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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Jun 03, 2021 2:00 am
por ECorreia
Túlio escreveu: Qua Jun 02, 2021 8:07 pm
gogogas escreveu: Qua Jun 02, 2021 1:35 pm Ainda temos o futuro desenvolvimento do Drone da FAB em conjunto com a Embraer , é uma incógnita no momento , mas pelo designer mostrado no vídeo , acredito que será de ataque tbm !
Além dos Gripens, acredito que a FAB vai ter esquadrões de Drones armados
Ahã ahã, se tiram $ do -390 pra botar no Gripen, por que não tirariam do Gripen pra botar num drone? Precedente já há... 8-]
Não acredito que o KC-390 serve para o caso de uma eventual redução no futuro contrato do Gripen. O KC-390 para a FAB não era financiado por nenhuma instituição financeira. Já os 36 Gripens ocupam um arco temporal de 23 anos com financiamento do banco de desenvolvimento da Suécia a uma taxa de 2,19% ao ano.

Esse segundo lote será menor, será financiado, certamente a longo prazo e a uma taxa de juros próxima a 2,19% pois a taxas mundiais de bancos de fomento governamentais desabaram para reativar a economia deles.

O Brasil atualmente tem gastos enormes devido ao COVID, o Ministério da Infraestrutura neste ano ficou com um orçamento de apenas R$8 bilhões e o Comandante da FAB na entrevista abordou esse assunto.

O Hércules satisfazia as nossas necessidades e nós tínhamos ao redor de 20 unidades. O KC 390 transporta 1/3 a mais de carga. 14 Milleniuns equivalem a cerca de 20 C-130. E como disse o Comandante, o KC 390 tem o dobro da velocidade. Mais precisamente quase o dobro.
Fora ainda que a FAB irá comprar 2 aeronaves estratégicas, provavelmente o A330, que tem capacidade de carregar carga pra caralh* . O volume que ele pode carregar no porão equivale ao que um B-707 do Corsário transportava na configuração cargo.

Mesmo se tivéssemos orçamento para pagar o 28Milleniuns, seria preferível que a FAB gastasse parte com outros projetos.

Enfim, 28 KC-390 pra quê?

Agora, 60 a 70 Gripens serão necessários, mesmo com UCAVs que podem fazer determinadas missões mas estão longe de substituir o homem em boa parte.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Jun 04, 2021 10:07 pm
por henriquejr
O Comandante da FAB publicou hoje, no twitter, encontro com o embaixador da Alemanha, para tratarem sobre VLM e armamento ar ar para o Gripen!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Jun 04, 2021 10:33 pm
por ECorreia
Ao contrário do garoto Macron, o embaixador alemão sabe do peso do Brasil na região.




(((gostaria que tenha discutido com o Comandante do EB outra versão do Iris-T, se é que me entendem)))

