Defesa da Amazônia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luiz
Júnior
Júnior

Defesa da Amazônia

#1 Mensagem por Luiz » Sex Ago 31, 2007 7:39 am

Prezados Senhores

Gostaria de sugerir um debate sobre a realistica presença militar na Amazônia e soberania nacional sobre a região, em caso de agressão externa ?

A preocupação com a defesa da Amazônia permeia toda a instituição militar brasileira.

Realmente estamos "demarcando" nosso território ?

Acho que falta-nos meios aéreos !!!

Um abraço !!!

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 598 vezes
Agradeceram: 200 vezes

#2 Mensagem por saullo » Sex Ago 31, 2007 9:51 am

Certamente caro Luiz,
faltam meios aéreos, até pela falta de infraestrutura de comunicações terrestres na região, que é feita principalmente por via aérea e por navegação fluvial.
Dos meios aéreos, creio que deveríamos ter pelo menos bases de primeira linha em Manaus, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco, São Gabriel da Cachoeira e Belém, na entrada da Amazônia. Teríamos também mais uma meia dúzia de bases menores, para apoio em caso de emergências e que pudessem ser utilizadas em casos de necessidade ou de um conflito.
É SÓ UM SONHO HOJE, mas eu equiparia assim:
Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista receberiam caças de primeira linha e claro, aeronaves de apoio e reabastecimento, tipo Rafales ou F-35 e A-330MRTT ou KC-767.
Em Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e São Gabriel da Cachoeira teríamos bases permanentes de Super Tucano, que teriam sempre esquadrilhas destacadas nas tais bases menores que citei acima.
A FAB teria na Amazônia um número de 16 a 20 Pave Hawk para C-SAR.
O Exércitro deveria ter cerca de 40 Black Hawk espalhados na região para apoio a suas tropas em transporte e também se preciso, apoio de fogo, e muitas lanchas tipo CB-90.
A Marinha teria mais Navios Patrulha, preferencialmente equipados com helicópteros Cougar ou até mesmo Esquilo, e lanchas para os fuzileiros navais.
Seriam tropas leves, de deslocamento rápido e boa capacidade de choque contra os tipos de ameaças que pairam na região.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#3 Mensagem por Marino » Sex Ago 31, 2007 10:15 am

Quando pensamos em defesa da Amazônia temos um grave defeito: pensamos em defender a floresta de uma invasão convencional, por um exército convencional.
Quem iria invadir a Amazônia por terra?
Vindos de onde?
Quais acessos teriam os exércitos invasores por terra?
Aonde conseguiriam chegar vindos por terra?
Se você, caro DBista, fosse o decisor político de uma nação inimiga, como utilizaria suas FFAA para fazer o Brasil desistir da Amazônia?
Teria bases em países vizinhos?
Lançaria seus exércitos por terra?
Faria uma operação aeroterrestre e lançaria seus PQD na selva, ou em Manaus?
Como os supriria logisticamente?
Mesmo que conquistasse Manaus e outros pontos na floresta, isto seria suficiente para fazer o Brasil parar?
O que fazer?
Paro aqui e respondo após a opinião dos amigos.
Marino

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#4 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 31, 2007 10:17 am

Olá Luiz,

A presença de meios aéreos na amazônia está sendo suprida com os A-29, que desde o início do projeto foram pensados para atuar por lá. Eles fazem o trabalho de controlar (e principalmente dissuadir) o tráfego ilícito de aeronaves pequenas na região, que levam principalmente carga clandestina como drogas, ouro, etc... . A quantidade disponível destes aviões pode não ser a ideal, mas não é pequena, e sua utilização é potencializada pelos recursos do SIVAM. Caso necessário eles podem também atuar contra alvos de oportunidade em terra ou nos rios (neste caso melhor do que jatos, que voam rápido demais para engajar este tipo de alvo).

É possível que uma proporção do tráfego ilícito venha a ser transferido para jatos particulares, que não podem ser interceptados pelos A-29, mas neste caso o tráfego apenas passaria sobre a maior parte amazônia, pois não existem muitas pistas capazes de receber este tipo de avião por lá. Caso seja necessário coibir também este tipo de ação, então um esquadrão (ou pelo menos um destacamento) de caças terá que ser transferido para lá, mesmo que apenas temporariamente. Mas hoje este tipo de tráfego ainda não é significativo.

No caso específico de uma guerra na região amazônica a arma aérea teria pouco a acrescentar para ambos os contendores na região, pois a própria geografia do terreno e a cobertura vegetal forçariam a utilização de unidades pequenas e móveis, basicamente de infantaria, e estas dificilmente ofereceriam alvos interessantes para ataques aéreos.

A aviação neste caso seria utilizada de forma estratégica se possível (atacando a infra-estrutura do inimigo), ou as linhas de abastecimento (que seriam principalmente os rios da região), mas nesta última aplicação sua eficiência seria muito baixa, pois não se poderiam destruir as "vias de transporte" em si, apenas os veículos (barcos), que também tem individualmente baixo valor como alvos.

Portanto, para funções de combate meios aéreos na amazônia não fazem tanta falta assim.

É claro que para o transporte a história é outra, dadas as distâncias envolvidas e a precariedade das vias terrestres. No entanto o custo do transporte aéreo é muito alto, e apenas as cargas de alto valor ou que precisarem ser entregues com pressa acima da normal é que deverão ser efetivamente transportadas por aeronaves. E a FAB já tem várias unidades de transporte na região (uns dizem que até demais).

