Um treinador básico para a FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 235 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Um treinador básico para a FAB
Não é de hoje que se fala na substituição do T-25, já idosos.
Sabe-se que a FAB procurará a resposta na indústria nacional, temos o seguinte:
Aeromot Guri:
Novaer T-XC Pilgrim:
Volato 400:
Algumas observações:
A Aeromot está em processo de recuperação judicial. A Novaer ainda é um projeto e o protótipo ainda está em construção. A Volato é uma empresa nova, de Bauru/SP.
Não se sabe o que a FAB quer, se deverá ser um acrobático, se deverá contar com motor bicombustível...
abraços]
Sabe-se que a FAB procurará a resposta na indústria nacional, temos o seguinte:
Aeromot Guri:
Novaer T-XC Pilgrim:
Volato 400:
Algumas observações:
A Aeromot está em processo de recuperação judicial. A Novaer ainda é um projeto e o protótipo ainda está em construção. A Volato é uma empresa nova, de Bauru/SP.
Não se sabe o que a FAB quer, se deverá ser um acrobático, se deverá contar com motor bicombustível...
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Um treinador básico para a FAB
Existem outras opçãoes nacionais como o ACS-Sora já em produção ou o Gespi Guara que chegou a ser oferecido para a Venezuela.
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 235 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
É verdade! E o ACS Sora é um acrobático!
Porém, do Guará da Gespi nunca mais se falou, até tiraram do site...
É o único em tandem, acrobático também.
abraços]
Porém, do Guará da Gespi nunca mais se falou, até tiraram do site...
É o único em tandem, acrobático também.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
A ultima notícia ( a muito tempo atras ) que me lembro do Guara foi que a Gespi estava negociando 60 unidades com o o motor a diesel SMA para a Venezuela.
O protótipo e os moldes devem estar em algum lugar na Gespi, que agora virou parte da Rafael, e numa eventual concorrência acredito que eles podem reativar o projeto.
A Argentina também está desenvolvendo um avião de instrução, talvez o Brasil tenha interesse em participar do projeto.
O protótipo e os moldes devem estar em algum lugar na Gespi, que agora virou parte da Rafael, e numa eventual concorrência acredito que eles podem reativar o projeto.
A Argentina também está desenvolvendo um avião de instrução, talvez o Brasil tenha interesse em participar do projeto.
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Acreditem, ao que parece o T-25 vai durar bem mais do que o Tucano, até porque cumpre bem a missão e a disponibilidade esta excelente.
Pode colocar mais de 1 década ainda para ele, pelo menos...
Pode colocar mais de 1 década ainda para ele, pelo menos...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.
abs
abs
Carpe Diem
-
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
O modelo Grob120 seria o melhor substituto dos nossos treinadores.
-
- Sênior
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...FCarvalho escreveu:Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.
abs
-
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
sapao escreveu:Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...FCarvalho escreveu:Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.
abs
Eu acho que maior problema do treinamento hoje seria os T-25 pois os T-27 com pouco dinheiro ainda da caudo , que não é o caso dos T25.
-
- Sênior
Porque vc diz isso?adriano de paulo geraldo escreveu:sapao escreveu: Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...
Eu acho que maior problema do treinamento hoje seria os T-25 pois os T-27 com pouco dinheiro ainda da caudo , que não é o caso dos T25.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Então no futuro iremos ter um treinador a jato no Joker?!.sapao escreveu:
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
-
- Sênior
Acho que não, pelo menos no primeiro momento.binfa escreveu:Então no futuro iremos ter um treinador a jato no Joker?!.sapao escreveu:
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
quando do inicio do projeto do A-29, a Embraer engendrou uma segunda motorização para o Super-tucano, no caso o mesmo P&W PT68, só que com potencia de 1300hp, que poderia servir como treinador basico, me subsituição aos tucano.sapao escreveu:Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...FCarvalho escreveu:Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.
abs
Mas creio que esta possivel versão não interessou à FAB naquela época. Talvez agora com esta expectariva de aposentadoria dos T-27, cuja algumas das celulas já se aproximam de 30 anos de uso, ele possa ser reavaliado.
Eu não acharia de modo nenhum uma má opção da FAB para dotar a AFA de uma nova aeronave, inclusive com décadas de utilização a frente e diminuição dos custos operacionais. Pelo menos sob esta perspectiva a proposta soa bem melhor do que a simples modernização das células atuais dos Tucanos que já estão por demais usadas, vide os esforços estruturais a que são submetidas nas mãos de cadetes e instrutores.
Também acho que um jato lift para a transição será uma necessidade no futuro no médio/longo prazo, principalmente com a entrada de caças de 4,5 ou 5a G, que são aeronaves bastante diferente do que hoje operamos e que talvez, o modelo de treinamento de agora, baseado nos A-29 não seja capaz de pleno suportar.
A ver.
abs
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Tem se falado (e pago em revista... ) do Grob, mas particularmente, acho caro para a que se destina. Dá para arrumar coisa aqui, mais simples e barato. Sou da velha escola, que acha que para aprender a dirigir, fusquinha e uno tá bom. Deixa para pegar sedã mais tarde.
O melhor termometro é a disponibilidade. Se o sapao falou que está alta, entao teremos o zarapao por bom tempo.
O melhor termometro é a disponibilidade. Se o sapao falou que está alta, entao teremos o zarapao por bom tempo.