Página 66 de 87
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 9:48 pm
por Penguin
Túlio escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 9:39 pm
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 9:26 pm
Não posso discutir sobre Skinner e nem Paulo Freire.
Não conheço nada das obras de nenhum dos dois.
Então melhor pensar duas vezes antes de falar em EDUCAÇÃO comigo: achas que foi só de
TROLAGEM que convidei o
@FCarvalho? É Paulo Freire até a medula, e nem lembro em qual post referi quando
DETONEI um balaio deles em sala de aula mas posso achar e aprofundar a explicação.
Posso sim falar e com certa propriedade da relação entre educação e desenvolvimento tecnológico e produtividade. Educação é um fator importante (mas não o único) para sermos algum dia uma potência econômico e militar.
De fato, não posso e nem me arvoro a falar de PEDAGOGIA.
De qq forma acho muito bem acertado convidar o @FCarvalho!
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 9:56 pm
por Túlio
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 9:48 pm
Posso sim falar e com certa propriedade da relação entre educação e desenvolvimento tecnológico e produtividade.
Não podes não, podes só
PASSAR VERGONHA.
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 9:48 pmEducação é um fator importante (mas não o único) para sermos algum dia uma potência econômico e militar.
De fato, não posso e nem me arvoro a falar de PEDAGOGIA.
De qq forma acho muito bem acertado convidar o @FCarvalho!
Ele não vem, aqui é
REALIDADE PURA! Pior, ia ter pela frente quem conhece AS DUAS COISAS, com teoria e prática! Eu falaria de quando me confrontaram com a "rainha dos construtivistas", que usava técnicas
PAVLOVIANAS nas crianças, dae chega o SKINNERIANO aqui e assume a classe dela por uma semana, dae já viu...
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:12 pm
por Penguin
Recapitulando...o tema era a iminente invasão da Amazônia pela OTAN e EUA, depois da ameaça feita por Sleepy Joe.
Para o Brasil gritar alto e ser escutado a sério, precisa engrossar o pescoço, como a China fez, caso contrário grita e ninguém dá bola
E para engrossar o pescoço precisa melhorar e rápido seu desempenho tecnológico, econômico e militar.
E a educação, o ambiente de negócios, o ambiente de P&D+i dentre outros são importantes para isso e tb precisam melhorar.
Uma forma de melhorar a educação seria adotar as melhores práticas mundiais, sem perda de tempo. O mesmo vale para os demais temas.
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:17 pm
por Túlio
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:12 pm
Recapitulando...o tema era a iminente invasão da Amazônia pela OTAN e EUA, depois da ameaça feita por Sleepy Joe.
Para o Brasil gritar alto e ser escutado a sério, precisa engrossar o pescoço, como a China fez, caso contrário grita e ninguém dá bola
E para engrossar o pescoço precisa melhorar e rápido seu desempenho tecnológico, econômico e militar.
E a educação, o ambiente de negócios, o ambiente de P&D+i dentre outros são importantes para isso e tb precisam melhorar.
Ou seja, marcha a ré que aqui ferrô!
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:26 pm
por Penguin
Túlio escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:17 pm
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:12 pm
Recapitulando...o tema era a iminente invasão da Amazônia pela OTAN e EUA, depois da ameaça feita por Sleepy Joe.
Para o Brasil gritar alto e ser escutado a sério, precisa engrossar o pescoço, como a China fez, caso contrário grita e ninguém dá bola
E para engrossar o pescoço precisa melhorar e rápido seu desempenho tecnológico, econômico e militar.
E a educação, o ambiente de negócios, o ambiente de P&D+i dentre outros são importantes para isso e tb precisam melhorar.
Ou seja, marcha a ré que aqui ferrô!
De forma nenhuma, foi apenas para contextualizar. Agora, pode discorrer sobre PEDAGOGIA...
Vou aprender...
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:28 pm
por Túlio
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:32 pm
por Penguin
Não vai discorrer sobre Skinner e Paulo Freire?!
Estava aguardando...
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:34 pm
por Túlio
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:32 pm
Não vai discorrer sobre Skinner e Paulo Freire?!
Estava aguardando...
Ué, só mostrares o que
SABES sobre as linhas de um e outro, o que é
ZERO...
