TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81856 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2018 5:41 pm

Túlio escreveu: Sex Mai 18, 2018 5:15 pm
Carlos Lima escreveu: Sex Mai 18, 2018 5:07 pm Teremos mais uma vez na nossa historia uma aeronave de combate pelo menos a uma geracao aquem do resto dos paises com Forcas Aereas de verdade! Isso considerando a data quando estara finalmente completamente operacional... +2024 .

Parte da nossa tradicao! [100] :|

[]s
CB
Então só os Estados Unidos têm Força Aérea de verdade, pois não sei de ninguém mais que tenha operando normalmente e em bom número caças 5G, o resto - e nos melhores casos - se vira com 4G e 4,5G, ou seja, caças no nível do Gripen E ou até aquém...
Como eu disse no meu post... +2024.

Ate la estaremos consolidando o que eu citei no meu post.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#81857 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2018 5:42 pm

Bolovo escreveu: Sex Mai 18, 2018 5:31 pm
Túlio escreveu: Sex Mai 18, 2018 5:15 pm

Então só os Estados Unidos têm Força Aérea de verdade, pois não sei de ninguém mais que tenha operando normalmente e em bom número caças 5G, o resto - e nos melhores casos - se vira com 4G e 4,5G, ou seja, caças no nível do Gripen E ou até aquém...
Não sabe, mesmo?
Até 2024 teremos uns 500 F-35 exportados voando em várias forças aéreas da Europa e Ásia, sem contar os quinta geração russos e chineses.
Essas forças aéreas se viram com quarta geração HOJE, em poucos anos a quinta geração tomará gradualmente o espaço.
Vc quer comparar 36 Gripenzinhos com tudo isso?
Yep.

Bem por ai mesmo.

[]s
CB

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6826 vezes
Agradeceram: 7120 vezes
Contato:

#81858 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2018 6:02 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Mai 18, 2018 5:42 pm
Bolovo escreveu: Sex Mai 18, 2018 5:31 pm
Não sabe, mesmo?
Até 2024 teremos uns 500 F-35 exportados voando em várias forças aéreas da Europa e Ásia, sem contar os quinta geração russos e chineses.
Essas forças aéreas se viram com quarta geração HOJE, em poucos anos a quinta geração tomará gradualmente o espaço.
Vc quer comparar 36 Gripenzinhos com tudo isso?
Yep.

Bem por ai mesmo.

[]s
CB
Concordo, ainda que parcialmente, com ambos: passei batido no tempo verbal, Futuro do Presente para o F-35 (estava me atendo apenas ao Presente, para o F-22); pelo lapso, minhas desculpas. O "parcialmente" fica por conta do PAK-FA, caças 5G Chineses e sei lá de mais quem e até do Gripen E/F, aí já falamos em Futuro do Pretérito, já que nenhum está em serviço, ao menos ainda, nem ninguém aqui está qualificado para dar garantias sólidas de que vai ser isso ou aquilo, apenas especular, o que é perfeitamente natural em um Fórum de Defesa composto majoritariamente por entusiastas.

Mas especular não vale por garantia para ninguém. :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#81859 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2018 6:19 pm

A aeronave chinesa entrou em servico e at'e 2024 o PAK estara em servico.

[]s
CB

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81860 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2018 6:44 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Mai 18, 2018 6:19 pm A aeronave chinesa entrou em servico e at'e 2024 o PAK estara em servico.

[]s
CB
CHINÊS??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Em serviço me parece haver apenas um punhado de J-20 dos quais ninguém realmente sabe grande coisa, sequer se tem mesmo um grau razoável de furtividade ou turbina confiável; se for o J-31 pior ainda, é protótipo igual ao Gripen E e ao PAK-FA, ainda falta muito. Mas aí é tudo futuro do presente (eu arriscaria que o J-20 é futuro do PRETÉRITO, vai servir para treinar gente, como base para um próximo caça mais aperfeiçoado e testbed para alguma turbina Chinesa que finalmente preste).

