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Re: Projeto VANT

Enviado: Ter Mar 26, 2013 7:44 pm
por Alcantara
osolamaalua escreveu:O Vant Falcao será agregado ao Sistema de Armas Astros 2020. Não terá função armada. O projeto FOG foi abandonado. Lembrem-se que o lançamento de misseis filoguiados por plataformas aéreas só pode ocorrer com helicopteros. Não vamos viajar.
Meu amigo, você não leu o que eu escrevi. Em momento algum disse para usar o FOG-MPM. O que eu disse foi usá-lo como BASE para desenvolver um outro míssil, com sistema de orientação diferente (sugeri IR) DISPENSANDO a necessidade de cabo. Sugeri inclusive que, com as alterações propostas, era capaz do novo míssil ser mais compacto e leve.

Com base no que foi escrito, acho que a viagem foi sua. Ninguém propôs míssil filo-guiado.

Re: Projeto VANT

Enviado: Ter Mar 26, 2013 10:47 pm
por Brasileiro
Só pra não perder o destaque, afinal me parece que seja novidade aqui no DB.

Uma imagem da proposta versão armada do VANT Falcão, da Avibras
Imagem

abraços]

Re: Projeto VANT

Enviado: Qui Mar 28, 2013 1:20 pm
por ciclope
Tal versão do FALCÃO, substituiria o SUPER-TUCANO.
A meu ver para as missões que se destina não ha muita diferença de armamento.
Ates que digam que eu estou errado porque ate os americanos estao comprando e eles usam vants um lembrete: Eles usam VANTs e estão muitissimos satisfeitos. O supertucano não e para eles e sim para fornecimento por eles para os iraquianos e afegãos. Ou alguem aqui acha que eles iriam botar uma arma sofisticada nas mãos desse povo.

Re: Projeto VANT

Enviado: Qui Mar 28, 2013 2:04 pm
por henriquejr
Eu vejo o ST realizando algumas missões hoje realizadas pelos helos de ataque, com mais segurança.

Re: Projeto VANT

Enviado: Qui Mar 28, 2013 2:33 pm
por denilson
ciclope escreveu:Tal versão do FALCÃO, substituiria o SUPER-TUCANO.
A meu ver para as missões que se destina não ha muita diferença de armamento.
Ates que digam que eu estou errado porque ate os americanos estao comprando e eles usam vants um lembrete: Eles usam VANTs e estão muitissimos satisfeitos. O supertucano não e para eles e sim para fornecimento por eles para os iraquianos e afegãos. Ou alguem aqui acha que eles iriam botar uma arma sofisticada nas mãos desse povo.
O Falcão eu acho que não substituirá o A-29 para ataque, pois não tem a mesma capacidade de transporte de armamento.
O Falcão provavelmente será usado como o Predador, para vigilância e ataque a alvos de oportunidade, também vislumbro sua utilização como arma antitanque, nesse caso ele poderia colocar em cheque o helicóptero de ataque do Exército para essa função, mas não a função de escolta.
Agora uma coisa que vejo como possível e num futuro próximo é a utilização do A-29 como um VANT, retirando todo o equipamento de apoio à vida, blindagem, acentos, etc... E ocupando todo esse alívio de peso com mais combustível, aumentando ainda mais o alcance, teríamos uma ótima arma nas mãos.

Re: Projeto VANT

Enviado: Qui Mar 28, 2013 3:40 pm
por sapao
WalterGaudério escreveu: Não tenho esta informação. Mas quero que tu entenda bem o que eu disse. A FAB precisa se juntar ao EB(ou o EB terá de conseguir inserir o projeto VANT Falcão no SISFRON), ou, melhor ainda, FAB+EB comprando as MESMAS versões do FALCÃO.
Mas a respeito de armamento, ESPECULO que seja algo que a PRÓPRIA AVIBRÁS tem em desenvolvimento.
Walter,
acredito que você esteja mais que certo.
A compra inicial da FAB para a consolidação de Doutrina ( que as vezes muita gente "malha" sem saber o que quer dizer), pode ser que seja para emitir um parecer sobre as caracteristicas desejaveis de um equipamento semelhante para as necessidades do BRASIL a ser projetado, desenvolvido e construido aqui de maneira a atender não só as 3 forças, mas tambem o mercado civil.
Alguem já viu a EMBRAER dar bola fora, e pensar com menos de 10 anos de antecedencia? Eu não...

Re: Projeto VANT

Enviado: Qui Mar 28, 2013 6:13 pm
por WalterGaudério
sapao escreveu:
WalterGaudério escreveu: Não tenho esta informação. Mas quero que tu entenda bem o que eu disse. A FAB precisa se juntar ao EB(ou o EB terá de conseguir inserir o projeto VANT Falcão no SISFRON), ou, melhor ainda, FAB+EB comprando as MESMAS versões do FALCÃO.
Mas a respeito de armamento, ESPECULO que seja algo que a PRÓPRIA AVIBRÁS tem em desenvolvimento.
Walter,
acredito que você esteja mais que certo.
A compra inicial da FAB para a consolidação de Doutrina ( que as vezes muita gente "malha" sem saber o que quer dizer), pode ser que seja para emitir um parecer sobre as caracteristicas desejaveis de um equipamento semelhante para as necessidades do BRASIL a ser projetado, desenvolvido e construido aqui de maneira a atender não só as 3 forças, mas tambem o mercado civil.
Alguem já viu a EMBRAER dar bola fora, e pensar com menos de 10 anos de antecedencia? Eu não...
SE a EMBRAER se meteu nesse balaio é porque tem $$$$$$$$$$$$$$$$
Somos dois!

