Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#76 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 2:48 pm

felipexion escreveu:E se houvesse a doação de alguns M-113 por parte do EB para a PMERJ?
E quem ia manter? e operar?

Acho que não justifica investir em um veículo desses para um unico usuário, afinal não adianter apenas 1 e na hora que precisar dele estar na revisão como ocorreu com o helicóptero. Pesquisei bastante e a unica alternativa que encontrei para que nossas forças policiais possam contar com um veículo desses é que ele seja compartilhado e operado pelas nossas FA's. No Rio existe o CFN, mas e no resto do pais? Se precisarmos de um veículo desses em uma operação em Porto Velho, Manaus ou Salvador, por exemplo, o que fazer?

Ou é assim, ou manter dO jeito que esta, que infelismente eu acho ser o mais lógico.

Afinal as polícias precisam é de blindados CDC e, em algumas delas, de blindados táticos, porem esses devem ser melhores do que os nossos "caveirões" no sentido operacional.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#77 Mensagem por Anderson Subtil » Sex Ago 19, 2011 3:40 pm

ZeRo4 escreveu:
henriquejr escreveu:Sinceramente, não vejo qualquer custo/beneficio das PMs investirem tanto dinheiro em veiculos blindados como estes, com excessão da polícia do RJ, pelos motivos que todos aqui conhecem! Não consigo imaginar qual o emprego prático que a PMPR teria com um blindado de mais de 500 mil reais!!! Este dinheiro seria muito melhor empregado na compra de equipamentos (armas, coletes, fardamento de melhor qualidade, etc) e no treinamento dos policiais!

Acho que, tirando o RJ, o único estado que TALVEZ justificasse a utilização de blindados especializados em algumas situações seria a Bahia (Salvador ta um caso sério!), por causa de algumas áreas onde a entrada das forças policiais é bem dificil (não inacessível, diga-se de passagem)!
Concordo plenamente! Não vislumbro outro Estado que tenha os mesmos problemas do RJ, diga-se de passagem, existem locais onde mesmo assim o blindado comum não consegue entrar (i.e Complexo da Penha/Alemão).
Bem, sobre a alegação de que a PMPR não teria emprego pratico para um blindado como o Gladiator, acho que os amigos estão falando isso pensando na realidade curitibana, bem menos violenta que a de outras capitais do mesmo ou maior porte. Porem, estive no quartel central da PMPR a alguns dias para levar uns exemplares da T&D Segurança e recebi a informação de que o Gladiator esta sendo testado tendo em vista os investimentos em segurança para a Copa de 2014, prevendo sua utilização em ações contra-terroristas, para o qual, alias, o COE do recém criado BOPE-PMPR já esta sendo equipado e preparado. Antes que digam que blindados não são ideais para estas operações, vários SEKs alemães, varias equipes SWATs americanas e o afamado GIGN francês os utilizam a bastante tempo. Outra coisa que os amigos esquecem, é que o Paraná não é só Curitiba. Aqui também se encontra uma das regiões mais estratégicas para a segurança publica no Brasil, a Tríplice Fronteira, onde pipocam quadrilhas de contrabandista de mercadorias, contrabandistas de armas, assaltantes de sacoleiros, traficantes de drogas e, segundo os gringos, até células terroristas. O contrabando, os assautos ou o trafico geralmente são feitos por pequenas estradas rurais, no meio da mata ou de plantações, e que, quando interceptados, os criminosos respondem com armamento pesado. Creio que um blindado maior certamente não seria adequado para realizar estas interceptações. O Gladiator, porem, que é compacto, tem tração 4x4 e pode alcançar mais de 100 por hora, pode se sair muito bem. Talvez, somente a presença deles gerasse um efeito dissuasivo entre os criminosos, algo como o acontecido no Rio. Alem disso, de acordo com o Tenente Coronel Nerino, comandante do BOPE-PMPR, o Gladiator poderia ainda ser muito útil no apoio as ações diretas realizadas nas margens fronteiriças do rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, onde geralmente os policiais militares ou federais são alvo de disparos de armas automáticas vindos do lado oposto, quase sempre obra dos ratos da Polícia paraguaia (quem já esteve em Ciudad del Este sabe do que eu falo) ou até mesmo de militares da Marinha paraguaia aliciados. Nestes casos o Gladiator teria uma função bem parecido com a dos blindados de transporte dos militares.

