Aviação Naval - Pespectivas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRMaia
Intermediário
Intermediário

#1 Mensagem por PRMaia » Dom Jul 01, 2007 5:46 pm

Prezados Senhores,

Tenho observado muitas opiniões referentes a aviação naval da Marinha do Brasil. Estou abrindo este assunto para tentarmos concentrar todas estas opiniões em um mesmo tópico.
Proponho analisarmos seguindo este raciocinio:

1) Grupo Aéreo Embarcado no A-12
2) Helicópteros de ataque Super Lynx
3) Helicópetros de transporte Super Puma/Cougar
4) Helicópteros de emprego geral Esquilo mono/biturbina
5) Helicópteros de instrução (substituição do Bell jet Ranger II)
6) Helicópteros de ataque para os Fuzileiros Navais

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 242 vezes
Agradeceram: 555 vezes

Re: Aviação Naval - Pespectivas

#2 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 01, 2007 5:59 pm

PRMaia escreveu:Prezados Senhores,

Tenho observado muitas opiniões referentes a aviação naval da Marinha do Brasil. Estou abrindo este assunto para tentarmos concentrar todas estas opiniões em um mesmo tópico.

Eu acho o seguinte:
1) O mais provável é que se modernizem 12 AF-1, com BVR e Anti-navio (não vou citar o F-18 por que considerio remoto em vários aspectos). O S-3 seria uma boa possibilidade, talvez uns 3 ou 4. Outra que me parece apenas uma questão de tempo são os SH-60.

2)Acho que 10 Super Lynx é pouco para uma esquadra de 15 navios. Acho que seria totalmente desejável a compra de uns 5 usados da Inglaterra e modernização dos atuais para um outro padrão (como os Ingleses).

3) Troca pelo Black Hawk. Compatíveis com os da FAB e do EB e até mesmo os SH-60.

4) Poderiam ser modernizados ou trocados por helicópteros semelhantes, porém menos "básicos". (com OVN e capacidade de lançamento de mísseis).

5) Substituem pelo S-300 iguais ao do EDRA.\

6) Não acho necessário e nem viável a curto prazo. Talvez Fennecs com uma boa capacidade de armas guiadas, um pod de localização de alvos e OVN seriam suficientes, e acima de tudo, podem ser operados sem problemas pela Marinha.

abraços]

Fox
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Fox » Dom Jul 01, 2007 6:52 pm

Blz Brasileiro,

1) O mais provável é que se modernizem 12 AF-1, com BVR e Anti-navio (não vou citar o F-18 por que considerio remoto em vários aspectos). O S-3 seria uma boa possibilidade, talvez uns 3 ou 4. Outra que me parece apenas uma questão de tempo são os SH-60.

Modernizar os A-4 a esse nível pode acabar iqualzinho a velha história dos F-5! Essa aeronave já deveria ter passado por um programa de modernização no inicio da década, é já deviam estar voando com os seus novos armamentos a um bom tempo. Uma modernização nesse nível HOJE eu sou contra! Vamos mandar amanhã para Embraer duas aeronaves (monoplace e biplace) para servir de protótipos, essas estarão prontas em 2010, e as outras dez aeronaves estariam prontas até 2012... no meio do caminho verifica um probleminha na modernização, e o processo atrasa por um ou dois anos... soma-se mais uns dois anos para deixar nossos pilotas balas nessa “nova” plataforma... ou seja, nós já estaremos no anos de 2015/2016. Isso sendo bastante otimista!

Portanto eu só vejo duas alternativas, ou a MB convence o governo da importância do Brasil possuir um porta avião e descola uma verbinha extra para o São Paulo, ou nossa marinha vai ficar eternamente com um elefante branco na mão equipado com aeronaves defasadas. Para treinar doutrina os A-4 do jeito que estão já é o suficiente! Já o F/A-18, o avião em si, é só compra, é já temos uma plataforma bastante moderna, passível de modernização, que poderíamos dispor de alguns anos de atraso na atualização do mesmo... coisa que já não acontece com o A-4, projeto dos anos 50/60!

3) Troca pelo Black Hawk. Compatíveis com os da FAB e do EB e até mesmo os SH-60.

