Brigadeiro Juniti Saito nos EUA

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bolovo
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#916 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 13, 2007 9:16 pm

chm0d escreveu:
cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vamos então entrar naquele círculo vicioso, onde vamos cada um escolher prá quem direcionar nosso desconfiômetro.

Não vejo problema nisso, pois eles tem a KANAPO e etc que, com o dinheiro dos SKM vendidos prá nós poderiam modernizar mais aviões para a FAer deles. Além do que, 12 caças a menos não abrem buraco numa FAer como a deles, só se estivéssemos pensando com cabeça de FAB, que compra 12 caças usados e nas piores condições possíveis, para receber em dez anos e com míseros dez mísseis OBSOLETOS para todo o lote. Ou que garante um continente como nosso país com F-5M e tres dezenas de Derbys.

Não meu caro, 12 SU-27SKM não fariam diferença prá eles.


Bom... acho que ninguém aqui acha que a 'alternativa' encontrada foi maravilhosa...

Eu só fico com o desconfiometro ligado com relação a essas promessas e o quanto 'vantajosas' elas são...

Se por exemplo nos tivessem sendo oferecidos os MK que estão saindo de serviço na Índia... eu acho algo mais 'realista' pois afinal de contas estão sendo 'descartados' pelos indianos.

O mesmo vale para o grande número de Gripens 'A' e F-16 que estão por aí disponíveis...

Acho que para uma força aérea que recebeu as primeiras aeronaves de combate novas esse ano depois de 10 anos sem nenhuma novidade... abrir mão de uns poucos aviões realmente modernizados faz bastante diferença!

Isso vale para qualquer Força Aérea...

[]s
CB_Lima


É, mas até o final do ano passado, era IMPOSSIVEL a russia entregar aviões pra venezuela no tempo prometido, hj, a coisa é bem diferente... masss, para algumas pessoas a russia ainda não é capaz. EU SEI!! A REALIDADE É DURA!

Abs.

Chmod, se você ler novamente a mensagem do Lima perceberá que não tem nada a ver com o que você disse.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Carlos Mathias

#917 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 13, 2007 9:34 pm

Bom... acho que ninguém aqui acha que a 'alternativa' encontrada foi maravilhosa...


100% de acordo, nem foi isso o que eu quiz dizer. A idéia é que estamos olhando a Rússia com olhos de Brasil. :wink:

Eu só fico com o desconfiometro ligado com relação a essas promessas e o quanto 'vantajosas' elas são...


Não mais que eu, pode ter certeza.

Se por exemplo nos tivessem sendo oferecidos os MK que estão saindo de serviço na Índia... eu acho algo mais 'realista' pois afinal de contas estão sendo 'descartados' pelos indianos.


Negativo caro colega, negativo. Os FX-B oferecidos à época eram todos melhores tecnologicamente. Então, para ter alguma chance, a Rússia ofereceu um caça modernizado ao nível, ou melhor, superior aos concorrentes.

E não estão sendo descartados, serão retrofitados/modernizados na KNAAPO.
O mesmo vale para o grande número de Gripens 'A' e F-16 que estão por aí disponíveis...



É verdade, mas caças pesados são bem raros e muito caros, fora um.

Acho que para uma força aérea que recebeu as primeiras aeronaves de combate novas esse ano depois de 10 anos sem nenhuma novidade... abrir mão de uns poucos aviões realmente modernizados faz bastante diferença!


Mais uma vez, uma visão brasileira de uma realidade russa. Não pense que os aviões são exatamente os mesmos meu caro amigo, não são. Se você olhar na net, vai achar fotos de SU-27SK lançando R-77, o que na visão daqui, só pode acontecer com os SU-27SKM. Eles também sabem esconder o jogo.

Isso vale para qualquer Força Aérea...



Não acho, na verdade, cada caso é um caso. É a minha opinião baseada justamente nas diferentes formas de agir frente a problemas semelhantes. Não há receita de bolo.




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#918 Mensagem por orestespf » Seg Ago 13, 2007 9:46 pm

chm0d escreveu:
cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vamos então entrar naquele círculo vicioso, onde vamos cada um escolher prá quem direcionar nosso desconfiômetro.

Não vejo problema nisso, pois eles tem a KANAPO e etc que, com o dinheiro dos SKM vendidos prá nós poderiam modernizar mais aviões para a FAer deles. Além do que, 12 caças a menos não abrem buraco numa FAer como a deles, só se estivéssemos pensando com cabeça de FAB, que compra 12 caças usados e nas piores condições possíveis, para receber em dez anos e com míseros dez mísseis OBSOLETOS para todo o lote. Ou que garante um continente como nosso país com F-5M e tres dezenas de Derbys.

