SAM's em Submarinos
Moderador: Conselho de Moderação
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
SAM's em Submarinos
Olá a todos,
A pergunta é, alguns submarinos da Marinha Russa portam SAM's, são eles:
- O Typhoon (Sub. Balístico)
- Akula (Sub. de Ataque)
- Nizhniy Novgorod (Sub. de Ataque)
- Krab (Sub. de Ataque)
- "Improved" Kilo (Sub. de Ataque Convencional)
- Kilo (Sub. de Ataque Convencional)
Todos eles portam SAM's (acredito que sejam os únicos no mundo), mas como é o funcionamento (lançamento) destes SAM's, seria semelhante ao lançamento do Sub-Harpoon, SM-39 Exocet, Tomahawk???
Como o submarino faz o engajamento do alvo aéreo???
Bem, acho que é só...
Abraços,
A pergunta é, alguns submarinos da Marinha Russa portam SAM's, são eles:
- O Typhoon (Sub. Balístico)
- Akula (Sub. de Ataque)
- Nizhniy Novgorod (Sub. de Ataque)
- Krab (Sub. de Ataque)
- "Improved" Kilo (Sub. de Ataque Convencional)
- Kilo (Sub. de Ataque Convencional)
Todos eles portam SAM's (acredito que sejam os únicos no mundo), mas como é o funcionamento (lançamento) destes SAM's, seria semelhante ao lançamento do Sub-Harpoon, SM-39 Exocet, Tomahawk???
Como o submarino faz o engajamento do alvo aéreo???
Bem, acho que é só...
Abraços,
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
- LEO
- Sênior
- Contato:
Bem, caso haja a curiosidade, gostaria de postar quais os SAM's utilizados por alguns submarinos da Marinha Russa:
Typhoon - 1 posição de SAM's SA-14/Strela 3
Akula - 1 posição de SAM's Strela
Nizhniy Novgorod - 1 posição de SAM's Strela
Krab - 1 posição de SAM's Strela
"Improved" Kilo - 1 posição de SAM's SA-8/Osa
Kilo - 1 posição de SAM's Osa
Typhoon - 1 posição de SAM's SA-14/Strela 3
Akula - 1 posição de SAM's Strela
Nizhniy Novgorod - 1 posição de SAM's Strela
Krab - 1 posição de SAM's Strela
"Improved" Kilo - 1 posição de SAM's SA-8/Osa
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
LEO escreveu:"Improved" Kilo - 1 posição de SAM's SA-8/Osa
Leo, fiquei intrigado com a citação do sistema OSA (SA-8 Gecko) nos subs, já que esse é um míssil de médio alcance guiado por radar! Isso demandaria a presença de um radar diretor de tiro nos subs, uma coisa um tanto surpreendente.
Ao pesquisar, não achei nada sobre o Osa / SA-8 Gecko, e sim a designação "SA-N-8" para o Strela, ou seja, mesmo os Kilos e I-Kilos usariam os Manpads parecidos com SA-7 Grail e SA-16/18 Igla.
São mísseis simples, como Igla, de curto alcance, guiados a IR, disparados da torre/vela. A princípio, podem ser disparados com o sub até 10-15 metros abaixo da superfície.
É uma boa arma para se matar Orions ou Seahawks ou Lynxes que se atrevam a chegar muito perto ou errem o primeiro tiro.
Sendo assim, parece ter havido algum engano. Ou vc teria algum link que sugere a presença do SA-8 Gecko OSA, guiado a radar, e não do SA-N-8?
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- LEO
- Sênior
- Contato:
Sendo assim, parece ter havido algum engano.
Ih, foi mal. É verdade....
Uma pergunta: estando o submarino submerso, como seria possível se descobrir se o alvo (no caso, um avião de patrulha ou helicóptero) está dentro do alcance do míssil?!
Isso e que eu quero saber com este tópico também.
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
O míssil pode ser disparado com o submarino submerso, sob profundidade periscópica, pelo pouco que consegui achar.
Mas não sei como o míssil trava no alvo. Na verdade, me parece uma medida de desespero, com o míssil sendo lançado meio "a esmo", ou na direção do alvo detectado pelo radar do mastro/periscópio.
