Página 57 de 283
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 3:23 pm
por WalterGaudério
G-LOC escreveu:WalterGaudério escreveu:Uma informação preliminar que está martelando minha cabecinha até agora é:
Alcance de até 5.500km....!!!!!!!
esse valor me parece bem exagerado. Eu considero que o alcance seja proporcional ao peso da aeronave então daria o mesmo alcance do flanker. Com tanques descartaveis e/ou REVO já dá para garantir um alcance assim e mesmo assim na configuração ar-ar e sem usar supercruzeiro.
G-LOC
G-LOC eu suponho que esse alcance(de translado obviamente) seja conseguido utilizando-se tanques de combustível removíveis nas baias de armamento centrais. Num regime de vôo High-High-High, e em alto subsônico.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 3:25 pm
por WalterGaudério
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 3:33 pm
por Enlil
Skyway escreveu:Brasileiro escreveu:
Putz! Os russos 'copiaram' exatamente a geometria das asas do F-22 e YF-23! Os ângulos são exatamente IDÊNTICOS!
O nariz do T-50 deve ter sido inspirado no F-35, com formato de 'pentágono' e não do F-22, com forma de 'losango'.
abraços]
Não é bem cópia, é mais solução comum ao mesmo problema.

.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 5:11 pm
por G-LOC
Skyway escreveu:
Não é bem cópia, é mais solução comum ao mesmo problema.
vide os aviões de transporte = C17, KC390, C5, C2, A-400 etc.
G-LOC
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 5:25 pm
por Francoorp
Nem tudo é alta tecnologia nos Stealth, vejam os
parafusos laterais nos escapes das turbinas do YF-23.... se eles fazem assim, os russos quantos parafusos deixam pra fora???

Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 6:46 pm
por Claude
Isso que alguns chamam de cópia em Engenharia se chama de CONVERGÊNCIA. Problemas semelhantes, demandam soluções semelhantes. Este processo é visto até na natureza. Compare golfinhos e tubarões, em extremos da Àrvore Genealógica da evolução, mas com a mesma solução hidrodinâmica. Isso mostra que os russos foram sábios e pragmáticos na gerência de um programa absolutamente vital para o país. Escolheram o camimho de memor risco e custo, ao invés de se aventurar com exotismos como asas invertidas. Isso demonstra um processo decisório inteligente, bem diferente do da FAB. No FX2, na realidade o que menos importa é o avião. Ficar comparando carga, velocidade e alcançe é brincar de Super Trunfo. Como já disse Hernán Cortez: "Amadores estudam armas e táticas; profissionais estudam logística". O que importa mesmo é ACESSO LIVRE AOS SISTEMAS, OPERACIONALIDADE, SUPORTE LOGÍSTICO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. Principalmente naquilo que puder levar o país rumo a 5ª Geração. Aliás, na minha opinião, qualquer um dos três que não contemplar uma "casadinha" com um 5G é perda de tempo e dinheiro. O melhor dos três é aquele que puder dar esse acesso à nova geração o mais rápido possível. Condicionar a compra dos 36 caças ao desenvolvimento de um projeto 5G.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:28 pm
por Anderson TR
CM, olhando essa foto do F-22 e observando as fotos do T-50, será que as turbinas do PAK-Fa ficarão dessa forma mesmo??Os EUA optaram por uma turbina mais escondida??Qual será a alternativa de diminuição da detecção relativamente a dispersão de calor com as entradas das turbinas à mostra??
Já ouví muitas notícias sobre novas tecnologias que colocam em xeque essa pintura (cobertura anti-radar) do F-22.....E não tenho pesquisado muito sobre as alternativas à diminuição da disperção de calor...Será que vem novidades por aí??
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:37 pm
por Carlos Mathias
Esse é o F-35, primeiramente.
As entradas de ar tem túnel em S.
As tubeiras são à retaguarda, resta saber se os russos querem tanta furtividade quanto os EUA neste setor. Visto pelas 6:00 Hs, qualquer sensor IR capta um caça muito longe, mesmo um F-22.
O formato das tubeiras do F-22 tem mais a ver com detecção por radar, eu acho.
Olha a foto e veja trás dos aviões a fulguração. Agora imagina isso sendo olhado por um sensor IR atual...
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:41 pm
por WalterGaudério
Carlos Mathias escreveu:Esse é o F-35, primeiramente.
As entradas de ar tem túnel em S.
As tubeiras são à retaguarda, resta saber se os russos querem tanta furtividade quanto os EUA neste setor. Visto pelas 6:00 Hs, qualquer sensor IR capta um caça muito longe, mesmo um F-22.
O formato das tubeiras do F-22 tem mais a ver com detecção por radar, eu acho.
Olha a foto e veja trás dos aviões a fulguração. Agora imagina isso sendo olhado por um sensor IR atual...
CM, com mísseis de 400Km de alcance, o Su-50 nem precisará de tanta furtividade...
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:47 pm
por WalterGaudério
Pedro Gilberto escreveu:Bolovo escreveu:Ouvi falar que o codenome OTAN para o avião é "Firefox". Pra quem não sabe, o nome "Flanker" foi dado pela OTAN.
Firefox é outro...
Pra quem não lembra...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox_(filme)
[]´s
O Clint Eastwood já está na região de Konsomolsk...
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:52 pm
por Carlos Mathias
Como eu já comentei Walter, os AWACS no chão os F-22 vão ter de ligar seu radar, e aí adeus furtividade, será pau a pau, nada de surpresas nem de manobras.
Adivinha se um caça mais persistente, mais rápido, e que vai mais longe leva vantagem!
Mas a FAB gosta é de Gripen.

Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:57 pm
por Bolovo
Boa comparação. Íncrivel pensar que o F-22 voou a 20 anos atrás, apesar de somente entrar em operação no final de 2005 (eu me lembro muito bem, porque foi no mesmo mês que recebemos os nossos F-5M huehue). O T-50 adota muitas soluções iguais ao do F-22, ou seja, o conceito "stealth" do americano se mostrou válido, diferente do que muitos pensavam. Eu acho que tanto o F-22 e o F-35 vão passar por uma reviravolta. Acho que até o F-22 possa voltar a ser fabricado, quem sabe até exportado. Mas que vai aparecer um MLU, uma versão nova do Raptor, ah, eu acho que isso vai... já era previsto para os "Blocks" seguintes, coisas como HMD, IRST, antenas AESA espalhadas pelo avião, igual o T-50... vamos ver como vai ficar daqui pra frente...
EDIT: achei o que tava procurando no Ausairpower, o site que mais ama o Raptor de todo o universo...
Fuente:
http://www.ausairpower.net/APA-Raptor.html
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Jan 31, 2010 11:59 pm
por Carlos Mathias
Fraco, a cobertura do T-50 é de 360º e em várias frequências.
Agora o Knoop vai ter um infarto.

Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Seg Fev 01, 2010 12:03 am
por Bolovo
Carlos Mathias escreveu:Fraco, a cobertura do T-50 é de 360º e em várias frequências.
Agora o Knoop vai ter um infarto.

Por isso mesmo acho que o F-22 vai passar por uma boa revisão. Vão dar um update nele muito bom para continuar no topo junto com o PAK-FA.
Quanto o Koop, bem, ele vai endoidar.
Se ele já é encanado que a Austrália tem Hornets contra Sukhois chineses e indianos, imagina quando o PAK-FA indiano estiver voando, além do J-XX chinês. No mesmo dia ele abre uma petição obrigando o governo australiano comprar 400 F-22 "Block 1000", além de modernizar os F-111...

Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Seg Fev 01, 2010 12:17 am
por Carlos Mathias