Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Esta é uma das pistas mais difíceis do mundo para operar: por melhor que seja a aerodinâmica do avião, por mais sofisticados que sejam os sensores e o FBW, só os Top Pros podem operar lá. Não sei quem é o Comandante mas deve ser patriota pra caramba em seguir a carreira militar, pois não faltaria quem lhe pagasse por mês o que não recebe num ano, e não só na Aviação Comercial mas especialmente na Executiva!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2625
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2585 vezes
- Agradeceram: 784 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pouso com vento cruzado, caranguejando e, no toque, baixa asa para o lado do vento.
Sds
Sds
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
Re: Sobre o KC-390
Isso é na Madeira, esta aqui é nos Açores (ilha Terceira). Eu num voo para a ilha, o meu avião à última da hora borregou, demos uma volta e o piloto tentou novamente e quando aterramos nem havia grande vento de relevo. Costuma-se dizer que nos Açores faz as 4 estações num dia e posso garantir que é mesmo verdade.Túlio escreveu: Sex Mar 15, 2024 9:57 pmEsta é uma das pistas mais difíceis do mundo para operar: por melhor que seja a aerodinâmica do avião, por mais sofisticados que sejam os sensores e o FBW, só os Top Pros podem operar lá. Não sei quem é o Comandante mas deve ser patriota pra caramba em seguir a carreira militar, pois não faltaria quem lhe pagasse por mês o que não recebe num ano, e não só na Aviação Comercial mas especialmente na Executiva!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
cabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 16, 2024 8:26 amIsso é na Madeira, esta aqui é nos Açores (ilha Terceira). Eu num voo para a ilha, o meu avião à última da hora borregou, demos uma volta e o piloto tentou novamente e quando aterramos nem havia grande vento de relevo. Costuma-se dizer que nos Açores faz as 4 estações num dia e posso garantir que é mesmo verdade.Túlio escreveu: Sex Mar 15, 2024 9:57 pm
Esta é uma das pistas mais difíceis do mundo para operar: por melhor que seja a aerodinâmica do avião, por mais sofisticados que sejam os sensores e o FBW, só os Top Pros podem operar lá. Não sei quem é o Comandante mas deve ser patriota pra caramba em seguir a carreira militar, pois não faltaria quem lhe pagasse por mês o que não recebe num ano, e não só na Aviação Comercial mas especialmente na Executiva!
Foi por isto que mencionei, dia destes estava à toa e fui parar no YT, acabei num vídeo sobre os "dez aeroportos mais perigosos do mundo" ou algo assim; este e um outro lá pras bandas do Himalaia me chamaram especialmente a atenção e, além de mais vídeos, pesquisei em textos também, tendo daí emergido os pontos que destaquei, referentes à pericia do Comandante, além de outros que achei menos relevantes para o tópico.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
Re: Sobre o KC-390
O que estás a pensar é o aeroporto da Madeira.Túlio escreveu: Sáb Mar 16, 2024 10:58 amcabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 16, 2024 8:26 am
Isso é na Madeira, esta aqui é nos Açores (ilha Terceira). Eu num voo para a ilha, o meu avião à última da hora borregou, demos uma volta e o piloto tentou novamente e quando aterramos nem havia grande vento de relevo. Costuma-se dizer que nos Açores faz as 4 estações num dia e posso garantir que é mesmo verdade.Foi por isto que mencionei, dia destes estava à toa e fui parar no YT, acabei num vídeo sobre os "dez aeroportos mais perigosos do mundo" ou algo assim; este e um outro lá pras bandas do Himalaia me chamaram especialmente a atenção e, além de mais vídeos, pesquisei em textos também, tendo daí emergido os pontos que destaquei, referentes à pericia do Comandante, além de outros que achei menos relevantes para o tópico.
![Imagem](https://consulgal.pt/wp-content/uploads/2022/01/Aerop.Funchal.1_1842_1228-500x500-1.jpg)
Na Terceira a pista é longa e os ventos são mais "comestiveis".
