Tailândia e Filipinas estão na lista de prováveis clientes para o KC-390 nos próximos dois a três anos. O primeiro já é cliente do Gripen C\D, e agora do modelos E\F, e talvez pode vir a se tornar cliente também do Super Tucano, no qual o país já demonstrou interesse diversas vezes. No caso das Filipinas, eles já operam o ST e teriam interesse no cargo da Embraer, afim de complementar e\ou substituir a frota envelhecida de Hércules que eles operam.
Semana passada o KC-390 e o ST foram apresentados pela Embraer em uma feira militar no Vietnã, que também andou a demonstrar interesse no avião, com a concorrência do C-130J norte americano, a fim de substituir antigos modelos dos idos tempos soviéticos. Não se descarta futuramente que o país também venha a adquirir os Super Tucano no lugar de antigos treinadores também de tempos soviéticos, além de realizar outras missões complementares de que o avião é capaz. Notar ainda que o país se tornou recentemente cliente dos E-2 na sua aviação comercial, com vários E-195E2 em operação no país.
Cingapura, Malásia e Indonésia estão na lista de países visitados pelo KC-390 de demonstração da empresa entre 2023 e 2024. A Embraer possui negociações em andamento com o primeiro para estabelecer um centro de treinamento e apoio logístico para a família E-2, e mesmo o KC-390, a fim de atender os clientes da região.
São 6 clientes que podem nos render algo em torno de 10 até 20 unidades comercializadas do KC-390 nos próximos anos, caso todos venham a optar pelo cargo da Embraer. E as perspectivas não poderiam ser melhores.
Um dado interessante a analisar e que suporta as campanhas de venda do KC-390 e ST nestes países:
1. Tailândia - cliente Embraer via Gripen E\F;
2. Filipinas - cliente Embraer com Super Tucano;
3. Vietnã - cliente Embraer com E-195E2;
4. Cingapura - cliente Embraer com E-1952 e Executive Jets;
5. Malásia - ainda sem vendas comerciais ou militares;
6. Indonésia - cliente Embraer via Super Tucano.
Além destes seis países, a Coréia do Sul foi o primeiro cliente no oriente a comprar o KC-390, apesar das quantidades ainda não reveladas, com diversas fontes afirmando serem 3 unidades, mas sem confirmação oficial. Segundo a matéria abaixo do Cavok, a ROKAF possui 36 aviões de transporte em sua frota, entre C-130H\J e C-235M, sendo 12 C-130H-30 Hércules e 4 C-130J, estes entregues a partir de 2014. O pais dispõe ainda do projeto do MC-X, hora em desenvolvimento pela KAI, e que teria, segundo a empresa, um mercado interno de até 100 aeronaves entre diversas variantes possíveis. Conquanto, apesar das afirmações da KAI em relação à viabilidade do projeto, o mesmo enfrenta resistências internas quanto aos custos de seu desenvolvimento.
https://www.cavok.com.br/aeronave-de-tr ... a-ate-2035
Os C-130H, conforme a ROKAF dispõs a público, antes do processo de seleção que levou à escolha do KC-390, devem ser substituídos até 2026. Em que pese a falta de informações concretas sobre este negócio, tudo leva a crer que no médio a longo prazo a Embraer poderia vender até 12 unidades do KC-390, caso os sul coreanos se decidam por uma troca no fator 1x1, o que no caso deles não seria nenhuma novidade, vide a situação na penísula coreana.
De qualquer forma, presume-se que, invariavelmente, ao menos metade deste número deve ser comprado a fim de manter e\ou melhorar as capacidades atuais. E os C-130J ainda podem ser substituídos a posteriori assim que os Hércules mais antigos forem todos retirados de serviço e substituídos pelo avião da Embraer.
A ver.