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 12:29 am
por FCarvalho
Brasileiro escreveu: Qua Jun 02, 2021 9:58 pm 4 esquadrões, 64 aeronaves... É sim algo bem razoável!!
Lembrando que se tratam de aeronaves novas de fábrica e equipadas com o melhor.
A FAB até já teve mais caças que isso, mas não todos novos e muito menos atuais para cada época, MUITO pelo contrário.
Talvez o melhor momento, desde a era supersônica, tenha sido mesmo os meados e fim dos anos 70, com os Mirage-III (um BAITA de um caça) e F-5A (fraquinho até pra época).
Eu particularmente acho muito difícil essas contas todas que estão fazendo agora com estes números de 60/70 caças se a atual estrutura das OM de caça permanecer a mesma. A não ser que a ideia da FAB por trás deste anúncio seja simplesmente garantir o mínimo necessário para depois de 2030 seguir a mesma metodologia adotada agora com o KC-390 e segue a vida. Manter lotes pequenos e regulares dentro das possibilidades do orçamento é bem racional e melhor do que ficar limitado à indiferença do poder público e político no Brasil com os projetos da defesa.
Se o Gripen E ganhar na Finlândia e no Canadá, cujos resultados devem sair entre este ano e ano que vem, as contas devem ficar mais leves dado o aumento exponencial dos números de aviões produzidos. Um bom momento para negociar um lote quiçá maior para por termo, inicialmente, à vida dos F-5M e logo após, decidir se os A-1 serão substituídos por novos caças ou por aquele projeto de drone da FAB.
A questão é que diz-se que os A-1 começam a sair já em 2025, enquanto os F-5 saem a partir de 2027.
Então, se não for para ficar sem defesa aérea na prática, ou espalham os 36 do GDA por todos os outros esquadrões ou dão um jeito de encomendar o segundo lote o mais rápido possível para evitar paradas na linha da Embraer e deixar os esquadrões no zero quando a disponibilidade.
Dos diversos males, que se escolha o menor.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 12:33 am
por FCarvalho
ECorreia escreveu: Sex Jun 04, 2021 10:33 pm Ao contrário do garoto Macron, o embaixador alemão sabe do peso do Brasil na região.
(((gostaria que tenha discutido com o Comandante do EB outra versão do Iris-T, se é que me entendem)))
Eu não me empolgaria tanto assim com os alemães. No campo industrial, tecnológico e comercial podem ser ótimos parceiros, mas na seara política costumam ser uma enorme pedra no nosso sapato.
Bom lembrar também que eles tem tradicionalmente restrições muito severas quanto ao uso de seus sistemas de armas em matéria de exportações. As vezes até mais que os norte americanos.
É só perguntar para o pessoal da cav blda.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 12:54 am
por FCarvalho
ECorreia escreveu: Qui Jun 03, 2021 2:00 am Enfim, 28 KC-390 pra quê?
Agora, 60 a 70 Gripens serão necessários, mesmo com UCAVs que podem fazer determinadas missões mas estão longe de substituir o homem em boa parte.
Uma tentativa de resposta.
A FAB possui hoje 6 ETA, e 5 grupos/esquadrões de transporte que utilizam desde C-95 ao Hércules.
No caso da frota de transporte da FAB, a imensa maioria ainda é de aeronaves leves e médias em função dos muitos compromissos com CAN, ACISO, MMI, VVIP, transporte e outras funções secundárias a serviço do poder público, em todas as esferas.
