Página 6 de 15
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Sáb Dez 28, 2013 7:49 pm
por bcorreia
Petry escreveu:
Mas até que ponto a Embraer quer desenvolver? Volto a bater nessa tecla. Desenvolver é diferente de fabricar. Pegando o próprio Gripen NG, qual será a participação da Embraer? Eu ainda não li objetivamente qual será o trabalho da Embraer nesse projeto. Na minha humilde opinião, aparenta ser mais trabalho de manufatura do que desenvolvimento. Talvez atue também na área de integração de sistemas e componentes. Eu sinto que estão jogando a Embraer em qualquer negócio, como se qualquer negócio fosse o certo, o lucrativo e o diferencial entre ser mente pequena e grande.
Quanto tu falas que terá um grande mercado, eu não vejo tanta certeza para isso. Eu não vejo um mercado tão bom quanto tu enxergas. Se esse projeto começasse hoje, eu concordaria contigo, agora, quando mais demorar, e o principal, quanto mais demorar a ficar pronto, pior será.
Outro ponto importante é a história de entrar no mercado militar para adquirir novas tecnologias e aplicar no mercado civil. Ignoram quem tais tecnologias podem ser desenvolvidas sem entrar no mercado militar.
Quanto tu afirmastes que o fato do governo pagar tudo faz com que a Embraer não tenha riscos não é verdade. Basta o Estado alterar os planos, subsídio e a Embraer poderá pagar o pato.
Até quanto ela quer desenvolver caças? Como sempre, depende, o quanto que ela vai levar nessa brincadeira....
Esse tipo de projeto normalmente é bancado pelo estado, não faz o menor sentido um empresa encarar um projeto desses sem o governo por trás. Assim como não faz sentido o governo começar a bancar um projeto desses e no meio do caminho jogar tudo no lixo, a própria escolha do Gripen no FX-2 demonstrou que com um bom trabalho de marketing por trás, a população aprova esse tipo de aquisição, ainda mais se tiver participação nacional e bater na tecla geração de tecnologia avançada, mão de obra especializa, empregos, etc.
Não é necessário que esse projeto comece a ser desenvolvido agora, o único caça de quinta geração operacional atualmente não é assim tão operacional, os demais ainda devem levar um pouco de tempo para serem declarados totalmente operacionais. Um bom timming tanto para a avaliação do contrato com a Saab quanto para o começo do desenvolvimento desse avião seria para a mesma época da entrega do primeiro ou segundo lote, época a qual já saberemos como foi a negociação e se a Saab entregou tudo o que foi prometido. Alias, se o Gripen é um quarta geração que vai ficar pronto em 2020, desta perspectiva, qual o problema de um quinta geração que iria ficar pronto lá para ~2030?
Além de nós, esse projeto teria tudo para ter a participação tanto da Suécia quanto da Turquia, que também já declarou querer desenvolver um projeto desses, se for bem costurado nas esferas diplomáticas e financeiras, esse avião nasceria com uma demanda estimada de pelo menos umas 250 aeronaves, dependendo dos custos da aeronave, é bem possível que também haveria mercado em outros países que já operam o Gripen.
Acho que vale a pena relembrar, não seria desenvolvimento, mas sim co-desenvolvimento, a FAB e o GF não estariam sozinhos nesse projeto, até porque, qual o sentido de se gastar uma grana a mais com a aquisição de ToTs e depois se jogar tudo isso fora não seguindo a evolução natural que seria participar de um projeto de um novo avião de caça mais avançado.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Sáb Dez 28, 2013 9:39 pm
por faterra
Brasileiro escreveu:gabriel219, a Embraer, como empresa privada, interessa ter lucro. Se em seus estudos ela concluir que caças de 5ª geração não são lucrativos ela não vai querer fazer, e o que restará é o governo intervir na empresa por meio de sua golden share.
Perceba a diferença, por exemplo, de um programa como o KC-390, feito sob as especificações da FAB, porém com fortíssimo apelo comercial, recheado de itens fabricados somente por fornecedores consagrados no mercado (a enorme maioria estrangeiros), conhecidos pelos clientes mundo afora. Isso, claro, farejando um mercado MUITO maior do que as 30 e poucas aeronaves que a FAB planeja.
Hoje em dia a Embraer tem tecnologia para fazer o que quiser no setor de aviação civil, e só não lançou uma versão de 150 pax porque viu que nessa categoria seria perigoso concorrer com as gigantes, preferiu a segurança.
Com uma demanda inferior a 150 jatos é difícil imaginar a Embraer desenvolvendo sozinha um caça 5 gen sem que o governo esteja enfiando isso goela abaixo da empresa.
abraços]
Quem está bancando o desenvolvimento e a produção do KC-390 é o GF/FAB. Se a Embraer, junto com seus parceiros, conseguir vendê-los, méritos dela! À FAB interessará o produto que ela bancando. Ao GF/FAB também caberá o monitoramento dos clientes interessados, e caso houver, vetar a venda para os clientes embargados.