De qualquer modo, ali pela metade da década seguinte as Forças Aéreas de verdade serão então apenas a da China, Rússia (supondo-se que o PAK-FA atinja mesmo FOC até lá) e EUA? Tens fuentes para sustentar uma afirmação tão...mmm...insólita, cupincha? :lol: :lol: :lol: :lol:

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#81861 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2018 7:02 pm

Na boa Tulio, a midia dos caras anunciou que o J-20 esta entrando em service e como eu disse at'e 2024 certamente estara em servico. 'E esse o meu ponto.

Nao vamos confundir as coisas por favor.

Acho que no meio das piadas a afirmacao insolita nao 'e minha.

[]s
CB

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81862 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2018 7:07 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Mai 18, 2018 7:02 pm Na boa Tulio, a midia dos caras anunciou que o J-20 esta entrando em service e como eu disse at'e 2024 certamente estara em servico. 'E esse o meu ponto.

Nao vamos confundir as coisas por favor.

Acho que no meio das piadas a afirmacao insolita nao 'e minha.

[]s
CB
Não fiz piada alguma, apenas ri ao pensar que Luftwaffe, Armée de l'Air, Royal Air Force & outras passaram/passarão a ser Forças Aéreas "não-de verdade", daí pedi fuentes, pelo insólito disso. Ri também - mas novamente sem fazer piada - da "argumentação" de um forista que pouco atrás nos chamou a atenção por ficar botando outros caças no tópico do Gripen e que prefiro morrer a dizer quem é agora estar fazendo precisamente isso. Acima de tudo, ri porque nem precisei fazer piada, ela já veio pronta. [003] [003] [003] [003]

Morpheus
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#81863 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 18, 2018 7:36 pm

O Reino Unido tem o interesse de adquirir 138 F-35 (que equiparão em conjunto tanto a RAF como a RN). A partir do próximo ano, o 617 Squadron será o primeiro esquadrão operacional da RAF equipado com o F-35. Ao mesmo tempo, estaremos recebendo o nosso protótipo do Gripen. França e Alemanha já estão se juntando para fazer o seu próprio caça enquanto os seus programas do Rafale e Eurofighter cheguem ao seu fim. Quanto as forças aéreas de verdade, até o meio da próxima década os seguintes países terão caças de quinta geração em quantidades razoáveis: EUA, China, Rússia, Reino Unido, Japão, Coréia do Sul, Austrália, Israel, Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega e Turquia. Talvez alguns outros como Canadá, Espanha, Índia e Indonésia. Quem sabe algum país árabe que nada no petróleo. Maioria desses estará talvez em operação inicial ou coisa assim, mas o que importa é que os caças já estarão sendo recebidos.

Agora quando a China em específico, um primeiro lote de 20 unidades do J-20 em versão LRIP entrou em IOC na Força Aérea Chinesa (fonte) no ano passado, logo o que o Lima disse é verdade. E conhece-se pouco o projeto devido o secretismo dos projetos chineses. Já essa história de "ainda não tem motor definitivo, confiável blá blá blá whiskas saché", coisa que é recorrente escutar quando se fala também do PAK FA/Su-57, é antiga e normal no meio da aviação. O próprio F-14, que é endeusado com razão, voou por anos com um motor emprestado do F-111, o TF-30, que era muito pouco confiável, dava diversas panes, mas não impediu a operação por todo esse tempo até começar a receber o motor definitivo F-110 em 1987. Então é um celeuma sem sentido toda essa história do motor, é um problema, mas contornável. O J-20 no momento voa com o WS-10B, mas no começo da próxima década receberá os WS-15.

Mas a grande questão que fica é que paralelamente que estaremos recebendo caças de quarta geração, boa parte do mundo estará recebendo caças de quinta geração, o que é um problema, pois quando encerrarmos o nosso programa do Gripen, muito dificilmente iremos entrar em outro programa do mesmo porte (como o francês e o europeu), no máximo adquirimos mais um lote de Gripen e ficaremos assim até 2030 e além. Daí quando quisermos um caça de quinta geração lá pra 2040, esses programas já estarão completamente desenvolvidos, senão até obsoletos, e os de sexta geração estarão já entrando em desenvolvimento final ou mesmo entrando em operação. Pegamos o bonde sempre atrasado, é incrível como repetimos isso desde o Gloster Meteor até hoje.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#81864 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2018 7:40 pm

Todas essas Forcas Aereas ja usam aeronaves de 4 Geracao a uns bons anos e ja aprenderam inumeras licoes com uso real e estao atualizando elas e continuarao a atualiza-las la pelo momento aonde a """""nossa""""" (com muitas aspas) aeronave ainda estara comecando a engatinhar em servico.