Normalmente a aviação de transporte é a que mais tem horas-voo disponíveis no orçamento, até por uma imposição indireta dos compromissos a que ela é chamada a atender todo ano o ano inteiro, por mais que estejam fora de sua alçada militar. Para o exercício das suas missões primárias resta pouco do orçamento na prática.
Se a FAB decidisse cortar todas as verbas de que dispõe para missões secundárias e focar no essencial que é a suas atividades militares, 90% dos programas/projetos e atividades governamentais no Brasil paravam por falta dos aviões dela. É uma dependência anacrônica e irresponsável, mas alimentada - justa ou injustamente - pelo sentido de missão(integração) dos militares.
Horas, é sabido que ano após ano, especialmente nas últimas décadas, a FAB tem sido cada vez mais chamada a cumprir funções que não lhe dizem respeito em apoio a atividades governamentais, seja municipais, estaduais e/ou da União. E nenhum cmte da instituição jamais foi reticente quanto a este tipo de ordens, até porque, mal ou bem, elas ajudam de alguma forma a manter as tripulações operacionais.
Caso a FAB ficasse apenas em 13 a 16 aviões, isto representa na teoria, a disponibilidade real de 9 a 11 aviões na rampa diariamente, se considerarmos um índice médio de 70% da frota. Para o que se exige da FAB hoje, isto é pouco, muito pouco. Não é possível atender a si, as demais forças e a todos os pedidos que chegam a ela de todos os cantos e organizações, estatais ou não.
Considerando que os ETA poderiam ser extintos e passar parte de suas atividades para o setor para-público e/ou privado, que seria o correto, haveria disponibilidade de tripulações e de horas-voo para todos os 28 aviões que a FAB deseja. E ela poderia se concentrar no que lhe é mister, que são suas atividades militares, que por acaso, ao contrário do que se afirmar, não são poucas e nem simples.
As atividades dos 5 esquadrões que hoje operam C-130 Hércules e C-105 Amazonas são tão vastas e díspares uma da outra que o que temos hoje aí poderia facilmente ser substituído pelos 28 KC-390 e até mais, caso fosse disponibilizar-se também unidades para o 1o/2o GT.
As 28 aeronaves pretendidas podem ser distribuídas pelos esquadrões que usam hoje o C-130/C-105, o que daria apenas 7 aviões para cada esquadrão. Na prática, operariam com 4 unidades, ou 5, se muito, sempre disponíveis na rampa. Ou seja, uma evolução exponencial da capacidade de transporte da FAB nunca vista antes, abarcando quase todas as regiões do país. Nunca tivemos nada disso aqui no passado.
Mas aí fica a pergunta: o que queremos que a FAB seja? FAB ou TAB.
É só escolher.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 1:03 am
por ECorreia
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:33 am
ECorreia escreveu: Sex Jun 04, 2021 10:33 pm Ao contrário do garoto Macron, o embaixador alemão sabe do peso do Brasil na região.
(((gostaria que tenha discutido com o Comandante do EB outra versão do Iris-T, se é que me entendem)))
Eu não me empolgaria tanto assim com os alemães. No campo industrial, tecnológico e comercial podem ser ótimos parceiros, mas na seara política costumam ser uma enorme pedra no nosso sapato.
Bom lembrar também que eles tem tradicionalmente restrições muito severas quanto ao uso de seus sistemas de armas em matéria de exportações. As vezes até mais que os norte americanos.
É só perguntar para o pessoal da cav blda.
Um dos ex-Ministros da Educação disse que uma burocrata alemã se reuniu com ele pois queriam alterar o currículo das nossas escolas. É isso mesmo.