Não meu caro, 12 SU-27SKM não fariam diferença prá eles.


Bom... acho que ninguém aqui acha que a 'alternativa' encontrada foi maravilhosa...

Eu só fico com o desconfiometro ligado com relação a essas promessas e o quanto 'vantajosas' elas são...

Se por exemplo nos tivessem sendo oferecidos os MK que estão saindo de serviço na Índia... eu acho algo mais 'realista' pois afinal de contas estão sendo 'descartados' pelos indianos.

O mesmo vale para o grande número de Gripens 'A' e F-16 que estão por aí disponíveis...

Acho que para uma força aérea que recebeu as primeiras aeronaves de combate novas esse ano depois de 10 anos sem nenhuma novidade... abrir mão de uns poucos aviões realmente modernizados faz bastante diferença!

Isso vale para qualquer Força Aérea...

[]s
CB_Lima


É, mas até o final do ano passado, era IMPOSSIVEL a russia entregar aviões pra venezuela no tempo prometido, hj, a coisa é bem diferente... masss, para algumas pessoas a russia ainda não é capaz. EU SEI!! A REALIDADE É DURA!

Abs.


Olá chm0d,

não importa se a Rússia é capaz ou não para algumas pessoas, o que importa é o que a FAB acha dos meios russos oferecidos e na sua implementação no país.

Não acredito que alguém duvide da capacidade técnica dos russos e de sua capacidade industrial atual (tempo de entrega), o que acredito que houve muita conversa jogada fora aqui no fórum, principalmente infantilidade. Se alguém duvidou dos russos e principalmente dos venezuelanos em comprar alguma coisa, o considero ingênuo (sem querer ofender, claro).

A FAB adorou o SU (e quem não o adora? rsrs), mas parece complicados de operar (grana). Não existe política ou lei alguma que assegure orçamentos crescentes ou mínimos para operação destes vetores (ou quaisquer outros) na FAB. Na dúvida, a FAB parece não querer arriscar. Eu faria a mesma coisa. Por quê? Porque a FAB, do jeito que está no papel, depende fortemente do humor do governante. O que um escreve, o próximo não assina.

Abraços,

Orestes




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#919 Mensagem por chm0d » Seg Ago 13, 2007 9:47 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:
cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vamos então entrar naquele círculo vicioso, onde vamos cada um escolher prá quem direcionar nosso desconfiômetro.

Não vejo problema nisso, pois eles tem a KANAPO e etc que, com o dinheiro dos SKM vendidos prá nós poderiam modernizar mais aviões para a FAer deles. Além do que, 12 caças a menos não abrem buraco numa FAer como a deles, só se estivéssemos pensando com cabeça de FAB, que compra 12 caças usados e nas piores condições possíveis, para receber em dez anos e com míseros dez mísseis OBSOLETOS para todo o lote. Ou que garante um continente como nosso país com F-5M e tres dezenas de Derbys.

Não meu caro, 12 SU-27SKM não fariam diferença prá eles.


Bom... acho que ninguém aqui acha que a 'alternativa' encontrada foi maravilhosa...

Eu só fico com o desconfiometro ligado com relação a essas promessas e o quanto 'vantajosas' elas são...

Se por exemplo nos tivessem sendo oferecidos os MK que estão saindo de serviço na Índia... eu acho algo mais 'realista' pois afinal de contas estão sendo 'descartados' pelos indianos.

O mesmo vale para o grande número de Gripens 'A' e F-16 que estão por aí disponíveis...

Acho que para uma força aérea que recebeu as primeiras aeronaves de combate novas esse ano depois de 10 anos sem nenhuma novidade... abrir mão de uns poucos aviões realmente modernizados faz bastante diferença!

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É, mas até o final do ano passado, era IMPOSSIVEL a russia entregar aviões pra venezuela no tempo prometido, hj, a coisa é bem diferente... masss, para algumas pessoas a russia ainda não é capaz. EU SEI!! A REALIDADE É DURA!

Abs.

Chmod, se você ler novamente a mensagem do Lima perceberá que não tem nada a ver com o que você disse.


Eu acho que tem.

Abs.




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#920 Mensagem por chm0d » Seg Ago 13, 2007 9:49 pm

orestespf escreveu:
chm0d escreveu:
cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vamos então entrar naquele círculo vicioso, onde vamos cada um escolher prá quem direcionar nosso desconfiômetro.

