SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#76 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 17, 2013 9:13 pm

gabriel219 escreveu:É baixa, mas pelo diâmetro da munição, porque sua velocidade é bem alta.
Pela massa, no fim o que conta é a energia.
gabriel219 escreveu:Os projéteis iram se separar a 1 cm perto do coração ou até menos
Se acertar uma região próxima do coração.
gabriel219 escreveu: , tendo mais chances de acertar,
Ai talvez.
gabriel219 escreveu:não só o coração, mas também os pulmões, o que causaria morte do soldado em poucos segundos, se não morresse no momento.
Tirando o coração e as artérias principais o dano precisa ser muito extenso para matar ou mesmo tirar de combate o soldado inimigo, conheço uma série de relatos de perfurações de pulmões por .38 ou até 9mm que não tiraram o alvo de combate, e esse dano extenso é causado por uma munição que transmita sua energia cinética ao alvo, como prerequisito, essa munição precisa ter energia.
gabriel219 escreveu: A dissipação da energia causada por calibres 9 x 19 mm e .40, segundo algumas fontes que pesquisei, são superficiais, ou seja, a energia se desgastaria mais no impacto ao alvo do que dentro do corpo do alvo. Já o tipo da munição C2F/B2F não, dados superficiais mínimos, mas a maior quantidade de energia cinética seria dissipada dentro do corpo do alvo.
É provável que a C2F/B2F transmita uma proporção maior da sua energia aos orgão internos, mas também é verdade que a energia inicial é menor, o quanto realmente vai para orgãos internos em cada caso eu não saberia dizer.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2021 vezes
Agradeceram: 821 vezes

#77 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 17, 2013 10:46 pm

Eis o tipo de configuração que eu sugeri para uso na selva

Imagem

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 788 vezes
Agradeceram: 2483 vezes

#78 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 17, 2013 11:48 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:É baixa, mas pelo diâmetro da munição, porque sua velocidade é bem alta.
Pela massa, no fim o que conta é a energia.
Mas isso seria compensado pela munição C2F/B2F
gabriel219 escreveu:Os projéteis iram se separar a 1 cm perto do coração ou até menos
Se acertar uma região próxima do coração.
A munição é bem precisa e, com seu pequeno recuo de .22, poderá acertar o alvo mais vezes, porque o tiro automático é totalmente praticável com essa munição.
gabriel219 escreveu: , tendo mais chances de acertar,
Ai talvez.
SE for bisonho fico com dúvidas se acertaria...
gabriel219 escreveu:não só o coração, mas também os pulmões, o que causaria morte do soldado em poucos segundos, se não morresse no momento.
Tirando o coração e as artérias principais o dano precisa ser muito extenso para matar ou mesmo tirar de combate o soldado inimigo, conheço uma série de relatos de perfurações de pulmões por .38 ou até 9mm que não tiraram o alvo de combate, e esse dano extenso é causado por uma munição que transmita sua energia cinética ao alvo, como prerequisito, essa munição precisa ter energia.
Mas isso eu falei se acertar apenas 1 tiro no peito do inimigo. Imagina um calibre preciso e com pequeno recuo, onde poderia operar em fogo automático sem problemas? Tudo isso aliado a munição C2F/B2F então...
gabriel219 escreveu: A dissipação da energia causada por calibres 9 x 19 mm e .40, segundo algumas fontes que pesquisei, são superficiais, ou seja, a energia se desgastaria mais no impacto ao alvo do que dentro do corpo do alvo. Já o tipo da munição C2F/B2F não, dados superficiais mínimos, mas a maior quantidade de energia cinética seria dissipada dentro do corpo do alvo.
É provável que a C2F/B2F transmita uma proporção maior da sua energia aos orgão internos, mas também é verdade que a energia inicial é menor, o quanto realmente vai para orgãos internos em cada caso eu não saberia dizer.
Isso que eu falei penas em testes, não sei o que aconteceria na prova real. Mas ter uma dissipação de energia dentro do corpo é muito, mas muito pior do a dissipação externa, que ocorre durante o impacto.
Um abraço.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#79 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 17, 2013 11:56 pm

