Publicada em 14/05/2007 às 23:09
Governo estuda comprar helicópteros de guerra para atuar sobre áreas de risco
O Globo
RIO - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, confirmou nesta segunda-feira que está sendo estudada a compra de um helicóptero totalmente blindado para as operações aéreas em áreas conflagradas, como o Complexo do Alemão. Apelidado pelos policiais de “caveirão do ar”, um dos modelos que mais atenderia às necessidades é o helicóptero Black Hawk, estrela do filme “Falcão Negro em perigo” (“Black Hawk down”), de Ridley Scott. De fabricação americana e considerado um dos mais modernos do mundo. O problema do Black Hawk é o custo: um exemplar não sai por menos de US$ 15 milhões e leva dois anos para ser entregue com uma blindagem total.
Outra opção seria o uso do modelo Bell 212, semelhante aos usados pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Mais barato, o helicóptero sofreria adaptações e sairia de fábrica totalmente blindado.
— Os modelos Esquilo, usados atualmente pela polícia, são muito bons ainda, mas não são a melhor opção, por exemplo, em ações no Complexo do Alemão. Ali, os traficantes têm armas potentes, bons atiradores e usam estratégias de guerrilha — disse um experiente policial civil do Rio, pedindo anonimato.
O projeto do “caveirão do ar”, segundo o secretário de Segurança, já foi aprovado. O modelo, seja ele Black Hawk ou Bell 212, deverá ser todo preto, totalmente blindado e equipado com câmeras de grande aproximação, radar e visão termal (que acompanha o deslocamento do alvo pelo calor).
Como "O Globo" noticiou em sua edição de domingo passado, armas de longo alcance em poder de traficantes vêm obrigando helicópteros a mudarem rotas no Rio, para evitarem tiros de fuzil. Os alvos dos bandidos, que eram preferencialmente os policiais, passaram a ser aeronaves civis. Pelo menos seis helicópteros foram atingidos desde outubro do ano passado, segundo relatório da Gerência Regional da Agência Nacional de Aviação Civil. A ameaça já criou zonas de exclusão sobre favelas da cidade , situação comum em tempos de guerra.
Leia a reportagem completa no jornal "O Globo" desta terça-feira.
Rio estuda comprar helicópteros de guerra - “caveirão do ar”
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Lucas SSBN
- Avançado
- Contato:
Rio estuda comprar helicópteros de guerra - “caveirão do ar”
"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Rio estuda comprar helicópteros de guerra - “caveirão do
Lucas SSBN escreveu:Publicada em 14/05/2007 às 23:09
Governo estuda comprar helicópteros de guerra para atuar sobre áreas de risco
O Globo
RIO - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, confirmou nesta segunda-feira que está sendo estudada a compra de um helicóptero totalmente blindado para as operações aéreas em áreas conflagradas, como o Complexo do Alemão. Apelidado pelos policiais de “caveirão do ar”, um dos modelos que mais atenderia às necessidades é o helicóptero Black Hawk, estrela do filme “Falcão Negro em perigo” (“Black Hawk down”), de Ridley Scott. De fabricação americana e considerado um dos mais modernos do mundo. O problema do Black Hawk é o custo: um exemplar não sai por menos de US$ 15 milhões e leva dois anos para ser entregue com uma blindagem total.
Outra opção seria o uso do modelo Bell 212, semelhante aos usados pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Mais barato, o helicóptero sofreria adaptações e sairia de fábrica totalmente blindado.
— Os modelos Esquilo, usados atualmente pela polícia, são muito bons ainda, mas não são a melhor opção, por exemplo, em ações no Complexo do Alemão. Ali, os traficantes têm armas potentes, bons atiradores e usam estratégias de guerrilha — disse um experiente policial civil do Rio, pedindo anonimato.
O projeto do “caveirão do ar”, segundo o secretário de Segurança, já foi aprovado. O modelo, seja ele Black Hawk ou Bell 212, deverá ser todo preto, totalmente blindado e equipado com câmeras de grande aproximação, radar e visão termal (que acompanha o deslocamento do alvo pelo calor).
Como "O Globo" noticiou em sua edição de domingo passado, armas de longo alcance em poder de traficantes vêm obrigando helicópteros a mudarem rotas no Rio, para evitarem tiros de fuzil. Os alvos dos bandidos, que eram preferencialmente os policiais, passaram a ser aeronaves civis. Pelo menos seis helicópteros foram atingidos desde outubro do ano passado, segundo relatório da Gerência Regional da Agência Nacional de Aviação Civil. A ameaça já criou zonas de exclusão sobre favelas da cidade , situação comum em tempos de guerra.
Leia a reportagem completa no jornal "O Globo" desta terça-feira.
Eu tô achando que isso aí é desculpa para alguém se dar bem em licitação.
É isso aí compra dois Black Hawk e od dois vão ficar no chão antes mesmo de serem abatidos. será que alguma brilhandte autoridade já deu uma olhada nas planilhas de custo operacional do Back Hawk?
O melhor era o arrendamento de UAVs de pequeno porte para manter os traficas sob pressão permanente, que nem na ápoca do dirigível.