Não concordo novamente! Vamos trocar uma aeronave que está a serviço da a MB a 20 anos?! Não seria melhor moderniza-la/atualiza-la a um custo relativamente baixo. A padronização entre as forças é bastante válida, porém não podemos fechar os olhos é jogar fora os vetores que ainda podem ser utilizados por um bom tempo! Ah, detalhe, tanto a FAB quando o EB irão utilizar seus Super Puma/Cougar ainda por um bom tempo... por que a MB não deveria fazer o mesmo?!

5) Substituem pelo S-300 iguais ao do EDRA.\

Os treinamentos iniciais, eu acredito que deveriam ser feito na AFA, porém para o treinamento embarcado, digamos, específicos, deveria utilizar uma aeronave mais apropriada... talvez o esquilo (possíveis aeronaves novas) possa fazer esse serviço.

Abraços.

Editado pela última vez por Fox em Dom Jul 01, 2007 8:49 pm, em um total de 2 vezes.
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Fox
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Fox » Dom Jul 01, 2007 7:18 pm

Eu já dei a minha opinião no outro tópico.

Acredito que essas aeronaves, no momento certo, poderiam ser trocadas por outros Esquilos

6) Helicópteros de ataque para os Fuzileiros Navais.

Acredito que um helicóptero especifico para ataque, em minha opinião é função do EB. Existe pessoas que são da opinião que cada forças deveriam ter os seus próprios vetores necessários, más eu acredito que a MB possa trabalhar em conjunto com EB, e em caso necessário os helicópteros poderia apoiar os fuzileiros, até mesmo embarcados nos navios da MB. A MB necessita de aeronaves que possa proporcionar as suas tropas o apoio de fogo, então os Super Puma/Cougar como suas metralhadoras lateral, é numa possível modernização com injetores .50 + lançadores de foguetes, poderiam fazer perfeitamente esse serviço, juntamente com os Esquilos (.50 + lançadores de foguetes).

Imagem
http://www.flightglobal.com/assets/getAsset.aspx?ItemID=15441

Abraço.

Editado pela última vez por Fox em Dom Jul 01, 2007 7:33 pm, em um total de 2 vezes.
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
PRMaia
Intermediário
Intermediário

Aviação Naval

#5 Mensagem por PRMaia » Dom Jul 01, 2007 7:22 pm

Prezado Brasileiro

Comentando e ampliando algumas opiniões em minha opinião:

1) Os A-4 foram projetados nos anos de 1950/60 e uma modernização para emprego de de misseis BVR e anti-navio provavelmente não teria uma boa relação custo/beneficio. Outro ponto e que o momento oportuno acredito já passou, Os A4 deveriam ficar limitados ao treinameto dos pilotos e algumas unidades, talvez 8, com alguma atualização serem utilizadas para ataque com bombas com kit inteligente. O F/A 18 Hornet deveria ser uma meta a ser perseguida, neste momento, pela Marinha.

2) Os Super Puma/Cougar são adequados as missões em que são empregados pela Marinha. O ideal seria a modernização dos mesmos e a aquisição de exemplares adicionais, de forma a poder serem mantidas pelo menos 4 unidades em Manaus.

3) Deveriam ser adquiridos pelo menos 6 Super-Lynx 300 e atualizados os existentes.

4) Os Bell Jet Ranger de instrução poderiam ser substituidos pelo EC120 Colibri (8 celulas) que já estão sendo utilizados nesta função em diversos países. Os Jet Ranger seriam distribuidos a Esquadrões a seram criados em Salvador, Natal e Belém.

5) Em relação aos Helicópteros de atque concordo com o emprego do Fennec (Bi-turbina) com proteção blindada e armamento anti-carro...etc.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#6 Mensagem por Matheus » Dom Jul 01, 2007 8:13 pm

Concordo com o Fox.

Se não conseguíssimos os F-18 pelo menos os S-3 com Harpoon ou até os SuE modernizados com magicII e AM-39.