![Imagem](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Lajes_Air_Base%2C_2009.jpg)
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2625
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2585 vezes
- Agradeceram: 784 vezes
Re: Sobre o KC-390
Verdade, tem um monte de vídeos nesse aeroporto com os pilotos suando na final pra não comer grama.
Sds
Sds
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
Re: Sobre o KC-390
EduClau escreveu: Sáb Mar 16, 2024 12:19 pm Verdade, tem um monte de vídeos nesse aeroporto com os pilotos suando na final pra não comer grama.
Sds
Na realidade, o aeroporto madeirense sofre, em alguns dias do ano, os efeitos mais intensos de ventos fortes e cruzados sobre a pista de aterragem, devido a estar construído numa zona litoral dominada por uma montanha. Por isso mesmo, as companhias aéreas comerciais são obrigadas a ter comandantes com certificação especial no aeroporto. Uma certificação que pode ser obtida em simulador, e após várias aterragens na ilha, no lugar de co-piloto do avião.
Atente-se que muitos comandantes evitam aterrar na Madeira excedendo os limites recomendados porque, se assim acontecer, a torre de controlo é obrigada a reportar à autoridade aeronáutica nacional.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
cabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 16, 2024 11:59 amO que estás a pensar é o aeroporto da Madeira.Túlio escreveu: Sáb Mar 16, 2024 10:58 am
Foi por isto que mencionei, dia destes estava à toa e fui parar no YT, acabei num vídeo sobre os "dez aeroportos mais perigosos do mundo" ou algo assim; este e um outro lá pras bandas do Himalaia me chamaram especialmente a atenção e, além de mais vídeos, pesquisei em textos também, tendo daí emergido os pontos que destaquei, referentes à pericia do Comandante, além de outros que achei menos relevantes para o tópico.
Na Terceira a pista é longa e os ventos são mais "comestiveis".
![]()
Tens razão, confundi:
E com isto o Comandante daquele voo é rebaixado a piloto comum.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
Re: Sobre o KC-390
Túlio escreveu: Sáb Mar 16, 2024 1:26 pmcabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 16, 2024 11:59 am
O que estás a pensar é o aeroporto da Madeira.
Na Terceira a pista é longa e os ventos são mais "comestiveis".
![]()
Tens razão, confundi:
E com isto o Comandante daquele voo é rebaixado a piloto comum.![]()
![]()
![]()
![]()
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
cabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 16, 2024 1:35 pmTúlio escreveu: Sáb Mar 16, 2024 1:26 pm
E com isto o Comandante daquele voo é rebaixado a piloto comum.![]()
![]()
![]()
![]()
Nem tinha vento, aí até eu!
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
Re: Sobre o KC-390
Mas não era tão radical...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Sobre o KC-390
Parece que o Marrocos entrou de vez na fila de espera do KC-390. Alguém viu alguma coisa sobre isso por aí?
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
Re: Sobre o KC-390
Eles vieram cá a Portugal ver as instalações, o KC-390, o nosso simulador, enfim, virão tudo.FCarvalho escreveu: Qui Mar 21, 2024 1:54 pm Parece que o Marrocos entrou de vez na fila de espera do KC-390. Alguém viu alguma coisa sobre isso por aí?
http://www.passarodeferro.com/2024/01/m ... m2458.html
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Sobre o KC-390
O bom de vender para os marroquinos é que é quase uma compra casada, já que a Argélia costuma comprar quase tudo que eles põe as mãos para manter o jogo militar equilibrado. E o KC-390 é, também, uma das opções em tela no momento para aquela força aérea.
Com 15 aeronaves na frota estimo que se pode esperar uma compra entre 6 a 8 aviões, uma vez que o reino sempre anda as turras com o vizinho, e mesmo tempo que tem de dar conta da invasão e ocupação do Saara Ocidental.
A ver. Boa sorte para nós.
Com 15 aeronaves na frota estimo que se pode esperar uma compra entre 6 a 8 aviões, uma vez que o reino sempre anda as turras com o vizinho, e mesmo tempo que tem de dar conta da invasão e ocupação do Saara Ocidental.
A ver. Boa sorte para nós.
Carpe Diem