Um forte abraço,

Leandro G. Card

b.verde
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#5 Mensagem por b.verde » Sex Ago 31, 2007 10:58 am

Bom dia a todos, aqui vai minha opinião:

Muitas ONGs ( intereses Escusos ), instaladas na amazônia, já iniciaram um processo de reconhecimento, que antecede a "Invasão", pricipalmente aquelas ligadas ao meio ambiente, que por sinal é um bom disfarse, usam o desmatamento como desculpa, Instigam lideranças indiginas a se tornarem nações independentes, esquecendo que os índios que vivem em nosso solo e "São Brasileiros". Muitos esperam a invasão militar propriamente dita, acho que não será dessa forma, ela será discreta e silenciosa...Querem toma-la "Sem disparar um só tiro"...
Vamos acordar... A hora é agora...

Abraços.

"Creio em Jesus Cristo"

joaozinho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#6 Mensagem por joaozinho » Sex Ago 31, 2007 11:55 am

O arsenal de NukesBR deveria ficar nessa região. Desculpem-me pela ignorância, mas existem submarinos fluviais que poderiam ser usados na desfesa da região?

Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
ademir
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por ademir » Sex Ago 31, 2007 12:41 pm

Pensem bem, no caso de uma guerra na Amazonia, uma parte consideravel da floresta poderia ser ''estragada'' boa parte do lucro seria perdida, por isto eu acretido que caso nos atacassem não entrariam pela floresta, e sim pela amazonia azul, creio que variam um bloqueio maritimo, e bombardeios estrategicos obrigando assim o governo negociar, e entreguar a amazonia, intacta.

Por isto penso que a MB e a defesa da Amazonia azul defem ser priorizadas. :wink:

Apesar que eu não acretido em guerra na amazonia, nem em guerra pela amazonia, AQUILO SERA PRIVATIZADO, e dominado de uma forma mais moderna 8-]

Luiz
Júnior
Júnior

#8 Mensagem por Luiz » Sex Ago 31, 2007 2:12 pm

b.verde escreveu:Bom dia a todos, aqui vai minha opinião:

Muitas ONGs ( intereses Escusos ), instaladas na amazônia, já iniciaram um processo de reconhecimento, que antecede a "Invasão", pricipalmente aquelas ligadas ao meio ambiente, que por sinal é um bom disfarse, usam o desmatamento como desculpa, Instigam lideranças indiginas a se tornarem nações independentes, esquecendo que os índios que vivem em nosso solo e "São Brasileiros". Muitos esperam a invasão militar propriamente dita, acho que não será dessa forma, ela será discreta e silenciosa...Querem toma-la "Sem disparar um só tiro"...
Vamos acordar... A hora é agora...

Abraços.

"Creio em Jesus Cristo"

Meu caro, concordo com vc e se me permitir, ainda acrescento :

As bases existentes no Paraguai, Colômbia, e a negada presença de um grupo para treinamento em guerra na selva (aprendizado é claro) na Guiana, tornam as coisas mais claras do que nunca.

Algo que é incontestável é a vontade não só americana e sim de todos países de terem uma área com grandes riquezas inexploradas como a NOSSA Amazônia.
Cabe ressaltar que apesar disto não ser divulgado , um amigo me informou na época sobre dizeres que circulavam nos carros ingleses e franceses quando ele estava na europa durante a ECO92 : "Mate um brasileiro, salve a Amazônia", "Salve o pulmão do mundo. Você já matou um brasieliro hoje".
É claro que nenhum país pode invadir a bel prazer, pois todos acham que têm direitos sobre . Mas a conquista há anos esta sendo feita em silêncio, desde a difusão nos livros de história americana e franceses, ainda nos comtratos como os do SIVAM e por fim na inapetência de nossos governantes que acham que todos somos amigos e que o Brasil é um país de paz.
Realmente não nos invadiriam por terra, mas a base de interdição mais próxima é a de Anapolis. (longe né) !!!

Um abraço.

Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

#9 Mensagem por Quiron » Sex Ago 31, 2007 3:38 pm

Eu rezo pelo credo do "Só o Nuke salva".

Já viram alguma discussão sobre internacionalizar as florestas russas? E as florestas chinesas? Indianas? Pois é...

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#10 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 31, 2007 4:18 pm

Quiron escreveu:Eu rezo pelo credo do "Só o Nuke salva".

Já viram alguma discussão sobre internacionalizar as florestas russas? E as florestas chinesas? Indianas? Pois é...

Florestas russas, chinesas?! aeuhaeuh isso existe ainda?! :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#11 Mensagem por Moccelin » Sex Ago 31, 2007 4:27 pm

Bolovo escreveu:

Caraca... O povo não perdoa mesmo...

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#12 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 31, 2007 4:29 pm

vilmarmoccelin escreveu:
Bolovo escreveu:

Caraca... O povo não perdoa mesmo...

O Brasil é um dos poucos países que tem sua floresta 'intacta', ou algum pedaço de mato em pé.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

#13 Mensagem por Quiron » Sex Ago 31, 2007 4:51 pm

Bolovo escreveu:

Chinesas não. Mas na rússia e índia ainda existem, hehehe.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1241 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#14 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Ago 31, 2007 7:40 pm

E qual o potencial delas?

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#15 Mensagem por Moccelin » Sex Ago 31, 2007 8:13 pm

FIGHTERCOM escreveu:E qual o potencial delas?

As russas devem produzir madeira pra cara***...

The cake is a lie...
Responder