Não vejo problema nisso, pois eles tem a KANAPO e etc que, com o dinheiro dos SKM vendidos prá nós poderiam modernizar mais aviões para a FAer deles. Além do que, 12 caças a menos não abrem buraco numa FAer como a deles, só se estivéssemos pensando com cabeça de FAB, que compra 12 caças usados e nas piores condições possíveis, para receber em dez anos e com míseros dez mísseis OBSOLETOS para todo o lote. Ou que garante um continente como nosso país com F-5M e tres dezenas de Derbys.

Não meu caro, 12 SU-27SKM não fariam diferença prá eles.


Bom... acho que ninguém aqui acha que a 'alternativa' encontrada foi maravilhosa...

Eu só fico com o desconfiometro ligado com relação a essas promessas e o quanto 'vantajosas' elas são...

Se por exemplo nos tivessem sendo oferecidos os MK que estão saindo de serviço na Índia... eu acho algo mais 'realista' pois afinal de contas estão sendo 'descartados' pelos indianos.

O mesmo vale para o grande número de Gripens 'A' e F-16 que estão por aí disponíveis...

Acho que para uma força aérea que recebeu as primeiras aeronaves de combate novas esse ano depois de 10 anos sem nenhuma novidade... abrir mão de uns poucos aviões realmente modernizados faz bastante diferença!

Isso vale para qualquer Força Aérea...

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É, mas até o final do ano passado, era IMPOSSIVEL a russia entregar aviões pra venezuela no tempo prometido, hj, a coisa é bem diferente... masss, para algumas pessoas a russia ainda não é capaz. EU SEI!! A REALIDADE É DURA!

Abs.


Olá chm0d,

não importa se a Rússia é capaz ou não para algumas pessoas, o que importa é o que a FAB acha dos meios russos oferecidos e na sua implementação no país.

Não acredito que alguém duvide da capacidade técnica dos russos e de sua capacidade industrial atual (tempo de entrega), o que acredito que houve muita conversa jogada fora aqui no fórum, principalmente infantilidade. Se alguém duvidou dos russos e principalmente dos venezuelanos em comprar alguma coisa, o considero ingênuo (sem querer ofender, claro).

A FAB adorou o SU (e quem não o adora? rsrs), mas parece complicados de operar (grana). Não existe política ou lei alguma que assegure orçamentos crescentes ou mínimos para operação destes vetores (ou quaisquer outros) na FAB. Na dúvida, a FAB parece não querer arriscar. Eu faria a mesma coisa. Por quê? Porque a FAB, do jeito que está no papel, depende fortemente do humor do governante. O que um escreve, o próximo não assina.

Abraços,

Orestes


Acredite, muita gente.

Abs.




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#921 Mensagem por Plinio Jr » Seg Ago 13, 2007 10:47 pm

chm0d escreveu:
Não, os russos têm Su-27SKM sim, e te garanto que é mais que 40... so não sei a quantidade correta.

Abs.


Em diversos meios foi anunciado que os russos até janeiro de 2007, haviam recebido 24 Su-27SM....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#922 Mensagem por chm0d » Seg Ago 13, 2007 10:49 pm

Plinio Jr escreveu:
chm0d escreveu:
Não, os russos têm Su-27SKM sim, e te garanto que é mais que 40... so não sei a quantidade correta.

Abs.


Em diversos meios foi anunciado que os russos até janeiro de 2007, haviam recebido 24 Su-27SM....


Poderia colocar uma fonte por favor?

Abs.




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#923 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 13, 2007 10:57 pm

chm0d escreveu:
Plinio Jr escreveu:
chm0d escreveu:
Não, os russos têm Su-27SKM sim, e te garanto que é mais que 40... so não sei a quantidade correta.

Abs.


Em diversos meios foi anunciado que os russos até janeiro de 2007, haviam recebido 24 Su-27SM....


Poderia colocar uma fonte por favor?

Abs.

Achei essa que fala em 6 de 24 Su-27SM até 11/2006 e mais 24 deles para os próximos meses.

http://www.aviapedia.com/news/another-2 ... m-20061130




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#924 Mensagem por chm0d » Seg Ago 13, 2007 11:01 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:
Plinio Jr escreveu:
chm0d escreveu:
Não, os russos têm Su-27SKM sim, e te garanto que é mais que 40... so não sei a quantidade correta.

Abs.


Em diversos meios foi anunciado que os russos até janeiro de 2007, haviam recebido 24 Su-27SM....


Poderia colocar uma fonte por favor?

Abs.

Achei essa que fala em 6 de 24 Su-27SM até 11/2006 e mais 24 deles para os próximos meses.

http://www.aviapedia.com/news/another-2 ... m-20061130


:P :P :P




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#925 Mensagem por chm0d » Seg Ago 13, 2007 11:02 pm

M.Pogosyan has mentioned that such big enough modification contract is first one for the last years. Todays requirements of Russian Air Forces in new modernized Su-27SM are evaluated at 200 aircrafts.




