Re: Um treinador básico para a FAB
Enviado: Ter Mar 25, 2014 12:13 pm
20/02/2014
Novaer inicia instalação dos sistemas no protótipo do T-Xc
Após o ensaio estático da asa do T-Xc executado com sucesso no ultimo dia 30 de Janeiro, a Novaer prosseguiu com a montagem do trem de pouso principal na asa. O trem de pouso, projetado e desenvolvido pela Novaer especialmente para este avião, também já está em processo de montagem final, sendo que as duas pernas do trem principal já estão integradas na asa.
A junção das asas com a fuselagem foi completada no dia 17 de Fevereiro e agora a Novaer iniciou a instalação dos sistemas de comando de voo na fuselagem e do sistema hidráulico de atuação do trem de pouso no prototipo.
A instalação do motor está sendo maquetada no mock-up de engenharia do avião, onde já estão motor, berço, mangueiras e escapamento, todos na sua configuração final, e que serão transferidos para o prototipo na proxima semana. As superficies de comando do leme, estabilizador, profundor e ailerons já foram pintadas e estão sendo instaladas, após determinação dos seus pesos de balanceamento.
http://www.novaercraft.com.br/news.html
24 de março de 2014
"Roll Out" do Novaer T-Xc
Na próxima segunda-feira, 31/3, às 14h, a empresa aeroespacial brasileira Novaer apresentará em São José dos Campos, principal polo aeronáutico do Brasil, o primeiro protótipo do T-Xc. O T-Xc é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso tipo triciclo e retrátil que será produzido em duas versões:
• Versão Treinador – acrobática de 2 lugares. Esta versão visa atender às necessidades de forças aéreas para o treinamento elementar, primário ou básico de seus pilotos.
• Versão Utilitária – não acrobática de 4 lugares: Esta versão visa atender ao transporte de passageiros e pequenas cargas (também designada “U-Xc”). O U-Xc destina-se a pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação. Também serão clientes dessa versão aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e de transporte de pequenas cargas.
A Novaer transferiu suas atividades no mês de agosto do ano passado para o Condomínio Empresarial Avibrás, em um local com o espaço para a engenharia e administração, associado a um hangar que permitiu a fabricação e a montagem do protótipo.
No entanto, a empresa deve permanecer neste local somente até que se complete o processo de transferência das atividades para a cidade de Lages, em Santa Catarina, o que ocorrerá somente após a conclusão do processo de certificação do avião.
http://www.aereo.jor.br/2014/03/24/roll ... vaer-t-xc/
abçs
arcanjo
Novaer inicia instalação dos sistemas no protótipo do T-Xc
Após o ensaio estático da asa do T-Xc executado com sucesso no ultimo dia 30 de Janeiro, a Novaer prosseguiu com a montagem do trem de pouso principal na asa. O trem de pouso, projetado e desenvolvido pela Novaer especialmente para este avião, também já está em processo de montagem final, sendo que as duas pernas do trem principal já estão integradas na asa.
A junção das asas com a fuselagem foi completada no dia 17 de Fevereiro e agora a Novaer iniciou a instalação dos sistemas de comando de voo na fuselagem e do sistema hidráulico de atuação do trem de pouso no prototipo.
A instalação do motor está sendo maquetada no mock-up de engenharia do avião, onde já estão motor, berço, mangueiras e escapamento, todos na sua configuração final, e que serão transferidos para o prototipo na proxima semana. As superficies de comando do leme, estabilizador, profundor e ailerons já foram pintadas e estão sendo instaladas, após determinação dos seus pesos de balanceamento.
http://www.novaercraft.com.br/news.html
24 de março de 2014
"Roll Out" do Novaer T-Xc
Na próxima segunda-feira, 31/3, às 14h, a empresa aeroespacial brasileira Novaer apresentará em São José dos Campos, principal polo aeronáutico do Brasil, o primeiro protótipo do T-Xc. O T-Xc é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso tipo triciclo e retrátil que será produzido em duas versões:
• Versão Treinador – acrobática de 2 lugares. Esta versão visa atender às necessidades de forças aéreas para o treinamento elementar, primário ou básico de seus pilotos.
• Versão Utilitária – não acrobática de 4 lugares: Esta versão visa atender ao transporte de passageiros e pequenas cargas (também designada “U-Xc”). O U-Xc destina-se a pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação. Também serão clientes dessa versão aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e de transporte de pequenas cargas.
A Novaer transferiu suas atividades no mês de agosto do ano passado para o Condomínio Empresarial Avibrás, em um local com o espaço para a engenharia e administração, associado a um hangar que permitiu a fabricação e a montagem do protótipo.
No entanto, a empresa deve permanecer neste local somente até que se complete o processo de transferência das atividades para a cidade de Lages, em Santa Catarina, o que ocorrerá somente após a conclusão do processo de certificação do avião.
http://www.aereo.jor.br/2014/03/24/roll ... vaer-t-xc/
abçs
arcanjo