Blindados da AMAN substituidos por cavalos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Blindados da AMAN substituidos por cavalos

#76 Mensagem por rodrigo » Qua Set 19, 2012 12:04 pm

Numa situação de combate real, quando há dificuldade de abastecimento é preferivel ter cavalos ou mulas que ter carros blindados sem combustível.
Pior é que os muitos militares argentinos tentaram isso nas Malvinas. Seriam os burros em cima dos cavalos. A única vantagem é que pode virar comida.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#77 Mensagem por alcmartin » Sex Set 21, 2012 11:50 am

Arataca escreveu:
alcmartin escreveu: Arataca, desculpe, mas sua colocação é incoerente...porque o mais importante para a defesa é a formação do HOMEM, do militar. A tecnologia voce ensina como usar de uma maneira muiiito mais rápida que a formação da personalidade, de moldar o carater disciplinar do individuo. Isso só se consegue com o tempo e aí entram as escolas, principalmente as preparatorias. Os 4 anos de academia são os mínimos dos minimos.
Pular essas fases é como dar um fórmula 1 para um motoboy, ou dar um 747 real para um piloto de flight simulator. :wink:

Sds!
Salve Alcmartin,

Obrigado pela gentileza de responder ao meu post.

Estou entendendo que você pelo menos concorda comigo quanto a colégios militares e tiros de guerra. Então podemos coloca-los na situação de desenecessários para a defesa.

Quanto a academia, se nestes quatro anos o EB não conseguir formar adequadamente profissionais habilitados para liderar tropas, o que não posso acreditar, então aumente-se o periodo para cinco anos como é a média de cursos de engenharia e medicina, entre outros.

A EPC é um escola colegial com preparação militar, grande sorvedora de recursos, a qual pode ser dispensada em favor de milhões de candidatos à Academia que procedem de outras escolas convencionias.

Meu ponto é o seguinte: somos um pais carente de recursos e as FFAA são uma prova disto, haja visto a perene situação de defasagem técnica de seus recursos materiais. Portanto o que puder ser evitado, como a superposição de atividades ( overlapping) por exemplo, deve ser cortado e os recursos aplicados em outras áreas.

A despeito da verborragia de sua Majestade o Rei Sol em seus dois governos, não somos um pais rico com recursos infinitos saindo das cornucópias. As demandas do pais para atuais e futuras gerações são imensas. Precisamos gastar ben o que temos.

Não sei se expliquei bem, mas coloco a cara a tapa para ser contestado e para melhora o acima exposto.

1 abraço
Arataca, bom dia!

Entendi seu ponto e concordo que onde se puder cortar para se concentrar no essencial e´bem vindo. Porem meu ponto é que a preparação do militar NÂO é como a do civil, como voce mesmo testemunhou. NÃO é a formação técnica. Isso os 4 anos dão de sobra. É o caráter do homem sendo formado. Não foi coincidencia o que viu e não é problema da formação do CPOR do EB. Acontece na FAB e em todas as outras FA´s do mundo inteiro. Não é o treinamento deles que é ruim, é simplesmente TEMPO de casa. E no caso de uma preparatória, uma academia, é sobre pressão, justamente nos anos pós adolescencia, onde se forma o carater do individuo.
Nos USA o desnível entre as FA`s da ativa e as da guarda nacional é grande também e motivo de piada. Evidentemente que o "ruim" da guarda aérea nacional de um país rico como eles, equipado com F16 é beeem comparável a de um país médio. A tecnologia entra forte, tentando compensar o homem.
Não é a toa que nações "guerreiras" da história já pegavam o individuo quando ainda era moleque e já o moldavam para ser guerreiro, como os espartanos e os nazistas na IIGM, que já colocavam os garotos na juventude hitlerista, p/em seguida ir direto para as SS. Não estou afirmando para se fazer isso, note... :wink:

Eu trabalho em um setor onde há forte presença de ex-militares, na aviação comercial. E aqui a diferença de comportamento é gritante. Não estou afirmando que o militar(ou ex) é melhor. É diferente, principalmente em atividades que exijam disciplina. Há coisas boas e ruins, como em tudo na vida.

Outro exemplo seriam os defensores da profissionalização total das FA´s. Voce teria mais gastos com menos pessoal, logo as FA´s seriam menores, porem "melhores".
Então, realmente, não dá para generalizar tudo, porém, dou meu testemunho que um individuo com mais tempo de labuta, dá mais caldo...

sds!

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1227 vezes
Agradeceram: 3130 vezes

#78 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 21, 2012 12:08 pm

Melhores? Depende do tipo de profissionalização.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#79 Mensagem por alcmartin » Sáb Set 22, 2012 3:13 pm

Por isso entre aspas. :wink: De uma forma simplificada...
abs!

Responder