UAVs operando em conjunto com a nata da PM carioca(BOPE) , desde que conveniente adestrado para operar doutrinariamente entrosado com UAVs poderiam dar um chacoalha lá no Complexo do alemão. Mas precísariamos de uns dois BOPEs).
Com a Palavra o colega Zero4 ou o Beraldi.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
Pô... pq não compra uns 4 Bell AH-1F com canhão Gatling junto com 4 Bell 212 usados é claro. Como a hora de vôo dessas aeronaves não é barata, comprar-se-ia tb umas seis unidades UAVs para fornecerem inteligência sobre determinado local, qdo. fosse detectada atividade hostil ostensiva por parte dos traficas, era só dar as cordenadas e chamar os helicópteros, Os Bell 212 levariam um grupo de assalto do BOPE Super-Hiper Equipado para ser eventualmente desembarcado no topo de morros para urubuizar a capacidade C2 dos traficantes. e dar uma CAAv-Controlador Aéreo Avançado(baseado em terra) para os tiros dos AH-1F
Minha sugestão.
sds
Walter
Esse "sistema" poderia ser útil tb em dias de eleição lá no vasco da gama.
Minha sugestão.
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
cicloneprojekt escreveu:Pô... pq não compra uns 4 Bell AH-1F com canhão Gatling junto com 4 Bell 212 usados é claro. Como a hora de vôo dessas aeronaves não é barata, comprar-se-ia tb umas seis unidades UAVs para fornecerem inteligência sobre determinado local, qdo. fosse detectada atividade hostil ostensiva por parte dos traficas, era só dar as cordenadas e chamar os helicópteros, Os Bell 212 levariam um grupo de assalto do BOPE Super-Hiper Equipado para ser eventualmente desembarcado no topo de morros para urubuizar a capacidade C2 dos traficantes. e dar uma CAAv-Controlador Aéreo Avançado(baseado em terra) para os tiros dos AH-1F
Minha sugestão.
sds
Walter
Báh!!! agora que eu percebi. Este tópico deveria estar lá no "forças Aéreas" ou nos "Gerais", ou nos "Conflitos Atuais e Futuros".
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Lucas SSBN
- Avançado
- Contato:
cicloneprojekt escreveu:cicloneprojekt escreveu:Pô... pq não compra uns 4 Bell AH-1F com canhão Gatling junto com 4 Bell 212 usados é claro. Como a hora de vôo dessas aeronaves não é barata, comprar-se-ia tb umas seis unidades UAVs para fornecerem inteligência sobre determinado local, qdo. fosse detectada atividade hostil ostensiva por parte dos traficas, era só dar as cordenadas e chamar os helicópteros, Os Bell 212 levariam um grupo de assalto do BOPE Super-Hiper Equipado para ser eventualmente desembarcado no topo de morros para urubuizar a capacidade C2 dos traficantes. e dar uma CAAv-Controlador Aéreo Avançado(baseado em terra) para os tiros dos AH-1F
Minha sugestão.
sds
Walter
Báh!!! agora que eu percebi. Este tópico deveria estar lá no "forças Aéreas" ou nos "Gerais", ou nos "Conflitos Atuais e Futuros".
Walter
Verdade ( achei que estava na seção correta ) peço que transfiram para a Forças Terrestres.
"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
Na minha opinião atualmente Helicóteros não servem pra praticamente NADA. Eles dão apoio na maioria das operações, se eu não me engano a PCERJ já recebeu ou está perto de receber um heli blindado.
A verdade é que o problema da polícia carioca (tanto a PM quanto a PC) é por demais complexo para que seja resolvido assim...
Pra mim será mais um fator CUSTO que não servirá para quase nada...
A verdade é que o problema da polícia carioca (tanto a PM quanto a PC) é por demais complexo para que seja resolvido assim...
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
-
- Sênior
ZeRo4 escreveu:Na minha opinião atualmente Helicóteros não servem pra praticamente NADA. Eles dão apoio na maioria das operações, se eu não me engano a PCERJ já recebeu ou está perto de receber um heli blindado.
E a incoproração de UAVs no apoio de operações(incursões) nos morros?
Faria um diferença positiva?
O que tu achaste da experiência com o dirigível a um tempo atrás.
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Só metendo o bedelho um pouquinho...espero que a situação no Rio, no CGOA, tenha melhorado, porque até uns anos atrás...
Conheci um piloto de lá e o que contava...nada de investimentos e apoio oficial. Tudo que era feito, melhoramentos, doutrina, operações, tudo por conta de iniciativas individuais...
Abs!
Conheci um piloto de lá e o que contava...nada de investimentos e apoio oficial. Tudo que era feito, melhoramentos, doutrina, operações, tudo por conta de iniciativas individuais...
Abs!
Ciclone,
UAVs acho que seriam interessantes, até pq creio que o custo de operação seja menor do que o de um heli (me corrija se eu estiver errado...).
Um UAV por exemplo pode operar sobre um morro e descobrir por exemplo onde são guardados os armamentos e as drogas, ai então a polícia faria uma operação.
Seria mais uma parte de inteligência do que de confrontação...
