M60 estadunidenses tem disponibilidade de quase o dobro dos "queridinhos" Leopard. É o que sempre afirmei neste e outros forums sobre a maior confiabilidade quanto a manutenção do equipamento norte-americano. eles são definitvamente mais robustos e de manutenção mais simples em comparação aos equipamentos europeus.
Volto a afirmar, que não estou comparando qualidades no combate ,mas sim a confiabilidade do equipamento.
Se compararmos Urutu X M113 embora o Urutu tenha maior disponibilidade, os numeros não são tão gritantes como Leopard X M60.
Contrastando com estes números estive em agosto no 6ºRCB em Alegrete(RS) e na semana passada no 6ºGLMF em Formosa(GO).
Afirmo que fui testemunha ocular (fotografei inclusive) que TODOS os 26 M-41C do 6ºRCB e 90% dos M113B estavam disponíveis!
O mesmo posso afirmar sobre os veiculos do sistema Astros do 6ºGLMF estavam com quase 100% de disponibilidade.
Estas unidades estão de parabéns!
Hélio
- Guerra
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Bolovo escreveu:Parabéns ao General Enzo em mostrar a situação calamidosa que o EB está.
Ps.: Ele falou que o FAL está ultrapassado! Temos um salvador no EB!!!
Só aqui no DB que se criou esse mito que os militares não admitem que o FAL esta ultrapassado.
Pra mim isso é só uma forma do publico civil mostrar que sabe mais que os militares.
- Pablo Maica
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Pablo
Os numeros publicados são oficiais.
O M60 apresentou uma disponibilidade muito maior do que os Leo.
Sinceramente o custo de manutenção do Leo é tão elevado ou até maior do que o M60.
Um dos causadores do Leo ter o menor indice de disponibilidade dos veículos do EB, está nos seus componentes eletrônicos e no motor.
A Alemanha dispõe de peças mas o EB não dispõe de verbas.
Já o M60 possui uma burocracia muito grande dos EUA para fornecer as peças, mas inegavelmente são veículos mais robustos e necessitam de menos manutenção. Isto é uma caracteristica dos carros de combate norte-americanos desde os M3 Stuart até hoje.
Quanto aos M113, eles possuem uma ótima resistencia( muito maior do que o Urutu). Uma das maiores causas da indisponibilidade em quase metade da frota, está numa pequena peça, que é uma bucha de borracha que reveste os pinos que ligam os patins das lagartas. Esta peça bem simples desgasta com o uso frequente , e por incrível que pareça nenhuma industria nacional foi capaz de fabricar com a resistencia requerida. Os EUA fornecem esta peça(não há restrições e nem é cara pois é feita de borracha) mas como nós não temos verbas........
Abraços
Hélio
Os numeros publicados são oficiais.
O M60 apresentou uma disponibilidade muito maior do que os Leo.
Sinceramente o custo de manutenção do Leo é tão elevado ou até maior do que o M60.
Um dos causadores do Leo ter o menor indice de disponibilidade dos veículos do EB, está nos seus componentes eletrônicos e no motor.
A Alemanha dispõe de peças mas o EB não dispõe de verbas.
Já o M60 possui uma burocracia muito grande dos EUA para fornecer as peças, mas inegavelmente são veículos mais robustos e necessitam de menos manutenção. Isto é uma caracteristica dos carros de combate norte-americanos desde os M3 Stuart até hoje.
Quanto aos M113, eles possuem uma ótima resistencia( muito maior do que o Urutu). Uma das maiores causas da indisponibilidade em quase metade da frota, está numa pequena peça, que é uma bucha de borracha que reveste os pinos que ligam os patins das lagartas. Esta peça bem simples desgasta com o uso frequente , e por incrível que pareça nenhuma industria nacional foi capaz de fabricar com a resistencia requerida. Os EUA fornecem esta peça(não há restrições e nem é cara pois é feita de borracha) mas como nós não temos verbas........
Abraços
Hélio
helio escreveu:Pablo
Os numeros publicados são oficiais.
O M60 apresentou uma disponibilidade muito maior do que os Leo.
Sinceramente o custo de manutenção do Leo é tão elevado ou até maior do que o M60.
Um dos causadores do Leo ter o menor indice de disponibilidade dos veículos do EB, está nos seus componentes eletrônicos e no motor.
A Alemanha dispõe de peças mas o EB não dispõe de verbas.
Já o M60 possui uma burocracia muito grande dos EUA para fornecer as peças, mas inegavelmente são veículos mais robustos e necessitam de menos manutenção. Isto é uma caracteristica dos carros de combate norte-americanos desde os M3 Stuart até hoje.
Quanto aos M113, eles possuem uma ótima resistencia( muito maior do que o Urutu). Uma das maiores causas da indisponibilidade em quase metade da frota, está numa pequena peça, que é uma bucha de borracha que reveste os pinos que ligam os patins das lagartas. Esta peça bem simples desgasta com o uso frequente , e por incrível que pareça nenhuma industria nacional foi capaz de fabricar com a resistencia requerida. Os EUA fornecem esta peça(não há restrições e nem é cara pois é feita de borracha) mas como nós não temos verbas........
Abraços
Hélio
Vejam senhores, onde fomos parar. Fundo de poço é pouco...