PRMaia
Intermediário
Intermediário

#7 Mensagem por PRMaia » Dom Jul 01, 2007 8:35 pm

Prezados Senhores

Bem lembrada a alternativa do Super Etendard modernizado para operar no A12. Vale a pena lembrar que o Rafale foi homologado no então Foch.
Se o nosso país não fosse conduzido por homens tão mediocres poderiamos pensar então no A12 operando Rafales.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#8 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 01, 2007 9:12 pm

Quando o A-12 ainda era o R-99 Foch da França, ele voava com a seguinte ala embarcada: 15 SUE, 15 Etendard IV, 10 F-8 Crusader, 6 Alizé, 2 Dauphin e 2 Super Frelon. Cerca de 40 aeronaves. Não somos a França, não temos o orçamento da França, então aqui a coisa seria bem menor pot aqui. Creio eu que os A-4 não compensam ser modernizados, são aeronaves com o prazo de validade vencidos. Por mim, seriam 12 F/A-18A/B, 4 SH-60B (ASW e EG), 4 S-3B (2 AEW, 2 EG). Mas como diz o Juarez daqui do fórum, quem não opera pulga não vai operar mosca. Ou seja, quem mal voa 2 A-4, quem dera voar 12 F/A-18 e 4 S-3B com operacionalidade. Daí eu não sei.
PRMaia escreveu:2) Helicópteros de ataque Super Lynx

Acho que foi um erro não aumentarem o convês das Niteroi MODFRAG, para operar o SH-60 ou similar. Enfim, modernizaria os Lynx atuais para o padrão 300 (parecido com da África do Sul) com sonar e toda aquela coisa. E comprava mais uns seis Super Lynx 300 novos.
PRMaia escreveu:3) Helicópetros de transporte Super Puma/Cougar

Substituiria pela família Black Hawk (é a intenção da FAB e do EB, pelo que parece).
PRMaia escreveu:4) Helicópteros de emprego geral Esquilo mono/biturbina

Não sei o estado das aeronaves. No US Army, estão substituindo as aeronaves "faz tudo" pelos UH-145. Se os Esquilos tiverem que ser substituídos, acho que seria uma boa opção.
PRMaia escreveu:5) Helicópteros de instrução (substituição do Bell jet Ranger II)

Odeio o fato da FAB ter seu Centro de Instrução de Asas Rotativas, o EB ter o dele, e a MB ter o dele. São três centros para treinarem a mesma coisa. Nos EUA, na Inglaterra e na Suécia por exemplo, esses Centros são unificados, sendo usados aeronaves S-300, Jet Ranger, 412, etc para treinamento.
PRMaia escreveu:6) Helicópteros de ataque para os Fuzileiros Navais

Na Inglaterra, quem tem helicópteros de ataque e de transporte pesado é o Corpo Aéreo do Exército Britânico. Quando os Royal Marines precisam de suporte aéreo, no lugar deles comprarem suas próprias aeronaves, as naves do Exército operam embarcados nos barcos da Royal Navy. Poderia ser parecido no Brasil, quando o CFN/MB precisar de apoio aéreo de helicópteros que ela não tem, como os de ataque ou pesados, peça para o EB, que teria as aeronaves, para dar o suporte. Olha um WAH-64 do Exército Britânico operando no HMS Ark Royal da Marinha.

Imagem

O que acham?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por orestespf » Dom Jul 01, 2007 9:14 pm

A metologia Hellmann's voltou com corda total... :D :D :D

Saudações aos entusiastas "entusiasmados"!!!

Orestes

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#10 Mensagem por juarez castro » Dom Jul 01, 2007 9:26 pm

orestespf escreveu:A metologia Hellmann's voltou com corda total... :D :D :D

Saudações aos entusiastas "entusiasmados"!!!

Orestes

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: no modo mais Avilã Navy impossível.

Grande abraço

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#11 Mensagem por talharim » Dom Jul 01, 2007 10:39 pm

A MB está naquela fase de "troca de pele"...........a maior parte de sua aviação naval está em ponto de substituição idem para seus principais meios da esquadra.

Então o momento é muito portuno para discutirmos isso.Dentro de 5 a 10 anos a MB será o centro das atenções das nossas FAs.