Franceses, alemães, britânicos e estadunidenses veem a América Latina como colônias. Mas acredito que eles em geral veem o Brasil como os britânicos no século XIX viam a Índia: uma colônia muito importante.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 1:14 am
por FCarvalho
ECorreia escreveu: Sáb Jun 05, 2021 1:03 am
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:33 am Eu não me empolgaria tanto assim com os alemães. No campo industrial, tecnológico e comercial podem ser ótimos parceiros, mas na seara política costumam ser uma enorme pedra no nosso sapato.
Bom lembrar também que eles tem tradicionalmente restrições muito severas quanto ao uso de seus sistemas de armas em matéria de exportações. As vezes até mais que os norte americanos.
É só perguntar para o pessoal da cav blda.
Um dos ex-Ministros da Educação disse que uma burocrata alemã se reuniu com ele pois queriam alterar o currículo das nossas escolas. É isso mesmo.
Franceses, alemães, britânicos e estadunidenses veem a América Latina como colônias. Mas acredito que eles em geral veem o Brasil como os britânicos no século XIX viam a Índia: uma colônia muito importante.
O Brasil é, e nunca passou, de uma mera e grande curiosidade para europeus e norte americanos. Só isso.
Eles ainda nos veem como se aqui fosse a casa da mãe joana (des)governada por um bando de índios inconsequentes, irresponsáveis, infantis e semi-analfabetos que precisam de canga para não fazer merda no sofá da sala.
Em partes eles estão certos. Afinal, vivemos fazendo merda mesmo, já que com todo o potencial que temos aqui in natura e humano, não conseguimos sair basicamente da síndrome de vira-lata que nos assola desde os idos tempos coloniais.
O sonho do brasileiro médio ainda é visitar a Disneylândia e ir a Miami fazer compras para se sentir importante.
Fazer o que...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 1:58 am
por ECorreia
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:54 am
ECorreia escreveu: Qui Jun 03, 2021 2:00 am Enfim, 28 KC-390 pra quê?
Agora, 60 a 70 Gripens serão necessários, mesmo com UCAVs que podem fazer determinadas missões mas estão longe de substituir o homem em boa parte.
Uma tentativa de resposta.
A FAB possui hoje 6 ETA, e 5 grupos/esquadrões de transporte que utilizam desde C-95 ao Hércules.
No caso da frota de transporte da FAB, a imensa maioria ainda é de aeronaves leves e médias em função dos muitos compromissos com CAN, ACISO, MMI, VVIP, transporte e outras funções secundárias a serviço do poder público, em todas as esferas.
Normalmente a aviação de transporte é a que mais tem horas-voo disponíveis no orçamento, até por uma imposição indireta dos compromissos a que ela é chamada a atender todo ano o ano inteiro, por mais que estejam fora de sua alçada militar. Para o exercício das suas missões primárias resta pouco do orçamento na prática.
Se a FAB decidisse cortar todas as verbas de que dispõe para missões secundárias e focar no essencial que é a suas atividades militares, 90% dos programas/projetos e atividades governamentais no Brasil paravam por falta dos aviões dela. É uma dependência anacrônica e irresponsável, mas alimentada - justa ou injustamente - pelo sentido de missão(integração) dos militares.
Horas, é sabido que ano após ano, especialmente nas últimas décadas, a FAB tem sido cada vez mais chamada a cumprir funções que não lhe dizem respeito em apoio a atividades governamentais, seja municipais, estaduais e/ou da União. E nenhum cmte da instituição jamais foi reticente quanto a este tipo de ordens, até porque, mal ou bem, elas ajudam de alguma forma a manter as tripulações operacionais.
Caso a FAB ficasse apenas em 13 a 16 aviões, isto representa na teoria, a disponibilidade real de 9 a 11 aviões na rampa diariamente, se considerarmos um índice médio de 70% da frota. Para o que se exige da FAB hoje, isto é pouco, muito pouco. Não é possível atender a si, as demais forças e a todos os pedidos que chegam a ela de todos os cantos e organizações, estatais ou não.
Considerando que os ETA poderiam ser extintos e passar parte de suas atividades para o setor para-público e/ou privado, que seria o correto, haveria disponibilidade de tripulações e de horas-voo para todos os 28 aviões que a FAB deseja. E ela poderia se concentrar no que lhe é mister, que são suas atividades militares, que por acaso, ao contrário do que se afirmar, não são poucas e nem simples.
As atividades dos 5 esquadrões que hoje operam C-130 Hércules e C-105 Amazonas são tão vastas e díspares uma da outra que o que temos hoje aí poderia facilmente ser substituído pelos 28 KC-390 e até mais, caso fosse disponibilizar-se também unidades para o 1o/2o GT.
As 28 aeronaves pretendidas podem ser distribuídas pelos esquadrões que usam hoje o C-130/C-105, o que daria apenas 7 aviões para cada esquadrão. Na prática, operariam com 4 unidades, ou 5, se muito, sempre disponíveis na rampa. Ou seja, uma evolução exponencial da capacidade de transporte da FAB nunca vista antes, abarcando quase todas as regiões do país. Nunca tivemos nada disso aqui no passado.
Mas aí fica a pergunta: o que queremos que a FAB seja? FAB ou TAB.
É só escolher.
Na minha opinião, não dá para dizer que serão insuficientes.