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#78 Mensagem por gogogas » Sex Ago 19, 2011 7:36 pm

Anderson Subtil escreveu:
ZeRo4 escreveu: Concordo plenamente! Não vislumbro outro Estado que tenha os mesmos problemas do RJ, diga-se de passagem, existem locais onde mesmo assim o blindado comum não consegue entrar (i.e Complexo da Penha/Alemão).
Bem, sobre a alegação de que a PMPR não teria emprego pratico para um blindado como o Gladiator, acho que os amigos estão falando isso pensando na realidade curitibana, bem menos violenta que a de outras capitais do mesmo ou maior porte. Porem, estive no quartel central da PMPR a alguns dias para levar uns exemplares da T&D Segurança e recebi a informação de que o Gladiator esta sendo testado tendo em vista os investimentos em segurança para a Copa de 2014, prevendo sua utilização em ações contra-terroristas, para o qual, alias, o COE do recém criado BOPE-PMPR já esta sendo equipado e preparado. Antes que digam que blindados não são ideais para estas operações, vários SEKs alemães, varias equipes SWATs americanas e o afamado GIGN francês os utilizam a bastante tempo. Outra coisa que os amigos esquecem, é que o Paraná não é só Curitiba. Aqui também se encontra uma das regiões mais estratégicas para a segurança publica no Brasil, a Tríplice Fronteira, onde pipocam quadrilhas de contrabandista de mercadorias, contrabandistas de armas, assaltantes de sacoleiros, traficantes de drogas e, segundo os gringos, até células terroristas. O contrabando, os assautos ou o trafico geralmente são feitos por pequenas estradas rurais, no meio da mata ou de plantações, e que, quando interceptados, os criminosos respondem com armamento pesado. Creio que um blindado maior certamente não seria adequado para realizar estas interceptações. O Gladiator, porem, que é compacto, tem tração 4x4 e pode alcançar mais de 100 por hora, pode se sair muito bem. Talvez, somente a presença deles gerasse um efeito dissuasivo entre os criminosos, algo como o acontecido no Rio. Alem disso, de acordo com o Tenente Coronel Nerino, comandante do BOPE-PMPR, o Gladiator poderia ainda ser muito útil no apoio as ações diretas realizadas nas margens fronteiriças do rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, onde geralmente os policiais militares ou federais são alvo de disparos de armas automáticas vindos do lado oposto, quase sempre obra dos ratos da Polícia paraguaia (quem já esteve em Ciudad del Este sabe do que eu falo) ou até mesmo de militares da Marinha paraguaia aliciados. Nestes casos o Gladiator teria uma função bem parecido com a dos blindados de transporte dos militares.
Concordo a coisa é feia em Ciudad del Este ,meu tio um dia teve que pagar propina para os fuzileiros navais daquele país ...nem pro Brasil invadir aquele [093]

Gogogas !
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#79 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Ago 21, 2011 1:28 pm

Anderson Subtil escreveu: Talvez, somente a presença deles gerasse um efeito dissuasivo entre os criminosos, algo como o acontecido no Rio. Alem disso, de acordo com o Tenente Coronel Nerino, comandante do BOPE-PMPR, o Gladiator poderia ainda ser muito útil no apoio as ações diretas realizadas nas margens fronteiriças do rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, onde geralmente os policiais militares ou federais são alvo de disparos de armas automáticas vindos do lado oposto, quase sempre obra dos ratos da Polícia paraguaia (quem já esteve em Ciudad del Este sabe do que eu falo) ou até mesmo de militares da Marinha paraguaia aliciados. Nestes casos o Gladiator teria uma função bem parecido com a dos blindados de transporte dos militares.
Eu já estive em Ciudad del Leste, mas não tenho a menor idéia do que são "... ratos da Policia paraguaia ..."!!!

Estes "ratos" e os "... militares da Marinha paraguaia aliciados ...", são aliciados por quem?

Seu comentário "... Nestes casos o Gladiator teria uma função bem parecido com a dos blindados de transporte dos militares ...", eu acho estranha, pois na minha opinião o Gladiador é um VBTP, se bem que de menor capacidade do que o VBTP-MR!!!