Mas não sei como o míssil trava no alvo. Na verdade, me parece uma medida de desespero, com o míssil sendo lançado meio "a esmo", ou na direção do alvo detectado pelo radar do mastro/periscópio.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Os submarinos russos da classe AKULA II (Type971) possuem um lançador de mísseis SA-N-5/8 do lado do mastro e periscópio(nunca vi a foto). É um lançador múltiplo, com 4 a 8 mísseis. Não existe travamento no alvo antes do disparo, que, após a detecção do alvo aéreo, é lançado o míssel, e adquire o alvo em vôo. O sistema é primariamente contra helicópteros, mas serve de dissuasão contra aviões patrulha, que têm que mudar o padrão de vôo de busca para evitar entrar no alcance dos mísseis antiaéreos.
Os mísseis portáteis são usados de forma convencional, situação que eu acho suicídio!
Os mísseis portáteis são usados de forma convencional, situação que eu acho suicídio!
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- rodrigo
- Sênior
Só funcuiona com o submario submerso, do contrário, o cara morre afogado
Realmente me expressei mal, eu queria dizer que o míssel é disparado por um tripulante, como se fosse um soldado no campo de combate. Mas o submarino teria que estar emerso pra isso, se tornando um alvo fácil.
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
-
- Júnior
rodrigo escreveu:Os mísseis portáteis são usados de forma convencional, situação que eu acho suicídio!Só funcuiona com o submario submerso, do contrário, o cara morre afogado
Realmente me expressei mal, eu queria dizer que o míssel é disparado por um tripulante, como se fosse um soldado no campo de combate. Mas o submarino teria que estar emerso pra isso, se tornando um alvo fácil.
nessa situacao eu tambem acho que seja suicidio mas nao pelo cara e sim pelo proprio submarino vejam bem se o cara tem tempo de sair de dentro do subamarino subir nessa geringonça mira a alvo e atirar isso quer dizer que o submarino ficou um bom tempo exposto eu seja um alvo bem facil nao acham
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Boa Noite
Bem colegas, acho que alguns estão cometendo um equivoco a respeito das armas AAW lançadas de submarinos, pelo menos com as mais modernas.
Em 1998 formos-se o consórcio Triton, que fora formado pela LKF alemã, do grupo EADS, a HDW responsável pelo contêiner de lançamento e a integração deste sistema a submersíveis e por fim a norueguesa KDA que idealizou o sistema de comando e controle do armamento. O produto em si chama-se TRITON, que é um contêiner com dois mísseis guiados por fibra óptica baseado no Polyphem. O contêiner é submetido ao tubo lança-torpedos. O sistema de guiagem é meio diferente, ou seja, igual aos mísseis guiados por fibra ótica, porém é muito eficiente e tem um alcance de até 15 km, e como já disse é lançado com o submarino submerso ocorrendo a busca final do alvo na superfície, de resto não tenho mais informações. Sendo este ideal para o combate ao verdadeiro terror dos submarinos, que nada mais são do que os modernos helicópteros ASW com sonar de profundidade variável. O sistema é compatível com os tubos da classe Tikuna e irá tornar-se operacional em 2005 na Alemanha e Itália.
Valeu!!!!
Bem colegas, acho que alguns estão cometendo um equivoco a respeito das armas AAW lançadas de submarinos, pelo menos com as mais modernas.
Em 1998 formos-se o consórcio Triton, que fora formado pela LKF alemã, do grupo EADS, a HDW responsável pelo contêiner de lançamento e a integração deste sistema a submersíveis e por fim a norueguesa KDA que idealizou o sistema de comando e controle do armamento. O produto em si chama-se TRITON, que é um contêiner com dois mísseis guiados por fibra óptica baseado no Polyphem. O contêiner é submetido ao tubo lança-torpedos. O sistema de guiagem é meio diferente, ou seja, igual aos mísseis guiados por fibra ótica, porém é muito eficiente e tem um alcance de até 15 km, e como já disse é lançado com o submarino submerso ocorrendo a busca final do alvo na superfície, de resto não tenho mais informações. Sendo este ideal para o combate ao verdadeiro terror dos submarinos, que nada mais são do que os modernos helicópteros ASW com sonar de profundidade variável. O sistema é compatível com os tubos da classe Tikuna e irá tornar-se operacional em 2005 na Alemanha e Itália.
Valeu!!!!
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- rodrigo
- Sênior
Mas esse sistema que vc descreveu é ocidental, e ainda está na fase de testes. O sistema a que me referi é russo (ex-soviético), e encontra-se em serviço desde a década de 70. Inclusive está muio defasado, sem muito uso atualmente.
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa