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Re: Projeto VANT

Enviado: Qui Ago 16, 2012 3:48 pm
por sapao
Brasileiro escreveu: O que falta, ao meu ver, seria uma campanha mais voltada à massa sobre o que queremos como país, que a geografia do mundo está mudando e mudará ainda mais. É óbvio que todos querem um país sem miséria, sem analfabetismo, etc. Mas onde nós queremos chegar enquanto nação? Teremos capacidade de corroborar nossa voz quando alguma vez tivermos de bater de frente por nossos interesses? Falta dizer à sociedade, que um a exército não interessa apenas a guerra 'do hoje' (já que hoje, realmente não temos ameaças), mas a do amanhã, imprevisível, e que para estar preparado para ela, não bastam 1,2 ou 10 anos, mas a permanência do preparo.

Daí ficaria a pergunta "quem faria isto?". Isto não poderia partir das próprias forças armadas apartir de seus canais e dos próprios "esclarecidos", que se interessam pelo tema e que de certa forma ainda aprisionam (e na prática o elitizam, maleficamente) seu esclarecimento?

abraços]
Brasileiro,
pessoalmente acho que nunca se falou tanto em Defesa e papel das FFAA FORA das FFAA como nos ultimos anos, com a EFETIVAÇÃO do MD nos ultimos anos e a criação do livro Branco da Defesa e seus respectivos seminarios.
Vale lembrar que é necessario tambem que as massas tenham interesse nisso, principalmente os centros de ensino e pesquisa.

Re: Projeto VANT

Enviado: Sex Ago 17, 2012 8:58 pm
por REGATEANO
WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:Eu bem que andava desconfiado, aquele carnaval todo quando chegou o primeiro VANT, depois aquele silêncio sepulcral: taí!
VANT c/ capacidade estratégica deveria ficar com a FAB
Pq o DPF não pode operar o equipamento? Não é para ser utilizado na vigilância da fronteira? Porque não?
O DPF possui helicópteros, caravans e EMB-145, porque não pode operar um VANT? Não existe nenhuma dificuldade operacional ou técnica que impossibilite um piloto treinado de voar o equipamento.
O que há é uma absoluta má vontade da FAB e política em deixar o DPF fazer o seu papel.
Algo semelhante já ocorreu na década de 50 quando a Marinha adquiriu o Minas Gerais e a FAB proibiu de operar avião fixa.
A meu ver a FAB ao exigir o uso exclusivo da tecnologia para si inviabiliza que a fiscalização da fronteira seja realizada de forma eficaz.
Coisas do Brasil, de nossos políticos e dos nossos milicos, que parecem não ter o que se preocupar com algo mais importante como o FX2....

Re: Projeto VANT

Enviado: Sex Ago 17, 2012 10:13 pm
por sapao
REGATEANO escreveu:
WalterGaudério escreveu: VANT c/ capacidade estratégica deveria ficar com a FAB
Pq o DPF não pode operar o equipamento? Não é para ser utilizado na vigilância da fronteira? Porque não?
O DPF possui helicópteros, caravans e EMB-145, porque não pode operar um VANT? Não existe nenhuma dificuldade operacional ou técnica que impossibilite um piloto treinado de voar o equipamento.
O que há é uma absoluta má vontade da FAB e política em deixar o DPF fazer o seu papel.
Algo semelhante já ocorreu na década de 50 quando a Marinha adquiriu o Minas Gerais e a FAB proibiu de operar avião fixa.
A meu ver a FAB ao exigir o uso exclusivo da tecnologia para si inviabiliza que a fiscalização da fronteira seja realizada de forma eficaz.
Coisas do Brasil, de nossos políticos e dos nossos milicos, que parecem não ter o que se preocupar com algo mais importante como o FX2....
Regateano, ONDE esta escrito que a FAB EXIGIU o uso exclusivo do VANT?
Antes de sair disparando sem saber o que se passa, dá pelo menos uma lida nas duas ultimas paginas para ver que o proprio pessoal da PF disse que o problema é interno.
So para esclarecer, PF=MJ e FAB=MD.
Se a PF quiser comprar onibus espacial quem tem que autorizar ou não e o MJ e não o MD, muito menos a FAB.
O que está sendo visto é que a operação é completamente diferente de aeronaves tripulados, e a mesma aeronave pode ser operada/mantida por mais de um orgão; por isso já coloquei aqui que a conversa é completamente no sentido de cooperação e não de briga.