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Ago 21, 2011 1:42 pm

Paulo Bastos escreveu:Bacchi, você sabe que mesmo depois de perdermos parte da nossa capacidade de projetar e construir veículos blindados, em função do desmanche da nossa indústria bélica, temos plenas condições de construir veículos desse tipo, afinal não vi nenhuma inovação tecnológica até agora. O problema aí não é o fornecedor, mas sim o usuário: Nossas policias ainda não sabem o que querem.
Veja o exemplo claro do Rio de Janeiro, a polícia de lá vive uma situação totalmente atípica, onde a criminalidade assumiu u papel quase de uma força-paramilitar, rivalizando e em alguns momentos superando as forças do Estado. Bem, eles tiveram a chance de projetar um veículo especificamente para suas necessidades, surgiu o “Rhinus Combat”, da TCT (Caveirão para os íntimos), mas logo ele mostrou suas limitações e tiveram a chance de aperfeiçoá-lo. Como parece que não tinham muita intimidade com o conceito de “analise de requisitos” e, com toda a certeza muitos dos que deram palpites eram tinham o pensamento como alguns foristas do DB, que achavam que poderiam colocar TUDO em uma única coisa, criar um super veículo, o melhor do mundo, e que atendesse todas as necessidades que poderiam surgir, ou seja, caíram no dilema do Pato, daí surgiu o COTAR, da MiB, ou Caveirão II, que em minha opinião é ainda pior que o anterior.
Outro exemplo é a primeira versão do veículo do CTEx, o VEsPa-01 (Viatura Especial de Patrulhamento), desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e com financiamento da FAPERJ, que escolheram os requisitos, no mínimo, equivocados e transformaram –no num camburão blindado, com nível de proteção III (norma ABNT-NBR 15000:2005), que levava 5 policiais na frente e seis presos atrás, ou seja algo totalmente desequilibrado e disfuncional.
Acredito que, o que o BOPE da PMERJ esteja fazendo, é avaliando o que existe de melhor no mercado para, aí sim, saber o que ela realmente precisa, ou o que pode ter!
Você sabe que tanto temos capacidade de projetar que já temos três candidatos a serem escolhidos e sem ao menos o usuário saber o que quer:

_ O Avibras AV-VB4 RE Guará , derivado do AV-VBL, um veículo de controle desenvolvido para ser integrante das baterias de ASTROS-II do contrato do exército malaio. Esse veículo esta sobre o confiável chassi UNIMOG, que existe em diversos projetos do tipo, desde os UR416M, da década de 60, ao moderno MRAP Bushmaster. A Avibras chegou a idealizar uma versão especialmente para a polícia, o AV-BOPE TP 10;

_ O Inbra BLSR GLADIADOR , a terceira geração do acadêmico projeto VBL da FEI, porem agora com o apoio da AGRALE e redesenvolvido em parceria com a MV2 Engenharia. Ele foi testado no mês passado pela PM do Espirito Santo e estará esse mês, do dia 8 ao 23, em testes no BOPE da PMPR, porem quero é ver seu desempenho ao ser avaliado pelo BOPE carioca, pois até lá ele já terá testado os melhores do mundo e, em teoria, terá expertise suficiente para saber se o projeto é realmente valido;

_ O CTEx VEsPa-02 , que vimos na LAAD e que agora parece realmente um Veículo Tático.

E, apesar de muita gente procurar “pelo em ovo”, procurando soluções externas, principalmente oriundas da Rossiya-Matushka, temos produtos capazes de atender nossas demandas, agora vamos ver se são viáveis de serem produzidos.
Vamos esperar e ver no que dá.
Paulo Bastos
Paulo, muito obrigado por sua abrangente resposta.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#81 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Ago 21, 2011 1:47 pm

Paulo Bastos escreveu:O que o brilhante autor, auto-intitulado “Pesquisador de Assuntos Militares”, não disse, por conveniência ou incompetência, é que a Centigon é uma empresa estadunidense e que alugou as instalações do AGSP para poder montar seus veículos, projetados nos EUA, e poder vendê-los para o Regime líbio de Kadafi, ou seja, apenas uma manobra para burlar as sanções dos EUA, e não para oferecê-lo as nossas policias!!!!!
Abraços,
Paulo Bastos
Pelo que eu entendi, o projeto destes veículos destinados a Libia, foi feito na Centigon do Brasil, sob a direção de Ricardo Furlan, antigo gerente do departamento de protótipos da ENGESA.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#82 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Ago 21, 2011 1:52 pm