(((O Carvalho véio
SABE, tanto que nem vem
)))
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:47 pm
por Penguin
Túlio escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:34 pm
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:32 pm
Não vai discorrer sobre Skinner e Paulo Freire?!
Estava aguardando...
Ué, só mostrares o que SABES sobre as linhas de um e outro, o que é
ZERO...
Eu não sei porra nenhuma de pedagogia e nunca disse o contrário. Vc por acaso é pedagogo?
Com relação à educação (no sentido lato), sei que há países que têm tido mais êxito do que outros em seus sistemas educacionais (a avaliação PISA da OCDE é uma evidência disso) e a correlação desses países com a renda per capita e desenvolvimento tecnológico tende a ser positiva.
Sei que há muitos estudos sobre isso. O que dá certo, o que é efetivo, o que é de difícil replicação em educação já está de certa forma diagnosticado.
Agora se há uma linha pedagógica que prevalece nos países exitosos em educação, desconheço. Se há uma, acho que deveria ser simplesmente copiada.
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Qui Out 01, 2020 10:50 pm
por Túlio
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:47 pm
Eu não sei porra nenhuma de pedagogia e nunca disse o contrário. Vc por acaso é pedagogo?
Com relação à educação (no sentido lato), sei que há países que têm tido mais êxito do que outros em seus sistemas educacionais (a avaliação PISA da OCDE é uma evidência disso) e a correlação desses países com a renda per capita e desenvolvimento tecnológico tende a ser positiva.
Sei que há muitos estudos sobre isso. O que dá certo, o que é efetivo, o que é de difícil replicação em educação já está de certa forma diagnosticado.
Agora se há uma linha pedagógica que prevalece nos países exitosos em educação, desconheço.
Se há uma, acho que deveria ser simplesmente copiada.
Ou seja
SKINNER!!!
PS.: CORREU!
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Sex Out 02, 2020 12:59 am
por Marcelo Ponciano
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:12 pm
Recapitulando...o tema era a iminente invasão da Amazônia pela OTAN e EUA, depois da ameaça feita por Sleepy Joe.
Para o Brasil gritar alto e ser escutado a sério, precisa engrossar o pescoço, como a China fez, caso contrário grita e ninguém dá bola
E para engrossar o pescoço precisa melhorar e rápido seu desempenho tecnológico, econômico e militar.
E a educação, o ambiente de negócios, o ambiente de P&D+i dentre outros são importantes para isso e tb precisam melhorar.
Uma forma de melhorar a educação seria adotar as melhores práticas mundiais, sem perda de tempo. O mesmo vale para os demais temas.
Bastava conseguir reter os cérebros que temos, ja seria o bastante pra muita coisa.
Brasil conquista seu melhor resultado em 39 anos da Olimpíada Internacional de Matemática
Com o resultado, ficou à frente de Japão, França, Canadá e Alemanha. Coordenador do time brasileiro lamenta a possível "fuga de cérebros" dos 6 jovens.
O Brasil ficou em 10º lugar na Olimpíada Internacional de Matemática, a maior competição entre estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio. Este é o melhor resultado já conquistado desde que o Brasil participa do torneio, há 39 anos. A competição foi criada em 1959. Nesta edição, 105 países disputaram as provas.
[...]
Para chegar à etapa internacional, antes eles conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Depois, passaram por três testes seletivos e treinamento. Eles foram liderados por Carlos Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da OBM, e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.
"Eles são resultado de um processo de seleção muito disputado e rigoroso, aberto para todas as escolas do país", afirma Carlos Moreira. "Com essas medalhas, provavelmente conseguirão bolsas de estudos nas melhores universidades e terão ótimas perspectivas de carreira em várias áreas."
Fuga de cérebros
Ele lamenta a possível "fuga de cérebros" destes jovens, já que há pouca perspectiva de trabalho para eles no Brasil após a graduação. Moreira cita que há pesquisa científica de alta qualidade no Brasil, inclusive em Matemática, com ótimos cursos de graduação e pós-graduação em áreas diversas. Mas, as perspectivas para os jovens são "incertas e obscuras".