Outra coisa, a decisão de deixar as aeronaves com a FAB não foi dela, e quem viveu a epoca disse que a ideia era exatamente criar divergencias entre a FAB e a MB, tudo isso devido a situação politica da epoca.

E por ultimo, enquanto você está confortavelmente no seu PC digitando que os "milicos" não se precupam com nada, saiba que tem varios deles de serviço garantindo o seu direito de vir aqui no DB falar mal deles...

Re: Projeto VANT

Enviado: Sex Ago 17, 2012 10:29 pm
por REGATEANO
Meu direito de ir e vir? Quem garante é o Estado Brasileiro! As polícias, o Executivo, o Judiciário. Os milicos não garantem direito de ir e vir coisa nenhuma, com exceção das operações inconstitucionais de Lei e Ordem.
Garantem, sim, a soberania nacional e a defesa à agressão estrangeira.

A FAB reiteradamente negou permissão (ou autorização - como queira) para o DPF realizar vôos com o VANT.
A FAB também é responsável pelo fracasso do programa juntamente com os políticos do atual partido no Poder!

Re: Projeto VANT

Enviado: Sáb Ago 18, 2012 3:05 pm
por REGATEANO
http://www.defesanet.com.br/seguranca/n ... -ha-um-mes

Publicado Gazeta do Povo 10 Março 2012

Com um custo de US$ 50 milhões, o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), promessa de reforço de peso na segurança da tríplice fronteira, está parado por falta de autorização para voar. Em novembro de 2011, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo anunciou o início das operações do avião espião em uma solenidade realizada na base de São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu. No entanto a aeronave não sai do chão há mais de um mês.

Fabricado em Israel, o Vant começou a ser testado na fronteira em setembro do ano passado com resultados satisfatórios. Porém, para prosseguir o trabalho, a PF depende de autorizações periódicas da Força Aérea Brasileira (FAB). A última liberação expirou em dezembro. A PF aguarda um novo aval para retomar as operações ainda este mês. A base do Vant, em São Miguel do Iguaçu, é vigiada diuturnamente por policiais federais e agentes da Força Nacional de Segurança.

Operação

A PF argumenta que a demora na liberação da autorização, que é um plano operacional, deve-se ao ineditismo do projeto que envolve o uso do Vant na fronteira. Pela primeira vez no mundo uma aeronave não-tripulada é usada para fins de segurança pública, diz o delegado e coordenador geral do Centro Integrado de Inteligência Policial (Cintepol) da PF, Disney Rosseti. Até então, o avião, empregado por vários países, era operado apenas com objetivos militares.

“Estão sendo construídas doutrinas, regulamentações, é a primeira vez que se utiliza um controle misto. Tem que demorar o tempo que for necessário para a coisa estar muito segura”, afirma o delegado. O avião, controlado por militares, ao mesmo tempo está sujeito às regras da aviação civil, explica Rosseti. Por isso, o plano precisa ser submetido à FAB e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Nos primeiros testes feitos com o Vant na fronteira foi preciso fechar o espaço aéreo, em uma pequena área próxima à base, algo que não será mais necessário a partir do novo plano de operações a ser expedido. O raio de ação do avião também extrapolará o Paraná, na rota da região fronteiriça.

Primeiras operações
As primeiras missões da PF feitas com o Vant na fronteira totalizaram 206 horas de voos. Na época, foram registradas apreensões diárias de contrabando e drogas. O foco da missão foi a interceptação de transporte de entorpecentes e mercadorias trazidas ilegalmente do Paraguai.

A aeronave começou a operar dois anos e meio depois de ser apresentada pelo governo federal como alternativa para patrulhar a fronteira. É considerada ferramenta de última geração para combater o tráfico e o contrabando, captando imagens nítidas – em fotos e vídeos – noturnas e diurnas de uma altitude de 30 mil pés (10 km). A expectativa da PF é receber, ainda este ano, uma segunda unidade do Vant para ser usada em outras regiões do país.

