Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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knigh7
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#766 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 22, 2014 1:11 am

Luís Henrique escreveu:
LeandroGCard escreveu:
....


Leandro G. Card
Aquela frase é do Saito??? Ignorando a 5a geração???

Eu pensei que fosse de um forista do DB.

Alguém tem o link?
Só lembrando o que o Luís Henrique perguntou ao Lenadro, e que também me interessa...




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Carlos Lima
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#767 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 22, 2014 2:45 am

knigh7 escreveu:Esse é um dos relatos dos jornalistas que voaram o GripenNG em regime de super cruzeiro:
O supercruise do Gripen NG Demo, nas palavras de um jornalista indiano

O texto destacado em itálico, mais abaixo, é um trecho traduzido de artigo do jornalista indiano Vishnu Som, editor associado e âncora sênior da New Dellhi Television (NDTV), publicado na revista Vayu e disponibilizado em informe da Saab de janeiro deste ano. Segundo o informe, o jornalista é o primeiro e, até o momento, o único civil no mundo que voou o Gripen NG, por sobre ilhas suecas.

A surtida durou 45 minutos, e incluiu voo em supercruzeiro, além de passagens a apenas 50 pés por sobre o Mar Báltico. O Gripen NG Demo voou em formação com um Gripen D, sendo filmado por um treinador a jato SK 60. A seguir, algumas impressões do jornalista e, mais abaixo, vídeo de aproximadamente 20 minutos sobre o voo:

Com seu novo motor GE414G, o Gripen NG ‘tensiona suas correias’ na pista, movendo-se para a frente apesar dos freios, e lançando-se como um foguete mais do que apenas decolando, assim que os freios são liberados. Também em manejo, o jato é livre de preocupações, alcançando o limite de 9G facilmente. O piloto de testes do Gripen Fredrik Müchler me diz que o Gripen NG pode facilmente ser considerado um caça 10G, dado que pode puxar essas cargas sem qualquer dificuldade real.

Nesse voo, o supercruise ocorreu a aproximadamente 23.000 pés. Nosso jato, carregando dois mísseis ar-ar IRIS-T na ponta das asas, acelerou ultrapassando a barreira do som. Fredrik rapidamente desligou a pós-combustão e a velocidade no ar estabilizou-se bem acima de Mach 1. Fredrik me diz que ele, a essa altitude, pode sustentar essa velocidade até que o combustível acabe, e que pode voar mais rápido sem pós-combustão numa altitude superior.
http://www.aereo.jor.br/2011/02/05/o-su ... a-indiano/
O interessante desse relato é que existiu o uso do PC para a aeronave ultrapassar do regime transsônico para o supersônico (acima de Mach 1).

O F-22, por exemplo, consegue isso sem nenhum uso de PC (Pós Combustor). Só na aceleração pura e simplesmente.

Outro detalhe importante é a configuração da aeronave. que é praticamente Limpa já que os dois IRIS-T provavelmente são dummy's, pesam menos do que os mísseis normais e esse tipo de míssil para essas aeronaves na verdade ajuda na aerodinâmica.

Outro ponto é a altitude e as condições em que esse regime foi conseguido. Algo que provavelmente fará (pelo menos deveria) fazer parte dos testes do Gripen E, quando ele voar, é determinar o envelope de vôo e as configurações aonde é possível realizar o supercruise. Mas isso só os testes dirão na medida em que a aeronave for testada.

[]s
CB_Lima




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#768 Mensagem por NovaTO » Qua Jan 22, 2014 7:51 am

Carlos Lima escreveu:
NovaTO escreveu: Exemplos:

:arrow: Engajamento de misseis BVR em supercruise aumenta o alcance deles.

:arrow: "Saída pela esquerda" : Em seguida, saindo da arena em velocidade superior ao inimigo, não permitindo o engajamento deste.

[]'s
Além disso a aeronave operando no envelope aonde o supercruise possa ser aplicado consumiria em teoria menos combustível.

:arrow: Quanto a primeira afirmação a resposta é "Mais ou menos" porque uma aeronave com o PC ligado voando a Mach 1.6 teria o mesmo efeito para a eficiência de uso dos seus mísseis de uma aeronave voando com o supercruise nos mesmos Mach 1.6.

