Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7681 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 27, 2024 9:03 am

FCarvalho escreveu: Sáb Out 26, 2024 1:01 pm A confirmar o negócio com a Fach para o KC-390, Colômbia e México são a bola da vez nos próximos dois anos. .

O Peru corre por fora, com prazos mais esticados, tendo em vista os projetos de curto prazo dado a público e divulgados aqui no DB pelo colega @@JRIVERA.

Existe ainda uma possibilidade ínfima de a FAA daqui alguns anos finalmente adquirir os KC-390, já que os C-130H portenhos estão à beira de um colapso nervoso logístico e operacional, apesar dos retrofit. Claro, receber -J de segunda mão está também na lista de opções. Mas sabe-se da indubitável preferência dos brigadeiros argentinos pelo cargo brasileiro.

Pessoalmente considero que se o Milei conseguir um segundo mandato e trazer a economia, e as contas públicas, do país para o mundo real, as chances de vermos o KC -390 nas cores da FAA podem ser bem grandes. Faço votos sinceros de que possamos concretizar esse negócio.

Previsão Inicial:

Argentina - 6
Colômbia - 12
Chile - 6
México - 4 a 6
Peru - 4 a 6

Total Aprox: 36 unidades
Uma possibilidade é que os KC-390 adquiridos por esses países acabem sendo usados, provenientes da Europa.

Duvida?! Pesquise quando foi o último C-130 comprado novo por países da América do Sul.


Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#7682 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 27, 2024 10:58 am

Não duvido de nada Wesley. Mas em princípio fora a Argentina, os demais já demonstraram interesse, e planos, no sentido de obter aviões novos. O calcanhar de Aquiles é o mesmo nosso: $$

Se o BNDES puder fazer parte da solução, como o faz no caso dos aviões civis, bom, senão, a Embraer e governo terão de arrumar outro jeito de financiar essas vendas, tipo negócio de pai para filho.

Muito provavelmente não vão comprar os números acima, mas algo entre 2 e 4 unidades se muito é possível. Húngaros e tchecos estão fazendo o mesmo. Daqui uns anos eles voltam à mesa para barganhar mais aviões, já em outras condições.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7683 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 27, 2024 8:37 pm

FCarvalho escreveu: Dom Out 27, 2024 10:58 am Não duvido de nada Wesley. Mas em princípio fora a Argentina, os demais já demonstraram interesse, e planos, no sentido de obter aviões novos. O calcanhar de Aquiles é o mesmo nosso: $$

Se o BNDES puder fazer parte da solução, como o faz no caso dos aviões civis, bom, senão, a Embraer e governo terão de arrumar outro jeito de financiar essas vendas, tipo negócio de pai para filho.

Muito provavelmente não vão comprar os números acima, mas algo entre 2 e 4 unidades se muito é possível. Húngaros e tchecos estão fazendo o mesmo. Daqui uns anos eles voltam à mesa para barganhar mais aviões, já em outras condições.

A ver.
É impressionante a sua insistência em falar que a culpa de não vender para esses países seja nossa e ignorar a realidade dos fatos. Veja que os últimos C-130 que chegaram na América do Sul são usados, provenientes de doação ou com custo de aquisição extremamente baixo. Mesmo a aquisição de apenas duas unidades do KC-390 impacta fortemente o orçamento dessas forças, que já anda dando sinais de fraqueza.

Olha só o Uruguai, que não conseguiu comprar um mísero jato para substituir os A-37B Dragonfly e no fim está indo de Super Tucano. Bom para nós, claro. A Argentina escolhendo de F-16 usado depois de anos de postergação. Da Colômbia não se tem mais notícias e começo a achar que aquele xilique do Petro, foi mais uma desculpa do que uma preocupação com os palestinos. E por fim, nós, com a FAB cortejando o M-346 como caça LOW em detrimento de um segundo lote de Gripens.

Quanto ao BNDES, já sabemos que ele financia, basta ter garantias. O negócio dos Guaranis com os argentinos não foi adiante devido a incapacidade deles de fornecerem garantias. Melhor não vender do que tomar calote.

Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#7684 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 28, 2024 11:34 am

Eu não estou culpando nada e ninguém, apenas relatei a realidade de cada país.

Vender os aviões é trabalho dos mascates da Embraer, com ou sem apoio do MD, Itamaraty, BNDES e outros.

Mas uma coisa é vender E-2 e jatinhos executivos na praça, outra e bem diferente de um cargo militar. Um negócio essencialmente político, além de técnico.
Então, sim, vender ou deixar de vende para a vizinhança é, também, uma questão de relacionamento político, e de interesses mútuos. O componente técnico vem como assessório. Leia-se recursos financeiros. Deixa rolar.

O México via FAM está estudando oficialmente a substituição dos C-130H que possui, e o KC -390 é visto como favorito no processo. A Colômbia tem interesse, mas não dinheiro, no avião da Embraer. Falta decisão política. No entanto o problema maior agora são os caças e não os Hércules. Chile pelo jeito vai entrar na fila, e não sou eu que digo, é a própria Embraer. Peru idem situação da Colômbia. Ou seja, cada negócio a seu tempo.

Vai acontecer? Pessoalmente acredito que sim. Se com a ajuda ou omissão do governo de plantão, veremos. Faz parte do jogo. Ganhar ou perder é consequência.