Autorização passa pelo Cindacta

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que as autorizações para operações com o Vant são disciplinadas pela Circular de Informação Aeronáutica (AIC) 21/2010 emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica.

O documento prevê que as solicitações sejam feitas com 15 dias de antecedência ao órgão de controle do espaço aéreo da região. No Paraná, a responsabilidade é do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo Dois (Cindacta II).

O tempo para elaboração do plano depende do operador do Vant, diz a FAB. No documento é necessário constar características físicas e operacionais da aeronave, capacidade de comunicação com órgãos de Controle do Tráfego Aéreo, tipo da operação pretendida – incluindo localização dos voos, rotas e altitudes – procedimento a ser adotado em caso de falta de link, entre outras questões.

Re: Projeto VANT

Enviado: Dom Ago 19, 2012 9:39 am
por Matheus
EDITORIAL DefesaNet

O SISVANT Alguns Fatos

Nota DefesaNet - Para Dados sobre o SISVANT Acesse Link

A Fase Operacional do Sistema de Veículos Aéreos do Departamento de Policia Federal (SISVANT-DPF).foi oficialmente lançada em cerimônia realizada, em 10 de Novembro de 2011, na base da Polícia Federal em São Miguel do Iguaçu, Paraná.

A apresentação da aeronave e de seus recursos tecnológicos foi acompanhada pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e também, pelo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o diretor de Inteligência da PF, David Salém e o superintendente da PF no Paraná, José Alberto Iegas. O evento reuniu ainda, lideranças políticas locais e regionais. Incluindo autoridades policiais e militares com exceção de qualquer membro da Força Aérea Brasileira.

Três meses após a equipe envolvida no Programa SISVANT estava em processo de dispersão e o coordenador-geral, delegado Alessandro Moretti praticamente destituído e movido para funções burocráticas.

O que levou à dissolução da equipe e a praticamente o fim das operações do SISVANT?

Muitos são os fatos que devem ser de conhecimento da Presidente(a) Dilma Rousseff. Uma das suas propostas de campanha era a implantação do sistema SISVANT.

Alguns pontos podem ser lembrados:

- As ameaças e obstruções do Alto-Comando da Aeronáutica para ter o monopólio das operações de VANTs no Brasil. Incluindo ameaças de abater os da DPF, como descrito na reportagem de Isto É (10 Julho 2010)
- A criação da empresa HARPIA entre a EMBRAER Defesa e Segurança e a AEL Sistemas, firmado, em 12 de Abril de 2011, que fechou o acesso a outras empresas ao mercado brasileiro;
- A briga de morte entre as duas empresas Israel Aerospace Industries (IAI) fabricante do Heron da PF e a ELBIT fornecedora do sistema Hermes 450 da FAB;
- As facções internas dentro do Departamento da Polícia Federal e do Próprio Ministério da Justiça.

Mas o que levou a este desastre foi um ministro da Justiça, indeciso e tímido em ocupar sua posição de Estado.

Era bom o Ministro e a própria Presidente(a) procurarem saber qual a razão de ter sido usados só R$ 6,3 milhões dos R$ 70 milhões orçados. Ou a perda da oportunidade de adquirir vários sistemas HERON I, que estavam no final do leasing e sendo devolvidos ao fabricante no final de 2011.

Nada é tão ruim que não possa ser piorado. O SISVANT é um dos 8 Programas do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica (CINTEPOL-BRASIL), criado pela Portaria nº 200/2008 DG/DPF (14.04.08).

Cara Presidente(a) Dilma Rousseff e Ministro Cardozo. É de profunda importância conhecer a situação dos programas de tecnologia, em especial os do CINTEPOL, que estão paralisados ou sendo desmantelados. Isto por uma simples aversão ao moderno e inovador, na maioria dos casos.

Este show midiático diário proporcionado pelas “escutas” nada mais é que uma Polícia Federal na idade das trevas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) está correto em investigar, mas suas questões e foco devem ser direcionado a outros pontos da Esplanada dos Ministérios.