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#926 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 14, 2007 6:36 am

chm0d escreveu:M.Pogosyan has mentioned that such big enough modification contract is first one for the last years. Todays requirements of Russian Air Forces in new modernized Su-27SM are evaluated at 200 aircrafts.


Isso 'e o que a FA russa quer, e nao o que ela tem :wink: .

Novamente nada contra o equipamento russo (pois como disse o amigo Orestes, s'o realmente sendo muito russofobico para nao acreditar que os caras tem bons produtos).

O problema para mim 'e o oferecimento na e'poca (anos atra's) de uma aeronave (' SK' ) tirada dos estoques da propria Russia que at'e aonde consta at'e hoje s'o tem 12 aeronaves. :wink:

Se pegassem o Su-27 padrao e falassem ' vamos fazer um upgrade' ou ' 'e isso ou nada' at'e vai.

Agora... esse papo da propria Russia ceder as aeronaves cujos pilotos de combate hoje em dia voam por milagre 50 horas por ano... sei nao! (Fonte: AFM - Reportagem em 2 partes sobre a FA Russa, comecando em Julho/07) :wink:

[]s
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#927 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 14, 2007 9:37 am

chm0d escreveu:
Plinio Jr escreveu:
chm0d escreveu:
Não, os russos têm Su-27SKM sim, e te garanto que é mais que 40... so não sei a quantidade correta.

Abs.


Em diversos meios foi anunciado que os russos até janeiro de 2007, haviam recebido 24 Su-27SM....


Poderia colocar uma fonte por favor?

Abs.


Como o CB_Lima disse a AFM lançou duas edições com especiais sobre o atual status da FA russa....

Imagem

Air Forces Monthly - July 2007

Super Cruising
AFM's Mark Ayton catches the F-22 Raptor making its debut in Exercise Red Flag at Nellis AFB, Nevada.

Eagles At War
David Chang looks at the contestants hoping to win the PLAAF's next trainer contract.

PAC Kamra
The Pakistan Air Force continues to rely on the skills of the Pakistan Aeronautical Centre at Kamra to keep its aircraft flying, as AFM's Alan Warnes found out.

Base Tour: Cazaux Air Base
Two separate training establishments involving three nations are being run at Cazaux in Southern France - Ian Harding and Chris Lofting recently went along to find out more.

Indian Sukhois
As RAF Waddington prepares for the arrival of eight Indian Air Force Su-30s, Phil Camp considers their career to date.

Brimstone Wizards
The Brimstone air-to-ground missile is now proving its capabilities in service with the RAF, as AFM's Mark Ayton discovered when he visited 31 Squadron at RAF Marham.

Aircraft Profile: C-27J Spartan II
Dr Ricardo Niccoli reviews the medium-range Alenia C-27J transport aircraft.

Showbiz: Asas de Portugal
Luigino Caliaro flies with the two beautifully-marked Alpha Jets of the rejuvenated Asas de Portugal.

Force Report: Russian Air Force
The Russian Air Force is once again on the rise after years of being in the doldrums, as Piotr Butowski explains.

Cold as Ice
Greg L Davis reports from Minnesota, on the unique role of the US Army's Ice Testers based at Fort Rucker, Alabama.

Surge-Deployed
Dylan Eklund provides an overview of US Navy carrier activity in the North Arabian Gulf.

Imagem

Air Forces Monthly - August 2007

Typhoon Bomber
As the Typhoon becomes operational on the QRA at RAF Coningsby, Jon Lake provides an overview of weapons integration work on the aircraft.

On The Road Again
AFM visit Moron in Spain to see the RAF Typhoons of 3 Sqn make the type's first operational overseas deployment

Exercise: Spring Flag
Dr Riccardo Niccoli visits the Italian Air Force's premier exercise which took place at Deci, Sardinia in May.

Across the Boom
AFM's Mark Ayton flies with the 319th ARW during Exercise Red Flag.

Battle Group Gripens
The Swedish Air Force is preparing the JAS 39 Gripen for international operations with the Nordic Battle Group, as Jan Jorgensen reports.

Latin Dragons
The A-37B Dragonfly has served Latin American air forces for over 35 years now as Inigo Guevara points out in his overview of the type's current status over there.

Baltic Air Policing
Jos Schoofs looks at NATO air operations in Lithuania and the Lithuania Air Force.

Base Hoppers
While Aero India 07 is more renowned for its modern aerospace exhibits, most days also saw a number of transport aircraft visiting as AFM's Alan Warnes bore witness to.

Force Report: Russian Air Force
Piotr Butowki concludes his review of the re-emerging Russian Air Force.


Debrief
Three of the latest books to hit the market go under review.

Attrition
AFM's Dave Allport catches up with all the world's military crashes.

Fighting Omars
Ted Carlson looks at adversary role flown by VFC-12 and its Hornets at NAS Oceana NAS, Virginia.




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#928 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 14, 2007 9:53 am

Os anos s/ investimentos e cortes no orçamento militar atingiram duramente as FA´s russas, tanto em materiais como operacionalmente tbm...

Muito material foi ou está sendo sucateado e o nivel de treinamento tbm caiu considerávelmente, embora os ultimos 03 anos tenham tido melhoras no aumento do orçamento militar, ainda muita coisa há de ser feita e o dinheiro é pouco.

O programa de modernização da frota de Su-27 iniciou em 2002 e até o começo deste ano, somente 24 aeronaves foram colocadas para padrão SM, a mesma lentidão vai para frota de Mig-29s, Su-24s e outras aeronaves, a liberação para modernização da frota de Mig-31 foi aprovada recentemente.

Poucas aeronaves novas foram adquiridas, 02 Su-34 foram entregues no começo deste ano e estima-se até 2012/2015, tenham sido entregues 50 aeronaves...

O mesmo se aplica as demais FA´s...as coisas melhoraram, mas ainda estão muito longe daquilo que muitos pensam estar.... :idea: :idea:




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#929 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 14, 2007 11:38 am

Deixa eu ver se entendi o raciocínio de vocês. Jamais os SKM poderiam nos ser oferecidos porque há apenas poucos em operação na FAerRu, de onde viriam os 12 propostos. Sendo assim, Rafale idem? Já falaram aqui que a França estaria disposta a ceder alguns de seus RAFA prá FAB em prol do benefício de se iniciar as vendas externas, mas o governo deles deve estar subordinado ao mesmo raciocínio, qual seja, se vender 12 aviões, acaba a FAer destes países, mesmo a França tendo dezenas de M-2000-5F. O que dizer então de eles venderem SU-30MKI/MKM/MK2/3 e etc, mas não terem estes aviões no seu inventário????? Seria impossível, pois como vender antes da FAer deles estar completa destes modernos caças?

Pessoal, vamos ser mais amplos, por favor. A Rússia deve ter uns 400 Flankers, mais o mesmo tanto de MIG-29, SU-24 e etc. Estes 12 aviões não fazem diferença nem prá mais nem prá menos no total da defesa deles. Por favor, vamos fazer um esforço mínimo e aceitar que o governo russo pode sim abrir mão de 12 aviões em favor da própria FAerRu, pois com o dinheiro desta venda daria prá modernizar muitos mais, que de acordo com vocês mesmos, é o que eles precisam, ou não? Afinal, uma força miserável como a deles deve estar precisando exatamente de grana, portanto, mais uma vez, ceder 1 aviões de mais de mil deve ser possível de ser feito sim.

Repito, está-se olhando a coisa toda com olhos de FAB e seus 14 F-5M e 30 Derbys.

E lembrando. Eles implementaram um programa de atualização nos SU-27 que custou 1 milhão cada, e não é o SKM. Ou seja, eles não voam os SU-27 de 1980, podem ficar tranquilos.




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#930 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 14, 2007 12:15 pm

Carlos, foi especulado que os ¨Su-27SM¨seriam transferidos da FA russa para FAB, em um momento que a FA russa não os tinha em quantidade para faze-lo.

Claro que as vendas da familia Su vao bem, mas a situação da FA local é bem diferente, quando ve-se Su-30MKs sendo vendidos para vários países, pensa-se que tem-se centenas em serviço com os russos, mas a realidade é bem diferente.

Eles levaram quase 04 anos para modernizar 24 unidades para eles, o que para os padrões russos, é uma quantidade pequena, se comparada a entrega para os demais paises, o que fica claro, que no momento, vender é primordial em relação as necessidades internas.

A quebra da então URSS, a Rússia ficou com 400 Flankers, mas vários deles foram vendidos para diversos países, muitos Su-27 dos lotes iniciais foram tirados de operação tbm...a disponibilidade por lá, não é assim tão das melhores quanto se pensa.

Outro ponto importante: $$$$$$

Lembro-me que os mexicanos acabaram cancelando uma compra em que Su-27s sairiam por um preço bem salgado, não me lembro se eram aeronaves novas ou usadas, precisa ver se realmente nos foram oferecidas e em quais condições...muito se especulou/especula por estas bandas há um tempo e nada de concrento tem sido divulgado...




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