Se for para o KC-390 operar vez em quando como base de apoio a alguma operação eventual, creio que ele leva de boa, mas, admito que a FAP deverá fazer algumas adaptações e\ou modernizações se quiser operar o avião da Embraer e outros nela, mesmo que temporariamente.
O avião pode funcionar sem maiores problemas em pistas curtas pavimentadas, mas, tem de ver o que realmente há de fato lá que restrinja a operação dele.
Como bem dissestes, foi ativada recentemente. Suponho que deva haver algum planejamento para que ela seja melhor aquinhoada com recursos a fim de receber melhor seus futuros visitantes, dando-lhes hospedagem mais receptiva.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Dez 07, 2023 12:21 pm
por LM
A pista deve ter uns 2400 metros; de notar que foi recentemente promovido ao estatuto de Base Aérea (BA8), era Aeródromo de Manobra nº 1.
Mais "desafiante" é o aeroporto da Madeira (Aeroporto da Madeira Internacional Cristiano Ronaldo) - onde o KC-390 já operou, até treinando "borregar" - civil (no arquipélago a base militar é na ilha de Porto Santo):
PS - entretanto já o CdM respondeu... e eu não reparei.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Dez 07, 2023 12:42 pm
por FCarvalho
Não tenho certeza, tenho que conferir no site da Embraer, mas, o KC-390 pode operar em pistas de até 1200 metros, com capacidade de operações de decolagem e aterrisagem em espaços menores que este.
Então, operar nesta nova base com uma pista deste tamanho com certeza não será problema para ele.
Na verdade, dependendo da carga e peso, ter 2400 metros para aterrissar é sempre melhor do que ter de calcular a dedo o uso da pista.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Dez 07, 2023 1:24 pm
por FCarvalho
Muitas informações relevantes, e questões geopolíticas e geoestratégicas neste mais que interessante debate.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Dez 08, 2023 1:18 pm
por hotm
Como portugues e que trabalhou no Ceiia estou orgulhoso deste projecto. ´
Algum pais da america do sul vai comprar isto?
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Dez 08, 2023 1:31 pm
por EduClau
Nada, só Hercs de segunda mão e de preferência donados.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Dez 08, 2023 4:36 pm
por FIGHTERCOM
Ou quem sabe quando algum operador der baixa nos KC-390... daqui uns 20 anos...
Abraços,
Wesley
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Dez 08, 2023 5:40 pm
por FCarvalho
O potencial aumento da escala de produção do KC-390 com três linhas ativas no futuro a médio prazo pode trazer melhores condições financeiras para que a vizinhança consiga arrumar os seus aviões, uma vez que os custos com o seu desenvolvimento já estarão todos pagos e a Embraer estará apenas embolsando o lucro com sua venda. Isto deve levar o preço unitário a valores mais atraentes para a América Latina, além dos custos gerais de manutenção e operação para baixo.
Mas esta é uma realidade que só se tornará palpável na próxima década para eles. Até lá, vão se virar com o Hércules que ainda mantém com ajuda norte americana.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Dez 09, 2023 2:58 am
por Guilherme
LM escreveu: ↑Qui Dez 07, 2023 12:21 pmMais "desafiante" é o aeroporto da Madeira (Aeroporto da Madeira Internacional Cristiano Ronaldo) - onde o KC-390 já operou, até treinando "borregar" - civil (no arquipélago a base militar é na ilha de Porto Santo)
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Jan 02, 2024 1:40 pm
por gabriel219
Arabia Saudí negocia con Embraer la compra de 33 aviones de transporte C-390 Millennium
Los saudíes y los brasileños pretenden construir un centro regional de mantenimiento, reparación y revisión (MRO) y una línea de montaje final (FAL).
cabeça de martelo escreveu: ↑Qua Jan 03, 2024 12:04 pm
Como vão as negociações com os Indianos?
Segundo notícias vinculadas pela imprensa indiana, espera-se que o RFI\RFQ para o inicio do processo de seleção oficial seja posto este ano, com os concorrentes já sabidos.
Além disto, o que se sabe até agora é o de sempre. A Embraer esteve na Índia, e conversou com várias empresas e com a IAF, além de demonstrar o KC-390.
A licitação deve trazer, como esperado, uma lista de off set bem pesada, além da transferência de tecnologia. O make in India deve dar o tom do processo.
Se a Embraer tem de fato alguma vantagem com o seu cargo e a proposta a ser posta, ficamos a ver.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Jan 20, 2024 7:26 am
por LM
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jan 24, 2024 11:38 am
por FCarvalho
Embraer recebe equipe da Hungria para treinamento no KC-390
A Hungria deve receber o seu primeiro avião ainda este ano.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Fev 06, 2024 3:35 pm
por Diupa
Concorrente do KC-390, C-130J ganha reforço para conquistar venda para a Suécia
As negociações do Brasil com a Suécia para uma possível exportação do KC-390 Millenium, eventualmente como uma compensação pela compra de mais caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira, ganharam uma concorrência de peso. A norte-americana Lockheed Martin anunciou ter assinado um Memorando de Entendimento com a empresa sueca MilDef a fim de fortalecer a oferta do cargueiro C-130J-30 Super Hercules para a força aérea do país nórdico.
“Alinhar nossa experiência com a MilDef fortalece a Lockheed Martin à medida que expandimos nossos relacionamentos com a indústria sueca para gerar empregos e benefícios econômicos, ao mesmo tempo que apoiamos a missão de energia aérea da Suécia por meio de nossa oferta C-130J-30 Super Hercules”, afirma o executivo Tony Frese, da Lockheed Martin, em comunicado da empresa. A MilDef é uma empresa integradora de sistemas civis e militares, fundada em 1997.
A Lockheed Martin destacou que a força aérea da Suécia já conta com uma frota de cargueiros C-130H, helicópteros UH-60M Black Hawk e mísseis antiaéreos Patriot, todos do grupo empresarial. Além disso, a fabricante norte-americana lembrou que Dinamarca e Noruega já contam com o C-130J, bem como as demais 26 instituições operadoras em 22 países.
Outro argumento de venda utilizado pela Lockheed é o de que já são 540 C-130J entregues do mundo, já tendo acumulado mais de três milhões de horas de voo.