Cara Presidente(a). Lembamos as suas palavras de 08 de Junho de 2011 quando lançou o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF):

“É muito importante que nós estejamos aqui hoje reunidos para que eu dê seguimento a um compromisso que eu assumi durante a minha campanha, de dar prioridade à questão da segurança pública.

Nada mais justo que, dentro da segurança pública, eu inicie essa prioridade, a realização de um plano de segurança pública pela questão das fronteiras, uma vez que essa questão é uma obrigação condicional da União.

Nós entendemos que em um país continental como o nosso é fundamental que o Ministério da Justiça – através da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, e o Ministério da Defesa – através do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e da ação do Comando Conjunto das Forças Armadas, se unam”.

Re: Projeto VANT

Enviado: Dom Ago 19, 2012 11:30 am
por Thor
REGATEANO escreveu:
WalterGaudério escreveu: VANT c/ capacidade estratégica deveria ficar com a FAB
Pq o DPF não pode operar o equipamento? Não é para ser utilizado na vigilância da fronteira? Porque não?
O DPF possui helicópteros, caravans e EMB-145, porque não pode operar um VANT? Não existe nenhuma dificuldade operacional ou técnica que impossibilite um piloto treinado de voar o equipamento.
O que há é uma absoluta má vontade da FAB e política em deixar o DPF fazer o seu papel.Algo semelhante já ocorreu na década de 50 quando a Marinha adquiriu o Minas Gerais e a FAB proibiu de operar avião fixa.
A meu ver a FAB ao exigir o uso exclusivo da tecnologia para si inviabiliza que a fiscalização da fronteira seja realizada de forma eficaz.Coisas do Brasil, de nossos políticos e dos nossos milicos, que parecem não ter o que se preocupar com algo mais importante como o FX2....
Não sei de onde você essas informações, mas o que eu tenho visto é exatamente o oposto.
A FAB fez várias atividades de intercâmbio com a DPF, para operação dos VANT.
A FAB disponibilizou áreas de voo para os VANT da DPF. A FAB expediu acordos operacionais para que os mesmos pudesse voar. A FAB expediu NOTAM para todos os aeronavegantes sobre os voos da DPF.
Mesmo sendo signatário da ICAO, a qual não recomenda os voos de VANT que não sejam militares, a FAB expediu legislações para atender às necessidades da DPF.
O Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro é responsável pela condução e supervisão de todos os voos militares brasileiros, e a legislação sobre a Circulação Operacional Militar foi mudada, em carater excepcional, para englobar também os voos dos VANT da DPF, os quais usufruem de toda a capacidade dos COPM e do Sistema.
O CINDACTA2, responsável pela área da base da DPF, sempre esteve em total coordenação com eles, disponibilizando todo o apoio possível, tendo inclusive instalado equipamentos exclusivos da FAB (ligações em rede privada, etc) para possibilitar a operação da DPF.
Sempre que a FAB organiza simpósios sobre o assunto, convida os operadores da DPF para participarem e se põe a ajudar no que lhe compete.
São tantas outras coisas que a FAB fez para ajudar à DPF que, ao invés de ficar chateado quando leio posts assim, acho graça de tão superficiais que são.
Abraços

Re: Projeto VANT

Enviado: Dom Ago 19, 2012 8:25 pm
por Skyway
É aquela velha história...o problema é dentro de casa, mas botar a culpa no vizinho é tão mais fácil...

Esse boato da FAB não querer a PF com VANT é tão batida quanto surreal, mas ainda tem muuuita gente que jura que é assim, que tem "certeza" disso.

Não estou falando de você não REGATEANO, provavelmente você ouviu esse pássaro cantar em algum lugar, mas é assim mesmo que esse boato ainda vive.

Um abração!

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Ago 20, 2012 12:45 am
por Carlos Lima
Arrebentou Thor,

Valeu pelo explicação :)

[100]

[]s
CB_Lima

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Ago 20, 2012 7:23 am
por Sávio Ricardo
Carlos Lima escreveu:Arrebentou Thor,

Valeu pelo explicação :)

[100]

[]s
CB_Lima
X2

Re: Projeto VANT

Enviado: Ter Ago 21, 2012 12:07 pm
por FoxHound
Rebeldes sírios capturam UAVs de origem iraniana e "tomam" fábrica que fabricava UAVs para o regime de Assad.