"O Brasil está no grupo dos países mais desenvolvidos em pesquisa em Matemática - o grupo 5 do IMU, segundo a União Internacional de Matemática. Portanto, os alunos premiados poderiam seguir uma carreira brilhante no Brasil. Mas o governo está cortando bolsas de pós-graduação e posições nas universidades, o que torna incertas e obscuras as perspectivas de futuro desses jovens e do país", avalia.
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2 ... anos.ghtml
Não há física, bomba atômica, ICBM e quetales sem a boa e velha matemática. Estamos no grupo de países que mais produzem na matemática. Mas vai tudo para o exterior.
Anos atrás, la por volta de 2006, um jovem desses ganhou ouro nessa olimpíada internacional. Ingressou no mestrado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada antes se terminar a graduação. Mudou-se pra França, fez doutorado. Em 2017 ganhou "Nobel" de Matemática, a Medalha Fields. Mas esse brasileiro hoje é naturalizado Francês.
Até temos produzido mentes brilhantes. Difícil é rete-los no país.
E repito, não é um problema desse governo, vem de muito antes e se agravou nos últimos anos.
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Sex Out 02, 2020 2:04 am
por Penguin
Marcelo Ponciano escreveu: ↑Sex Out 02, 2020 12:59 am
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:12 pm
Recapitulando...o tema era a iminente invasão da Amazônia pela OTAN e EUA, depois da ameaça feita por Sleepy Joe.
Para o Brasil gritar alto e ser escutado a sério, precisa engrossar o pescoço, como a China fez, caso contrário grita e ninguém dá bola
E para engrossar o pescoço precisa melhorar e rápido seu desempenho tecnológico, econômico e militar.
E a educação, o ambiente de negócios, o ambiente de P&D+i dentre outros são importantes para isso e tb precisam melhorar.
Uma forma de melhorar a educação seria adotar as melhores práticas mundiais, sem perda de tempo. O mesmo vale para os demais temas.
Bastava conseguir reter os cérebros que temos, ja seria o bastante pra muita coisa.
Brasil conquista seu melhor resultado em 39 anos da Olimpíada Internacional de Matemática
Com o resultado, ficou à frente de Japão, França, Canadá e Alemanha. Coordenador do time brasileiro lamenta a possível "fuga de cérebros" dos 6 jovens.
O Brasil ficou em 10º lugar na Olimpíada Internacional de Matemática, a maior competição entre estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio. Este é o melhor resultado já conquistado desde que o Brasil participa do torneio, há 39 anos. A competição foi criada em 1959. Nesta edição, 105 países disputaram as provas.
[...]
Para chegar à etapa internacional, antes eles conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Depois, passaram por três testes seletivos e treinamento. Eles foram liderados por Carlos Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da OBM, e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.
"Eles são resultado de um processo de seleção muito disputado e rigoroso, aberto para todas as escolas do país", afirma Carlos Moreira. "Com essas medalhas, provavelmente conseguirão bolsas de estudos nas melhores universidades e terão ótimas perspectivas de carreira em várias áreas."
Fuga de cérebros
Ele lamenta a possível "fuga de cérebros" destes jovens, já que há pouca perspectiva de trabalho para eles no Brasil após a graduação. Moreira cita que há pesquisa científica de alta qualidade no Brasil, inclusive em Matemática, com ótimos cursos de graduação e pós-graduação em áreas diversas. Mas, as perspectivas para os jovens são "incertas e obscuras".
"O Brasil está no grupo dos países mais desenvolvidos em pesquisa em Matemática - o grupo 5 do IMU, segundo a União Internacional de Matemática. Portanto, os alunos premiados poderiam seguir uma carreira brilhante no Brasil. Mas o governo está cortando bolsas de pós-graduação e posições nas universidades, o que torna incertas e obscuras as perspectivas de futuro desses jovens e do país", avalia.
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2 ... anos.ghtml
Não há física, bomba atômica, ICBM e quetales sem a boa e velha matemática. Estamos no grupo de países que mais produzem na matemática. Mas vai tudo para o exterior.
Anos atrás, la por volta de 2006, um jovem desses ganhou ouro nessa olimpíada internacional. Ingressou no mestrado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada antes se terminar a graduação. Mudou-se pra França, fez doutorado. Em 2017 ganhou "Nobel" de Matemática, a Medalha Fields. Mas esse brasileiro hoje é naturalizado Francês.