De nada adianta por exemplo a adoção de um heli se não sabemos onde estão as drogas e as armas... já a adoção dos dois em conjunto também seria de grande valia pois o heli permite que os policiais cheguem no alto do morro de forma mais rápida e segura!
O heli sozinho eu não vejo muita mudança não...
A experiencia do dirigível era até positiva, mas no lugar do dirigível deveria ter sido um UAV. O problema do dirigível é que ele é grande, lento e de fácil localização. Já um UAV voando alto e pequeno do jeito que é talvez iria passar mais desapercebido.
Tem muita tecnologia que a policia carioca poderia usar que teria bons resultados... mas a política de segurança pública aqui é só UMA, abrir prova pra 1000 ou 2000 vagas na PM! triste isso...
UAVs acho que seriam interessantes, até pq creio que o custo de operação seja menor do que o de um heli (me corrija se eu estiver errado...).
Um UAV por exemplo pode operar sobre um morro e descobrir por exemplo onde são guardados os armamentos e as drogas, ai então a polícia faria uma operação.
Seria mais uma parte de inteligência do que de confrontação...
De nada adianta por exemplo a adoção de um heli se não sabemos onde estão as drogas e as armas... já a adoção dos dois em conjunto também seria de grande valia pois o heli permite que os policiais cheguem no alto do morro de forma mais rápida e segura!
O heli sozinho eu não vejo muita mudança não...
A experiencia do dirigível era até positiva, mas no lugar do dirigível deveria ter sido um UAV. O problema do dirigível é que ele é grande, lento e de fácil localização. Já um UAV voando alto e pequeno do jeito que é talvez iria passar mais desapercebido.
Tem muita tecnologia que a policia carioca poderia usar que teria bons resultados... mas a política de segurança pública aqui é só UMA, abrir prova pra 1000 ou 2000 vagas na PM! triste isso...
As GATs e RPs estão em toda cidade!
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Walter, você quer que a polícia atire de gatling no meio de uma área habitada?Pô... pq não compra uns 4 Bell AH-1F com canhão Gatling
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Melhor seria pegar carona nessa compra da Força Aérea e encomendar dois Mi-17Br2 BigSkull , já blindados , com MAG , nas laterais , sai mais em conta. .
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
-
- Sênior
rodrigo escreveu:Walter, você quer que a polícia atire de gatling no meio de uma área habitada?Pô... pq não compra uns 4 Bell AH-1F com canhão Gatling
Só estava elocubrando mesmo, pensando com meus botões e minhas modinhas de um centavo...
Mas estava mesmo fazendo um exercicio de transpor as táticas usadas pelas IDF nas incursões em Nablus, na Cisjordânia, na Faixa de Gaza etc.
Sobre o uso dos UAVs acredito que seriam um "punch" muito bom p/ a polícia carioca em ações de levantamento de inteligência como os israelenses fazem lá na Palestina.
Mas observava tb a possibilidade de serem usados no suporte a operações, como sendo uma espécie de Observadores aéreos avançados, "marcando alvos" como por exemplo Identificando o local onde estariam franco-atiradores traficantes no morro, sua movimentação e outras ações que o Zero4 destacou.
A movimentação de traficantes qdo. da aproximação da polícia seria tb um grande Bônus.
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
cicloneprojekt escreveu:rodrigo escreveu:Walter, você quer que a polícia atire de gatling no meio de uma área habitada?Pô... pq não compra uns 4 Bell AH-1F com canhão Gatling
Só estava elocubrando mesmo, pensando com meus botões e minhas modinhas de um centavo...
Mas estava mesmo fazendo um exercicio de transpor as táticas usadas pelas IDF nas incursões em Nablus, na Cisjordânia, na Faixa de Gaza etc.
Sobre o uso dos UAVs acredito que seriam um "punch" muito bom p/ a polícia carioca em ações de levantamento de inteligência como os israelenses fazem lá na Palestina.
Mas observava tb a possibilidade de serem usados no suporte a operações, como sendo uma espécie de Observadores aéreos avançados, "marcando alvos" como por exemplo Identificando o local onde estariam franco-atiradores traficantes no morro, sua movimentação e outras ações que o Zero4 destacou.
A movimentação de traficantes qdo. da aproximação da polícia seria tb um grande Bônus.
sds
Walter
Me intrometendo um pouco no assunto
É bom lembrar que mesmo UAVs possuem limitações quanto a identificação de alvos em áreas muito povoadas... velocidade relativa pode ser um problema e o relevo no caso das favelas e os prédios vizinhos, assim como a irregularidade das construções não ajudam em nada o emprego de UAVs... (no caso do Rio)
Acho que algo como o dirigivel proporciona uma melhor visão e elaboração de ações por ser mais estacionário (embora seja mais vulnerável).
Não acho de todo ruim a idéia de um helicóptero blindado para ser utilizado como forma de inserir policiais e fornecer apoio (dizendo isso não sei qual modelo seria mais indicado ). Como observado pelos colegas não adianta ter o Heli se não tiver verbas para operá-lo direito!
E aquela blindagem que foi desenvolvida para os Puma / Esquilo será que não poderia ser utilizada ao invés de comprar mais um Heli?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima