Pior é que os muitos militares argentinos tentaram isso nas Malvinas. Seriam os burros em cima dos cavalos. A única vantagem é que pode virar comida.Numa situação de combate real, quando há dificuldade de abastecimento é preferivel ter cavalos ou mulas que ter carros blindados sem combustível.
Blindados da AMAN substituidos por cavalos
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: Blindados da AMAN substituidos por cavalos
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Arataca, bom dia!Arataca escreveu:Salve Alcmartin,alcmartin escreveu: Arataca, desculpe, mas sua colocação é incoerente...porque o mais importante para a defesa é a formação do HOMEM, do militar. A tecnologia voce ensina como usar de uma maneira muiiito mais rápida que a formação da personalidade, de moldar o carater disciplinar do individuo. Isso só se consegue com o tempo e aí entram as escolas, principalmente as preparatorias. Os 4 anos de academia são os mínimos dos minimos.
Pular essas fases é como dar um fórmula 1 para um motoboy, ou dar um 747 real para um piloto de flight simulator.![]()
Sds!
Obrigado pela gentileza de responder ao meu post.
Estou entendendo que você pelo menos concorda comigo quanto a colégios militares e tiros de guerra. Então podemos coloca-los na situação de desenecessários para a defesa.
Quanto a academia, se nestes quatro anos o EB não conseguir formar adequadamente profissionais habilitados para liderar tropas, o que não posso acreditar, então aumente-se o periodo para cinco anos como é a média de cursos de engenharia e medicina, entre outros.
A EPC é um escola colegial com preparação militar, grande sorvedora de recursos, a qual pode ser dispensada em favor de milhões de candidatos à Academia que procedem de outras escolas convencionias.
Meu ponto é o seguinte: somos um pais carente de recursos e as FFAA são uma prova disto, haja visto a perene situação de defasagem técnica de seus recursos materiais. Portanto o que puder ser evitado, como a superposição de atividades ( overlapping) por exemplo, deve ser cortado e os recursos aplicados em outras áreas.
A despeito da verborragia de sua Majestade o Rei Sol em seus dois governos, não somos um pais rico com recursos infinitos saindo das cornucópias. As demandas do pais para atuais e futuras gerações são imensas. Precisamos gastar ben o que temos.
Não sei se expliquei bem, mas coloco a cara a tapa para ser contestado e para melhora o acima exposto.
1 abraço
Entendi seu ponto e concordo que onde se puder cortar para se concentrar no essencial e´bem vindo. Porem meu ponto é que a preparação do militar NÂO é como a do civil, como voce mesmo testemunhou. NÃO é a formação técnica. Isso os 4 anos dão de sobra. É o caráter do homem sendo formado. Não foi coincidencia o que viu e não é problema da formação do CPOR do EB. Acontece na FAB e em todas as outras FA´s do mundo inteiro. Não é o treinamento deles que é ruim, é simplesmente TEMPO de casa. E no caso de uma preparatória, uma academia, é sobre pressão, justamente nos anos pós adolescencia, onde se forma o carater do individuo.
Nos USA o desnível entre as FA`s da ativa e as da guarda nacional é grande também e motivo de piada. Evidentemente que o "ruim" da guarda aérea nacional de um país rico como eles, equipado com F16 é beeem comparável a de um país médio. A tecnologia entra forte, tentando compensar o homem.
Não é a toa que nações "guerreiras" da história já pegavam o individuo quando ainda era moleque e já o moldavam para ser guerreiro, como os espartanos e os nazistas na IIGM, que já colocavam os garotos na juventude hitlerista, p/em seguida ir direto para as SS. Não estou afirmando para se fazer isso, note...

Eu trabalho em um setor onde há forte presença de ex-militares, na aviação comercial. E aqui a diferença de comportamento é gritante. Não estou afirmando que o militar(ou ex) é melhor. É diferente, principalmente em atividades que exijam disciplina. Há coisas boas e ruins, como em tudo na vida.
Outro exemplo seriam os defensores da profissionalização total das FA´s. Voce teria mais gastos com menos pessoal, logo as FA´s seriam menores, porem "melhores".
Então, realmente, não dá para generalizar tudo, porém, dou meu testemunho que um individuo com mais tempo de labuta, dá mais caldo...
sds!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1227 vezes
- Agradeceram: 3130 vezes
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Por isso entre aspas.
De uma forma simplificada...