Agora só falta um bom par de esquadrões de Super Hornet Block III com CFT para termos caças de longo alcance para a FAB virar Full Power e nem vou mais encher o delicado saco ofendidinhx de ninguém por causa de IRST e EW incompleto!
PS.: se tiver alguém aí com problema no fígado que não venha encher o saco, exceto se for Moderador desta Área; até lá creio eu que, como sempre, todos podemos pelo menos nos divertir um pouco com essa merdança de Defesa que temos.
F-15EX e EA-18G ou nada!
Fora as dezenas de F-22 que a USAF está "desativando" (na verdade mandando para a nossa base secreta no Cachimbo), e que serão a Defesa Final contra as hordas sino-soviéticas.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Abr 07, 2022 10:16 am
por pampa14
Encontra-se disponível no link abaixo, a maior e mais completa cobertura feita por um veículo de imprensa brasileiro sobre a chegada a Santa Catarina dos dois primeiros Gripen de série da Força Aérea Brasileira, com várias fotos inéditas e exclusivas. Obrigado e boa leitura!!!
Eu estou notando uma obsessão pelo IRST em discussões em sites de notícias. Duas perguntas:
- o Gripen da FAB possuem IRST e eles foram removidos durante o transporte de navio?
- se eles não possuem, podem ser substituídos por um pod da AEL/Elbit?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Abr 10, 2022 5:40 pm
por Túlio
Guilherme escreveu: Dom Abr 10, 2022 11:50 am
Eu estou notando uma obsessão pelo IRST em discussões em sites de notícias. Duas perguntas:
Eu volta e meia digo: os caras nos leem, além de outros notarem o mesmo que alguns de nós notamos, e fazem perguntas dos mesmo jeito que alguns de nós fazemos.
Daí sites e youtubers, que querem grana, saem em busca das respostas.
Logo vamos ter, diria. O lance é não calar a boca, se estranhar algo, não se intimidar com "sequestradores de tópico" e dizer mesmo, pois se tiver procedência a resposta acaba vindo.
Bueno, também não estou dizendo que não tem nem vai ter, só que até agora NÃO VI; mas notemos que, em vez de ir para uma Base da FAB, foi para Gavião Peixoto (EMBRAER). Vai que integram e instalam lá, talvez até faça parte do Contrato Original.
A droga é essa mania da FAB de não dar satisfação a quem paga a conta.
Bueno, também não estou dizendo que não tem nem vai ter, só que até agora NÃO VI; mas notemos que, em vez de ir para uma Base da FAB foi para Gavião Peixoto (EMBRAER). Vai que integram e instalam lá, talvez até faça parte do Contrato Original.
A droga é essa mania da FAB de não dar satisfação a quem paga a conta.
Cara, é o Gripen E/F (Espetacular/Fudereitor), se os inimigos descobrirem o que acontece no programa, a segurança nacional estará em jogo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Abr 10, 2022 10:31 pm
por Lucubus
Dom Túlio, eles chegaram sem os assentos ejetáveis ( por analogia sem os cintos de segurança )..... tudo parafusável com ferramentas do sistema ingles.
imagino que a instalação eletronica dessa p@.ra do IRST.... deve aparecer no próximo 7 de setembro.....
síndrome da ansiedade pos pandemica.....
slds
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Abr 11, 2022 12:31 am
por FCarvalho
Sem querer ser chato, mas já sendo. O próximo e mais importante passo no programa Gripen no Brasil é este:
Ver onde o modelo Gripen F, que deve voar ano que vem segundo o cronograma, pode chegar é um dos maiores desafios da engenharia neste projeto, e também, um baita sex apeal para a SAAB convencer o governo sueco a comprar o mesmo, também. Afinal, não passam de 8 unidades até agora a serem construídas em Gavião Peixoto. Pouco para pagar até mesmo a grana investida no seu desenvolvimento.
Se tudo der certo e as ótimas características do Gripen E se multiplicarem no modelo biposto, e além, ele pode ser um vetor indiscutível não apenas para treinamento avançado e conversão como os suecos usam os Gripen D, as para qualquer tipo de missão plausível que possa dispor a ele. Inclusive, principalmente, para nós, a área de guerra eletrônica e ISR, já que no futuro a FAB deve prosseguir com o desenvolvimento o tal UCAV junto com a Embraer.
E como não vamos ter muitos Gripen E\F mesmo por aqui, melhor fazer esse, e muitos outros novos drones nacionais, darem certo o mais cedo, e rápido, possível.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Abr 11, 2022 11:46 am
por angelogalvao
Pessoal,
Perguntinha basica: Quais diabos de certificações tão faltando para o Gripen E ficar plenamente "certificado"? Digo para pelo menos para transladar em espaço aéreo estrangeiro sem problemas.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Abr 11, 2022 3:35 pm
por Túlio
angelogalvao escreveu: Seg Abr 11, 2022 11:46 am
Pessoal,
Perguntinha basica: Quais diabos de certificações tão faltando para o Gripen E ficar plenamente "certificado"? Digo para pelo menos para transladar em espaço aéreo estrangeiro sem problemas.
Outra dúvida que também tenho, mas prefiro (não é conselho, podes te expressar livremente a respeito) falar de uma de cada vez: o "nariz caído" já foi devidamente explicado, a diferença no EW das pontas das asas idem, agora vou esperar pelo IRST (e nem duvido que instalem, é para ser uma das funções da EMBRAER, se entendi bem, mas vai saber; e a FAB não ajuda, prefere até MENTIR, como no caso do MTC, que de "pod vencido pra testar motor" virou MICLA) antes de ir em frente...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Abr 12, 2022 4:50 pm
por Viktor Reznov
Guilherme escreveu: Dom Abr 10, 2022 11:50 am
Eu estou notando uma obsessão pelo IRST em discussões em sites de notícias. Duas perguntas:
- o Gripen da FAB possuem IRST e eles foram removidos durante o transporte de navio?
- se eles não possuem, podem ser substituídos por um pod da AEL/Elbit?
Muito provavelmente está vindo desmontado pra ser instalado aqui pra evitar que os estivadores danificassem o aparelho.