Isso por si so' ja mostra que estamos atrasados. Alem disso tanto Franca quanto Alemanha ja estao dando os primeiros passos no caminho da sua nova aeronave.

A minha argumentacao foi com relacao a velha e boa argumentacao dos milagres do projeto Gripen e o fato que nesses PowerPoints nao tem nenhum milagre, alem da mencao que la por 2024 estaremos atrasados como sempre.

So citei outras aeronaves quando outro forista que nao vou nem dizer quem 'e entrou nessa ciranda de mencionar outras aeronaves.

Enfim, o cenario nao muda, pois la para +2024 ainda estaremos correndo atras do prejuizo e para mudar esse cenario temos que $$$ e muito.

[]s
CB

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2145 vezes
Agradeceram: 2727 vezes

#81865 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 18, 2018 8:19 pm

Lima e Bolovo,

Por que então vcs desejavam o Rafale ao invés de desejar que o FX2 acabasse?
O Rafale da FAB seria uma versão com particularidades para atender aos requisitos. Pelo cronograma divulgado pela Dassault no FX2, a FAB teria o primeiro esquadrão (com 11 unidades) 4 anos após a assinatura do contrato (diga-se de passagem algo previsível para um cronograma de entregas). Ou seja, se contrato fosse assinado na mesma época do GripenNG (fim de 2014) seria formado em fim de 2018.

A FAB terá o primeiro esquadrão de NG em 2021.

Um caça que vai operar por 30, 40 anos, 2 anos e meio, 3 anos, faz tanta diferença?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81866 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2018 9:47 pm

Se bem me recordo, os posts do Lima véio se voltavam mais para o Super Hornet como o caça ideal. Eu mesmo era mais favorável ao Rafale do que ele, na época. Só olhar as postagens neste tópico ali por 2012, 2013 (o próprio Bolovo era Gripen)...

Morpheus
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2145 vezes
Agradeceram: 2727 vezes

#81867 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 18, 2018 9:51 pm

Eu não nem lembro do cronograma da Boeing. Mas pelo fato dela ter proposto também parceria com a AEL para a tela WAD, seria demorada a entrada em operação.

As 2 aeronaves prontas tinham particularidades no programa FX2 em relação aos modelos existentes, seja por exigência da FAB, seja para melhorar a posição no processo.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3535 vezes

#81868 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 18, 2018 10:33 pm

Nós demoramos 18 anos para tomar uma simples decisão por um novo caça e o Gripen é que é o problema?

Vocês tem certeza disso?

Abs

Carpe Diem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#81869 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mai 19, 2018 4:50 am

FCarvalho escreveu: Sex Mai 18, 2018 10:33 pm Nós demoramos 18 anos para tomar uma simples decisão por um novo caça e o Gripen é que é o problema?

Vocês tem certeza disso?

Abs
Não, o problema é a FAB/MD/Governo, se a FAB/MD/Governo prestassem o Gripen E nem existiria para começo de conversa.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3535 vezes

#81870 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 19, 2018 9:51 am

Pelo contrário, existira sim e há muito mais tempo.
Na verdade, a existência dele nunca dependeu da FAB/MD/governo que prestasse por aqui, mas única e exclusivamente da vontade e interesse sueco em tê-lo na sua força aérea. Como aliás sempre foi.
Agora, se soubéssemos ou quiséssemos fazer o nosso dever de casa como de obrigação de qualquer país sério, o Gripen há muitos anos seria o caça padrão da FAB. E estaríamos agora pensando em algo como o FS2020 ou coisa parecida.
Mas para um país que considera notícias sobre tecnologia e desenvolvimento coisas estranhas ou que não dizem respeito a nossa realidade, bem, então realmente nunca teremos nada que preste por aqui. A começar pelo zé povinho que faz por merecer não ter governo, MD e FAB que prestem.
Afinal, cada povo merece o governo, os políticos e as ffaa's que tem. E as defesa que não tem.

abs.

Carpe Diem
Responder