Re: Projeto VANT

Enviado: Ter Ago 21, 2012 1:14 pm
por guilhermecn
FoxHound escreveu:Rebeldes sírios capturam UAVs de origem iraniana e "tomam" fábrica que fabricava UAVs para o regime de Assad.
Esses UAVs estão parecendo drones de treino anti-aéreo para mim :?

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Ago 27, 2012 11:14 am
por sapao
REGATEANO escreveu:Meu direito de ir e vir? Quem garante é o Estado Brasileiro! As polícias, o Executivo, o Judiciário. Os milicos não garantem direito de ir e vir coisa nenhuma, com exceção das operações inconstitucionais de Lei e Ordem.
Garantem, sim, a soberania nacional e a defesa à agressão estrangeira.

A FAB reiteradamente negou permissão (ou autorização - como queira) para o DPF realizar vôos com o VANT.
A FAB também é responsável pelo fracasso do programa juntamente com os políticos do atual partido no Poder!
Você tem razão, esqueci que os militares são um apêndice a parte do Estado, não tem nada a ver com as forças de segurança.

Mas quem sou eu para explicar os conceitos de Defesa/Segurança de Estado nos moldes do nosso país para alguem que acha que manter a soberania NÃO tem nada a ver com o direito de ir/vir, e com uma agressão estrangeira com certeza vai nos permitir esse luxo.

Sobre a negaçao da autoriazação, mais uma vez: você leu isso em algum lugar ou você acha isso é esta colocando como Dogma?

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Set 03, 2012 1:33 am
por REGATEANO
Thor escreveu:
REGATEANO escreveu: Pq o DPF não pode operar o equipamento? Não é para ser utilizado na vigilância da fronteira? Porque não?
O DPF possui helicópteros, caravans e EMB-145, porque não pode operar um VANT? Não existe nenhuma dificuldade operacional ou técnica que impossibilite um piloto treinado de voar o equipamento.
O que há é uma absoluta má vontade da FAB e política em deixar o DPF fazer o seu papel.Algo semelhante já ocorreu na década de 50 quando a Marinha adquiriu o Minas Gerais e a FAB proibiu de operar avião fixa.
A meu ver a FAB ao exigir o uso exclusivo da tecnologia para si inviabiliza que a fiscalização da fronteira seja realizada de forma eficaz.Coisas do Brasil, de nossos políticos e dos nossos milicos, que parecem não ter o que se preocupar com algo mais importante como o FX2....
Não sei de onde você essas informações, mas o que eu tenho visto é exatamente o oposto.
A FAB fez várias atividades de intercâmbio com a DPF, para operação dos VANT.
A FAB disponibilizou áreas de voo para os VANT da DPF. A FAB expediu acordos operacionais para que os mesmos pudesse voar. A FAB expediu NOTAM para todos os aeronavegantes sobre os voos da DPF.
Mesmo sendo signatário da ICAO, a qual não recomenda os voos de VANT que não sejam militares, a FAB expediu legislações para atender às necessidades da DPF.
O Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro é responsável pela condução e supervisão de todos os voos militares brasileiros, e a legislação sobre a Circulação Operacional Militar foi mudada, em carater excepcional, para englobar também os voos dos VANT da DPF, os quais usufruem de toda a capacidade dos COPM e do Sistema.
O CINDACTA2, responsável pela área da base da DPF, sempre esteve em total coordenação com eles, disponibilizando todo o apoio possível, tendo inclusive instalado equipamentos exclusivos da FAB (ligações em rede privada, etc) para possibilitar a operação da DPF.
Sempre que a FAB organiza simpósios sobre o assunto, convida os operadores da DPF para participarem e se põe a ajudar no que lhe compete.
São tantas outras coisas que a FAB fez para ajudar à DPF que, ao invés de ficar chateado quando leio posts assim, acho graça de tão superficiais que são.
Abraços
http://www.defesanet.com.br/seguranca/n ... guns-Fatos

EDITORIAL DefesaNet

O SISVANT Alguns Fatos

Nota DefesaNet - Para Dados sobre o SISVANT Acesse Link

A Fase Operacional do Sistema de Veículos Aéreos do Departamento de Policia Federal (SISVANT-DPF).foi oficialmente lançada em cerimônia realizada, em 10 de Novembro de 2011, na base da Polícia Federal em São Miguel do Iguaçu, Paraná.