:arrow: A resposta também é Mais ou menos, para a segunda afirmação, porque se o seu objetivo é atirar e sair correndo, você liga o PC e saí for a, porque a sua aceleração será maior, e certamente você voará mais rápido do que em supercruise (não mais longe, mas se é para dar no pé... ;) ).

Isso dentro do envelope de missão aonde o supercruise possa ser aplicado. ;)

É bom deixar claro que supercruise lida com aceleração e sustentação de velocidade sem PC ligado, mas uma aeronave com PC ligado só vai consumir mais combustível, com o mesmo efeito.

Para uma visão mais simples, imaginem dois carros... você quer chegar a 280Km/H em ambos os carros.

Um deles possuí aqueles tanques de nitrogênio que basicamente transformam o carro mais chulé em carro de corrida e se o chassis aguentar você vai chegar aos 280KM/H como desejado mediante o uso dos tanques (imagina o Filme "Velozes e Furiosos" ;) ). - Esse é o Pós Combustor (PC).

O outro carro é um carro aonde o motor naturalmente suporta a queima de combustível e tem toda a estrutura necessária para somente na Aceleração e Marchas e pé no fundo e aerodinâmica, em determinadas condições você pode alcançar a velocidade de 280KM/H.

É mais ou menos assim que o supercruise funciona... não existe a necessidade do PC para chegar a velocidade desejada, mas como o PC é uma porrada na sua aceleração uma aeronave fazendo uso dele vai chegar mais rápido na velocidade desejada e até superiores, em detrimento do desgaste do motor, e um consumo de combustível maior.

Nada impede porém que uma aeronave capaz de supercruise use o PC quando necessário. ;)

[]s
CB_Lima

Ok. :)

Ou seja qualquer caça pode fazer uso do after, para ter as vantagens de lançamento de armas em regime supersônico e também como vantagem tática para evadir de uma arena de combate. Mas isso terá um custo no seu alcance ou tempo de permanância no ar. E também a ativação de um after por elevar a assinatura IR de maneira exponencial.

Entendo que quem tem essa capacidade (supercruise), deve aprender a usa-lo. É uma boa vantagem. 8-]

[]'s




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#769 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 22, 2014 8:51 am

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Aquela frase é do Saito??? Ignorando a 5a geração???

Eu pensei que fosse de um forista do DB.

Alguém tem o link?
Só lembrando o que o Luís Henrique perguntou ao Leandro, e que também me interessa...
Para evitar confusões fui verificar de novo este ponto e a frase está em um post do nosso colega Carlos Lima. Eu achei que ele estava parafraseando o Saito, mas estava enganado,a frase é dele mesmo.

De qualquer forma ainda não existe nenhum compromisso do Brasil com qualquer coisa da quinta geração, como está claro na nota oficial do MD relativa à compra do Gripen:

"7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?

"A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
"

Matéria original no link: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1467

O país vai ficar atento. E ponto. Se a escolha de um modelo de caça cuja decisão de aquisição já estava tomada levou 15 anos, dá para imaginar o tempo para que saia alguma coisa em um processo no qual ainda se está apenas "atento" :wink: .

E é bom ir devagar com o andor mesmo. Também acho que este negócio de quinta geração ainda tem que mostrar a que veio, por hora só o que sabemos é que traz algumas vantagens no super-trunfo mas custa os olhos da cara e tem um monte de problemas. Ainda não se tem nenhum dado confiável sobre a real utilidade em combate. Não acredito que antes de 2021 ou 2022, quando o Gripen NG estiver finalmente se tornando operacional nos esquadrões da FAB, a força faça qualquer movimento sério relativo sequer à avaliação de aeronaves de 5a geração.


Leandro G. Card




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#770 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 22, 2014 12:34 pm

Até por isso Leandro, que a END só fala em 5a G nacional para depois de 2030... :roll:
Temos tempo então.

abs.




Carpe Diem
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#771 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 22, 2014 12:39 pm

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu: Só lembrando o que o Luís Henrique perguntou ao Leandro, e que também me interessa...
Para evitar confusões fui verificar de novo este ponto e a frase está em um post do nosso colega Carlos Lima. Eu achei que ele estava parafraseando o Saito, mas estava enganado,a frase é dele mesmo.

De qualquer forma ainda não existe nenhum compromisso do Brasil com qualquer coisa da quinta geração, como está claro na nota oficial do MD relativa à compra do Gripen:

"7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?