Quem vai bancar os caças para o reequipamentos da FAB, novamente é a dupla dinâmica. Repassá-los a terceiros, embora esteja nos "desejos", é outra história.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Seg Mar 24, 2014 4:20 pm
por angelogalvao
Proposta da Rússia ao Brasil para construir juntos caça de quinta geração ainda está de pé
A Rússia convidou o Brasil para trabalhar em conjunto no desenvolvimento e produção de caça de quinta geração tipo T-50, anunciou hoje o diretor da agência federal de cooperação técnica militar, Alexander Fomin.
“Infelizmente, o caça russo Sukhoi perdeu a concorrência no Brasil para a compra de 36 caças polivalentes, mas a proposta sobre a co-produção de um caça do tipo T-50 ainda está de pé”, disse Fomin à RIA Novosti.
Ele lembrou que a Rússia e o Brasil são membros do BRICS (Índia, China e África do Sul, bem como o Brasil e a Rússia) que estão estabelecendo laços estratégicos.
O Brasil escolheu o JAS-39 Gripen NG, caça sueco da Saab, no valor de 4 bilhões de dólares, na concorrência onde também competiram o F/A-18 Super Hornet da Boeing americana e Dassault Rafale francesa.
Fomin também disse que as negociações sobre a compra de sistemas antiaéreos Pantsir Brasil S-1 de fabricação russa continuam. “As negociações entraram na sua fase ativa. O potencial comprador está avaliando o Pantsir na Rússia e no Brasil”, disse ele.
O Brasil anunciou a utilização previamente estudada deste armamento para garantir a segurança durante a Copa do Mundo a ser organizada entre junho e julho de 2014.
O sistema antiaéreo Pantsir-S é composto por 12 mísseis guiados 57E6-E e canhões antiaéreos automáticos de 30 milímetros 2A38M. Pretende-se para a defesa de instalações militares, administrativas e industriais contra aviões, helicópteros, mísseis de cruzeiro e armas de alta precisão.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Qua Mar 26, 2014 10:13 am
por FCarvalho
Eles não desistem mesmo. São insistentes esses russos.
abs.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Sáb Jun 14, 2014 11:14 pm
por Hector0352
Desenvolver caças com os Russos é tão ruim assim ?
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Dom Jun 15, 2014 5:27 pm
por J.Ricardo
Nós nem assinamos nada com os suecos ainda...
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Seg Jun 16, 2014 5:17 pm
por Hector0352
J.Ricardo escreveu:Nós nem assinamos nada com os suecos ainda...
Amigo saberia informar quando sera assinado ?
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Seg Jun 16, 2014 6:11 pm
por irlan
Pelo oque me disseram até o final do ano Hector...
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Seg Jun 16, 2014 8:13 pm
por Hector0352
irlan escreveu:Pelo oque me disseram até o final do ano Hector...
Obrigado. Tomara que assinem mesmo.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Ter Jun 17, 2014 11:53 am
por J.Ricardo
Hector0352 escreveu:J.Ricardo escreveu:Nós nem assinamos nada com os suecos ainda...
Amigo saberia informar quando sera assinado ?
Não...
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Sex Dez 19, 2014 5:29 pm
por FinkenHeinle
angelogalvao escreveu:Com a decisão do FX-2 pelo Gripen E pela Força Aérea Brasileira e pelas declarações do MD dando a entender que estão antenados para um novo projeto de caça de 5ª geração resolvi criar esse tópico para voltarmos a nossa tão querida disputa de preferências, especulações, elucubrações sobre aeronaves militares.
A discussão não pode parar!!!
Se esqueci uma opção na enquete é só falar que eu coloco.
PAK-FA com desenvolvimento de um caça nacional de pequeno porte.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Sex Dez 19, 2014 8:14 pm
por Luís Henrique
André, o que aconteceu...vc estava sumido.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Sex Dez 19, 2014 11:22 pm
por FinkenHeinle
Luís Henrique escreveu:André, o que aconteceu...vc estava sumido.
Fiz um retiro de beleza... Não deu certo, antes que perguntem...
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Dom Dez 21, 2014 4:19 pm
por ciclope
tocaram num assunto importante ao falar que devemos pensar em um substituto de um caça com 10 anos de antecedência ao seu limite de vida.
não e o tópico más alguém aqui sabe se a embraer ou a FAB tem já em mente um substituto para os super tucanos.
Coisas do tipo sera tripulado ou não, se será a jato ou turbo helice.
Temos um avião já com 20 anos de projeto, 10 de uso na força e nem um esboço de um futuro substituto.
ou ser que no futuro achamos que não iremos mais precisar de um avião especifico para as suas missões e faremos tudo com gripen?
Toquei no assunto pois se não temos nada planejado prá um aviã oque dominamos tudo que dirá prá um caça mais avançado.
Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.
Enviado: Dom Dez 21, 2014 6:13 pm
por Viktor Reznov
Lightning 2 é algo completamente fora de consideração. Eu acho que ninguem vai operar um caça de quinta geração aqui na América do Sul pelos próximos 20 anos. A história do Peru operando PAKFA por exemplo é lorota, eles não conseguem nem operar os Mig-29 propriamente que já possuem, o Chile não tem vizinhos que os forcem adotar algo mais que F-16 Bloco 50 com AMRAAM C ou AMRAAM D(futuramente), a Colômbia quando comprar alguma coisa vai ser no máximo Advanced Super Hornets.