O Brasil vai adquirir, ao que tudo indica, 2 A330 que tem uma capacidade maior que os 4 kc-137 do Corsário. Cada A330 é capaz de transportar mais carga que 2 KC-137.

O KC-390 leva 1/3 a mais de carga que os C-130H da FAB e é 80% mais veloz.

A FAB será capaz de transportar mais do que era capaz nos tempos áureos (fim da década de 1990 e início da década seguinte quando 10 C-130H se juntaram ao acervo antes destes começarem a ser desativados).

O KC-390 para operar precisa de pista de 1.600m para transporte logístico. Ele pode levar uma carga leve. Mas pra isso tem os C-105.

No Norte, é desnecessário a assistência logística de uma aeronave desse nos pelotões de fronteira. Pode ir aonde tem os batalhões. E o suprimento aerologístico apenas as 16ª e 2ª Brigada de Slv necessitam. Isso estava presente num dos slides do COLOG para adquirir os Sherpas.

PEFs se suprem no máximo com aeronaves de porte de um C-105.

Aeronaves como o Stout, que possuem capacidade de passageiros e carga semelhantes ao EMB 120 Brasília, isso nós vamos precisar, e de muitas. Que aliás irão substituir aquela aeronave e os Bandeirantes.

A FAB tem de pensar nas constelações de satélites do PESE. O SisGAAz e o SISFRON no Norte dependem daquele programa.

Vai ter de substituir nesta década os treinadores T-25, comprar um segundo lote do Gripen E/F e armamento para ele, comprar no mínimo uma Bateria de Artilharia Antiaérea de Média Altura.

E ainda vai ter de conciliar tudo isso com as necessidades orçamentárias da MB e do EB. Que não são poucas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 9:06 pm
por FCarvalho
ECorreia escreveu: Sáb Jun 05, 2021 1:58 am
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:54 am Uma tentativa de resposta.

Na minha opinião, não dá para dizer que serão insuficientes.
O Brasil vai adquirir, ao que tudo indica, 2 A330 que tem uma capacidade maior que os 4 kc-137 do Corsário. Cada A330 é capaz de transportar mais carga que 2 KC-137.
O KC-390 leva 1/3 a mais de carga que os C-130H da FAB e é 80% mais veloz.
A FAB será capaz de transportar mais do que era capaz nos tempos áureos (fim da década de 1990 e início da década seguinte quando 10 C-130H se juntaram ao acervo antes destes começarem a ser desativados).
O KC-390 para operar precisa de pista de 1.600m para transporte logístico. Ele pode levar uma carga leve. Mas pra isso tem os C-105.
No Norte, é desnecessário a assistência logística de uma aeronave desse nos pelotões de fronteira. Pode ir aonde tem os batalhões. E o suprimento aerologístico apenas as 16ª e 2ª Brigada de Slv necessitam. Isso estava presente num dos slides do COLOG para adquirir os Sherpas.
PEFs se suprem no máximo com aeronaves de porte de um C-105.
Aeronaves como o Stout, que possuem capacidade de passageiros e carga semelhantes ao EMB 120 Brasília, isso nós vamos precisar, e de muitas. Que aliás irão substituir aquela aeronave e os Bandeirantes.
A FAB tem de pensar nas constelações de satélites do PESE. O SisGAAz e o SISFRON no Norte dependem daquele programa.
Vai ter de substituir nesta década os treinadores T-25, comprar um segundo lote do Gripen E/F e armamento para ele, comprar no mínimo uma Bateria de Artilharia Antiaérea de Média Altura.
E ainda vai ter de conciliar tudo isso com as necessidades orçamentárias da MB e do EB. Que não são poucas.
Vou falar da minha região porque conheço um pouco melhor. Aqui existem 6 brigadas inf slv, que eventualmente podem chegar a 8 unidades. Neste sentido, existe, na melhor das hipóteses, 6(8) bases aéreas onde os KC-390 irão operar voos de suprimento logístico, que podem variar muito, e variam, de acordo com as necessidades/realidades de cada brigada. Neste caso, ele pode levar até 7 pallets em missões de apoio logístico ou transportar até 80 pax, ou 6 pallets e 36 pax. As configurações são variadas.