"A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
"

Matéria original no link: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1467

O país vai ficar atento. E ponto. Se a escolha de um modelo de caça cuja decisão de aquisição já estava tomada levou 15 anos, dá para imaginar o tempo para que saia alguma coisa em um processo no qual ainda se está apenas "atento" :wink: .

E é bom ir devagar com o andor mesmo. Também acho que este negócio de quinta geração ainda tem que mostrar a que veio, por hora só o que sabemos é que traz algumas vantagens no super-trunfo mas custa os olhos da cara e tem um monte de problemas. Ainda não se tem nenhum dado confiável sobre a real utilidade em combate. Não acredito que antes de 2021 ou 2022, quando o Gripen NG estiver finalmente se tornando operacional nos esquadrões da FAB, a força faça qualquer movimento sério relativo sequer à avaliação de aeronaves de 5a geração.


Leandro G. Card

Obrigado pela confirmação.

Agora faz sentido. Pois a busca por um caça de 5ª geração esta na END. Se o Saito tivesse declarado aquilo seria uma reviravolta e tanto.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#772 Mensagem por Olinda » Qua Jan 22, 2014 5:50 pm

knigh7 escreveu:Esse é um dos relatos dos jornalistas que voaram o GripenNG em regime de super cruzeiro:
O supercruise do Gripen NG Demo, nas palavras de um jornalista indiano

O texto destacado em itálico, mais abaixo, é um trecho traduzido de artigo do jornalista indiano Vishnu Som, editor associado e âncora sênior da New Dellhi Television (NDTV), publicado na revista Vayu e disponibilizado em informe da Saab de janeiro deste ano. Segundo o informe, o jornalista é o primeiro e, até o momento, o único civil no mundo que voou o Gripen NG, por sobre ilhas suecas.

A surtida durou 45 minutos, e incluiu voo em supercruzeiro, além de passagens a apenas 50 pés por sobre o Mar Báltico. O Gripen NG Demo voou em formação com um Gripen D, sendo filmado por um treinador a jato SK 60. A seguir, algumas impressões do jornalista e, mais abaixo, vídeo de aproximadamente 20 minutos sobre o voo:

Com seu novo motor GE414G, o Gripen NG ‘tensiona suas correias’ na pista, movendo-se para a frente apesar dos freios, e lançando-se como um foguete mais do que apenas decolando, assim que os freios são liberados. Também em manejo, o jato é livre de preocupações, alcançando o limite de 9G facilmente. O piloto de testes do Gripen Fredrik Müchler me diz que o Gripen NG pode facilmente ser considerado um caça 10G, dado que pode puxar essas cargas sem qualquer dificuldade real.

Nesse voo, o supercruise ocorreu a aproximadamente 23.000 pés. Nosso jato, carregando dois mísseis ar-ar IRIS-T na ponta das asas, acelerou ultrapassando a barreira do som. Fredrik rapidamente desligou a pós-combustão e a velocidade no ar estabilizou-se bem acima de Mach 1. Fredrik me diz que ele, a essa altitude, pode sustentar essa velocidade até que o combustível acabe, e que pode voar mais rápido sem pós-combustão numa altitude superior.
http://www.aereo.jor.br/2011/02/05/o-su ... a-indiano/
Pensei que o supercruse só seria possível com as novas asas (fuselagem) do Gripen-NG.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#773 Mensagem por Olinda » Qua Jan 22, 2014 5:59 pm

LeandroGCard escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não sei se é o caso de cair por pane seca, ou mesmo se esses Mach 1,2 são atingidos em voo normal, pode ser na descida e da 150 milhas porque depois disso ele chega no chão... Ou em uma altitude onde a resistência do ar não permita ele manter essa velocidade.
A informação que vi é que ele pode manter Mach 1.2 sem pós-combustor a 50 mil pés, por 150 Km. Se a altitude baixar ele não consegue mais manter esta velocidade devido ao aumento da densidade do ar. Não acredito também que o limite seja dado por qualquer limitação de durabilidade do motor (isso até poderia ser com pós-combustor ligado, mas sem ele acho difícil), portanto só sobra a pane seca para dar este limite de 150Km. Claro que deve haver alguma reserva, mas esta deve ser mínima, apenas o suficiente para se afastar um pouco da área em velocidade baixa.