gabriel219 escreveu:A munição é bem precisa e, com seu pequeno recuo de .22, poderá acertar o alvo mais vezes, porque o tiro automático é totalmente praticável com essa munição.
[...]
Mas isso eu falei se acertar apenas 1 tiro no peito do inimigo. Imagina um calibre preciso e com pequeno recuo, onde poderia operar em fogo automático sem problemas? Tudo isso aliado a munição C2F/B2F então...
Isso é verdade para combates a curta distância, mas não acho certo contar com isso, em uma distância um pouco maior qualquer movimento na arma já é suficiente para tirar a mira do alvo, as chances de acertar um tiro podem ser maiores, concordo, mas assumir que vai acertar dois tiros acho um erro.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
gabriel219
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 18, 2013 12:08 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:A munição é bem precisa e, com seu pequeno recuo de .22, poderá acertar o alvo mais vezes, porque o tiro automático é totalmente praticável com essa munição.
[...]
Isso é verdade para combates a curta distância, mas não acho certo contar com isso, em uma distância um pouco maior qualquer movimento na arma já é suficiente para tirar a mira do alvo, as chances de acertar um tiro podem ser maiores, concordo, mas assumir que vai acertar dois tiros acho um erro.
Mas isso digo em combates no meio da Selva, onde seria combates de curta distância, onde, SE visse seu alvo, devido ao calibre (precisão e pouco recuo), poderia acerta-lo mais vezes usando fogo automático, o que é totalmente praticável.
Já em distâncias maiores (lutas em margens de rios e clareiras), fico com a dúvida do uso do fogo automático por fogo semiautomático.
Um abraço.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6702 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#81 Mensagem por Túlio » Seg Ago 19, 2013 2:18 pm

Cross escreveu:Eis o tipo de configuração que eu sugeri para uso na selva

Imagem

Para mim, à luz do que aprendi neste tópico, poderia ser o conjunto ideal - não necessariamente o modelo de fuzil - para o Esclarecedor...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 231 vezes

#82 Mensagem por gogogas » Dom Set 15, 2013 12:46 pm

Os exércitos vizinhos em especial(Peru e ColÔmbia )utilizam contras os narcotraficantes ,7,62 e armas com maior poder de fogo na selva ...

Gogogas !
gabriel219
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 15, 2013 2:38 pm

Sim, ninguém está falando que o 7.62 é ruim, pelo contrário, mas só achamos muito para o ambiente e as distâncias em que se luta.
Você tem uma munição bem massiva que pode atingir um alvo há 800 metros em um ambiente em que os engajamentos é de no máximo 300 metros para lutas contra margens, dentro da Selva chega há 250 metros, no máximo, depois disso acho muito difícil localizar o alvo.
Por isso acho que o 5.56 x 45 mm com 64 gramas já é ais que o suficiente.

gabriel219
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 15, 2013 11:58 pm

Acho uma boa arma para utilizar na selva, na sua versão Thermobárica.
RPO-M Shmel-M:
Imagem

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#85 Mensagem por rodrigo » Seg Set 16, 2013 1:14 pm

gabriel219 escreveu:Acho uma boa arma para utilizar na selva, na sua versão Thermobárica.
RPO-M Shmel-M:
Imagem
Se usar uma arma dessa nas distâncias da selva, a chance de afetar quem dispara é grande.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
gabriel219
Sênior
Sênior

#86 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 16, 2013 2:08 pm

Nem tanto, dependendo da munição, se for Termobárica, pode disparar em algo há 30 metros de distância e não será afetado, como demonstrou em alguns combates.
Esse tipo de armamento deveria ser usado contra fortificações, lanchas, lutas entre margens e etc.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#87 Mensagem por rodrigo » Seg Set 16, 2013 2:10 pm

Nem tanto, dependendo da munição, se for Termobárica, pode disparar em algo há 30 metros de distância e não será afetado, como demonstrou em alguns combates.
Quais combates?

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6702 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#88 Mensagem por Túlio » Seg Set 16, 2013 2:43 pm

Sei lá, para mim TB é para ambientes fechados, como casamatas, veículos com pouca ou nenhuma blindagem, edificações, etc...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 16, 2013 2:59 pm

rodrigo escreveu:
Quais combates?
Urbanos (Chechênia e Geórgia) e regiões de montanha (Afeganistão com a versão anterior).

gabriel219
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 16, 2013 3:01 pm

TB também se mostrou eficaz como arma anti-pessoal, segundo os próprios Russos.
Há também uma versão com munição incendiária, mas não acharia muito legal utilizar em nossas Florestas. Talvez no território inimigo.
Em lanchas blindadas, pode causar danos sérios, se atingir a cabine então.

Responder