Re: EDUCAÇÃO
Enviado: Dom Mar 24, 2019 2:55 pm
Olhe bem, boa parte do dinheiro que o PT colocou na educação foi sugada pelo ensino superior público e pelas grandes grupos privados de uniesquinas. Quando separa gasto ensino fundamental e superior não teve crescimento por aluno tão grande. Aí põe mais um fator que é o Brasil tem renda per capita baixa. Assim, os 5% do gasto de educação no PIB do Brasil é bem menor do que os 5% do gasto em educação do PIB francês ou alemão.
Por que estamos na rabeira do mundo senhor Túlio? Olhe para o lado, cadê o ensino integral para os alunos do ensino fundamental? A estrutura das escolas serem em boa parte precárias? Os professores bem formados, que recebem por desempenho e incentivados a continuar estudando e lendo? Cadê o suporte de ensino e psicológico para os alunos com dificuldades? Entre outros fatores que deixam o Brasil na rabeira comparado mesmo com emergentes.
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Nas universidades, as federais tem uma autonomia baixíssima em relação ao MEC e governo federal. Elas funcionam como autarquias, tudo padronizado e não podem fazer quase nada sozinhas. Já as universidades estaduais de estados ricos (São Paulo, Paraná e, em parte, Santa Catarina) são descentralizadas e tem muito mais autonomia. A diferença é que as universidades estaduais tem uma forte relação com a região, ótima relação com o governo do estado, conseguem contratar melhor e pagam mais, tem flexibilidade para fechar parcerias e conseguir dinheiro. Porque será que o MEC não aceita dar a mesma autonomia ou "estadualizar" as universidades federais?
Por que estamos na rabeira do mundo senhor Túlio? Olhe para o lado, cadê o ensino integral para os alunos do ensino fundamental? A estrutura das escolas serem em boa parte precárias? Os professores bem formados, que recebem por desempenho e incentivados a continuar estudando e lendo? Cadê o suporte de ensino e psicológico para os alunos com dificuldades? Entre outros fatores que deixam o Brasil na rabeira comparado mesmo com emergentes.
O ensino integral é importante porque força o aluno a ter mais horas aula, fazer atividades complementares e se relacionar contribuindo para maior desenvolvimento em todos os aspectos. A ideia é universalizar o ensino integral como é em boa parte do mundo. Mas pela velocidade só se completa no século XXII.Censo aponta que escolas públicas ainda têm deficiências de infraestrutura
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educaca ... aestrutura
Obviamente que tem escolhas públicas muito boas como colégios tradicionais e militares que recebem muito mais dinheiro por aluno do que as comuns. Ou intermediárias que podem formar bons alunos que estão espalhadas nas cidades mais ricas (estudei em uma e passei no vestibular sem cursinho). Em especial, nas cidades pequenas tem um elite local que faz pressão para que seja boa o que faz a prefeitura e até estado gastarem mais na área. Algo bem comum no Sul, regiões de São Paulo e Centro-Oeste.Ensino integral cai no fundamental e cresce no médio, mostra Censo
De acordo com o Censo, o percentual de matrículas em tempo integral passou de 16,3% no ensino fundamental, nas escolas públicas, em 2017 para 10,9% em 2018. Esse percentual chegou a 19,4% em 2015. Nas escolas privadas, as matrículas tiveram um leve aumento, passando de 2,1% para 2,2% de 2017 para 2018.
No ensino médio, a situação foi oposta. O percentual de matrículas em tempo integral passou de 8,4% em 2017 para 10,3% em 2018, nas escolas públicas. Nas privadas, passou de 3,9% para 4% no mesmo período.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educaca ... stra-censo
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Nas universidades, as federais tem uma autonomia baixíssima em relação ao MEC e governo federal. Elas funcionam como autarquias, tudo padronizado e não podem fazer quase nada sozinhas. Já as universidades estaduais de estados ricos (São Paulo, Paraná e, em parte, Santa Catarina) são descentralizadas e tem muito mais autonomia. A diferença é que as universidades estaduais tem uma forte relação com a região, ótima relação com o governo do estado, conseguem contratar melhor e pagam mais, tem flexibilidade para fechar parcerias e conseguir dinheiro. Porque será que o MEC não aceita dar a mesma autonomia ou "estadualizar" as universidades federais?