Leandro G. Card

Se entendi direito o Gripen-NG só consegue supercruse com pouco combustível. É isso?

Se for o supercruse não tem utilidade.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#774 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 22, 2014 7:41 pm

Olinda escreveu:Se entendi direito o Gripen-NG só consegue supercruse com pouco combustível. É isso?

Se for o supercruse não tem utilidade.
Primeiro, a informação de 150 Km de autonomia em supercruise é do F-35, e não do Gripen.

Segundo, o que ela significa é que para manter supercruise a Mach 1.2 o F-35 vai gastar todo o seu combustível após percorrer 150Km (a informação é de que isso ocorra com combustível interno - não parece muito viável que ele possa manter supercruise com combustível externo). Na falta de informações específicas deve-se supor que o trânsito em supercruise se inicie com os tanques cheios.

Observe que o arrasto em velocidade de 1,2 é muito elevado, mais até do que em velocidades maiores (veja o gráfico do coeficiente de arrasto abaixo). Por isso foi muito rápido atingir Mach 2 ou pouco mais logo que a barreira do som foi quebrada. Mas para manter velocidades logo acima de Mach 1 como é o caso o consumo de combustível terá que ser muito grande, com ou sem pós-combustão. E isso vale para qualquer avião que seja.

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Leandro G. Card




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#775 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 22, 2014 8:02 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:Esse é um dos relatos dos jornalistas que voaram o GripenNG em regime de super cruzeiro:
http://www.aereo.jor.br/2011/02/05/o-su ... a-indiano/
O interessante desse relato é que existiu o uso do PC para a aeronave ultrapassar do regime transsônico para o supersônico (acima de Mach 1).

O F-22, por exemplo, consegue isso sem nenhum uso de PC (Pós Combustor). Só na aceleração pura e simplesmente.

Outro detalhe importante é a configuração da aeronave. que é praticamente Limpa já que os dois IRIS-T provavelmente são dummy's, pesam menos do que os mísseis normais e esse tipo de míssil para essas aeronaves na verdade ajuda na aerodinâmica.

Outro ponto é a altitude e as condições em que esse regime foi conseguido. Algo que provavelmente fará (pelo menos deveria) fazer parte dos testes do Gripen E, quando ele voar, é determinar o envelope de vôo e as configurações aonde é possível realizar o supercruise. Mas isso só os testes dirão na medida em que a aeronave for testada.

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Mas vc adora ver problema no Gripen onde não existe, hein?

Vc quer que ele faça razante em super cruise?Não tá bom fazer em 23mil pés (ou mais)?

Teve de usar PC inicial..oh, meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Provavelmente são dummys os mísseis?? Só para arranjar uma brecha para dizer que ele só consegue desarmado...




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#776 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jan 22, 2014 8:10 pm

LeandroGCard escreveu: Segundo, o que ela significa é que para manter supercruise a Mach 1.2 o F-35 vai gastar todo o seu combustível após percorrer 150Km (a informação é de que isso ocorra com combustível interno - não parece muito viável que ele possa manter supercruise com combustível externo). Na falta de informações específicas deve-se supor que o trânsito em supercruise se inicie com os tanques cheios.
De acordo com a SAAB o raio de ação do Gripen E em supercruzeiro é 250nm com 30 min "on station", no mínimo uns 1000km de translado (contra 2500km sem combustível externo em velocidade de cruzeiro e 4000km com tanques externos), acho pouco provável que o F-35, se conseguisse um supercruzeiro da mesma forma que o Gripen E, teria só 150km de alcance, ou o F-35 só consegue o supercruzeiro com os tanques quase vazios ou ele precisa de algum truque e só mantem velocidade supersônica por 150km.
LeandroGCard escreveu: Observe que o arrasto em velocidade de 1,2 é muito elevado, mais até do que em velocidades maiores (veja o gráfico do coeficiente de arrasto abaixo).
O coeficiente de arrasto é muito elevado, o arrasto em si não é necessariamente maior, alias, duvido muito que o arrasto diminua com um aumento na velocidade mas não tenho certeza disso, no gráfico mostrado se ele for multiplicado pelo quadrado da velocidade resulta em um gráfico estritamente crescente.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#777 Mensagem por Penguin » Qua Jan 22, 2014 8:20 pm