As sedes destas brigadas são em cidades grandes da região e/ou capitais de estado. Ou seja, há suporte básico de infraestrutura em todas as pistas onde ele deve operar primariamente, mesmo em regiões de fronteira.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/09/KC390_2014-05_Carregamentos_7-Pallets-2.jpg

Quantos aviões serão necessários para suprir as necessidades de todas estas OM? No caso dos C-105, foram compradas 12 aviões, e mesmo assim divididos entre o esquadrões Arara e o Onça, respectivamente em Manaus e Campo Grande. Os 3 SC-295 também em Campo Grande. O que os aviões do Corsário fazem/farão, é o mesmo que os KC-137, que é levar do sudeste, onde estão os centros de distribuição da FAB, para as regiões, e de lá eles seguem para seus destinos. Isto significa operar com cargas de diversos tipos, pesos e tamanhos ao mesmo tempo, que são distribuídos pelos Btl Log do EB e as OM de logística da FAB e MB.

Em todos caso, mesmo que um KC-330 possa ir do Rio de Janeiro com 9,18, 23, 26 ou 45 ton até, por exemplo, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira ou Cruzeiro do Sul, isto não é econômico de se fazer, pois muito provavelmente ele não estará carregando somente material de uma única força ou mesmo apenas material militar, nesta única perna. Mais fácil levar 45 ton até Manaus ou Belém e de lá os KC-390 no 1o/9o Gav fazem o serviço de distribuição até os comandos de fronteira e sede de brigadas. Destes até os PEF, é desejo do Exército que a Avex disponha de seus próprios aviões para fazer este trabalho. E esse trabalho de apoio logístico hoje é feito, também, em partes, pelos helos da Avex, que mesmo com a entrada da asa fixa não deixarão de fazer esse apoio. Há espaço para todo mundo e mais um pouco.

Lembrando que o KC-390 pode operar nas pistas dos PEF se necessário, resguardadas obviamente as condições da pista, carga, meteorologia, etc. Ou seja, ter os aviões da Embraer aqui na região é não somente um plus a mais, como também a afirmação de uma capacidade de transporte estratégico e tático que a FAB nunca possuiu na região. Não depender de aviões saindo do RJ ou de AN ou seja lá de onde for para sustentar a mobilidade das tropas na região norte é mais do que desejável, é uma necessidade impositiva. Mas para isso, atingir os 28 aviões propostos tem de ser um objetivo muito mais do que apenas da FAB. Estamos falando de uma região com 5,2 milhões km2. Voar de avião aqui não é exatamente como voar na ponte Rio-SP.
Ser superlativo em termos de transporte - de todos os modais - é uma necessidade básica que temos aqui se quisermos que qualquer estratégia militar de defesa adota funcione efetivamente.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jun 05, 2021 9:38 pm
por FCarvalho
Imagem

Para se ter uma ideia do tamanho do trabalho que é o apoio logístico que a FAB tem de prover apenas a si mesma na região norte.
Agora some-se a isso o apoio ao SISFRON/SISGAAZ, ao CMA e CMN, o 4o e 9o Distritos Navais, além do Programa Calha Norte, o CAN, missões MMI, SAR, FUNAI, DPF, Min Justiça, Meio Ambiente, Receita Federal, etc...
Tudo depende da FAB para continuar funcionando.
Creio que apenas 7 aeronaves em Manaus é até pouco.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 06, 2021 2:38 am
por ECorreia
O KC-390 é caro e a FAB precisa salvar esses programas que vc citou. Pois o da MB (SisGAAz) e do EB (SISFRON no Norte) dependem do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Do PESE até agora só conseguimos colocar em operação o SGDC e iniciar o processo de aquisição de 1 satélite SAR da fabricante Iceye.

Ainda falta adquirir 4 satélites de comunicação de órbita baixa, 2 satélites de sensoriamento remoto óptico de alta resolução, mais 1 satélite de sensoriamento remoto por radar e até o fim desta década mais 1 Satélite Geoestacionário de Comunicações.