Até temos produzido mentes brilhantes. Difícil é rete-los no país.
E repito, não é um problema desse governo, vem de muito antes e se agravou nos últimos anos.
De fato esse é um problema de longa data e segue sem solução, a retenção de talentos e a utilização desses talentos aqui, não só nas universidades e centros de pesquisas públicos, mas tb no setor privado.
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Sex Out 02, 2020 7:24 am
por cabeça de martelo
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:47 pm
Eu não sei porra nenhuma de pedagogia e nunca disse o contrário. Vc por acaso é pedagogo?
Com relação à educação (no sentido lato), sei que há países que têm tido mais êxito do que outros em seus sistemas educacionais (a avaliação PISA da OCDE é uma evidência disso) e a correlação desses países com a renda per capita e desenvolvimento tecnológico tende a ser positiva.
Sei que há muitos estudos sobre isso. O que dá certo, o que é efetivo, o que é de difícil replicação em educação já está de certa forma diagnosticado.
Agora se há uma linha pedagógica que prevalece nos países exitosos em educação, desconheço. Se há uma, acho que deveria ser simplesmente copiada.
In PISA 2018, students in Brazil scored lower than the OECD average in reading, mathematics and science. Only 2% of students performed at the highest levels of proficiency (Level 5 or 6) in at least one subject (OECD average: 16%), and 43% of students scored below the minimum level of proficiency (Level 2) in all three subjects (OECD average: 13%).
• In Brazil, mean mathematics performance improved between 2003 and 2018, but most of the improvement occurred in the early cycles of PISA. After 2009, in mathematics, as in reading and science, mean performance did not change significantly.
Students in Brazil scored lower than the OECD average in reading, mathematics and science.
• Compared to the OECD average, a smaller proportion of students in Brazil performed at the highest levels of proficiency (Level 5 or 6) in at least one subject; at the same time a smaller proportion of students achieved a minimum level of proficiency (Level 2 or higher) in at least one subject.
https://www.oecd.org/pisa/publications/ ... CN_BRA.pdf
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Sex Out 02, 2020 9:41 am
por Penguin
cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Out 02, 2020 7:24 am
Penguin escreveu: ↑Qui Out 01, 2020 10:47 pm
Eu não sei porra nenhuma de pedagogia e nunca disse o contrário. Vc por acaso é pedagogo?
Com relação à educação (no sentido lato), sei que há países que têm tido mais êxito do que outros em seus sistemas educacionais (a avaliação PISA da OCDE é uma evidência disso) e a correlação desses países com a renda per capita e desenvolvimento tecnológico tende a ser positiva.
Sei que há muitos estudos sobre isso. O que dá certo, o que é efetivo, o que é de difícil replicação em educação já está de certa forma diagnosticado.
Agora se há uma linha pedagógica que prevalece nos países exitosos em educação, desconheço. Se há uma, acho que deveria ser simplesmente copiada.
In PISA 2018, students in Brazil scored lower than the OECD average in reading, mathematics and science. Only 2% of students performed at the highest levels of proficiency (Level 5 or 6) in at least one subject (OECD average: 16%), and 43% of students scored below the minimum level of proficiency (Level 2) in all three subjects (OECD average: 13%).
• In Brazil, mean mathematics performance improved between 2003 and 2018, but most of the improvement occurred in the early cycles of PISA. After 2009, in mathematics, as in reading and science, mean performance did not change significantly.
Students in Brazil scored lower than the OECD average in reading, mathematics and science.
• Compared to the OECD average, a smaller proportion of students in Brazil performed at the highest levels of proficiency (Level 5 or 6) in at least one subject; at the same time a smaller proportion of students achieved a minimum level of proficiency (Level 2 or higher) in at least one subject.
https://www.oecd.org/pisa/publications/ ... CN_BRA.pdf
Portugal está acima da média da OCDE.
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Enviado: Seg Out 05, 2020 10:54 am
por Penguin
Milícias de invasores de terras em Rondônia matam policiais militares
Na região onde o fogo mais destrói a floresta amazônica
Por Ricardo Noblat - Atualizado em 5 out 2020, 07h24 - Publicado em 5 out ...
Leia mais em:
https://veja.abril.com.br/blog/noblat/m ... militares/