Bom teste - para piloto, máquina e... passageiros.
Esta é uma das pistas mais difíceis do mundo para operar: por melhor que seja a aerodinâmica do avião, por mais sofisticados que sejam os sensores e o FBW, só os Top Pros podem operar lá. Não sei quem é o Comandante mas deve ser patriota pra caramba em seguir a carreira militar, pois não faltaria quem lhe pagasse por mês o que não recebe num ano, e não só na Aviação Comercial mas especialmente na Executiva!
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Mar 15, 2024 10:40 pm
por EduClau
Pouso com vento cruzado, caranguejando e, no toque, baixa asa para o lado do vento.
Bom teste - para piloto, máquina e... passageiros.
Esta é uma das pistas mais difíceis do mundo para operar: por melhor que seja a aerodinâmica do avião, por mais sofisticados que sejam os sensores e o FBW, só os Top Pros podem operar lá. Não sei quem é o Comandante mas deve ser patriota pra caramba em seguir a carreira militar, pois não faltaria quem lhe pagasse por mês o que não recebe num ano, e não só na Aviação Comercial mas especialmente na Executiva!
Isso é na Madeira, esta aqui é nos Açores (ilha Terceira). Eu num voo para a ilha, o meu avião à última da hora borregou, demos uma volta e o piloto tentou novamente e quando aterramos nem havia grande vento de relevo. Costuma-se dizer que nos Açores faz as 4 estações num dia e posso garantir que é mesmo verdade.
Esta é uma das pistas mais difíceis do mundo para operar: por melhor que seja a aerodinâmica do avião, por mais sofisticados que sejam os sensores e o FBW, só os Top Pros podem operar lá. Não sei quem é o Comandante mas deve ser patriota pra caramba em seguir a carreira militar, pois não faltaria quem lhe pagasse por mês o que não recebe num ano, e não só na Aviação Comercial mas especialmente na Executiva!
Isso é na Madeira, esta aqui é nos Açores (ilha Terceira). Eu num voo para a ilha, o meu avião à última da hora borregou, demos uma volta e o piloto tentou novamente e quando aterramos nem havia grande vento de relevo. Costuma-se dizer que nos Açores faz as 4 estações num dia e posso garantir que é mesmo verdade.
Foi por isto que mencionei, dia destes estava à toa e fui parar no YT, acabei num vídeo sobre os "dez aeroportos mais perigosos do mundo" ou algo assim; este e um outro lá pras bandas do Himalaia me chamaram especialmente a atenção e, além de mais vídeos, pesquisei em textos também, tendo daí emergido os pontos que destaquei, referentes à pericia do Comandante, além de outros que achei menos relevantes para o tópico.
Isso é na Madeira, esta aqui é nos Açores (ilha Terceira). Eu num voo para a ilha, o meu avião à última da hora borregou, demos uma volta e o piloto tentou novamente e quando aterramos nem havia grande vento de relevo. Costuma-se dizer que nos Açores faz as 4 estações num dia e posso garantir que é mesmo verdade.
Foi por isto que mencionei, dia destes estava à toa e fui parar no YT, acabei num vídeo sobre os "dez aeroportos mais perigosos do mundo" ou algo assim; este e um outro lá pras bandas do Himalaia me chamaram especialmente a atenção e, além de mais vídeos, pesquisei em textos também, tendo daí emergido os pontos que destaquei, referentes à pericia do Comandante, além de outros que achei menos relevantes para o tópico.
O que estás a pensar é o aeroporto da Madeira.
Na Terceira a pista é longa e os ventos são mais "comestiveis".
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Mar 16, 2024 12:19 pm
por EduClau
Verdade, tem um monte de vídeos nesse aeroporto com os pilotos suando na final pra não comer grama.
Sds
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Mar 16, 2024 12:52 pm
por cabeça de martelo
EduClau escreveu: Sáb Mar 16, 2024 12:19 pm
Verdade, tem um monte de vídeos nesse aeroporto com os pilotos suando na final pra não comer grama.
Sds
Na realidade, o aeroporto madeirense sofre, em alguns dias do ano, os efeitos mais intensos de ventos fortes e cruzados sobre a pista de aterragem, devido a estar construído numa zona litoral dominada por uma montanha. Por isso mesmo, as companhias aéreas comerciais são obrigadas a ter comandantes com certificação especial no aeroporto. Uma certificação que pode ser obtida em simulador, e após várias aterragens na ilha, no lugar de co-piloto do avião.
Atente-se que muitos comandantes evitam aterrar na Madeira excedendo os limites recomendados porque, se assim acontecer, a torre de controlo é obrigada a reportar à autoridade aeronáutica nacional.
Foi por isto que mencionei, dia destes estava à toa e fui parar no YT, acabei num vídeo sobre os "dez aeroportos mais perigosos do mundo" ou algo assim; este e um outro lá pras bandas do Himalaia me chamaram especialmente a atenção e, além de mais vídeos, pesquisei em textos também, tendo daí emergido os pontos que destaquei, referentes à pericia do Comandante, além de outros que achei menos relevantes para o tópico.
O que estás a pensar é o aeroporto da Madeira.
Na Terceira a pista é longa e os ventos são mais "comestiveis".
Tens razão, confundi:
E com isto o Comandante daquele voo é rebaixado a piloto comum.
Parece que o Marrocos entrou de vez na fila de espera do KC-390. Alguém viu alguma coisa sobre isso por aí?
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Mar 21, 2024 2:15 pm
por cabeça de martelo
FCarvalho escreveu: Qui Mar 21, 2024 1:54 pm
Parece que o Marrocos entrou de vez na fila de espera do KC-390. Alguém viu alguma coisa sobre isso por aí?
Eles vieram cá a Portugal ver as instalações, o KC-390, o nosso simulador, enfim, virão tudo.
O bom de vender para os marroquinos é que é quase uma compra casada, já que a Argélia costuma comprar quase tudo que eles põe as mãos para manter o jogo militar equilibrado. E o KC-390 é, também, uma das opções em tela no momento para aquela força aérea.
Com 15 aeronaves na frota estimo que se pode esperar uma compra entre 6 a 8 aviões, uma vez que o reino sempre anda as turras com o vizinho, e mesmo tempo que tem de dar conta da invasão e ocupação do Saara Ocidental.
A ver. Boa sorte para nós.