Re: Projeto VANT

Enviado: Ter Abr 02, 2013 5:02 pm
por Boss
Perdoando os exageros, uma matéria legal...
Do 14-bis ao 14-X
Aeronave que voa a mais de 11.000 km/h coloca o Brasil na elite da engenharia aeroespacial e na iminência de superar tecnologicamente os EUA

Lucas Bessel

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Em um laboratório em São José dos Campos, interior de São Paulo, a aeronave mais avançada do Brasil ganha forma. Batizado de 14-X, o aparelho tem nome inspirado na mais famosa máquina voadora brasileira, o 14-bis. Em comum com o avião de Santos Dumont, o 14-X tem o poder de garantir para o País um lugar no pódio da tecnologia aeroespacial. Não tripulado, o modelo é hipersônico, capaz de atingir dez vezes a velocidade do som (mais de 11.000 km/h). As propriedades do 14-X colocam o Brasil no seleto grupo de nações – ao lado de Estados Unidos, França, Rússia e Austrália – que pesquisam os motores scramjet, que não têm partes móveis e utilizam ar em altíssimas velocidades para queimar combustível (no caso, hidrogênio). Outra característica do veículo desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira (IEAv) é que ele é um “waverider”, aeronave que usa ondas de choque criadas pelo voo hipersônico para ampliar a sustentação. É como se, ao nadar, um surfista gerasse a onda na qual irá deslizar.

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O projeto nasceu em 2007, quando o capitão-engenheiro Tiago Cavalcanti Rolim iniciou mestrado no ITA e foi aprovado com uma tese sobre a configuração “waverider”. Cinco anos depois, a teoria está prestes a virar prática. O primeiro teste do 14-X em voo, ainda sem a separação do foguete utilizado para a aceleração inicial, ocorrerá neste ano. Em seguida, a Força Aérea planeja outros dois experimentos: um com acionamento dos motores scramjet, mas com a aeronave ainda acoplada, e outro com funcionamento total, quando a velocidade máxima deve ser atingida. “Se formos bem-sucedidos nesses ensaios, estaremos no topo da tecnologia, embora com um programa muito mais modesto do que o dos americanos”, diz o coronel-engenheiro Marco Antonio Sala Minucci, que foi diretor do IEAv durante quatro anos e é um dos pais do 14-X.

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O grande desafio no desenvolvimento da tecnologia de altíssimas velocidades é a construção dos motores scramjet. Um engenheiro ligado ao projeto compara a dificuldade de ligar tais propulsores a “acender uma vela no meio de um furacão”. Por isso, o IEAv realiza os testes do primeiro protótipo no maior túnel de choque hipersônico da América Latina, no próprio laboratório do instituto. Diferentemente do que ocorre em turbinas de aviões, esse motor não usa rotores para comprimir o ar: é o movimento inicial, gerado pelo foguete, que fornece o fôlego necessário. No 14-X, os propulsores scramjet são acionados a mais de 7.000 km/h.

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“Esse será o caminho eficiente de acesso ao espaço em um futuro próximo”, diz Paulo Toro, coordenador de pesquisa e desenvolvimento do 14-X. As aplicações práticas vão além do lançamento de satélites ou dos voos suborbitais. Os EUA, que testam sua aeronave batizada de X-51, pretendem usar a tecnologia em mísseis intercontinentais. Entre os civis, a esperança é de que o voo hipersônico possa se tornar uma realidade em viagens turísticas. Ir de São Paulo a Londres em apenas uma hora não seria nada mau.

http://www.istoe.com.br/reportagens/286 ... IS+AO+14+X

Re: Projeto VANT

Enviado: Sáb Abr 06, 2013 12:52 pm
por Centurião
SANTOS LAB - Lança o ORBIS VANT com Características Revolucionárias

http://www.youtube.com/watch?v=LAWDvp6R ... r_embedded

http://www.defesanet.com.br/laad2013/no ... ucionarias

O que esse VANT parece de uma grande distância? :twisted:

Re: Projeto VANT

Enviado: Sáb Abr 06, 2013 10:44 pm
por jumentodonordeste
Se eu vejo esse negócio brilhando de noite... :lol: :lol:

É ovni na certa.

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Abr 08, 2013 1:27 pm
por NettoBR
Imagem

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Abr 08, 2013 2:08 pm
por denilson
Bem que poderiam apresentar um vídeo do Falcão voando...

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Abr 08, 2013 3:27 pm
por Helton2042
denilson, assiste este vídeo, abraço!


Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Abr 08, 2013 3:40 pm
por denilson
Helton2042, muito obrigado!!!! Uma duvida, tu é de Santa Maria?
Um abraço.

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Abr 08, 2013 3:47 pm
por Helton2042
Quem dera eu poder ficar perto da BASM podendo acompanhar as operações diárias [003], eu sou de Iracemápolis :mrgreen: interior de São Paulo, é claro que ninguém vai saber onde é que fica, é próximo de Limeira, Piracicaba e Rio Claro. Abraço!