Iron Hand
"Há homens que lutam um dia e são bons; Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis".
(Bertold Brecht)
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- Guerra
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Pablo Maica escreveu:Helio segundo este meu amigo do 4ºRCC, que é profundo entendedor de blindados e plastimodelista como eu, a disponibilidade dos Leo é maior lah do foi quando operavam M-60... hoje com os Leo a disponibilidade de 48 unidades fica entre 28 e 32... com os M-60 de 45 ficava entre 10 e 12.
Um abraço e t+
Esses numeros do Pablo na minha opinião são mais realistas. Eu conheço unidade com 41 (se não me engano) M 60 com 15 disponiveis.
Se o Leo apresenta disponibilidade maior é pelas razões que o Helio citou, pois só check-list o Leo deve ter umas cinco, e se alguma coisa não esta funcionando o pessoal não deixa rodar.
Já o M60 possui uma burocracia muito grande dos EUA para fornecer as peças, mas inegavelmente são veículos mais robustos e necessitam de menos manutenção. Isto é uma caracteristica dos carros de combate norte-americanos desde os M3 Stuart até hoje.
Mas o M 60 tem um agravante, quando da pau em alguma coisa tem que comprar o conjunto inteiro, já o LEO os componentes são mais caros mas vem separados.
quanto aos M113, eles possuem uma ótima resistencia( muito maior do que o Urutu). Uma das maiores causas da indisponibilidade em quase metade da frota, está numa pequena peça, que é uma bucha de borracha que reveste os pinos que ligam os patins das lagartas. Esta peça bem simples desgasta com o uso frequente , e por incrível que pareça nenhuma industria nacional foi capaz de fabricar com a resistencia requerida. Os EUA fornecem esta peça(não há restrições e nem é cara pois é feita de borracha) mas como nós não temos verbas........
Tem muita unidade que considera o M 113 disponivel se ele estiver rodando e atirando. Já vi unidade com todos os blindados com problema de "vegetação" no periscopio declarar 70% de disponibilidade. Se formos levar em conta os optronicos eu só não aposto em 100% de indisponibilidade porque os M 113 das escolas deve estar em condições.
- rodrigo
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Ele não falou que o FAL está ultrapassado, apenas disse que tem 42 anos. Nada que uma breve modernização com aviônicos israelenses não possa ajudar, para manter o ancião em serviço até os exércitos mais ricos usarem armas de raio laser. Aí poderemos migrar direto para o sabre de luz.Parabéns ao General Enzo em mostrar a situação calamidosa que o EB está.
Ps.: Ele falou que o FAL está ultrapassado! Temos um salvador no EB!!!

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
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O que ela quer da gente é coragem."
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Pablo e Sgt Guerra
Conforme eu ja disse os dados forma informados pelo próprio Comte do Exercito. Se os dados estão errados , ele está muito mal assessorado , coisa que não acredito.
Estive visitando no ano passado a Escola de Blindados em Sta Maria aonde ví um pelotão de M60 em pleno funcionamento. Ví também outro na Escola de Material Bélico(RJ) também exceto os patins gastos, estava em perfeito funcionamento, e fez até uma demonstração para nós.
Nunca estive no 4ºRCC, mas estive também no 1ºRCC (Santa Maria RS) em novembro do ano passado e os Leo lá baseados não estão com alta disponibilidade, pelo contrário, existem muitos encostados.
Enfim os fatos que estou citando sou testemunha ocular( e fotográfico), não estou me baseando em publicações ou sites.
Quanto ao check list que o Sgt Guerra citou, lamento dizer mas ~5 procedimentos não significam muita coisa, pois lendo o manual operacional do Sherman por exemplo, são necessários inumeros procedimentos antes de ligar o motor, e acredito que são tantos cheques que demorariam pelo menos 30 minutos.
Nem por isto o M4 era considerado sofisticado, pelo contrário destacava pela praticidade em comparação aos panzer germanicos.
Um abraço
Hélio
Conforme eu ja disse os dados forma informados pelo próprio Comte do Exercito. Se os dados estão errados , ele está muito mal assessorado , coisa que não acredito.
Estive visitando no ano passado a Escola de Blindados em Sta Maria aonde ví um pelotão de M60 em pleno funcionamento. Ví também outro na Escola de Material Bélico(RJ) também exceto os patins gastos, estava em perfeito funcionamento, e fez até uma demonstração para nós.
Nunca estive no 4ºRCC, mas estive também no 1ºRCC (Santa Maria RS) em novembro do ano passado e os Leo lá baseados não estão com alta disponibilidade, pelo contrário, existem muitos encostados.
Enfim os fatos que estou citando sou testemunha ocular( e fotográfico), não estou me baseando em publicações ou sites.
Quanto ao check list que o Sgt Guerra citou, lamento dizer mas ~5 procedimentos não significam muita coisa, pois lendo o manual operacional do Sherman por exemplo, são necessários inumeros procedimentos antes de ligar o motor, e acredito que são tantos cheques que demorariam pelo menos 30 minutos.
Nem por isto o M4 era considerado sofisticado, pelo contrário destacava pela praticidade em comparação aos panzer germanicos.
Um abraço
Hélio