Paulo Bastos escreveu:Tulio, como ja disse aqui mesmo nesse tópico e na ultima edição da revista Tecnologia e Defesa - Segurança, a PMERJ precisa atualmente de um veículo rompedor, uma espécie de Aríete moderno, que seria um veículo de engenharia blindado, nivel IV (ABNT-NBR 15000:2005), sob-lagartas, que iria na frente dos blindados táticos, destruindo as barreiras de concreto ou carros tombados e abrindo a passagem para os outros, como fizeram os M113 e Camanf do CFN recentemenete, porem esses são veículos caros de adquirir e manter, alem de serem limitados a uma tarefa muito específica, que esperamos que em breve não sejam mais necessários. Isso abre uma séria discussão: será que a polícia deve adquirir um veículo desse?
Abraços,
Paulo Bastos
Interessante e´que os carros de combate CV3/35 adquiridos da Italia nos medos dos anos 30, terminaram sua carreira nas mãos da Policia Militar do Rio de Janeiro (Cf. "Blindados no Brasil" de Expedito C. Stephani Bastos).

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Ago 21, 2011 1:57 pm

Paulo Bastos escreveu: Também acho um desperdício de dinheiro público uma polícia, seja ela qual for, investir tanto em um veículo para uma atividade tão específica, alem do que, se adquirir apenas uma unidade a possibilidade dele estar indisponível quando a situação o exigir, como aconteceu com o heli blindado, é muito alta.
Porem existe outra alternativa, na verdade duas:
1º. O Exército poderia criar um pelotão (4 carros) de M113 com capacitação para operações GLO. Essa unidade poderia ser o 28º BIL (antigo 28º BIB e mais antigo ainda 1º BCCL), que operou esse tipo de veículo até bem pouco tempo, alem de ser uma unidade especificamente GLO, ou o 13º R C Mec, que é a unidade de Cavalaria da Brigada Leve.
2º. Criar um pelotão blindado para a Força de Segurança Nacional, também capacitado para operações GLO, e que seria operado por integrantes do EB e/ou CFN.
Ambas as opções seriam interessantes, pois poderiam ser deslocados para qualquer parte do Brasil, assim que a situação exigisse, e não ficariam restritos a um único usuário.
Porem também existem dois inconvenientes:
1º. A logística para operacionalizar deslocamentos rápidos de VBTP pelo Brasil seria bem complicada;
2º. A blindagem do M113 deve ser reforçada, pois ela é inferior aos dos blindados táticos da PMERJ, e não resiste a disparos de fuzil a curta distância.
Abraços,
Paulo Bastos
Concordo 100% com a idéia do pelotão blindado na Força de Segurança Nacional.

As vantagens, superam as desvantagens.

Este é um exemplo já seguida por varias forças paramilitares (este termo é usado aqui da maneira correta) no Mundo: Gendarmerie Nationale, Carabinieri etc.

Bacchi

ZeRo4
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por ZeRo4 » Dom Ago 21, 2011 2:19 pm

O problema é que a Força Nacional é uma piada de mal gosto, né?

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#85 Mensagem por Anderson Subtil » Seg Ago 22, 2011 5:20 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Anderson Subtil escreveu: Talvez, somente a presença deles gerasse um efeito dissuasivo entre os criminosos, algo como o acontecido no Rio. Alem disso, de acordo com o Tenente Coronel Nerino, comandante do BOPE-PMPR, o Gladiator poderia ainda ser muito útil no apoio as ações diretas realizadas nas margens fronteiriças do rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, onde geralmente os policiais militares ou federais são alvo de disparos de armas automáticas vindos do lado oposto, quase sempre obra dos ratos da Polícia paraguaia (quem já esteve em Ciudad del Este sabe do que eu falo) ou até mesmo de militares da Marinha paraguaia aliciados. Nestes casos o Gladiator teria uma função bem parecido com a dos blindados de transporte dos militares.
Eu já estive em Ciudad del Leste, mas não tenho a menor idéia do que são "... ratos da Policia paraguaia ..."!!!

Estes "ratos" e os "... militares da Marinha paraguaia aliciados ...", são aliciados por quem?

Seu comentário "... Nestes casos o Gladiator teria uma função bem parecido com a dos blindados de transporte dos militares ...", eu acho estranha, pois na minha opinião o Gladiador é um VBTP, se bem que de menor capacidade do que o VBTP-MR!!!

Bacchi
Ratos Mesmos. Se trata de uma policia mal preparada e totalmente corrupta, que adora pedir propina ao brasileiros. Existem áreas da cidade que você só pode percorrer se pagar pedágio aos policiais ou ao pessoal que trabalha pra eles. Se não pagar, os ratos te param e vão te tirar muita grana.

Sobre por quem são aliciados, o melhor termo seria "associados"... Pode escolher, traficantes, contrabandistas, etc. Tanto os do lado de lá quanto os de cá.

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#86 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Set 01, 2011 2:01 pm

O BOPE, da PMERJ, ja começou os testes com o veículo sul-africano Maverick ISV (Internal Security Vehicle) da Paramount Group, e para variar, esse ja recebeu um apelido "carinhoso": "paralelepípedo com rodas"!!!

Veja as fotos do modelo no site do UOL notícias:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/20 ... -bope.jhtm

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Set 01, 2011 3:33 pm

felipexion escreveu:E se houvesse a doação de alguns M-113 por parte do EB para a PMERJ? Haveria o uso das carretas de transporte do CFN ou EB e ainda poderia haver o auxílio por parte da manutenção do blindado. Poderia diminuir os custos.
Ficar dependente toda a vida de blindado do CFN é que não dá.
Esta é uma das possibilidades que eu defendo ha muito tempo.

Aliás, já ha um precedente sobre isto: no seu excelente livro sobre blindados no Brasil, o Sr. Expedito Carlos menciona que o exército doou a PMRJ alguns blindados CV35 quando estes sairam da dotação do exército.

Bacchi

ZeRo4
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 01, 2011 5:44 pm

É preciso entender que, antes de tudo, os blindados precisam ser simples! Lembram da história do Sherman na WWII??? é mais ou menos por ai, não adianta importar, trazer sofisticação e etc. Se no final das contas eles vão acabar tendo vida útil pequena. O que permite os atuais blindados continuarem rodando é justamente sua simplicidade, num Estado que pouco investe em polícia, principalmente em equipamentos, fica difícil continuar rodando com blindados estrangeiros ou M-113.

Outra fato é que o M-113 acabaria sendo sub-utilizado. Os únicos locais no RJ onde realmente havia a necessidade de um blindado deste porte eram o complexo da Penha e do Alemão mesmo. Os dois únicos redutos que possuem poder de fogo próximo do que se viu lá são os complexos de Senador Camará e da Maré. Sendo que esses dois complexos são bem mais urbanizados, não há subidas e nem grandes obstáculos, logo, blindados normais conseguem operar sem problemas.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6870 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

#89 Mensagem por Túlio » Qui Set 01, 2011 5:50 pm

Tá, mas e aquelas esteiras cheias de pontas que pararam o Caveirão e determinaram o uso dos blindados de lagartas? Blindado com roda é que nem aquela cavalaria da BM, o ponto fraco é seu apoio ao solo: na cavalaria era só largar um monte de bolinhas de gude na avenida e era aquele festival de tombo e sabre voando; nos blindados é usar ouriço ou as citadas esteiras e logo têm de parar...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
ZeRo4
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 01, 2011 6:01 pm

Túlio, Na Penha/Alemão foi algo completamente atípico! A Vagabundagem estava REALMENTE preparada para guerra, seria uma escala maior do que aconteceu em 2007 onde as forças de segurança precisaram de 1.300 homens para tomar os dois complexos.

Agora a REALIDADE é outra, o bandido (tanto do CV, quanto do TCP e ADA) sabem que se tentarem enfrentar as forças de segurança do mesmo modo o contra-ataque será feito da mesma maneira. Então, será muito difícil de ver tais aparatos novamente, vai permanecer o comum que são barricadas feitas com trilhos de trem.

Outro fator preponderante é que a facção que domina esses pontos (TCP) pensa de maneira oposta ao CV. Você dificilmente vai presenciar troca de tiros em redutos dominados pelo TCP. Eles tentam arregar a área e reprimem qualquer tipo de crime não relacionado ao tráfico de drogas. Senador Camará é inteiramente dominado pelo TCP e no Complexo da Maré, somente duas favelas pertencem ao Comando Vermelho (Parque União e Nova Holanda) o restante do Complexo fecha na mesma "sintonia".

Muita coisa mudou por aqui Túlio, mta coisa teve que ser revista... essa operação abalou completamente as estruturas, até mesmo no tráfico de armas! Antes da tomada, um FN FAL custava, por aqui, cerca de R$ 55-65 mil! dependendo do estado do fuzil, hoje, por informações, sabemos que está difícil de vender o mesmo fuzil por R$ 35 mil devido a farta oferta no mercado.

Responder