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Re: Sobre o KC-390

#7685 Mensagem por LM » Ter Out 29, 2024 7:03 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Out 26, 2024 7:51 pm
LM escreveu: Sáb Out 26, 2024 7:28 pm Informação "para um amigo"... o KC390 consegue transportar um CAESAR 6x6 Mark II (CAESAR NG)...? :mrgreen:
A resposta é negativa. O modelo possui 3,6 metros de altura e o compartimento de carga do KC -390 é de no máximo 3,45 metros, com 2,95 metros no mínimo.

Só para futura referencia afinal é transportável (o 6x6 e não sei se apenas o Mk I):
Combat weight: Less than 18 tons
Length: 10m
Height: 3.7m (2.7m in air transport configuration)
Width: 2.55m
Air transport: C-130 / A400 / IL76 / C-17
https://www.knds.fr/sites/default/files ... 6X6_EN.pdf




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Re: Sobre o KC-390

#7686 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 30, 2024 9:56 am

O modelo 6x6, tanto o MK I como o MK II, creio que muito provavelmente deve ser transportável, mas com algum tipo de adaptação para poder caber no KC -390.

O peso máximo de carga concentrada é de 26 Ton, e o bldo deve viajar muito mais leve que isso.

O MK II 6x6 é mais pesado que a primeira versão, tanto peso de combate quanto vazio.




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Re: Sobre o KC-390

#7687 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 03, 2024 8:24 pm

A Embraer está levando o seu portfólio militar para a feira aeronáutica do Marrocos por esses dias.
O que se fala por aí é que o contrato do KC -390 possa ser anunciado neste evento.
A conferir.




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Re: Sobre o KC-390

#7688 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 04, 2024 11:59 am

Embraer ocupa espaços da-Boeing e amplia vendas do KC-390 Millenium

https://horadopovo.com.br/embraer-ocupa ... illennium/

A Alemanha cedo ou tarde ainda será a bola da vez na fila de clientes do cargo militar tupiniquim. Pode escrever aí.

Polônia e Grécia tem altas expectativas para o próximo ano.

Suécia quase fechando a aquisição. A Finlândia vem por arresto. Noruega e Dinamarca são naturalmente o passo seguinte.

Suíça, Croácia, Eslováquia, Bulgária e Romênia são mercados de médio e longo prazo.

A Turquia é a nossa galinha dos ovos de ouro nesse processo.




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Re: Sobre o KC-390

#7689 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Nov 09, 2024 6:32 pm





http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Sobre o KC-390

#7690 Mensagem por mauri » Sáb Nov 09, 2024 6:41 pm

Glauber Prestes escreveu: Sáb Nov 09, 2024 6:32 pm E lá vamos nós...

https://www.forsvarsmakten.se/sv/aktuel ... sportflyg/
Agora sim, valeu a pressão com estas estórias de F16 e outros trastes inúteis. Além do KC-390 agora também teremos a liberaçãode verbas para os novos lotes de Gripens, finalmente a Embraer irá se esforçar para pressionar o governo a começar sua linha de montagem de Gripens .




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Re: Sobre o KC-390

#7691 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 09, 2024 10:09 pm

Vou com São Tomé. Só acredito vendo.
Ou, melhor dizendo, com contrato assinado e passado em cartório. E com orçamento para honrar as dívidas, claro.




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Re: Sobre o KC-390

#7692 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 09, 2024 11:12 pm

Matéria da Revista Asas em banca sobre a força aérea egípcia informa que a mesma possui 25 C-130H em sua frota, sendo que recentemente houve a aquisição de 2 Hércules -J que serão recebidos até 2027.

A substituição da frota de Hércules é uma das diretivas de modernização da força aérea do Egito e a Embraer tem trabalhado há pelo menos dois anos no sentido de prover o KC -390 como solução.

Espera-se uma decisão no curto a médio prazo. Pessoalmente considero que este negócio está atrelado ao da Arábia Saudita, além de questões como transferência de tecnologia e off set exigidos também pelos egípcios. Riad é um das principais financiadores do regime do Cairo.

Supostamente estamos falando de um negócio potencial tão grande quanto pode ser o indiano.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7693 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 10, 2024 10:03 am

Embraer faz acordo para fornecer avião C-390 para as Forças Armadas da Suécia

https://s2-g1.glbimg.com/rcMld5pad_iK7UKCtzDBnWUBIzw=/0x0:3508x2480/1000x0/smart/filters:strip_icc%28%29/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/E/E/6OSLApRXazhYOhb3Hs1w/c-390-swedish-air-force-over-stockholm-no-pods.jpg

A aeronave fará o transporte tático do país. Além da Suécia, outros cinco países europeus já utilizam o cargueiro, como a Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal.

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba ... ecia.ghtml




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Re: Sobre o KC-390

#7694 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 10, 2024 11:45 am

A pergunta é: quantos KC-390 dá pra vender aos suecos pelos 25% do valor do contrato do Gripen E?

Dependendo da configuração adotada, o avião da Embraer pode custar facilmente bem mais de 100 milhões de dólares. Fora CLS, etc.

Eles tem 6 Hércules hoje. Duvido que comprem mais do que isso.




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Re: Sobre o KC-390

#7695 Mensagem por LM » Dom Nov 10, 2024 4:50 pm

Há mais simuladores Classe D do KC390 já contratados (para além dos entregues ao Brasil e Portugal)?




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