Exercício sobre o consumo da F414G e a capacidade de combustível interna do NG:

GRIPEN NG
========
Empuxo c/ PC (lbf): 22.000,00
SFC c/ PC (lb/h*lbf): 1,85 (dado não oficial)
Consumo c/ PC (lb/h): 40.700,00
Combustível interno (lb): 7.407,53
Autonomia (h): 0,18 ou 10,8 minutos

Empuxo máximo s/ PC (lbf): 14.700,00
SFC s/ PC (lb/h*lbf): 0,85 (dado não oficial)
Consumo s/ PC (lb/h): 12.495,00
Combustível interno (lb): 7.407,53
Autonomia (h): 0,59 ou 35,4 minutos

OBS.: Como referência, fazendo-se cálculo similar para o Rafale, obtêm-se 10,8 minutos e 34,2 minutos.




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jan 22, 2014 8:21 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#778 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 22, 2014 8:21 pm

LeandroGCard escreveu:
Olinda escreveu:Se entendi direito o Gripen-NG só consegue supercruse com pouco combustível. É isso?

Se for o supercruse não tem utilidade.
Primeiro, a informação de 150 Km de autonomia em supercruise é do F-35, e não do Gripen.

Segundo, o que ela significa é que para manter supercruise a Mach 1.2 o F-35 vai gastar todo o seu combustível após percorrer 150Km (a informação é de que isso ocorra com combustível interno - não parece muito viável que ele possa manter supercruise com combustível externo). Na falta de informações específicas deve-se supor que o trânsito em supercruise se inicie com os tanques cheios.

Observe que o arrasto em velocidade de 1,2 é muito elevado, mais até do que em velocidades maiores (veja o gráfico do coeficiente de arrasto abaixo). Por isso foi muito rápido atingir Mach 2 ou pouco mais logo que a barreira do som foi quebrada. Mas para manter velocidades logo acima de Mach 1 como é o caso o consumo de combustível terá que ser muito grande, com ou sem pós-combustão. E isso vale para qualquer avião que seja.

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Leandro G. Card
Amigos, boa noite.

É importante lembrar que o gráfico postado pelo Leandro se refere apenas ao comportamento do coeficiente de arrasto.
Este é apenas um dos elementos na equação do arrasto total:
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O arrasto total continua a aumentar com o quadrado da velocidade.
Abraços,

Justin




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#779 Mensagem por Penguin » Qua Jan 22, 2014 8:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:
LeandroGCard escreveu: Segundo, o que ela significa é que para manter supercruise a Mach 1.2 o F-35 vai gastar todo o seu combustível após percorrer 150Km (a informação é de que isso ocorra com combustível interno - não parece muito viável que ele possa manter supercruise com combustível externo). Na falta de informações específicas deve-se supor que o trânsito em supercruise se inicie com os tanques cheios.
De acordo com a SAAB o raio de ação do Gripen E em supercruzeiro é 250nm com 30 min "on station", no mínimo uns 1000km de translado (contra 2500km sem combustível externo em velocidade de cruzeiro e 4000km com tanques externos), acho pouco provável que o F-35, se conseguisse um supercruzeiro da mesma forma que o Gripen E, teria só 150km de alcance, ou o F-35 só consegue o supercruzeiro com os tanques quase vazios ou ele precisa de algum truque e só mantem velocidade supersônica por 150km.
LeandroGCard escreveu: Observe que o arrasto em velocidade de 1,2 é muito elevado, mais até do que em velocidades maiores (veja o gráfico do coeficiente de arrasto abaixo).
O coeficiente de arrasto é muito elevado, o arrasto em si não é necessariamente maior, alias, duvido muito que o arrasto diminua com um aumento na velocidade mas não tenho certeza disso, no gráfico mostrado se ele for multiplicado pelo quadrado da velocidade resulta em um gráfico estritamente crescente.
Segundo a propaganda da Saab:
Imagem




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#780 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 22, 2014 8:32 pm

Amigos,

Também, considerando apenas coeficiente de arrasto, cada avião tem suas características.
Imagem
Nessa imagem se pode ver a dificuldade para cada tipo de aeronave ultrapassar a barreira do som e o comportamento desse coeficiente à medida que a velocidade continua a aumentar.
Vejam por que foi utilizada uma configuração delta puro para um interceptador dedicado (F-106).
Abraços,

Justin




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