Apenas substituir um equipamento antigo por um atual ou mais equipamentos do mesmo não leva uma Força Armada ao combate moderno. Inexistem nas nossas Forças Armadas vários equipamentos para um combate moderno.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 06, 2021 12:06 pm
por FCarvalho
ECorreia escreveu: Dom Jun 06, 2021 2:38 am O KC-390 é caro e a FAB precisa salvar esses programas que vc citou. Pois o da MB (SisGAAz) e do EB (SISFRON no Norte) dependem do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Do PESE até agora só conseguimos colocar em operação o SGDC e iniciar o processo de aquisição de 1 satélite SAR da fabricante Iceye.
Ainda falta adquirir 4 satélites de comunicação de órbita baixa, 2 satélites de sensoriamento remoto óptico de alta resolução, mais 1 satélite de sensoriamento remoto por radar e até o fim desta década mais 1 Satélite Geoestacionário de Comunicações.
Apenas substituir um equipamento antigo por um atual ou mais equipamentos do mesmo não leva uma Força Armada ao combate moderno. Inexistem nas nossas Forças Armadas vários equipamentos para um combate moderno.
Na minha opinião o CAN deveria ser extinto, e ter ficado extinto, não fosse a hipocrisia de plantão dos governos anteriores ao atual. É serviço para a iniciativa privada ou órgãos de governo - estaduais, municipais e /ou federal - que tem como missão primária assistência social e assemelhados.
No mais, Calha Norte pode ser atendido pelo EB através da Avex ou iniciativa privada, se deixassem ela trabalhar em paz e com condições na região. Para dizer a verdade é outro programa que já deveria ter acabado faz tempo, mas fica por aí porque gera cabides de emprego e postos de comando e verba para oficiais burrocratas.
Quanto aos demais órgãos federais que existem por aqui, penso que sem uma verdadeira cultura de aviação para-pública no país, as forças armadas seguem a lida de "Severino" de todos os governos para qualquer coisa. E vão quebrando o galho dos outros e deixando o seu dever primário à parte como se fosse atividade secundária. Mas quem liga para isso no Brasil?
No mais, tal como os F-39 Gripen E/F que deverão ser contados a dedo aqui em Manaus um dia, os KC-390 não devem fugir a essa regra. Não adianta comprar caças ou cargueiros sem os respectivos orçamentos para mantê-los operando. E é isso que está acontecendo agora, sem qualquer previsão útil de quando, e se, irá mudar no futuro.
A mim não adianta colocar 6 Gripen E... ou Su-57, F-22, J-20 ou a Estrela da Morte, o que quer que fosse aqui se forem apenas para fazer encenação e dizer que temos "defesa aérea" da Amazônia. Porque é exatamente isso que os míseros 6 F-5 fazem aqui. Encenação. Nada mais. Querer defender, efetivamente, metade do território brasileiro com meia dúzia, ou uma dúzia que seja, é no mínimo vexatório e vergonhoso. Ou chamar nós contribuintes de palhaços e lesos. Posso até estar meio lelé, mas leso eu não sou, muito menos para engolir esse tipo de coisa. Já a maioria do populacho viciado em futebol e novela e vídeo game... :?
O PESE vai sair do lugar quando tivermos um MD com culhão que faça-se respeitar e coloque os pingos nos "is" junto ao poder público. Não adianta esperar responsabilidade ou consciência de quem sempre olhou o erário público como se fosse a conta particular. Ou vai ou racha. Tem que meter a cara, peitar os fdp em Brasília e comprar ou mandar fazer aqui tudo o que é necessário para o programa. Ou então esquece. Porque do Planalto Central não sai nada que preste nos últimos 60 anos.
O Gripen está com a corda no pescoço. Por enquanto.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 06, 2021 8:38 pm
por ECorreia
Falou-se bastante sobre o projeto do GripenE para o Brasil:

Imagem

https://www.infodefensa.com/latam/2021/ ... acion.html

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 06, 2021 11:28 pm
por Viktor Reznov
Espero sinceramente que o Brasil não desperdice essa oportunidade tremenda que nós temos agora. Seja quem quer que venha suceder o presidente atual, de qualquer partido que seja. Precisamos de pelo menos mais 36.