Enviado: Qui Out 14, 2004 12:11 pm
A-29 passam pelo PAMA-LS e são entregues ao Esquadrão Joker
Nos dias 6 e 7 de outubro, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) recebeu as três primeiras aeronaves A-29 fabricadas em série, que serão utilizadas em missões de treinamento e no segmento aéreo do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM).
Rumo ao seu destino, a Base Aérea de Natal (BANT), as aeronaves fizeram um pernoite no PAMA-LS, onde foram recepcionadas pelo efetivo da Organização que irá apoiar o Projeto A-29. Na ocasião, o Coronel-Aviador José Euclides da Silva Gonçalves, Diretor do PAMA-LS, enalteceu a importância do A-29 para a Força Aérea Brasileira, como vetor de combate que iniciou a implantação de novos conceitos logísticos e operacionais, ressaltando o esforço das diversas áreas do Comando da Aeronáutica para a concretização daquele momento.
As aeronaves estavam sob o comando de pilotos selecionados dos esquadrões de caça pertencentes ao Grupo Alfa, que vinham se preparando há mais de dois anos para a operação do avião.
A visita ao PAMA-LS marcou o início da entrega do A-29 às Unidades da FAB de Natal, Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande.
A primeira unidade da FAB a receber as aeronaves A-29, que irão substituir os AT-26 Xavante na instrução aérea a partir do próximo ano, foi o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2°/5° GAV), Esquadrão Joker, sediado na BANT.
As três primeiras aeronaves chegaram na tarde do dia 7 de outubro, vindas da EMBRAER. Na chegada, escoltadas por dois AT-26, os aviões realizaram um vôo de apresentação para saudar os presentes na recepção, composta pelos comandantes das unidades, pilotos e graduados, Banda de Música e imprensa.
“O A-29 possibilitará aos pilotos um treinamento diferenciado, mais moderno e voltado para o gerenciamento de sistemas”, disse o Comandante do 2°/5° GAV, Tenente-Coronel-Aviador Fábio Alvarez Lannes. A previsão é que o Esquadrão receba de três a quatro unidades dessa aeronaves por mês, disse o Tenente-Coronel.
O A-29 é um avião de ataque, com capacidade para 1,5 tonelada de carga externa distribuída em cinco pontos sob as asas e a fuselagem, o que lhe confere uma capacidade significativa de transporte de armamento, configurando-o como um avião de caça leve, cuja velocidade máxima gira em torno de 500 km/h, podendo ser de um ou dois lugares.
Fontes: PAMA-LS e BANT
![Imagem](http://www.fab.mil.br/Publicacao/Imprensa/imagens/1310/2a29.gif)
Nos dias 6 e 7 de outubro, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) recebeu as três primeiras aeronaves A-29 fabricadas em série, que serão utilizadas em missões de treinamento e no segmento aéreo do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM).
Rumo ao seu destino, a Base Aérea de Natal (BANT), as aeronaves fizeram um pernoite no PAMA-LS, onde foram recepcionadas pelo efetivo da Organização que irá apoiar o Projeto A-29. Na ocasião, o Coronel-Aviador José Euclides da Silva Gonçalves, Diretor do PAMA-LS, enalteceu a importância do A-29 para a Força Aérea Brasileira, como vetor de combate que iniciou a implantação de novos conceitos logísticos e operacionais, ressaltando o esforço das diversas áreas do Comando da Aeronáutica para a concretização daquele momento.
As aeronaves estavam sob o comando de pilotos selecionados dos esquadrões de caça pertencentes ao Grupo Alfa, que vinham se preparando há mais de dois anos para a operação do avião.
A visita ao PAMA-LS marcou o início da entrega do A-29 às Unidades da FAB de Natal, Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande.
A primeira unidade da FAB a receber as aeronaves A-29, que irão substituir os AT-26 Xavante na instrução aérea a partir do próximo ano, foi o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2°/5° GAV), Esquadrão Joker, sediado na BANT.
As três primeiras aeronaves chegaram na tarde do dia 7 de outubro, vindas da EMBRAER. Na chegada, escoltadas por dois AT-26, os aviões realizaram um vôo de apresentação para saudar os presentes na recepção, composta pelos comandantes das unidades, pilotos e graduados, Banda de Música e imprensa.
“O A-29 possibilitará aos pilotos um treinamento diferenciado, mais moderno e voltado para o gerenciamento de sistemas”, disse o Comandante do 2°/5° GAV, Tenente-Coronel-Aviador Fábio Alvarez Lannes. A previsão é que o Esquadrão receba de três a quatro unidades dessa aeronaves por mês, disse o Tenente-Coronel.
O A-29 é um avião de ataque, com capacidade para 1,5 tonelada de carga externa distribuída em cinco pontos sob as asas e a fuselagem, o que lhe confere uma capacidade significativa de transporte de armamento, configurando-o como um avião de caça leve, cuja velocidade máxima gira em torno de 500 km/h, podendo ser de um ou dois lugares.
Fontes: PAMA-LS e BANT
![Imagem](http://www.fab.mil.br/Publicacao/Imprensa/imagens/1310/1a29.gif)
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