A apresentação da aeronave e de seus recursos tecnológicos foi acompanhada pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e também, pelo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o diretor de Inteligência da PF, David Salém e o superintendente da PF no Paraná, José Alberto Iegas. O evento reuniu ainda, lideranças políticas locais e regionais. Incluindo autoridades policiais e militares com exceção de qualquer membro da Força Aérea Brasileira.

Três meses após a equipe envolvida no Programa SISVANT estava em processo de dispersão e o coordenador-geral, delegado Alessandro Moretti praticamente destituído e movido para funções burocráticas.

O que levou à dissolução da equipe e a praticamente o fim das operações do SISVANT?

Muitos são os fatos que devem ser de conhecimento da Presidente(a) Dilma Rousseff. Uma das suas propostas de campanha era a implantação do sistema SISVANT.

Alguns pontos podem ser lembrados:

- As ameaças e obstruções do Alto-Comando da Aeronáutica para ter o monopólio das operações de VANTs no Brasil. Incluindo ameaças de abater os da DPF, como descrito na reportagem de Isto É (10 Julho 2010)
- A criação da empresa HARPIA entre a EMBRAER Defesa e Segurança e a AEL Sistemas, firmado, em 12 de Abril de 2011, que fechou o acesso a outras empresas ao mercado brasileiro;
- A briga de morte entre as duas empresas Israel Aerospace Industries (IAI) fabricante do Heron da PF e a ELBIT fornecedora do sistema Hermes 450 da FAB;
- As facções internas dentro do Departamento da Polícia Federal e do Próprio Ministério da Justiça.

Mas o que levou a este desastre foi um ministro da Justiça, indeciso e tímido em ocupar sua posição de Estado.

Era bom o Ministro e a própria Presidente(a) procurarem saber qual a razão de ter sido usados só R$ 6,3 milhões dos R$ 70 milhões orçados. Ou a perda da oportunidade de adquirir vários sistemas HERON I, que estavam no final do leasing e sendo devolvidos ao fabricante no final de 2011.

Nada é tão ruim que não possa ser piorado. O SISVANT é um dos 8 Programas do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica (CINTEPOL-BRASIL), criado pela Portaria nº 200/2008 DG/DPF (14.04.08).

Cara Presidente(a) Dilma Rousseff e Ministro Cardozo. É de profunda importância conhecer a situação dos programas de tecnologia, em especial os do CINTEPOL, que estão paralisados ou sendo desmantelados. Isto por uma simples aversão ao moderno e inovador, na maioria dos casos.

Este show midiático diário proporcionado pelas “escutas” nada mais é que uma Polícia Federal na idade das trevas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) está correto em investigar, mas suas questões e foco devem ser direcionado a outros pontos da Esplanada dos Ministérios.

Cara Presidente(a). Lembamos as suas palavras de 08 de Junho de 2011 quando lançou o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF):


“É muito importante que nós estejamos aqui hoje reunidos para que eu dê seguimento a um compromisso que eu assumi durante a minha campanha, de dar prioridade à questão da segurança pública.

Nada mais justo que, dentro da segurança pública, eu inicie essa prioridade, a realização de um plano de segurança pública pela questão das fronteiras, uma vez que essa questão é uma obrigação condicional da União.

Nós entendemos que em um país continental como o nosso é fundamental que o Ministério da Justiça – através da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, e o Ministério da Defesa – através do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e da ação do Comando Conjunto das Forças Armadas, se unam”.

Re: Projeto VANT

Enviado: Seg Set 03, 2012 1:36 am
por REGATEANO
Eu não acredito em tudo que leio. Mas a imprensa, inclusive o Defesanet, publicou diversas vezes que a FAB negou autorização para o vôo do Vant.
Certamente não é mentira porque os aviões passaram um bom tempo esperando autorização da FAB, vocês não se recordam disso?