Página 527 de 527

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 21, 2025 1:51 pm
por FCarvalho
Famex 2025 >
Un KC-390 de la Fuerza Aérea Brasileña llega a México para participar en la Famex 2025
El KC-390 también transporta un vehículo blindado 6x6 Guaraní de Iveco Defence Vehicles

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... famex-2025

Uma VBTP Guarani veio no interior do avião para ser demosntrado na feira também.
O Brasil é o convidado de honra da FAMEX d2 2025.
Me parece que vamos sair de lá com muitos negócios fechados ou encaminhados.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 22, 2025 10:51 am
por cabeça de martelo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 22, 2025 12:19 pm
por FCarvalho
É por essa e outras imagens, e informações fidedignas, que o KC-390 se tornou ou está se tornando o xodó de muita gente pela Europa, e no restante do mundo.
Sem concorrência. Sem comparação.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 22, 2025 2:26 pm
por Diupa
Grécia: C-390 Millennium da Embraer desponta como favorito para substituir os C-130

O cargueiro militar C-390 Millennium, da brasileira Embraer, tem se destacado como forte candidato a substituir os veteranos C-130 Hercules na Força Aérea da Grécia. Segundo informações do portal OnAlert.gr, a aeronave está incluída no planejamento de longo prazo de aquisições de defesa do país, com uma recomendação inicial para a compra de três unidades com opção de expansão futura. Os C-390 seriam incorporados gradualmente, conforme os Hércules atuais forem sendo aposentados.

Embora o programa de aquisição só deva avançar no fim da década, devido a outras prioridades — como a modernização de 38 caças F-16 para o padrão Viper —, o planejamento financeiro já contempla os recursos necessários. Até lá, a Grécia manterá em operação os C-130 e os menores C-27, que também passarão por atualizações e receberão novo contrato de suporte logístico até 2026.

O C-390 vem conquistando espaço entre as forças aéreas ocidentais por sua combinação de baixo custo operacional, alta capacidade de carga e tecnologia de ponta. Países como Suécia, Eslováquia, Holanda e Áustria já fecharam contratos com a Embraer, enquanto Polônia, Finlândia e Turquia estão em negociações. Em todas essas nações, o modelo tem sido apontado como substituto natural dos C-130.

A Grécia acompanha de perto a experiência de países aliados que já operam o C-390, como Portugal, e recebeu avaliações extremamente positivas quanto ao desempenho da aeronave, sua manutenção e suporte pós-venda. O cargueiro da Embraer já é descrito como a solução logística das próximas décadas.

Do ponto de vista técnico, o C-390 leva até 26 toneladas de carga útil, superando os 21 toneladas do C-130J. Tem alcance de 5.500 km com 15 toneladas a bordo, contra 3.300 km do rival americano, e velocidade de cruzeiro de até 988 km/h, muito superior aos 670 km/h do C-130J. Além disso, voa a 36 mil pés, contra 29 mil pés da aeronave americana com carga máxima.

Um dos trunfos do cargueiro brasileiro está em seus motores IAE V2500, usados em aeronaves comerciais como o Airbus A320. Isso garante baixo custo de manutenção, ampla disponibilidade de peças e suporte logístico garantido para as próximas décadas. Mais de 7.200 motores da família V2500 já foram fabricados, incluindo o modelo V2531-35 usado no C-390, com empuxo de 31.330 libras.

Embora o C-130J americano também tenha sido apresentado à Força Aérea grega e ofereça modernização eletrônica e confiabilidade comprovada em 22 países, o C-390 Millennium parece conquistar vantagem, combinando inovação, performance superior e atratividade econômica. O embate entre os dois modelos promete ser decisivo para o futuro da aviação de transporte militar na Grécia.

FONTE: OnAlert

https://www.aereo.jor.br/2025/04/22/gre ... -os-c-130/

E pra quem fala grego: https://www.onalert.gr/eksoplismoi/favo ... as/620504/

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 22, 2025 3:06 pm
por FCarvalho
Se os turcos comprarem, e espero que comprem, com várias bola fora tem recebido tanto dos USA como da Europa, que a sua aquisição será quase que natural, ainda que eles tenham pego dos estoques britânicos mais algumas unidades para complementar a sua frota atual.
Na hora que esse negócio for fechado, os gregos vão colocar o pé no acelerador e comprar os seus também.
Se tudo der certo, nos próximos dez anos operadores de Hércules serão exceção na Europa.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 22, 2025 4:54 pm
por Cassio
FCarvalho,

É o que digo, a Embraer não está para brincadeira não. Tem muita competência em diversas áreas e não entra no mercado para pensar pequeno. Quando lá atrás ela propôs o KC390 como um substituto para o Hércules, alguns acharam ridículo e algo fora da realidade. Que a empresa iria quebrar a cara, que esta iludindo a FAB com uma proposta absurda de uma aeronave para substituir o Hércules, uma verdadeira lenda da aviação. Mas quem vive de passado é Museu, e a Embraer apostou na máxima de que o melhor produto hoje poderá não ser o melhor amanhã... e desenvolveu um produto mais atual, mais moderno, mais capaz... ou seja melhor. Lembro bem porque participei do início do desenvolvimento do KC.

E não só o produto. Botou toda sua expertise da aviação comercial na área de suporte para oferecer um produto pensado numa manutenção mais eficiente, e com um pacote de serviços e de suporte adequado para as Forças Aéreas.

E o mundo está vendo e se convencendo de que não tem comparação.

Apesar de serem ainda poucas unidades vendidas (pouco mais de 40), os vários países operadores tem o potencial de fazer vendas subsequentes, e alavancam a venda para outras nações.

Brasil, Portugal, Hungria, Rep Tcheca, Holanda, Áustria, Suécia, Coréia, (1 undisclosed)... e em breve a Eslováquia. E a fila dos países interessados e onde correm negociações só aumenta (Polônia, Grécia, México, Turquia, Índia, Arábia Saudita, México)... e muitos outros que parecem estar acompanhando bem de perto o nosso cargueiro.

Recentemente estive visitando a linha do KC390, e ela estava bem diferente das outra vezes. Antes eram só aeronaves da FAB na linha. Depois uma de Portugal no meio das da FAB. Agora a linha só tem aeronaves de outras nações, e uma de cada cliente. Uma imagem que me dá muito orgulho da nossa capacidade de fazer. O que prova que somos um povo plenamente capaz. Basta ter uma visão estratégica, uma planejamento descente, e uma gestão competente. Pena que isso seja tão raro por aqui.