Na minha opinião com relação a aviação de caça os A-4 deveriam ser modernizados e mantidos em número de 16.A modernização deveria consistir basicamente a homologar a aeronave para lançamento de algum míssil anti-navio pelo menos.

Deveriam ser adquiridos entre 12 e 15 F-18 Hornets de oportunidade.De preferência a versão C.

Isso a curto prazo está excelente.

---------------------------------------------

Com relação aos helis a substituição dos Sea King deve ser tratado como prioridade número 1.

Para nossa realidade os Seahawk estão de ótimo tamanho.Mas pelo menos deveriam se comprados novos.

Os Super Lynx na minha opinião estão com os dias contados na MB.Assim que as Niterói e Type 22 derem baixa a MB deveria padronizar tudo para Seahawk sendo adquirido um novo lote desses helis.

Os Esquilos são essenciais e devem ser mantidos.

Os Super Puma também estão com os dias contados.A MB deve padronizar tudo para Seahawk.

Uma pequena quantidade de helis pesados deveria ser adquirida na minha opinião.Uns 4 ou 6 Stallions estariam de ótimo tamanho.

------------------------------------

Mas de imediato mesmo substituição dos Sea King pelo Seahawk e modernização dos Skyhawks .Isso é emergencial.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Luiz Padilha

#12 Mensagem por Luiz Padilha » Seg Jul 02, 2007 7:57 am

Vamos ao link que esclarece sobre os Black Hawks.

http://www.dsca.mil/PressReleases/36-b/ ... _07-27.pdf

PS: Para quem defende a continuidade dos Cougar na MB, perguntem ao esquadrão se é bom ficar no chão esperando a Eurocopter/Helibras levar 4 meses para te entregar uma magueira.
Motivo: Muitas vendas. Fabrica trabalhando a pleno, logo, prioridade para a construção e os operadores ficam ao vento.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 598 vezes
Agradeceram: 200 vezes

#13 Mensagem por saullo » Seg Jul 02, 2007 10:54 am

1) Com $$: 20 Rafale; sem $: 20 F-18 e moderniza na Embraer.
2) Comprar mais uns 06 do Reino Unido, usados mesmo.
3) Trocar por Black Hawk e em número maior, talvez uns 16, para transporte e apoio de fogo.
4) Destinar os Esquilo para área fluvial e de patrulha. Parece que já são assim utilizados.
5) O certo é um centro único de treinamento em helicópteros para todas as Forças Armadas.
6) Por enquanto, acho que HA quem deve ter é o Exército. O apoio de fogo para FN poderia vir de alguns Black Hawk citados acima.

Abraços

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#14 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 02, 2007 12:04 pm

1) Acho que poderia-se adquirir um lote de F-4k que hoje se encontram estocados em excelente estado na Inglaterra e moderniza-los. São caças semi-novos e com grande capacidade de combate. Outra opção seria a compra de F-18 usados até o pito.

2) Concordo com a maioria, o Super Lynx é considerado um dos melhores helis de sua categoria hoje usado no mundo. A MB devia comprar mais algumas unidades novas e modernizar as existentes.

3) Os Super Puma fazem muito bem o seu trabalho que é o de transporde de tropas, se modernizados acho uma opção melhor que a compra de BH ja que o Super Puma tem uma capacidade de transporte melhor.

4) Os Fennecs fazem seu papel com eficiencia, talvez uma modernização seria suficiente.

5) Substituir os atuais Jet Eanger III por EC-120 ou um heli mais simples.

6) Para o contexto sul-americano um Fennec modernizado com armas mais eficientes e os Super Puma apoiando é o suficiente.

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jul 02, 2007 12:47 pm

Tudo depende de $$$$...

Havendo disponibilidade para isto, aquisição de 14 F-18s e 06 S-3s seria algo plenamente viável, passando os A-4s para adestramento de pilotos..

A substituição dos Sea Kings é algo urgente e prioridade, a tendencia do substituto seria o SH-60, aquisição de mais 06 Super Lynx seria ótima e quanto aos Super Puma, se realmente existe problemas em mante-los na ativa, um novo lote de BH para substituí-los....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder