Abolição do alistamento obrigatório.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Don Pascual
Sênior
Sênior

Re: Abolição do alistamento obrigatório.

#91 Mensagem por Don Pascual » Sex Jul 03, 2009 2:01 pm

jauro escreveu:Jobim vê benefícios no serviço militar obrigatório

Brasília, 02/07/2009 – Em exposição no Senado Federal, realizada nesta quarta-feira (01/07), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o serviço militar obrigatório, em vigor no Brasil, tornou-se um “nivelador republicano”, pois traz benefícios à sociedade em decorrência da apresentação anual de jovens de todas as classes para a prestação do serviço militar.

Jobim comentou as propostas de Emenda Constitucional, em andamento no Congresso Nacional, visando acabar com o serviço militar obrigatório. Jobim ponderou, perante os integrantes da Comissão Mista de Relações Exteriores e Defesa Nacional, onde participou de audiência pública na quarta-feira (1/07) que se o serviço militar se tornar facultativo, o Brasil perderá essa tradição, fortalecida ao longo de sua história. “Não ter serviço militar obrigatório significa descolar as Forças Armadas da nação,” disse o ministro.

De acordo com Jobim, a questão do serviço militar, prevista no documento Estratégia Nacional de Defesa, merece ter uma discussão mais aprofundada. Nesse debate, há algumas perguntas, sobre a composição dos efetivos das Forças Armadas, que devem ser dirigidas à sociedade. “Queremos Forças Armadas para defender o Brasil pagas por outra parte dos brasileiros?”, indagou o ministro.

Jobim reiterou que “a solução dada pelo Brasil sempre foi usar as Forças Armadas como um grande nivelador republicano.” Para o ministro, o nivelador republicano se traduz em inúmeros benefícios para a população brasileira. Citou o caso de jovens filhos de imigrantes que, em décadas passadas, no Rio Grande do Sul, só aprendiam o português quando prestavam serviço militar. Antes disso, falavam o idioma de seus pais, originários da Europa.

Ao proporcionar o nivelamento republicano, o serviço militar obrigatório direciona os jovens aos valores e à cultura brasileira, ao mesmo tempo em que desmotiva os que pretendem ingressar nas Forças Armadas apenas para concretizar um projeto individual, afastado dos interesses da nação.

O ministro da Defesa convidou os parlamentares a conhecer de perto o perfil dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (em Resende, Rio de Janeiro), ou a realidade dos aspirantes da Aeronáutica e da Marinha. Segundo Jobim, nessas escolas é possível verificar que os jovens que nelas estudam são originários das mais diferentes classes sociais do País. “Perderemos isso se o serviço militar for exclusivamente facultativo”, finalizou.

Texto: José Romildo
Fotos: Élio Sales
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070/4071

Mas que mentira! Os cadetes da AMAN e das outras academias militares são VOLUNTÁRIOS que prestaram CONCURSO para estar lá, não entraram por causa do SMO!!!

Bender

Re: Abolição do alistamento obrigatório.

#92 Mensagem por Bender » Sex Jul 03, 2009 3:33 pm

Moccelin

-Cara, se você foi "abraçado" pelo SMO, é aquilo, azar militar, faz parte das atribuições de ser um cidadão brasileiro pleno. Assim como eu sou obrigado a pagar um imposto altíssimo pra andar em estradas ruins, ter que pagar um plano de saúde se quiser ser bem atendido, e por aí vai... São as injustiças...

-Faz parte das contra partidas que nós, como povo, damos ao Estado, em troca da segurança garantida por estar em um Estado, e não numa anarquia.

-E os voluntários voluntários de verdade estão nas Escolas de carreira!

-MESMO QUE VOCÊ NÃO SERVIR VOCÊ AINDA É UM RESERVISTA, ou esqueceu que fez um juramento à bandeira?

-SE o serviço está sendo quase totalmente voluntariado pro carinha instruido fugir é só pedir, não é???
Moccelin,eu separei algumas argumentações suas pois representam o que eu acredito como cidadão,é comum pessoas reclamarem da "mão forte" do Estado,isto é historicamente comprovado e não vai terminar nunca. Os que se sentem oprimidos,coagidos e refens das leis e obrigações impostas pelos estados sempre vão existir..

É comum também as pessoas da elite social se beneficiarem de Universidades públicas gratuitas e achar isso um direito seu de cidadão brasileiro,e não achar nada de mais de estar tirando a vaga de outro que não possue renda mínima.A alegação é normalmente baseada no intelecto privilegiado para passar no vestibular e no direito igual concedido pelo estado a todos, de obterem essas vagas.

Perfeito,se retribuissem essa benesse paga pelos impostos dos cidadãos da nação de alguma forma em proveito de todos,mas o argumento nesse caso é de que tem uma carreira pela frente e não terão como fazê-lo,mesmo porque pagarão impostos também quando se tornarem profissionais geradores de renda e ai estarão retribuindo.

Normalmente são esses cidadãos que rejeitam o alistamento e "esse direito de servir as FAs" concedido também pelo Estado brasileiro,pois a cultura do individualismo é prevalecente cada vez mais,a esses mais do que nunca é importante que exista o SMO.

O SMO não trata de patriotismo,é uma simples obrigação legal,com status de civismo,como tantas outras,que todos tem para com o país sendo ele inutil,instrutivo,bom ou ruim,não importa e não é sacrificio maior do que trabalhar 5 meses só para pagar impostos,na minha opinião é a maneira adequada para que as instituições militares preencham seus efetivos em um país com as características de desigualdade como o nosso,a mudança para "serviço voluntário" atende a interesses da própria elite dominante e a outros de aspecto ideológico.

Qualquer outro argumento que eu quizesse acrescentar já foi feito de forma didática e sábia pelo SGT Guerra,os quais assino embaixo.
Vitor
Escravo é quando a pessoa está sendo coagida a trabalhar em algo que não deseja, independente de quanto o "patrão" queira pagar.
Sou escravo de mim mesmo,a décadas,pois tenho uma obrigação "cívica" e pessoal que me coage a prover o sustento de minha familia e de meus colaboradores e as suas familias.
Eu desejava mesmo era tocar minha guitarra e só.

Sds.

Responder